Se você gosta de lugares culturais, mas sem perder fotos lindas, tem que conhecer o Barrio Yungay um dos segredinhos do centro de Santiago.
Com um pouco de tudo, museus, cafeterias, restaurantes e lugares lindos coloridos e grafites, neste post vamos te contar tudo com um roteiro para você seguir de ponta a ponta.
O Barrio Yungay
Um dos bairros da cidade de Santiago do Chile o Barrio Yungay é bem residencial, com seus casarões (muitos hoje sendo revitalizados) já chegou a ser um bairro nobre da cidade.
O bairro passou seu melhor momento e seus casarões chegaram a ser utilizados como Cortiços principalmente por famílias imigrantes.
Hoje algumas destas casas estão sendo revitalizadas e o bairro lindo para visitar.
O que tem no Barrio Yungay
O mais conhecido do bairro ainda é o Museu da Memória e direitos Humanos, mas por aqui você encontra o Parque Quinta Normal.
Mas o melhor do bairro não é só isso, as lindas ruas, casarões antigos e grafites dão cor a todo o bairro.
Qual a melhor forma de conhecer o Barrio Yungay
Caminhar é a melhor forma de conhecer o bairro e fizemos um roteiro para você percorrer todo ele, saber por onde vai passar e onde deve entrar.
Roteiro para conhecer o Barrio Yungay
O primeiro ponto será o metrô (Quinta Normal) um dos mais próximos ao bairro. De lá você verá o principal do bairro o Museu de La Memória e Direitos Humanos.
Totalmente grátis, é um imperdível no Chile. Por aqui muito da história da época da ditadura chilena, um museu com muitos vídeos, fotos, artigos da época e muita, mas muita emoção.
É dos museus que recomendamos entrar sim, ou sim, mesmo que for para dar uma passadinha. Além que ir com tempo é ideal.
Atenção: está fechado todas segundas
Saindo do museu e seguindo pela Calle Categral você estará próximo a 3 pontos interessantes mas que não são 100% indispensáveis (pode ´pular´ se não tiver tempo)
O primeiro é a Plaza Yungay, a praça principal do Bairro que pode ser um imperdível nos finais de semana quando está bem movimentada. Por aqui o monumento ao ´Roto Chileno´, que representa a um filho do povo, um representante dos que estiveram e triunfaram na Batalha de Yungay durante a guerra contra Perú e Bolívia.
Durante a semana a Plaza está um pouco abandona e quando estivemos por lá e a igreja na esquina (Parroquia San Saturnino) estava fechada para restauração.
O segundo ponto que você pode ou não visitar é a conhecida Estação Fantasma Yungay que é mais que nada uma estação de metrô que foi construída (você consegue ver as escadas de acesso inclusive), mas nunca abriu.
Localizado na Calle Catedral, número 2700 (aproximadamente), no final acaba sendo uma praça, com alguns grafites.
O terceiro ponto que você pode ou não pular é o Santuário Padre Pio (Iglesia de San Antonio de Padua também conhecida como Iglesia Capuchinos) está na Calle Catedral, 2345 e é parte do patrimônio cultura e histórico de Santiago.
Quando fomos a igreja estava fechada, as missas acontecem de segunda a Sábado às 8h e às 19h30 (exceto de terça que é às 19h). Domingos e feriados as missas são às 8h, 11h 12h15 e 20h.
Para continuar o roteiro, como subimos pela Calle Catedral, desceremos pela Calle Compañia de Jesus, por aqui você verá pontos importantes como a Peluqueria Francesa. Na parte de baixo ainda funciona uma antiga barbearia (você pode entrar para tirar fotos) e aqui também está o tradicional restaurante de mesmo nome.
Continuando pela Calle Campañia de Jesus, você passará por alguns Pasajes, que para mim são o ponto forte do Bairro.
São 3: Pasaje Lucrecia Valdés de Barros, Pasaje Adriana Cousiño e Pasaje Hurtado Rodrígues.
Por serem passagens você pode entrar pela Calle Compañia de Jesus e sair na Calle Huerfanos (em todos os casos vale conhecer de ponta a ponta)
Ainda na Calle Compañia de Jesus, 3150 está o Museu de La Educación Gabriela Mistral. Aqui o impressionante são os Pátios Internos. Entre sem medo (a gente foi entrando até que falaram que não podíamos mais porque já estávamos entrando em lugares só para o pessoal que trabalha por lá)
Voltando pela Calle Huerfanos você pode aproveitar para comer em alguns dos restaurantes (estilo picada, com preços mais baratos).
Se ainda tiver forças para andar um pouco mais inclua no roteiro o Teatro Novidades e a enorme e imponente Biblioteca de Santiago. Neste último você estará novamente pertinho do Metrô Quinta Normal.
Um bairro que está mudando muito nestes últimos anos, que está cada vez mais colorido e cultural, sem perder as características de um bairro pequeno e que todos se conhecem. Vale visitar e desbravar seus cantinhos.
Quer ver tudo o que fizemos por este bairro. Clique aqui e assista nossos Stories.
Onde comer no Barrio Yungay
Existem algumas picadas (lugares para comer barato), espalhados e para garimpar.
Mas aqui você encontra lugares tradicionais para comer. Além da Peluqueria Francesa que comentamos anteriormente estão: Restaurant El Huaso Enrique (Maipú 462), Fuente Mardoqueo (Libertad 551) tradicionais e típicos chilenos, o primeiro serve comida típica e o segundo lanches (conhecidos inclusive por serem enormes)
Onde se hospedar no Barrio Yungay
Você até pode encontrar opções, principalmente de Airbnb, mas ainda não considero um bairro para um turista se hospedar. Mesmo sendo um bairro residencial, existem opções mais interessantes em outros pontos do centro de Santiago. Temos uma lista de locais para ficar, clique aqui para ver.
Onde fica o Barrio Yungay
É um bairro central, está no Centro de Santiago. Uns 10 a 15 minutos caminhando da Plaza de Armas
Os limites do bairro são feitos pela Calle San Pablo, Calle Ricardo Cumming, Alameda e Matucana.
Como chegar no Bairro Yungay
São 3 as linhas de metrô no bairro: Estação Cumming, Estacão Latimo Americana e Estação Quinta Normal. Mas, dependendo de onde você estiver no centro da cidade pode chegar facilmente à pé.
Quer saber mais sobre Santiago?
Aqui temos tudo o que você precisa saber sobre a cidade e, porque não dizer, de todo o Chile.
Abaixo te deixamos uma playlist com vídeos sobre Santiago do Chile, e não só isso, poderá descobrir muitas dicas valiosas. Neste link 👉 WWW.YOUTUBE.COM/LIKECHILETOUR você pode se inscrever em nosso Canal de Youtube e ficar por dentro de dicas quentinhas. CLIQUE AGORA!!!✅
Está com dúvidas dos documentos e requisitos para viajar para o Chile? Veja nosso check-list com passo a passo para não perder a viagem