Bahía Inglesa e Caldera

dezembro 7, 2021

Bahía Inglesa e Caldera são cidades do litoral do Deserto do Atacama,  infelizmente ainda pouco conhecido pelos brasileiros que acabam indo apenas para San Pedro, neste post te contaremos os motivos para você incluir estas cidades no seu roteiro no deserto.

Neste post te falaremos sobre Bahia Inglesa e Caldera o que tem para fazer por lá, clima, onde comer, se hospedar e mais.

Bahía Inglesa e Caldera

Cidades vizinhas, Bahia Inglesa e Caldera estão no litoral do Deserto do Atacama, na Região de Atacama,próxima à cidade de Copiapó (capital da região).

Bahía Inglesa é um balneário muito conhecido e disputado pelos chilenos que procuram praias belíssimas do norte do Chile, já Caldera (que também tem praia) é maior em tamanho e possibilidade de comércio.

Bahía Inglesa

Situada a 883 kms ao Norte de Santiago, Bahia Inglesa é uma cidade bem pequena, mas muito conhecida por suas praias de areia branca e água turquesa.

Com opções de hospedagem diversa, por ser uma cidade pequena, acaba sendo daquelas que a rua principal é onde estão os principais comércios (neste caso restaurantes).

Caldera

Distante 6 kms de Bahía Inglesa, depois da capital Copiapó  (que não tem praia), Caldera é das maiores da região.

Uma cidade de porto, com ruas perfeitas (e ao meu ver até melhores que Santiago), tem uma bela estrutura de comércio, supermercado, etc., mas sem perder os ares de interior.

Importante dizer que, independente de qual das duas cidades você preferir ficar, os tours feitos por agência pela região saem de ambas.

A diferença entre escolher entre uma e outra vai depender do seu estilo e orçamento (Bahía Inglesa costuma ser mais cara)

Mas antes de começar a falar sobre as cidades é importante conhecer um pouco mais do Deserto do Atacama.

Deserto do Atacama

Por ser uma área tão grande é impossível conhecer o Deserto do Atacama completo ficando apenas em uma cidade ou região. Por conta disso podemos dividir o deserto em duas grandes áreas: Litoral e Cordilheira.

– Deserto do Atacama: Cordilheira

As cidades mais conhecidas neste setor, sem dúvida nenhuma são Calama e San Pedro de Atacama.

Aqui, além do clima desértico, a altura faz parte do dia-a-dia e também dos passeios.

– Deserto do Atacama: Litoral

São diversas as cidades entre elas: Caldera (e Bahia Inglesa), Iquique e Antofagasta

Aqui, por conta da proximidade do mar o clima pode ser um pouco mais ameno e as praias são o ponto forte (ainda que não seja o único atrativo)

Em ambos os casos, na Cordilheira ou Litoral, existem lugares lindos para conhecer. Alguns pontos podem ser até similares, mas cada área do deserto tem um toque especial, e em alguns casos, paisagens totalmente diferentes.

Aqui posts específicos para conhecer um pouco mais:

Como chegar em Bahía Inglesa e Caldera

Tudo vai depender de sua disponibilidade. Desde Santiago do Chile você pode chegar até Bahía Inglea e Caldera de ônibus, carro ou avião.

  • De ônibus: Desde Santiago existem ônibus direto para o terminal de Caldera (14 hs. de viagem aprox)

Pode ser uma ótima opção para viajar de noite, economizando uma noite de hospedagem, você pode pegar o ônibus no final da tarde em Santiago para chegar pela manhã em Caldera

  • De avião: Desde Santiago até a cidade de Copiapó (1h20 de viagem). Chegando no aeroporto de Copiapó é possível pegar transfers ou táxis até a cidade de Caldera ou Bahia Inglesa (20 minutos aprox)

É a opção mais rápida e a menos cansativa. Para baratear ainda mais sua viagem, leve pouca bagagem. Atualmente as passagens aéreas são baratas considerando Santiago-Copiapó, mas o que acaba deixando mais caro é ir com mala.

