Geiser Del Tatio

dezembro 23, 2022

De viagem para o Chile e vai para o Deserto do Atacama e está com dúvida do que fazer por lá? Coloque no roteiro a ida aos Geiser Del Tatio um dos imperdíveis para quem fica hospedado em San Pedro de Atacama.

Aqui vamos te dar dicas importantes que fazem toda a diferença para você aproveitar o passeio, dicas de roupas para usar, temperatura, o que levar, como chegar e muito mais.

Passeios Atacama

Geiser Del Tatio

Para mim um dos passeios imperdíveis para quem viaja para San Pedro do Atacama, assim como Piedras Rojas.

A questão aqui é que você tem que chegar bem cedo, porque é por conta da diferença térmica que você verá o espetáculo dos Gêiseres (no plural porque são muitos).

O que são geisers?

Conhecido como gêiser, géiser ou até mesmo geyser, é uma nascente de água termal que entra em erupção. A água, submetida a alta pressão, busca uma saída pela superfície o que provoca uma coluna de água quente e vapor de água.

Existem em poucos lugares na Terra, até porque é necessário ter toda uma condição favorável para ela acontecer.

Você encontra gêiseres no Chile, Islândia, Nova Zelândia, Rússia e Estados Unidos

Os Geisers del Tatio, que está localizado no Chile, é o maior em altitude, a água pode chegar aos 85 graus de temperatura e sua fumarola (emissão vulcânica de gases e vapores) podem chegar aos 10 metros de altura.

Viajando para o Chile e ainda não sabe onde se hospedar?

Aproveite o desconto de 15% em um hotel de luxo localizado no barrio de Lastarria, a passos do metrô e pertinho do Cerro San Cristóbal.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel LucianoK, clique aqui e aproveite.

Onde ficam os Geiser Del Tatio

Em pleno Deserto do Atacama, o local está distante 79 kms de San Pedro de Atacama, mais de 2 horas de viagem.

A questão aqui, como já comentamos, é que você deve chegar bem cedo para conseguir ver o espetáculo em seu maior esplendor, já que com o frio da manhã a água quente e a fumarola são ainda mais potentes e visíveis.

Por conta disso é um dos passeios que sai mais cedo da região, em torno das 5h ou 6h da manhã, dependendo da agência

Como chegar nos Geyser del Tatio

Quando você pesquisa pelo Google, verá que é uma única estrada (B-245) que te leva até lá.

E é isso mesmo, a questão aqui é que esta estrada não está toda asfaltada e, em determinado momento, não está nem delimitada. Você anda no meio do deserto.

Tanto por conta desta questão e pelo horário que é necessário sair de San Pedro, sugiro que seja um tour que você faça com agência.

Valor da entrada dos Geiser Del Tatio

Como muitos parques do Atacama, atualmente é administrado por comunidades locais. Neste caso dirigentes das comunidades de Caspana y Toconce.

O valor do ticket dos Geisers del Tatio é o seguinte:

CH$ 15.000 – Entrada Geral (residentes, chilenos ou estrangeiros)
Grátis – para menores de 8 anos

Como fomos com agência o pagamento foi feito diretamente para o Guia.

Se você for por conta própria (carro alugado – o que já dissemos que não recomendamos), sabemos que  é possível pagar com cartão diretamente com eles, mas por conta da conectividade de sinal é sempre bom levar também em dinheiro para não perder viagem.

Você encontra informações atualizadas do valor e outras mais no site dos Geiseres del Tatio, clique aqui para acessar.

Passeios para os Geiser Del Tatio

Você não terá problemas para contratar este passeio, praticamente todas (para não dizer todas), as agências de San Pedro fazem este passeio.

A diferença aqui pode ser no trajeto (se passam por algum outro lugar depois de visitar o local) e o serviço de café da manhã (mais ou menos glamouroso). Verifique preços e opções com nosso parceiro clicando aqui.

Nosso passeio para lá foi de meio dia, saindo bem cedo e voltando no horário do almoço. Aproveitei para descansar depois, porque é um passeio que exige um pouco, principalmente por começar cedo e estarmos em altitude.

