Aluguel de carro no Chile: todas as dicas para viajar a
Registrate >
abril 21, 2015

Aluguel de carro no Chile

Autor:

Uma interessante forma de conhecer o Chile é alugar um carro e curtir a experiência, para muitos inclusive é a melhor forma de conhecer o país. Mas como fazer para alugar e dirigir no Chile? Você sabe qual a documentação que você precisa, quais as regras de trânsito por aqui, o que é TAG, como funciona o pedágio? Sabe quais os tipos de combustível por aqui (sim é diferente do Brasil), como é para parar na rua, estacionamentos, etc?

Neste post falamos sobre tudo isso para você ter todas as informações importantes e no final do post deixamos um lin para você conhecer os aplicativos que te ajudam muito por aqui, um exemplo é onde um aplicativo que te mostra onde o combustível está mais barato.

Avis Rent a Car, aluguel de carro no Chile, LikeChile Z - Cópia

Vamso começar pelo começo, se você quer alugar um carro, nada mais fácil que fazê-lo direto no aeroporto, no de Santiago por exemplo são diversas as locadoras autorizadas.

Os documentos necessários para dirigir como turista no Chile são:

-seu RG ou Passaporte e

-sua carteira de motorista brasileira vigente e

ser maior de 22 anos.

As locadoras, como no Brasil, costumam pedir o número do cartão de crédito como garantia.

Para alugar o carro terá que contratar o seguro obrigatório e pagar o IVA ( 19% imposto). Fique de olho na vistoria do carro, até recomendo tirar fotos, para evitar qualquer tipo de problema na hora da entrega do veículo. Algumas locadoras permitem a devolução do carro em uma cidade distinta de onde você o locou e também cruzar para a Argentina. Em ambos casos terá custos extras mas vale a pena.

Se viajar com crianças é obrigatório o uso de cadeirinhas para elas.

gps

A maioria das locadoras tem o serviço de GPS o que facilita bastante dirigir pelas diversas estradas e ruas do Chile.

Se sua ideia é vir dirigindo com o seu carro desde o Brasil, sugiro que leia este outro post, onde te damos dicas de documentação.

Nossa fama de ter estradas muito boas é verdadeira, além disso bem sinalizadas e com serviço de ajuda na estrada devido a que a maioria delas são concessionadas.

Dentro da cidade de Santiago existem vias expressas (Costanera Norte, Autopista central e Vespucio Norte), que tem velocidade maior e  pagam TAG, um tipo de pedágio urbano. A cobrança é automático, no carro você notará um aparelho e nas vias em algumas partes umas ´câmeras´. Você notará  que ao passar por estes pontos (pórtico), o parelho no  carro fará um barulho, o que significa a cobrança do pedágio urbano.

Não confunda o TAG com o pedágio das estradas, eles são  diferentes. Normalmente os aparelhos que estão no carro são para o pagamento automático do TAG e não do pedágio. Vale conferir com a empresa que você locar o carro. De qualquer forma, como no Brasil, os pedágios podem ser pagos com dinheiro, mas os valores não são fixos, eles mudam de acordo com data (semana / final de semana).

Vindo com seu carro, desde o Brasil? Pesquise sobre o Pase Diáro de TAG, opção para os turistas. Clique aqui.

Aluguel de carro no Chile 1

Na estrada a velocidade máxima é de 120 km e deve dirigir com o farol ligado o tempo todo. A policia no Chile é super rigorosa e estão espalhados pela via, se você cometer alguma infração será multado.

Atenção: nem tente dar um jeitinho ou ser engraçadinho, você pode ser preso por suborno. Mesmo assim, a policia no Chile é muito prestativa e confiável, sempre tentarão te ajudar quando você precisar.

Aluguel de carro no Chile 2

No Chile NÃO tem costume de virar em segunda faixa. Sempre fique na primeira pista para virar.

Por aqui a preferência é dos pedestres sempre, bem diferente de várias cidades do Brasil, então redobre a atenção ao entrar em alguma rua.

Uma coisa chata é que os motoristas buzinam o tempo todo e não estão habituados a dar passagem.

Os  tipo de carros para alugar vão do super econômicos, 4 x4, e carros de luxo, mecânicos e automáticos, dependendo do gosto.

Aluguel de carro no Chile 3

A gasolina é vendida segundo os octanos (93, 95, e 97). 93 é a mais fraca  e a 97 mais forte e consequentemente mais cara. Os carros que não usam bencina  (gasolina) são chamados de petroleros por usar Disel. Por aqui nada de carro a álcool.

Aos que querem economizar no combustível, vale saber que por aqui o valor do diesel é bem mais barato.

Aluguel de carro no Chile 4

Falando de valores um litro de bencina vai entre 700 a 1000 pesos chilenos uns R$3 a R$4 dependendo dos octanos. Vale dar uma olhada neste outro post, clicando aqui, onde falamos sobre aplicativos que te ajudam na viagem ao Chile, um dele te mostram onde estão os combustíveis mais baratos.

1-w540-h540

Na maioria das ruas nas cidades grandes é necessário pagar para estacionar. Normalmente a cobrança é feita por algum menino que te dá um recibo com o valor a ser pago e tempo que ficou estacionado. Há também vários estacionamentos, normalmente no subsolo, é só procurar o E azul.

2-w540-h540

Para se locomover em Santiago não precisa de um carro grande, melhor um econômico. Já para viagens mais distantes recomendo o conforto de uma 4×4.