O aeroporto de Santiago tem local para deixar malas guardadas, ainda que pode ser interessante você combinar para deixar parte da sua bagagem em algum hotel/hostel e ficar alguns dias na capital chilena (Santiago)

  • De carro: ainda que a viagem de ônibus seja muito cansativa, a de carro pode ser uma boa opção se você tem tempo e quer aproveitar para conhecer lindos lugares entre Santiago e o Deserto.

Mas atenção, se você é daqueles que quer chegar logo no seu destino final, a viagem de carro pode ser perigosa. A estrada é muito boa, mas é uma reta só. O que pode ser um perigo com risco de tédio e se dormir no volante, já que a paisagem é ária por boa parte do caminho e um pouco monótona.

Ir de carro, na nossa opinião, só é interessante para quem quer ir parando em outras cidades e conhecendo praias e outros atrativos no caminho, como La Serena e o Valle Del Elqui. Por isso a ideia é demorar dias para chegar até Bahía Inglesa.

Como ir desde Bahía Inglesa e Caldera até San Pedro de Atacama?

Acreditamos muito na possibilidade de fazer um roteiro pensando no Deserto do Atacama como um todo, conhecendo o litoral e a cordilheira, para isso é necessário fazer esta conexão em cidades que estão a quase 800 kms de distância.

  • de ônibus: é possível pegar um ônibus na cidade de Copiapó com destino a San Pedro de Atacama (ou Calama). Ainda que tivemos relatos de já existiram ônibus saindo de Caldera com destino a Calama e San Pedro de Atacama, quando estivemos por lá, na rodoviária não existia esta opção.

Pode ser uma interessante opção para quem quer viajar de noite e economizar uma noite de hospedagem. As opções de ônibus cama que saem de noite de Copiapó chegam de manhã em San Pedro.

  • de carro: nossa sugestão seria uma parada intermediaria na cidade de Antofagasta

Avião infelizmente não é uma opção já que os voos que ligam Copiapó a Calama voltam para Santiago e o tempo da viagem pode ultrapassar uma viagem de carro ou ônibus em tempo

Bahía Inglesa, Caldera ou Copiapó?

Nós escolhemos ficar em Caldera porque, além de mais econômica, tem mais estrutura de supermercado, rodoviária, informação turística, etc.

Como fomos de avião e estávamos sem carro o ideal, ao nosso ver, era ficar em uma cidade que dava para fazer tudo à pé. Já que ficamos pouco tempo na região e praticamente todos os dias fizemos algum tour.

Agora, ainda que tenha adorado Caldera, Bahía Inglesa é mais bonita, uma praia realmente linda, das mais bonitas da região. Se você estiver de carro poderá escolher ficar porque estão a apenas 6 km de distância.

Copiapó, na nossa opinião, não é destino para o viajante que quer conhecer o litoral do deserto, por um motivo simples, não tem praia.

Passeios Atacama

Qual a melhor época para ir para Bahía Inglesa e Caldera

Você pode viajar para a Região do Atacama praticamente todo o ano, mas, pensando que esta é uma região litorânea, se pretende aproveitar a praia é viajar no verão. Ainda que o melhor da região costuma ser o Deserto Florido que pode acontecer muito antes do verão começar

Quando é a alta temporada em Bahía Inglesa e Caldera?

De Dezembro a Março, por ser verão estamos na alta temporada. Mas podemos dizer que feriados nacionais e durante o mês de fevereiro é altíssima temporada já que é quando os chilenos costumam aproveitar a região.

Durante o período do Deserto Florido (que não acontece todos os anos, no mesmo lugar e no mesmo período), também estamos em um momento de alta procura da região.

Como é o clima em Bahía Inglesa e Caldera

Ainda que estamos falando de cidades do Deserto do Atacama, a proximidade ao mar dá um clima diferente do que você terá em San Pedro do Atacama, por exemplo.

