Restaurante Puerto Fuy, prazer pelos detalhes.

dezembro 12, 2017

Chile é reconhecido mundialmente por seus peixes e mariscos.

Muito restaurantes oferecem estes produtos, mas para quem realmente quer se extasiar com eles, a alternativa é o Restaurante Puerto Fuy.

Localizado num dos bairros mais chics de Santiago do Chile, (aproveite para percorrer a Rua Alonso de Cordova e a Rua Nueva Costanera),

faz alguns anos elas vem se transformando nas ruas dos restaurantes mais tops da Capital.

Puerto Fuy tem um prestigio muito bem recebido. Ganhador de prêmios do melhor restaurante revelação, melhor restaurante consagrado, melhor serviço, melhor chef, são algumas das referências para fazer uma escolha certa na hora de optar um restaurante de categoria mundial.

Brasileiros que já tem experimentado seu pratos não duvidam em compartilhar com seus amigos esta dica imperdível em Santiago do Chile.

Quis conhecer este restaurante para falar com propriedade e esta foi minha experiência.

Não experimentar um afamado drink pisco sour no Chile, é como não experimentar uma caipirinha no Brasil, mas depois de começar a experimentá-lo o garçom me propõe a primeira surpresa, transformar meu gostoso pisco sour em um sorvete em poucos segundos.

Topo e o garçom pega nitrogênio liquido e em minha frente o milagre de congelar álcool acontece. A fumaça do nitrogênio líquido me intriga, mas ao experimentar aquele sorvete, minhas dúvidas dão passo a um deleite em minha boca…a língua coça um pouquinho mas realmente é muito gostoso.

Antes de pedir o primeiro prato, o garçom aparece com um petisco para abrir meu apetite.

Escolho um carpaccio de salmão com queijo e machas com queixo, manjericão e tomate.

O surpreendente é que a harmonia dos sabores é perfeita. Você não precisa mexer no prato tirando ingredientes, tudo combina com tudo. Se faltar sal o garçom aparece com outra surpresa. 5 tipos de sal para você escolher, desde os mais suaves até os mais condimentados.

Para um chileno como eu, se surpreender com um salmão ou com machas não é tarefa fácil, mas eu me rendi frente a aquele sabor, nossa estou escrevendo e tenho àgua na boca.

Grandes mariscos e peixes têm que ser acompanhados por um grande vinho branco. Nova surpresa. O garçom traz na mesma garrafa, um decantador para que o vinho respire e os aromas fiquem ainda mais claros e gostosos.

Quando achei que já eram bastante as surpresas, uma pequena colher com um saboroso sorvete de manjericão,  me ajuda para refrescar minha boca e pensar na escolha do prato de fundo.

Poderia ser uma centolla das águas geladas da Patagônia ou um Congrio glaceado. Optei por o congrio, porque uma centolla era muito para mim, mas recomendo com certeza para um casal ou mais amigos.

O congrio é uns de meus peixes preferidos. A carne é branca, firme mas ao mesmo tempo macia, com um sabor gostoso que lembra o mar, mas não é forte e misturado com aqueles temperos, a base de vinho, molho jaquesa e soja lembram a comida japonesa. Simplesmente uma delicia.

No menu descubro duas águas minerais que chamam minha atenção. Extraídas das geleiras da patagônia, uma é exposta a música o que permite mudar suas partículas. Eu pensei…mas é água, como poderei descobrir uma diferença… mas por incrível que pareça tem diferença.  O gosto e a temperatura exata deixaram minha boca pronta para a sobremesa.

Escolhi o timbal de berries e uma composição de chocolates, brownie e sorvete de frutas vermelhas.  Simplesmente perfeito.

Para finalizar experimento 2 piscos super premium, Tamaya e Waqar. Para os amantes da cachaça recomendo experimentar um pisco dessa qualidade.

Os responsáveis por este espetáculo de sabores são o Chef  Giancarlo Mazzarelli, que sempre está nos rankings de melhor chef do ano e do gerente Julio Sepulveda, que com mais de 30 anos de experiência, formou uma equipe de garçons de primeiro nível, o que se sente em todo momento.

Achei interessante que o cardápio muda cada temporada o que permite se surpreender com cada visita.

Recomendo

Quer conhecer outros restaurantes na cidade? Baixe o nosso Ebook, uma seleção de 50 restaurantes, em 5 bairros diferentes, com estilo de comida para todos os gostos e bolsos. Só clicar na foto abaixo para pegar o seu.

EBOOK

Ebook restaurantes em Santiago

Passeios Chile

Está com dúvidas dos documentos e requisitos para viajar para o Chile? Veja nosso check-list com passo a passo para não perder a viagem