Maratona de Santiago dicas especiais de quem já participou.

abril 30, 2022

Maratona de Santiago; organização da Maratona de Santiago; como ir para Maratona de Santiago; quando é a Maratona de Santiago; preparação para a Maratona de Santiago;

Pensando em correr uma Maratona fora do Brasil? Então aproveite a Maratona de Santiago, a maior festa esportiva chilena. Neste post dicas de quem já veio, aprovou e pretende voltar.

Viajando para o Chile e ainda não sabe onde se hospedar?

Aproveite o desconto de 15% em um hotel de luxo localizado no barrio de Lastarria, a passos do metrô e pertinho do Cerro San Cristóbal.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel LucianoK, clique aqui e aproveite.

A Maratona de Santiago está cada vez mais impressionante, cada ano maior e chegando gente de vários países. Pode ser por isso que recebemos tantas perguntas sobre ela, respostas que nem sempre tínhamos já que não somos corredores com experiência em maratona.

Por isso, e para mostrar a real da preparação e vivência em uma maratona abaixo algumas dicas de brasileiros que já viveram esta experiência e que pode ajudar muito.

Maratona de Santiago; organização da Maratona de Santiago; como ir para Maratona de Santiago; quando é a Maratona de Santiago; preparação para a Maratona de Santiago;

Maratona de Santiago 2022

A maratona acontecerá em 8.05.2022 em um novo percurso, partindo e chegando no Parque O´Higgins que está no centro de Santiago. Contará com 3 recorridos (10k, 21k, e 42k)

O LikeChile Amigo Eduardo Trombini, fez estes 3 trajetos e disponibilizou pra gente toda a informação. Clique nas fotos para ver mais.

Preparação para a Maratona de Santiago

Alguns LikeChile Amigos nos contaram a experiência nas edições passadas. Abaixo dicas importantes desde a preparação até o dia pós-prova.

Fabiana:

´Eu viajei para Maratona de Santiago com mais 4 amigos Tatiane, Rita,Rodolpho e Doda participamos de um grupo de corrida da cidade de Olinda – PE , denominado Monstro do Asfalto. Os preparativos para a Maratona começaram no mês de novembro.

A partir daí intensificamos nossos treinos para a Maratona que alternaram entre corrida leve, moderada, resistência, velocidade e longão, aliado aos treinos nossa alimentação era rica em proteínas e carboidratos.

Os treinos foram realizados para concluir o percurso e acreditarmos que somos capazes de superar nossos limites. Também é importante frisar o clima do país, como se trata de um período frio seria interessante usar roupas adequadas à estação.´

Maratona de Santiago

Umberto:

´Somos corredores amadores de maratonas e meias-maratonas. Sou professor universitário e tive que me organizar para a viagem e a corrida. Viemos de várias cidades do estado de São Paulo, Brasil que teve verão muito quente e úmido.

Foram meses de treinos intensos e alimentação balanceada. Desde 2015 estamos planejando a corrida da Maratona de Santiago o que exigiu escolher hotel e voos que permitissem aproveitar ao máximo o local durante o período da corrida.

A ajuda do pessoal do site Likechile foi bastante útil para me orientar nos passeios, além das dicas sobre a cidade e o país. Foi uma verdadeira “maratona” cumprir com todas as exigências para poder chegar ao aeroporto de Santiago. ´

Maratona de Santiago; organização da Maratona de Santiago; como ir para Maratona de Santiago; quando é a Maratona de Santiago; preparação para a Maratona de Santiago;

Dica para correr a Maratona de Santiago

1) LEVE SEUS TÊNIS E ROUPAS NA BAGAGEM DE MÃO

Letícia:

´Leve a roupa e principalmente os tênis, que irá a usar na prova, na mala de mão. Qualquer problema que acontecer com a bagagem despachada, não impedirá que você consiga participar da prova.´

2) PEGANDO OS KITS

Fabiana:

´O principal foco da nossa viagem foi a Maratona, então ficamos hospedados próximo a largada no Centro de Santiago, o que também facilitou conhecer toda a parte histórica da cidade a pé. Nossa viagem foi organizada para 7 dias, então começamos nosso city tour com a retirada do Kit.

A organização do evento foi sensacional , a retirada do kit foi bem tranquila não tinham filas . No local estava acontecendo a ExpoRunning com vários stands e diversos produtos do mercado running sendo ofertados, uma oportunidade única para corredores turistas conhecerem as novidades. Com o nosso Kit nas mãos fomos passear pela Plaza de Armas, Palácio La Moneda e Cerro Santa Lucía.

No Segundo dia fomos conhecer apenas o Cerro San Cristóbal e tiramos a tarde para descansar, pois já era véspera da prova. ´

Instagram LikeChile

Aproveite o desconto que temos neste hotel no Bairro Lastarria.

Um casarão que já foi de uma das famílias mais ricas do Chile, agora é um hotel boutique  que é simplesmente um oásis em Santiago.

Localizado no bairro Lastarrias, perto de bares e restaurantes sem estar no meio do movimento deste bairro bohêmio, é uma ótima opção para quem quer estar perto de tudo e quer aproveitar a noite da cidade.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel Casa Bueras, clique aqui e aproveite.

Umberto:

´Depois de nos instalar no hotel e fazermos o câmbio saímos para pegar o kit da corrida.  Local muito agradável e bem organizado.  A entrega do kit foi rápida,  o que permitiu conhecermos o local para ver a feira de material esportivo.