Para os mais corajosos e dispostos (e porque não, os que tem pouco tempo), pode ser interessante incluir neste mesmo dia – de tarde – um outro passeio. Acredito que Termas de Puritama pode ser interessante.

Como se vestir para o passeio para os Geyser do Atacama

Ir bem abrigado para o passeio dos Geisers del Tatio é indispensável, sem isso você vai passar por perrengue e não aproveitar nada.

O segredo, como sempre, é se vestir em camadas – como cebola.

Na primeira vez que fui (em meados de 2010), passeio muito frio. Na última vez, em 2022, não passei tanto frio.

Não sei se foi a época ou condição do dia, ou até mesmo por eu estar com roupas melhores, mas realmente foi muito mais agradável dessa última vez.

Check-list das roupas para ir para os Geiseres del Tatio:

Calça térmica (segunda capa) + calça bem abrigada e grossa
Blusa térmica (segunda pele) + Moletom + casaco bem grosso
Luva + cachecol + gorro de frio
Óculos de sol e meia grossa

Não é um passeio com longos trekkings, o percurso dentro do parque é bem sinalizado e sem muitos desníveis. Eu fui de sapato de trekking, mas um tênis também serve.

Não esqueça também da água, protetor solar e labial.

Instagram LikeChile

Aproveite o desconto que temos neste hotel no Bairro Lastarria.

Um casarão que já foi de uma das famílias mais ricas do Chile, agora é um hotel boutique  que é simplesmente um oásis em Santiago.

Localizado no bairro Lastarrias, perto de bares e restaurantes sem estar no meio do movimento deste bairro bohêmio, é uma ótima opção para quem quer estar perto de tudo e quer aproveitar a noite da cidade.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel Casa Bueras, clique aqui e aproveite.

Altitude dos Geyser Del Tatio

Já falamos aqui que este passeio exige muito do corpo, uma das razões é que a saída é bem cedo, mas a principal é a altitude.

Estamos falando de um local localizado a mais de 4.300 metros de altura sobre o nível do mar.

Essa altitude se sente, principalmente porque o lugar é grande, você caminha por muitos geiseres.

Mal de Altitude nos Geiser Del Tatio do Atacama

Muito comum neste passeio, o ideal é não fazê-lo no primeiro dia em San Pedro, quem sabe só no terceiro ou depois.

Um dia antes você pode tomar um chá (infusión) de chá de coca ou chachacoma que você encontra facilmente na cidade.

Evite beber no dia anterior, estar de ressaca no dia do passeio para os geysers será algo que você vai lembrar (não gratamente) para o resto da vida.

Clima e temperatura nos Geyser Del Tatio

Frio, muito frio, estamos falando de temperaturas abaixo de zero (peguei MENOS 15 graus).

Principalmente no momento que você chegar por lá, provavelmente amanhecendo, o frio é de congelar os ossos – literalmente.

Quando o sol vai aparecendo vai esquentando e por isso é importante ir vestido em capas para tirar o casaco ou até mesmo o moletom (que duvido que aconteça), durante o dia.

Não se preocupe, no local existem banheiros, caso você precise tirar a calça segunda pele. Inclusive os banheiros são algo novo que não tinham em 2010 quando fomos pela primeira vez.

O que é proibido fazer nos Geisers Del Tatio

  • Sair do caminho marcado – inclusive pode ser perigoso. Já tiveram casos de turistas que faleceram por caírem nos geysers.
  • Entrar com animais domésticos – isso em boa parte dos parques do país;
  • Aproximar-se dos geyseres ou tocá-los;
  • Pular na área
  • Comer ou fumar
  • Entrar no setor da piscina (que infelizmente está fechado atualmente), em 2010 tivemos a oportunidade de entrar no setor e era comum os guias colocarem ovos para cozinhar no riachinho que dava para a piscina – imagina como era quente.

Vale a pena ir para os Geiser Del Tatio?

Muito, para mim é um dos imperdíveis junto com Piedras Rojas

Mas é importante que não seja seu primeiro passeio porque você pode sofrer um pouco. Ideal ser no terceiro dia em San Pedro ou até mesmo depois.

Se você seguir nossas dicas vai aproveitar ainda mais seu passeio.

