Terremoto no Chile. Saiba o que fazer se tremer por aqui

maio 15, 2020

O Chile é o país mais sísmico no mundo, mas infelizmente não temos como prever quando vão acontecer, onde no Chile vai tremer e qual será a magnitude (se fraco, forte, etc). Então, como não podemos controlar os terremotos, o importante é saber o que fazer caso haja um terremoto no Chile.

Antes de te passar estas informações, queria compartir com você o ESPECIAL DICAS PARA VIAJAR AO CHILE, clique aqui 👆, onde poderá achar importantes informações para que sua viagem seja perfeita. Recomendo visitá-lo depois de terminar este post.

Antes de começar a falar sobre Terremoto no Chile

Antes, vou te contar uma breve história de minha primeira viagem ao Brasil: em uma tarde de chuva com trovões, eu estava na praia e enquanto todo mundo saída do mar eu entrei nele, achando um lindo espetáculo ver aqueles raios todos de perto, um espetáculo da natureza. Com certeza você falaria que sou maluco, mas como no Chile não temos muitas tormentas elétricas, não sabia o risco que corria.

O mesmo acontece como os brasileiros que vêm ao Chile, como desconhecem o que fazer em caso de terremoto, já que no Brasil é um fenômeno raro, podem estar correndo um risco sem saber.

O que fazer então em caso de terremoto no Chile?

Tudo vai depender de onde você estiver, abaixo algumas delas

-ESTOU DENTRO DE UM PRÉDIO

Onde ficar?

Regra de ouro: durante um Terremoto no Chile se você  está dentro de um prédio, *fique dentro dele*.

Nossos prédios e casas, POR LEI, tem norma de construção antissísmica. Então a probabilidade do prédio desabar é muito reduzida.

Eu recomendo ficar afastado das janelas e simplesmente fique deitado na cama, esperando o tremor passar. Claro que você tem que avaliar seu entorno. Se tem um lustre sobre a cama, com certeza não será uma boa idéia ficar ai. O mesmo se tem móveis, que, por conta do balaço podem cair sobre você.

Então a dica é avaliar seu entorno, isso você faz quando chega no hotel ou apartamento, assim caso acontecer o terremoto, você já vai ter escolhido o melhor lugar para passar o tremor.

O que eu não devo fazer?

Sair correndo ou entrar no elevador.

Lá fora está tremendo também!!!, então não adianta correr,  já que aumenta o perigo de escorregar e cair, se machucando sem necessidade.

Só saia do prédio se for indicado pelo pessoal da recepção, segurança, etc. Eles saberão te indicar a zona de segurança mais próxima a seu prédio.

-ESTOU NA RUA.

Onde ficar?

Se tem um prédio perto, entre no prédio. A razão é muito simples, se cair um vaso ou estourar uma janela, ela pode cair na sua cabeça, então é melhor ficar protegido dentro do prédio.

Se está afastado de um prédio em um local aberto, fique ai, sentado no chão e espere passar.

Segunda dica de ouro: observe como estão reagindo os chilenos. Nós temos cultura sísmica e sabemos bem o que fazer.

Você verá que quando inicia um tremor a maioria dos chilenos fica parado, avalia o entorno e aí decide para onde vai. Algo muito engraçado, falamos para outro chileno: ´tá tremendo´, como se o outro não tivesse percebido.

Os tremores não são eternos, podem durar alguns segundos ou alguns minutos. Alguns podem provocar um barulho bem forte (o que assusta um pouco), mas como você agora já sabe disso ficará mais tranquilo.

O que eu não devo fazer?

Sair correndo. Além de poder tropeçar, cair, etc., você também pode ser atropelado.

-ESTOU NA PRAIA.

Onde ficar?

Se você se encontra na praia e o movimento da terra for muito forte, ao ponto de  não te deixa ficar em pé é provável que vá acontecer um Maremoto (Tsunami), então aqui é importante um ponto de atenção: você terá que ir a uma zona de segurança.

Normalmente nas regiões de praia, tem placas (foto acima) que dizem via de evacuação de Tsunami. Elas estão espalhadas por toda a costa e indicam onde está a zona de segurança

O que eu não devo fazer?

Ir em direção à praia, as zonas de segurança estão no alto, a praia é sempre uma área de risco.

MITOS E DÚVIDAS:

Quando treme abre um buraco como mostram alguns filmes?

Não, não é nada parecido com alguns filmes de HollyWood.

O maremoto (Tsunami) acontece junto com o terremoto?

Não, pode demorar alguns minutos em atingir a praia, por tanto é importante seguir as recomendações e caminhar rápido para a zona segura, os Tsunamis são muito mais perigosos que os terremotos.

Em um terremoto pode acontecer uma avalanche?

Sim, uma avalanche é um deslizamento de neve. A dica aqui é sempre esquiar em um centro de ski, já que as pistas foram pisadas (quando máquinas compactam a neve) e a neve não está fofa.

Quando treme no Chile e qual a cidade que mais treme?

Sempre pode tremer, não existe uma temporada de terremotos. Treme quando treme.

Também não existe uma área mais propensa a tremer, pode tremer em todo o país.

Segundo a ciência, não da para prever os terremotos, mas tem um brasileiro famoso no Chile que desenvolveu um sistema estatístico que correlaciona o tremor em uma região no mundo e diz qual é a a probabilidade de tremer em outras regiões (migração sísmica). Se bem, a porcentagem de acertos ainda é baixa, a verdade é que aos poucos, suas predições vem chamando a atenção de científicos. Se quer saber mais dele, seu nome é Aroldo Maciel e este é seu Instagram @aroldomaciel

OUTRAS DICAS IMPORTANTES:

Muita gente se machuca em terremoto, não pelo tremor em si, mas por alguns acidentes indiretos: cair ao sair correndo, algo cair sobre a pessoa, atropelamentos, etc. Então é sempre importante vir com seguro por qualquer eventualidade, já que no Chile toda a saúde (inclusive pública) é paga. Temos um post que falamos inclusive sobre seguros gratuitos, clique aqui para saber mais ✔️.

Dê preferência sempre em andar a pé até uma área segura (caso você tenha que ir a uma delas), só use carro se a zona segura for realmente muito longe. Isso porque você pode ficar preso em um congestionamento e isso é bem pior.

Mande mensagem de whatsapp para quem você precisar avisar. Normalmente após um terremoto ligar para alguém é uma missão impossível, mensagens de texto ou usar o facebook para avisar alguém é mais indicado e fácil.

Demoramos muito para fazer este post porque não queriamos assustar ninguém, mas depois de várias dúvidas e perguntas vimos o quanto as pessoas estão muito desinformadas e acabam assustadas ou pior acabam assustando outras por nada.

A ideia do post é que você saiba o que fazer e não improvisar em casa de emergência. Agora você já sabe que o Chile é um país preparado para terremotos, uma informação útil, para ficar seguro e protegido.

Temos uma playlist onde poderá tirar muitas duvidas e dicas paara sua viagem ao Chile. confira.

Está com dúvidas dos documentos e requisitos para viajar para o Chile? Veja nosso check-list com passo a passo para não perder a viagem