Que tal aproveitar sua viagem para o Chile para procurar ondas perfeitas. Neste post falaremos sobre Pichilemu, para os amantes de surf que querem conhecer uma praia para a prática do esporte perto de Santiago.
Pichilemu é conhecida mundialmente pelas enormes ondas que fazem o deleite dos praticantes de esportes náuticos, principalmente o surf.
A região tem diversas praias aptas para a prática do esporte como Infiernillo, La Puntilla e a mais conhecida Punta de Lobos.
Eu não sou um especialista em surf, então peguei algumas dicas de amigos surfistas.
A variedade de hospedagens é grande e variada na região. Contudo, para muitos a melhor opção é ficar hospedado em Punta de Lobos, distante 6 km de Pichilemu. Provavelmente os valores são maiores, mas vale a pena, por lá você ira se misturar com surfistas experientes do mundo inteiro.
Uma dica é fazer compras (alimentos, etc) e, se precisar, tirar dinheiro em Pichilemu, pois em Punta de Lobos não existem muitas alternativas.
Na região a culinária e os vinhos são muito gostosos. Aproveite para experimentar peixes e frutos do mar, que te asseguro vão te dar muita energia para curtir as ondas.
Punta de Lobos tem a onda mais famosa de América do Sul e é parte do circuito de ondas gigantes que podem variar de 2 a 12 pés com direção sudoeste e com fundo de pedras e areia.
As estações de outono e inverno (meados de Março à Agosto), são as melhores para curtir o surf mas a prática pode ser feita durante todo o ano.
A água é muito gelada e por isso recomendo usar roupa de borracha selada de 4/5 mm, luvas, botas e se precisar gorro. Se você no tiver os implementos, não se preocupe, porque são diversas as lojas que alugam e vendem equipamentos relacionados ao surf.
Além das ondas, a paisagem e a comida, a região tem uma mística especial. Os surfistas locais são muito amistosos e com certeza vão dividir dicas para aproveitar melhor a sua viagem.
Baladas como a Waitara e a 127, com música ao vivo, são lugares ideais para conhecer chilenos e turistas do mundo inteiro. Experimente um Pisco Sour ou uma Piscola, os drinks mais famosos do Chile.
Como chegar: desde Santiago.
De ônibus: saem do terminal rodoviário sul do lado do Terminal TurBus (metro Universidad de Santiago – linha 1 vermelha). As empresas que operam para Pichilemu são Pullman Sur e Buses Nilahue, mas atenção, pegue o ônibus que vá em direção a cidade de Melipilla com destino final Pichilemu, isso pode deixar sua viagem mais rápida, por aqui a duração é de 3h30.
De carro: pela estrada 78 conhecida como Autopista Del Sol. Chegando ao bypass siga em direção ao Lago Rapel, siga até o cruce Las Arañas, chegando lá vire à direita em direção a San Antonio, de lá vire à esquerda em direção ao Lago Rapel, caminho à Litueche, chegando assim até Pichilemu. Duração da viagem 2h30.
Está com dúvidas dos documentos e requisitos para viajar para o Chile? Veja nosso check-list com passo a passo para não perder a viagem