Grupo Telegram LikeChile

Nossa última experiência nos Geyser Del Tatio

A travessia começou cedo, mas muito cedo, 5h40 o transfer chegou no meu hotel.

Como já falamos o passeio só tem graça se for assim, o início das atividades dos gêiseres são bem cedo e quanto mais cedo você chegar por lá, mais bonito é o espetáculo.

O caminho até os gêiser é lindo e assustador. Lindo porque você verá o céu cheio de estrelas (a dica é pegar um lugar na janela),  assustador porque a escuridão é total, o caminho é de terra e o barulho do carro fica hipnotizante, sem contar que muitos costumam ir dormindo no ônibus e o silêncio é total.

Os jatos de vapor, a água quente (na verdade fervendo) e o cheiro de enxofre nos indicam que estamos de cara com o mais profundo da terra.

Me impressionei com a mudança do parque, agora com um pouco mais de estrutura (inclusive banheiros) e toda a áreas do geisers marcada com pedras. Dificilmente você não consegue ver o caminho para seguir.

Foi emocionante voltar para este lugar depois de tantos anos, é um imperdível até para quem já foi outras vezes.

Depois de passar horas caminhando por lá, nosso guia nos levou para um lugar chamado Vado Putana.

Por aqui conseguimos ver algumas aves que estavam bem próximas e não pareciam notar a nossa presença.

Também vimos llamas e flamingos (um pouco mais ao longe).

Por isso é importante, principalmente na volta do tour para San Pedro, estar com os olhos bem atentos, porque sim ou sim você verá animais em seu habitat natural.

Foi depois de visitar os geisers del Tatio que fizemos uma parada para o café da manhã, foi tudo organizado pela agência já que por aqui não tem nada perto ou fácil para comer.

Se você vai por conta própria deve considerar levar algo e comer no caminho, não esqueça que dentro do parque é proibido se alimentar.

Nosso passeio para lá foi de meio dia, voltando do horário do almoço. Aproveitei para descansar depois, porque é um passeio que exige um pouco principalmente por começar cedo e estarmos em altitude.

Te deixo um vídeo com tudo o que vivemos por lá

Diferença da nossa primeira e última visita nos Geisers del Tatio.

Na nossa primeira visita, em 2010, pegamos 15 graus negativos por lá, passamos muito frio e não estávamos com roupas adequadas. Até chegar no parque foram horas de tortura na van, rs.

Antes era muito mais rústico, eram pouco de geisers demarcados, o acesso a eles era muito fácil e por isso muito perigoso. A maioria dos gêiseres não tinha proteção então era preciso calcular uma distância prudente para não ser queimado pela água.

A área da piscina, como comentamos, era liberada. Atualmente está fechada para visitação. Era aqui inclusive que algumas agências aproveitavam para cozinhar ovos e montar o café da manhã. Esses ovos, recém cozidos eram usados por muitos turistas também para esquentar as mãos.

A estrutura do parque é muito melhor agora, inclusive com banheiros. O que amplia a quantidade de pessoas que podem aproveitar este passeio.

Acidentes nos Geisers del Tatio

Já aconteceram alguns acidentes por aqui, o mais grave aconteceu em 2015 quando uma turista belga de 69 anos caiu em um dos gêiseres e teve que ser enviada para Santiago devido a gravidade das queimaduras, que atingiram 85% de seu corpo.

A queda aconteceu quando ela tentava fazer uma fotografia, seu acompanhante também teve queimaduras nos braços, mas não foram graves. Ela infelizmente faleceu.

Deserto de Atacama

Deserto de Atacama é muito mais do que San Pedro de Atacama.

Por conta disso te deixaremos alguns posts e informações que vão facilitar muito a sua viagem para cá.

O que fazer no Deserto de Atacama

São vários os tours pelo deserto, ainda que as cidades de San Pedro de Atacama, Caldera e Bahia Inglesa tenham também seus encantos.

Alguns exemplos de passeios por aqui.

Informações e dicas do Deserto de Atacama

Além dos posts aqui no blog, temos uma playlist no nosso canal de Youtube com muitos vídeos e dicas do Deserto de Atacama.