É comum que o Sol só apareça lá pelo meio dia, mas quando aparece vem forte, potente e chega até a ser perigoso (protetor solar por aqui é obrigatório).

O vento gelado constante, principalmente se você estiver próximo ao mar, pode disfarçar o calor e o potente sol, que fica ainda mais perigoso.

Qual a temperatura no Deserto do Atacama

Na tabela abaixo você encontra as temperaturas médias de todo o ano, mês a mês, no Deserto do Atacama, quando você costuma chover nesta região e sugestões de roupas para levar em cada período.

Como no Brasil as estações do ano no Chile são as seguintes:

– Outono: de 21 de março a 21 de junho
– Inverno: de 21 de junho a 23 de setembro
– Primavera: de 23 de setembro a 21 de dezembro
– Verão: de 21 de dezembro a 21 de março (época mais chuvosa no Deserto)

Que roupa levar para Bahía Inglesa e Caldera

Independente do mês que você vai um constante do deserto é ter frio e calor no mesmo dia. Por isso fazer a mala para viajar para o Atacama é algo que parece complicado mas não é.

O segredo? Leve de tudo um pouco. Roupa para frio, roupa para calor.

Evite roupas brancas (elas não ficarão brancas por muito tempo) e salto alto é dispensável por aqui.

Por conta da variação da temperatura durante o dia, se vestir em capas é muito importante. No vídeo abaixo te contamos o que é se vestir em capas ou como ´cebola´

Aqui uma lista do que não pode faltar na sua mala para o Deserto do Atacama:

1 calça jeans para cada 7 dias de viagem

1 calça de trekking (se tiver aquelas que viram bermuda é ótimo)

1 bermuda/shorts

1 camiseta de manga curta para cada 2 dias de viagem

1 camiseta de manga larga para cada 2 dias de viagem

1 roupa íntima para cada dia da viagem

1 meia para cada 2 dias de viagem

1 meia de lã ou meia calça

2 trajes de banho + canga ou toalha de praia para se secar + chinelo

1 casaco leve (estilo corta vento)

1 casaco mais grosso que suporte bem o frio (viajo sempre com um no avião para não ocupar muito espaço na mala)

Veja a diferença dos casacos abaixo:

1 tênis

1 sapato de trekking

1 pijama

1 vestido

Cachecol, luva e acessórios para o frio

Óculos de sol, boné e lenços que protejam do vento e sol

Normalmente não conto a roupa que estou usando, estas são as roupas da mala.

Se você achar que o que você tem de frio não é suficiente para suportar a temperatura baixa do deserto, aproveite para ficar alguns dias na capital chilena (Santiago do Chile) e compre casacos e roupas apropriadas nos brechós da cidade.

Abaixo algumas dicas que podem te ajudar:

Fazendo sua necessarie e farmacinha para a viagem ao Chile

1 Desodorante

1 Hidratante para todo o corpo

1 filtro solar + protetor labial

1 escova de dentes / pasta de dente / fio dental

1 shampoo e condicionador

1 pente ou escova

1 cortador de unha + lixa de unha + alicate de unha

1 gilette

1 perfume (eu viajo sem)

1 kit de maquiagem se você não vive sem (1 corretivo + 1 base +1 lápis + pincéis)

Se seu nariz costuma sofrer com clima seco, sugiro que veja na farmácia de confiança o produto que você pode usar

Para os estilosos podem variar nas cores dos batons e sombras (não exagere)

Melhor levar ou comprar roupa no Chile?

As roupas de frio no Chile são bem econômicas e variadas nos shoppings, então caso você sinta frio você pode encontrar facilmente. Recomendamos comprar roupa de frio de tecidos leves mas que esquentam, assim não vai parecer um esquimó caminhando pela rua.

Recomendo que você fique alguns dias em Santiago do Chile para dar uma passadinha nos brechós e lojas de marca (outlets) para dar uma olhada nos preços de roupa da estação e ver se encontra algo que valha à pena. Se está procurando roupa que não seja de marca, sugiro passar no Patronato.

