Valparaíso, dicas, o que fazer, roteiro, como chegar e mais... a
Registrate >
fevereiro 7, 2017

Valparaiso: o que fazer, roteiro, dicas e pacotes

Autor:

[Atualizado 2017 ]

Valparaíso é dos lugares que você precisa ter tempo para conhecer por inteiro. Neste post vamos te dar dicas valiosas para você conhecer os lindos lugares da cidade da melhor forma para seu estilo (de carro, de ônibus ou em tour). Com estas dicas te garanto que você vai adorar a cidade, super colorida e cheia de cultura que está em pleno movimento. Haa e tem tour por gorjeta por lá, daqueles que você só paga o quanto acha que vale, então não perca.

1-w540-h540

A primeira imagem pode não ser tão espetacular, os morros e a quantidade de casas coloridas pode se assemelhar a uma favela.

Isso acontece porque é uma cidade cosmopolita desde seu nascimento, pois foi habitada por marinheiros de várias nacionalidades que deram essa mistura que hoje se visualiza em sua rica arquitetura.

2-w540-h540

A cidade se caracteriza por ter casas muito coloridas, que dizem serem assim pelo aproveitamento das sobras de tintas utilizadas para pintar as embarcações, mas na verdade é que eram uma forma de localização, como não havia endereço, as pessoas faziam das casas um ponto de referência.

Com a finalidade de preservar suas construções e cultura, foi nomeada pela UNESCO como patrimônio da humanidade em 2003.

5-w540-h540

CLIMA

No verão, que vai desde Dezembro até Março, é bem quente e pode-se ter sol até às 21 horas. Na maioria das vezes o dia começa nublado ficando assim até o meio-dia. Então não se iluda, até no verão é necessário levar um casaco.

Normalmente o clima é mais frio que em Santiago, mas a variação de temperatura (no mesmo dia) é bem menor.

6-w540-h540

QUANDO IR

Você pode ir em qualquer época do ano, mas a altíssima temporada definitivamente é no Reveillon. A principal queima de fogos do país é aqui. Então, se você vem nesta época vai precisar muita antecedência para conseguir um lugar bacana para se hospedar sem pagar o olho da cara.

A vantagem de vir no verão é que  você pode aproveitar para ficar alguns dias na cidade (ou em Viña) e aproveitar as praias da região.

7-w540-h540

O QUE CONHECER, TOURS, ETC.

Valparaiso é um destino que gosta quem sabe aproveitá-lo, então a primeira dica é escolher o tour correto. Neste post vamos dar algumas dicas para você aproveitar da melhor maneira esta linda cidade.

8-w540-h540

TOUR INDEPENDENTE

Se sua intenção é se perder por esta cidade, um bom mapa e boa disposição é o bastante. Você pode pegar mapas gratuitos da cidade (com trajeto), no escritório de informações turísticas, que fica do lado esquerdo do porto, em frente a feira de  artesanatos.

3-w540-h540

Aqui já vai a primeira dica CUIDADO, tem se tornado cada vez mais frequente assaltos em Valparaíso. Por conta disso eu sugiro tours com mais pessoas, evite ficar sozinho.

4-w540-h540

Já que você estará por aqui, comece sua visita pela região baixa da cidade. Visite:

9-w540-h540

o porto;

10-w540-h540

a Praça Sotomayor,

13-w540-h540

a Praça da Justiça;

11-w540-h540

a Praça Vitória;

12-w540-h540

o arco Britânico, etc.

14-w540-h540

Depois vá para a parte alta da cidade. Visite e perca-se nos vários Cerros bem turísticos, como por exemplo:

16-w540-h540

– Cerro Concepción;

17-w540-h540

– Cerro Alegre;

15-w540-h540

– Cerro Bellavista, etc.

18-w540-h540

Para fazer este tour nossa recomendação é que fique 2 ou 3 dias por aqui.

19-w540-h540

Aproveite para ficar em algum dos charmosos hotéis boutique ou hostels espalhados pela cidade, assim você conseguirá aproveitar a noite de Valparaíso  em seus mais variados restaurantes e pubs. Sem dúvida será uma experiência inesquecível.

20-w540-h540

TOUR GUIADOS

São vários os tipos de tours em Valparaíso, um deles é o tour chamado, Tours 4 Tips, ou tour por gorjeta. A idéia destes jovens empreendedores é que o preço do tour seja avaliado pelos turistas e só no final recompensar com dinheiro o valor que acharem legal.

Como achá-lo?  Você se lembra do “Onde esta Wally?” Então procure o menino com a camiseta vermelha com linhas brancas, que na maioria das vezes fica na Praça SotoMayor.

25-w540-h540

Eu recomendo muito este tipo de tour, além de ter um guia que conhece muito bem a cidade, você vai ficar sabendo sobre a história local e pode pegar belas dicas de eventos culturais (que são vários, mas pouco divulgados em mídias normais, é tudo que meio boca-a-boca mesmo).

26-w540-h540

TOURS QUE SAEM DE SANTIAGO

São normalmente dois tipos;

-Básico

Saem de Santiago, passam por Viña del Mar e percorre alguns pontos de Valparaíso.