É sempre uma tentação resistir aos tênis, relógios e acessórios esportivos.  Aproveitamos a proximidade com o Mercado Central para almoçar num dos vários restaurantes com música típica e culinária à base de frutos do mar.´

A Maratona de Santiago

Fabiana:

´Terceiro dia ( Dia da Maratona) – Ao chegarmos na concentração contamos com uma organização impecável do evento, só era permitido acesso aos atletas que estivessem com o número de peito correspondente a cada percurso.

Durante o percurso a cada 5km, tinha sempre do lado esquerdo alguns postos de hidratação com gatorade e água, o qual era disponibilizado aos atletas ( está aí um ponto negativo da prova, deveria ter dos dois lados do percurso o que evitaria o tumulto nos postos).

Após a término da prova tiramos o restante do domingo para descansar, pois estávamos exaustos e as pernas doíam.´

Maratona de Santiago

Umberto:

´Finalmente fomos à corrida.  O clima estava frio e seco para nós brasileiros, porém foi ideal para a maratona, pois permitiu que conseguíssemos bons tempos sem muito desgaste físico. A maratona foi bem organizada com largadas específicas por categorias.

Houve postos de hidratação a cada 5km com água e isotônicos, bem como farta distribuição de frutas na chegada. Também estava bem sinalizada e a torcida chilena prestigiou muito especialmente com as crianças que vibravam quando passávamos por elas.

Outro item que animou a corrida foi passar por conjuntos musicais tocando ao vivo em pontos estratégicos.

Maratona de Santiago; organização da Maratona de Santiago; como ir para Maratona de Santiago; quando é a Maratona de Santiago; preparação para a Maratona de Santiago;

Após a maratona fomos aproveitar um pouco daquilo que Santiago oferece e os passeios sugeridos.  Uma característica dos pratos no Chile é que precisa-se compô-los. 

Então deve-se prestar atenção pois há uma diferença fundamental com os restaurantes brasileiros. Lá,  pede-se um determinado prato e vem exatamente aquilo que se pediu sem nenhum dos acompanhamentos que estamos acostumados.

No máximo, virá um único acompanhamento, seja qual for o prato escolhido.  Exemplo, pedi o famoso bife do chorizo e veio somente a carne. Estava uma delícia, porém todos os demais acompanhamentos devem ser pedidos e são cobrados à parte.´

Aproveitando Santiago depois da Maratona

Fabiana:

´No quarto dia fomos em direção ao litoral conhecer o balneário dos chilenos as Cidades Valparaíso e Viña del Mar. No quinto dia tiramos para conhecer uma Vinícola , fizemos um tour e aprendemos sobre as fases de produção do vinho .

´No Sexto dia fomos conhecer as Cordilheiras do Cajon Del Maipo – Embalse el Yeso com paisagens belíssima e um lago azul turquesa com montanhas por todos os lados. Voltamos para o Brasil no sétimo dia .´

Maratona de Santiago

Umberto:

´A vinícula Concha Y Toro é impressionante. Há uma variedade de uvas que nem se imagina e a degustação tanto delas quanto dos vinhos vale a pena.  

E um passeio marcante para os amantes da viticultura.  Também há uma loja na qual se pode comprar vinhos, camisetas, bonés e lembranças.´

Maratona de Santiago; organização da Maratona de Santiago; como ir para Maratona de Santiago; quando é a Maratona de Santiago; preparação para a Maratona de Santiago;

Depois da Maratona de Santiago

Fabiana:

´Após a Maratona de Santiago, nosso próximo passo é correr a Maratona de Buenos Aires.´

Umberto:

´Enfim, valeu a pena e já estou me preparando para as próximas maratonas.  Espero voltar com a família e mais tempo para aproveitar outras atrações que o Chile oferece.  Valeu pessoal do LikeChile.´

Dicas do LikeChile para quem vai correr a Maratona de Santiago

A largada e chegada eram, originalmente, no Palácio de La Moneda (Barrio Santiago). Tivemos uma versão que mudou para o Estádio Nacional (Barrio de Nuñoa) e em 2022 a largada volta para o Bairro de Santiago, agora no Parque O´Higgins.

Caso queira ficar mais próximo da largada, pode ser interessante se hospedar no Centro da cidade, ainda que Providencia seja uma boa opção, já que você pode chegar facilmente de metrô até lá. Clique aqui para ver dicas de hospedagem

Pegue leve com a comida. Antes da corrida não é bom se atrever a comer muito diferente do que você está acostumado. Deixe os pratos típicos para depois da corrida, os pratos chilenos podem ser pesados e gordurosos para quem não está acostumado.

Se você está procurando um lugar para comer massa antes da corrida, é bom saber que o tradicional restaurante italiano La Piccola Italia fechou na pandemia.

Os kits podem ser retirados nos dias 5, 6 e 7.05.22 no Centro Cultural Estación Mapocho, próximo ao Mercado Central. Está no centro da cidade, ideal para pegar o kit e fazer um city tour. A estação de metrô mais próxima de lá é a Cal y Canto.

Para quem quer participar, clique aqui, para ver o site da corrida, saber valores, etc.

Ainda tem dúvida? Fale direto com os organizadores do evento clicando aqui.

Agradecemos imensamente a todos que nos ajudaram a fazer este post, contando suas experiências sobre a Maratona. Como não somos corredores este post não seria o mesmo sem a ajuda de vocês.

Grupo Telegram LikeChile

Quer saber mais sobre Santiago?

Aqui temos tudo o que você precisa saber sobre a cidade e, porque não dizer, de todo o Chile.