Neste playlist tudo sobre Outlets, Brechós, Shoppings e preços

Quantos dias preciso para conhecer Bahía Inglesa e Caldera?

Nós ficamos 5 dias (e fomos quando estava acontecendo o Deserto Florido), foi suficiente para conhecer boa parte das atrações, mas tivemos que deixar alguns lugares legais de fora por falta de tempo.

Se você ficar 7 dias poderá conhecer lugares mais próximos e que são muito interessantes, e se ficar 9 dias poderá conhecer locais incríveis e são um pouco mais distantes

Roteiro Bahía Inglesa e Caldera

Abaixo um resumo do nosso roteiro completo de 5 dias na região.

Dia 1 – chegando em Caldera e conhecendo a cidade.

Dia 2 – Circuito Geológico e Playa La Virgen

Dia 3 – Mina San José (dos 33 mineiros) e Dunas Gigantes

Dia 4 – Deserto Florido

Dia 5 – Bahía Inglesa

Veja o roteiro detalhado neste vídeo

O que mais tem para fazer em Bahía Inglesa e Caldera

Além dos passeios listados no roteiro na região é possível conhecer

  • Parque Nacional Pan de Azúcar
  • Parque Nacional Llanos de Challe
  • Parque Nacional Nevado Tres Cruces
  • Observatório Inca de Oro
  • Zoológico de Piedras
  • Huasco
  • Laguna Verde
  • Salar Pedernales

Onde se hospedar em Bahía Inglesa e Caldera

A cidade de San Pedro de Atacama está repleta de ofertas de hospedagem, você pode escolher:

  • HOSTEL: Se seu perfil é aventureiro, qualquer hostel pode ser uma boa escolha.
  • HOTEL: já para quem gosta de hotéis existem opções mas nenhuma que seja 5 estrelas.
  • AIRBNB: Por ser um cidade voltada ao turismo, existem algumas opções de hospedagem, algumas simples e outras com mais conforto. Neste link você ganha um crédito 👆🎁 para gastar na sua primeira reserva, pra já ir economizando.

Dicas para escolher um bom hotel na região

  • Localização: quanto mais próximo a praia melhor e mais caro.
  • Reserve com antecedência
  • Wi-fi: não são todas hospedagens que contam com wi-fi e as que têm (é bem provável) que seja ruim
  • Piscina: pode ser interessante para dias de muito calor.

Abaixo 3 opções em Caldera:

  • Hotel Quinta Estación: um hotel 3 estrelas com ótima localização, próximo ao terminal de ônibus da Pullman Bus, a parte alta da cidade, possível ir caminhando para o porto e costanera
  • Departamento Aranwa: apartamento equipado com excelente vista para o porto de Caldera. É ideal para quem esteja de carro
  • Hostal El Faro: hostel com piscina e com bela vista para o porto, como não está no centro da cidade de Caldera é ideal para quem está de carro.

Abaixo 3 opções em Bahía Inglesa

  • Hotel Rocas de Bahía: hotel na rua principal da cidade, com wifi e piscina temperada
  • TerraBahia Residences: casa em condomínio fechado em Bahía Inglesa, o condomínio conta com piscina. Ainda que não esteja de frente para o mar, está próximo a rua principal da cidade.
  • Cabañas Paraiso: cabañas equipadas e de frente para o mar, ideal para quem quer ficar em Bahía Inglesa sem estar na cidade. Ideal para quem está de carro

Onde comer em Bahía Inglesa e Caldera

Em Bahía Inglesa a rua principal (Av. El Morro) é onde estão os restaurantes.