Só recomendo este tour para quem tem pouco tempo em Santiago e que não quer pernoitar em Viña ou Valparaíso. Isso porque nestes tours você NÃO VAI conhecer bem Valparaíso e vai ficar com a impressão de que a cidade é uma favela.

Infelizmente estes tours tem pouco tempo e você não caminhará por Valparaíso, que é exatamente assim que se conhece a cidade.

Então já sabe, se escolher este passeio, você vai provavelmente achar a cidade feia. E ela não é, vai por mim 🙂

27-w540-h540

– Tour temático

Uma nova forma de conhecer a cidade é indo conhecer Valparaíso de acordo com um tema, por exemplo, um tour gastronômico ou de art.

28-w540-h540

Aqui no blog você encontra um post que fizemos sobre um tour chamado de Valparaíso Streat Art e nele o foco são os grafites da cidade. O bom do tour é que ele sai dos Cerros turísticos e mostra outro lado da cidade que poucos conhecem. Normalmente estes tours são só por Valparaíso, não passam por Viña del Mar.

DICAS ADICIONAIS

Algumas dicas para todos os casos:

– leve dinheiro trocado. Alguns artesãos não aceitam cartão de credito.

21-w540-h540

– entre nas galerias de arte, além de muito bonitas muitas delas tem uma vista privilegiada da cidade.

22-w540-h540

– vá com calçado confortável, a parte alta da cidade não é nada plana.

23-w540-h540

– apure sua visão, em lugares que menos espera há uma obra de arte na cidade.

-Valparaíso está muito próxima de Viña del Mar, inclusive você pode chegar até lá de metrô, veja como clicando aqui

24-w540-h540

-Fique atento…infelizmente não é mais raro comentários de assaltos a turistas (assaltos por surpresa, estilo trombadinha), por isso sugiro que faça um tour com guia, de preferência a Tour 4 Tips.

Voltou para Santiago? Volte para Valparaíso!! Esta cidade está em constante mudança.

Nosso convite é que se surpreenda a cada passo desta cidade linda, colorida e cheia de arte e para te mostrar um pouquinho, mas bem pouquinho dela, filmamos o tour que fizemos de Valparaíso Street Art que foca nos grafites da cidade, arte e de quebra fizemos um passeio de lancha para ver a cidade de outro ângulo. Veja o vídeo no final deste post

Quer ver como é um tour normal para Viña del Mar e Valparaíso? Veja o vídeo abaixo

COMO CHEGAR

de carro: Valparaíso está a pouco mais de 115km de Santiago pela Ruta 68, atenção que há pedágio no trajeto e aproveite para conhecer as vinícolas que ficam no caminho.

de ônibus: São vários as empresas que fazem o trajeto saindo de alguns terminais, recomendo o terminal Alameda (estação Universidade de Santiago – linha 1 vermelha). Os valores mudam de acordo com o período e são mais caras aos feriados e finais de semana (sim, os preços mudam, diferente do Brasil que o valor normalmente é fixo). A viagem é de aproximadamente 1h50 e o terminal de ônibus em Viña é bem central.

de tour: são vários os tours para a cidade, normalmente combinado com Viña del Mar. Veja o que você verá no tour para não perder os melhores pontos e ser uma viagem corrida.

Veja como é o tour por lá no vídeo que fizemos, no final deste post.

POSTS QUE TEMOS SOBRE VALPARAÍSO

>> Ascensores – Valparaíso

>> Museo A Cielo Abierto

>> Metrô Valparaíso – Viña del Mar

>> Farol Punta Angeles, o primeiro farol construído no Chile.

>> Museo Municipal de Bellas Artes – Valparaíso

>> Museo Naval y Marítimo de Chile – Valparaíso

>> Museo Organológico de Valparaiso

>> Valparaiso street art

 

ABAIXO NOSSOS VÍDEOS E POSTS RELACIONADOS A ESTE ASSUNTO

 

-Vídeo com tour pelos grafites de Valparaíso:

-Video do tour que fizemos para Viña del Mar e Valparaíso.

-Vídeo de brasileiros que já estiveram no Chile:

>> Viña del Mar

>> Ascensores – Valparaíso

>> Lugares para visitar no Chile.

>> Grupo de whatsapp LikeChile

>>Cupon de descontos grátis, para usar na sua viagem ao Chile.

>> Dicas exclusivas LikeChile

Botão_Hotel no ChileBotão_Hostel no ChileBotão_Apartamento no Chile

Botão_Restaurante no ChileBotão_Balada no ChileBotão_Compras no Chile

Botão_Tours no ChileBotão_Rent a car no ChileBotão_Escola de idiomas no Chile

1



Booking.com

<< Próximo Post                                                                                                 Post Anterior >>

Comentarios

6 respostas para “Valparaiso: o que fazer, roteiro, dicas e pacotes”

  1. Nathalya disse:

    Por quais pontos turísticos a Tour4tips passa?

  2. Renata B. disse:

    É confiável alugar um carro no Chile? Os valores compensam? Pra quem nunca foi será muito difícil a locomoção de carro? Aceitam a CNH brasileira?

  3. Linda Defelice disse:

    Olá! Você me indica alguma empresa que faça o transporte de Santiago para Val Paraíso e Viña Del Mar, ida e volta, mostrando as cidades, para três passageiros?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posteriores

outubro 16, 2017

Comparte tu Historia.

Contactanos