Um dos lugares mais visitados pelos brasileiros na região de Santiago do Chile é o Embalse El Yeso, que em 2019 foi fechado, Janeiro de 2020 foi reaberto, volta a ser fechado? Entenda as ´novas´ regras.
Neste post falaremos tudo sobre o assunto e esclareceremos as principais dúvidas.
Porque o Embalse El Yeso fechou?
Depois de um acidente, que aconteceu em Junho.19 e que provocou a morte de duas crianças brasileiras, em um primeiro momento o Embalse foi fechado para a investigação e posteriormente para a análise dos órgãos competentes para possível reabertura ou não.
Em Setembro.19, após muita especulação da reabertura (e muita agência de turismo confirmando a reabertura de lá), saiu no Diário Oficial que o local se manteria fechado por ser um local instável.
No dia 7 de Janeiro de 2020 com o objetivo de restabelecer o acesso ao local foi permitido exclusivamente o trânsito de veículos, mas mantém proibido a circulação de pessoas desde o km 21,7 até o km 30,2 da Ruta G-455 (a que leva ao Embalse El Yeso)
Chegamos a ir até lá para fazer um vídeo mostrando as mudanças feitas no local
Mas a reabertura em 2020 veio também com a reativação de uma lei, que já existia antes do acidente mas que não era muito divulgada e fiscalizada. Em 2021 e 2022 a Prefeitura local ´relembrou´ que a lei ainda está vigente e que barreiras e fiscalizações serão impostas.
Conforme informa a Resolución Exenta N° 5615 del 05 de septiembre de 2018: fica PROIBIDO ingresso de qualquer tipo nos meses de ABRIL a AGOSTO e estipula os horários nos demais meses
1.- Prohíbase la circulación de todo tipo de vehículos motorizados en Ruta G-455 (Embalse El Yeso), durante los meses de abril a agosto de cada año a partir del kilómetro 21,7 (sector Las Cáscaras).
2.- Prohíbase la circulación de todo tipo de vehículos motorizados en Ruta G-455 (Embalse El Yeso), en los sentidos de tránsito (subida-bajada) y horarios que se indican en el siguiente cuadro:SENTIDO HORARIOSubida 15:00 a 21:00 horasBajada 06:00 a 14:00 horas
É possível chegar no Embalse El Yeso de carro?
De Abril a Agosto não. A liberação feita para carros (e consequentemente vans de turismo), são para Setembro a Março.
Cenas como a foto abaixo também não deveriam mais acontecer, já que está proibido o acesso de pedestres (peatonal) por todo o trajeto do acesso ao Embalse, ou seja, piqueniques e andar pelo Embalse neste momento está proibido.
Lembrando que esta restrição é para o Embalse, não para Cajón del Maipo. Sim, porque Cajón del Maipo e Embalse não são a mesma coisa.
Para que entendam melhor, Embalse El Yeso seria Copacabana e Cajón Del Maipo seria Rio de Janeiro. Um é o local em especial (Embalse El Yeso) e o outro a região (Cajón del Maipo)
Em Cajón Del Maipo é possível fazer inúmeras atividades, como a visita a Las Melosas (foto abaixo) e Termas no verão. Então é possível percorrer a região que tem muitas belezas naturais
Abaixo os principais atrativos da região de Cajón del Maipo, clique para saber mais detalhes:
Embalse El Yeso é perigoso?
Qualquer lugar que está no meio da Cordilheira merece, pelo menos, respeito. Sim, a área é conhecida por deslizamento de pedras mas não era sinalizado.
Atualmente são mais de 20 placas que avisam da possibilidade de deslizamento. Evitar que se caminhe pelo trecho é uma forma de minimizar que alguma pessoa se machuque, mas não evita que uma pedra atinja algum carro e as pessoas que estão dentro dele se machuquem da mesma forma.
Então, respeito pela Cordilheira e respeitar as regras e sinalizações é preciso.
Se você quer ver algo muito parecido com o Embalse El Yeso, sugiro o tour para Portillo (clique aqui). Também temos uma lista de outros passeios para fazer em todo o Chile. Clique aqui para ver os imperdíveis
Dicas de Santiago do Chile
Temos posts detalhados também sobre o clima em Santiago do Chile, vinícolas em Santiago do Chile, onde dormir em Santiago do Chile, onde comer em Santiago do Chile e onde comprar em Santiago do Chile. Clique para ver mais.