Já em Caldera existem alguns setores que você pode comer:

  • no porto estão os restaurantes especializados em peixes e mariscos,
  • na Calle Wheelright (em frente a praia) estão os principais bares, ainda que alguns tenha qualidade a desejar,
  • na Calle Carvallo (próximo a praça no centro da cidade) estão locais para empanadas, pizza, sushi, completo, etc, mas nem todos podem comer no local, são para pedir e levar.
  • na Calle Gallo, 690 está, para nós, a melhor picada de Caldera que se chama La Patrona

Onde trocar dinheiro em Bahía Inglesa e Caldera

Rodamos bastante a cidade e não encontramos nenhuma casa de câmbio nas duas cidades. Por isso é importante trocar dinheiro em Santiago mesmo que seja no aeroporto

Aqui alguns posts que podem te ajudar:

Agências de viagem em Bahía Inglesa e Caldera

É possível conhecer parte da região de forma independente (carro principalmente), mas as principais atividades da região você precisa de agência para chegar.

Principalmente quando falamos de Deserto Florido (que não acontece todos os anos e nem no mesmo lugar) é importante visitar com agência porque é capaz de você nem encontrar de forma independente.

Outros locais saem das estrada e você precisa se guiar no meio do deserto.

Aqui algumas dicas:

  • feche os passeios com antecedência: muitas empresas fazem atendimento por whatsapp, em espanhol, e por serem empresas familiares o guia é o dono e também quem te atende (ou seja, nem sempre te dão uma resposta no momento)
  • agência de temporada se você está indo fora da alta temporada (verão) é bem provável que não vai conseguir conversar com as agências. São poucas as agência que trabalham o ano inteiro.
  • se você precisa de algum contato de agência em Bahía Inglesa ou Caldera, deixe um comentário por aqui que te enviamos por email.

Bahía Inglesa e Caldera são lugares seguros?

Sim, muito.

Mas não se engane, são muitos os relatos de pessoas que tiveram suas coisas furtadas de dentro dos carros. Isso porque algumas praias da região do Deserto do Atacama para serem visitadas é necessário deixar o carro e caminhar até o mar.

Quanto custa uma viagem para Bahía Inglesa e Caldera

Os principais gastos na sua viagem ao Deserto do Atacama serão: Passagem, hospedagem, alimentação e passeios.

  • Passagem: você vai encontrar passagens saindo de Santiago do Chile com destino a Copiapó, em média por CH$ 20.000 por tramo (ou seja, CH$ 40.000 ida + volta) por pessoa em empresas low coast. O valor pode ficar mais caro por conta da bagagem que normalmente é contratada à parte.
  • Hospedagem: você encontra hostels (com quarto compartilhado) no valor de CH$ 10.000 a noite por pessoa.
  • Alimentação: um almoço (barato) na região não sei por menos de CH$ 5.000 por pessoa
  • Passeios: vai depender muito do lugar que você vai, mas normalmente os passeios na região tem valor de CH$ 20.000 a 50.000, mas, se você quer ir para lugares mais distantes como o Salar Pedernales (que é um dia inteiro de viagem) pode colocar CH$ 160.000 por pessoa

Notícias e novidades do Chile

Se você gosta de viajar informado e quer saber tudo o que está acontecendo no país, então não perca nossas lives.

Abaixo uma delas, mas no nosso canal de youtube você encontrará outras mais. Aproveite e clique aqui para ativar as notificações e não perder a próxima live do canal.

Aqui uma playlist com vídeos que já fizemos no Deserto do Atacama

Passeios Atacama

Já viu nossa live de segunda (às 18hs no Youtube)? Respondemos as dúvidas que os deixam em todas as nossas redes sociais 🙂

Que tal se hospedar em um castelo no Bairro Bellavista?

Aproveite esta promoção e fique hospedado em um dos melhores hotéis deste bairro bohêmio de Santiago

Além de um lugar lindo, com café da manhã excelente e um atendimento de primeira qualidade, leitores do LikeChile tem 20% de desconto em reservas feitas diretamente no site do hotel.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código LIKECHILE20, no site do hotel Castillo Rojo, clique aqui e aproveite.

Está com dúvidas dos documentos e requisitos para viajar para o Chile? Veja nosso check-list com passo a passo para não perder a viagem