Deserto florido no Chile

dezembro 8, 2021

Um dos fenômenos mais lindos que acontecem no Deserto do Atacama, neste post daremos detalhes sobre o Deserto Florido e quando acontece este fenômeno

Mas atenção este evento não acontece todos os anos e quando acontece não necessariamente acontece no mesmo lugar, então é importante ler o post inteiro para entender bem este fenômeno

Deserto Florido

Muito falado no mundo, mas pouco entendido ainda, o deserto florido é um fenômeno ainda inexplicável. Para acontecer é necessário ter uma série de ´coincidências´.

Além das sementes, é necessário chuva (na medida correta) e temperatura exata e constante (não muito quente e nem muito frio).

Um evento totalmente natural, que não tem intervenção humana mas que alguns ligavam este evento nos anos de El Niño, o que foi desvinculado no ano de 2021 quando o Deserto Florido aconteceu e não tivemos El Niño.

Onde está o Deserto Florido?

Como falamos antes, para que o deserto florido aconteça uma série de variáveis são necessárias e, considerando que o Deserto do Atacama  tem uma área de mais de 100.000 km² e abrange várias regiões do país (Atacama, Antofagasta, Tarapacá e Arica y Parinacota) é impossível prever onde acontecerá nas próximas vezes.

Por isso é importante estar em contato constante com agências especializadas neste tipo de atividades para conseguir saber se o ano que você vem para o Chile vai ou não ter o deserto florido e onde.

Onde podemos ver o deserto com muitas flores?

Normalmente na Região de Atacama, e atenção, San Pedro de Atacama (ainda que esteja no Deserto) está na Região de Antofagasta.

Para ver o fenômeno provavelmente você terá que estar mais próximo à cidade Copiapó, Caldera, Bahia Inglesa, Huasco, etc, cidades mais próximas ao litoral do Deserto do Atacama

Nós, para mostrar de uma forma mais didática, gostamos de dividir o deserto em duas grandes áreas: Litoral e Cordilheira.

– Deserto do Atacama: Cordilheira

As cidades mais conhecidas neste setor, sem dúvida nenhuma são Calama e San Pedro de Atacama.

Aqui, além do clima desértico,  a altura faz parte do dia-a-dia e também dos passeios.

– Deserto do Atacama: Litoral

São diversas as cidades entre elas: Caldera (e Bahia Inglesa), Iquique e Antofagasta

Aqui, por conta da proximidade do mar o clima pode ser um pouco mais ameno e as praias são o ponto forte (ainda que não seja o único atrativo)

Em ambos os casos, na Cordilheira ou Litoral, existem lugares lindos para conhecer. Alguns pontos podem ser até similares, mas cada área do deserto tem um toque especial,  e em alguns casos, paisagens totalmente diferentes.

Aqui posts específicos para conhecer um pouco mais:

Quando começa o Deserto Florido?

Outra incógnita, por precisar de condições especiais o Deserto Florido apenas acontece quando tem que acontecer.

Em 2021, quando visitamos, os primeiros brotes começaram no mês de Setembro, com o maior número de flores em Outubro (quando visitamos) e final em Novembro.

Mas é importante que você saiba que não é que todo o deserto fica florido ao mesmo tempo, além de serem apenas partes do Deserto do Atacama (aqueles que tiveram as condições específicas), cada espécie floresce em seu tempo.

Por isso é comum ver o fotos com flores de 1 cor. Mas não é que só floresceram as mesmas espécies, cada uma tem seu ciclo.

Quais são as flores do Deserto Florido?

Não são uma nem duas, são mais de 200 espécies que podem florescer durante o Deserto Florido, entre elas: Patas de Guanaco, Nolanas (suspiros), Don Diego de Noches, Garra de León,

Nunca se podem ver todas juntas, porque cada uma tem um ciclo e algumas espécies só florescem em uma região específica.

Como acontece a polinização das flores no Deserto Florido?

O vento é o principal polinizador do Deserto, é ele que ajuda que as sementes se espalhem por todo o Deserto.

Estas sementes ficam em latência (um sono profundo) aguardando o momento preciso para florescer. Mas não só as sementes, larvas e caracóis também ficam em hibernação até que a natureza indique o momento para viver, isso pode demorar décadas.

Como visitar o Deserto Florido?

Ainda que não pareça é super difícil encontrar o deserto florido. Inclusive enquanto estávamos por lá o que mais vimos foi pessoas se aventurando de carro procurando as flores.

Para nós a melhor forma de conhecer é com agências especializadas. Tivemos a sorte de fazer com uma que, além de nos darem dicas excelentes da região, também são amantes do deserto e conhecedores do local, fauna e flora.

Não foi por menos que no nosso tour tinham duas cientistas coletando informações para suas pesquisas

Veja o nome e contatos da agência que fizemos o passeio no vídeo abaixo.

Como sei se este ano terá o Deserto Florido?

A principal forma é acompanhando as notícias, normalmente a CONAF da Região de Atacama costuma ficar bem atenta em relação ao índice de chuvas no inverno (principalmente dos meses de Maio e Junho) e este pode ser um indicador, mas não o único.

Como chegar no Deserto Florido?

Não é possível prever nem onde, nem quando, acontece o fenômeno. Mas o tours normalmente saem de Caldera ou Bahia Inglesa.

Desde Santiago do Chile você pode chegar na cidade de Caldera (Bahia Inglesa) de ônibus, carro ou avião.

  • De ônibus: Desde Santiago existem ônibus direto para o terminal de Caldera (14 hs. de viagem aprox)

Pode ser uma ótima opção para viajar de noite, economizando uma noite de hospedagem, você pode pegar o ônibus no final da tarde em Santiago para chegar pela manhã em Caldera

  • De avião: Desde Santiago até a cidade de Copiapó (1h20 de viagem). Chegando no aeroporto de Copiapó é possível pegar transfers ou táxis até a cidade de Caldera ou Bahia Inglesa (20 minutos aprox)

Se você é daqueles que quer chegar logo no seu destino final, a viagem de carro pode ser perigosa. A estrada é muito boa, mas é uma reta só. O que pode ser um perigo com risco de tédio e se dormir no volante, já que a paisagem é ária por boa parte do caminho e um pouco monótona.

Ir de carro, na nossa opinião, só é interessante para quem quer ir parando em outras cidades e conhecendo praias e outros atrativos no caminho, por isso a ideia é demorar dias para chegar até San Pedro de Atacama.

Recomendamos as seguintes cidades como parada:  La Serena (com alguns dias em Valle del Elqui), Caldera ou Bahia Inglesa, Antofagasta e por fim San Pedro de Atacama.

Se você quer saber mais sobre o Deserto de Atacama, clique nas fotos

Passeios Atacama

Está com dúvidas dos documentos e requisitos para viajar para o Chile? Veja nosso check-list com passo a passo para não perder a viagem