Como no Brasil vale a atenção de não deixar nada valioso no carro, já tivemos casos de leitores do LikeChile que tiveram coisas furtas do carro quando estavam visitando a cidade de Viña del Mar. A dica, além de não deixar nada no carro é sempre estacionar em estacionamento, nada de deixar em alguma rua que não te cobram nada. O barato pode sair caro e o pior, você vai perder um tempo para chamar os policiais, fazer BO e depois para resolver tudo na empresa que alugou o carro…ou seja, evite dor de cabeça.

Atenção: beber (mesmo um pouquinho) e dirigir aqui, nem pensar. As leis estão cada vez mais pesadas e você pode, de verdade, parar na prisão.

Aluguel de carro no Chile 5

Alguns brasileiros procuram alugar um carro para ir até Valle Nevado. Pessoalmente não recomendo, porque além de ter que alugar correntes quando a via tem gelo ou neve, o que é quase sempre na temporada de inverno, a via é estreita com abismos e precisa de experiência para dirigir no gelo, o que não é brincadeira. Lembre que se vai fazer ski seu corpo e pernas ficarão muito cansadas e a volta para Santiago será ainda mais complexa. Neste caso recomendo contratar um tour.

Aluguel de carro no Chile 8

Sem duvida tem tantas paisagens lindas pertinho de Santiago que planejar um bom roteiro pode fazer uma grande diferença em sua viagem. Recomendamos visitar  as vinícolas de Santa Cruz e Casablanca.

Aluguel de carro no Chile 7

Outra bela viagem, um pouco mais distante desde Santiago e visitar Pucón e Puerto Varas no sul do Chile.

aluguel de carros na patagonia, recasur rent a car 8

Prefere fazer o Cruce Andino de forma independente? Que tal ir de carro? Neste vídeo te mostramos como é, confira.

Agora para os que estão pensando em visitar a Patagônia chilena, minha dica é que algue um carro em Punta Arenas para  visitar a 8va maravilha do mundo, as Torres del Paine.. A gente fez uma viagem em trailer veja aqui o post.

Bom amigos agora é só botar o pé na estrada e curtir sua viagem pelo Chile.

Gostou? Se animou? Aproveite para conhecer nossos parceiros que alugam carro, clicando aqui.

Dê uma olhada nestas dicas também no vídeo abaixo.

 

ABAIXO NOSSOS VÍDEOS E POSTS RELACIONADOS A ESTE ASSUNTO

 

-Playlist com nossas dicas para quem viaja ao Chile (atenção que tem dicas de compras 😉 ):

-Vídeo de brasileiros que já estiveram no Chile:

>> Utilizando cartão de crédito no Chile

>> Mini dicionário de viagem Português-Espanhol

>> Lugares para visitar no Chile

>> Grupo de whatsapp LikeChile

>>Cupon de descontos grátis, para usar na sua viagem ao Chile.

>> Dicas exclusivas LikeChile

Botão_Hotel no ChileBotão_Hostel no ChileBotão_Apartamento no Chile

Botão_Restaurante no ChileBotão_Balada no ChileBotão_Compras no Chile

Botão_Tours no ChileBotão_Rent a car no ChileBotão_Escola de idiomas no Chile

1



Booking.com

<< Próximo Post                                                                                                         Post Anterior >>

Comentarios

6 respostas para “Aluguel de carro no Chile”

  1. simone disse:

    OLa, vc indica alguma estacao de sky para abril ????

    • David Gormaz disse:

      Olá Simone,

      neste post você encontra todas as estações de ski no Chile. Você quer esquiar? Acredito que em nenhuma terá neve em Abril, de qq forma isso depende do clima, então fique de olho no nosso blog e nossas redes socias. São os lugares que falamos sobre o assunto 🙂

      Abs,
      David.

  2. Tárik disse:

    Boa tarde, informações muito úteis, parabéns!. Pretendo fazer o trajeto saindo de Puerto Varas com destino a Bariloche em Agosto/17. Gostaria de saber se é muito arriscado agendar hotéis com antecedência, considerando a probabilidade das estradas estarem fechadas devido as condições climáticas e termos que adiar as reservas ou até perdê-las…É muito comum enfrentar situações assim ou é raro o fechamento das estradas e fronteira?
    Obrigado.

    • David Gormaz disse:

      Olá Tárik,

      infelizmente fechamento de fronteiras normalmente acontecem por conta do clima e por isso é impossível de prever.

      No nosso canal de youtube temos um vídeo com este trajeto. Aqui o link para você ver estas e outras dicas do canal.

      Abs.,
      David.

  3. Thiago disse:

    Tenho duvidas ainda sobre o TAG. Vou viajar com meu carro próprio do Brasil ao Chile. Se passar nessa via privatizada como serei cobrado?
    Quando se fala que eh necessário a um seguro internacional você se refere a carta verde?
    Todos os papeis citados são necessários emitir na aduana ou temos que providenciar antes?

    • David Gormaz disse:

      Olá Thiago,

      você terá que consultar a questão do passe diário de TAG (veja este link), ou não utilizar as vias expressas. Lembrando que o TAG é apenas em Santiago.

      Sugiro que leia o post que falamos sobre documentação e damos algumas dicas para quem vem com carro. Tudo deve ser feito antes de viajar. Se você chegar na Aduana sem os papéis obrigatórios não poderá ingressar no país. E atenção, que Brasil, Chile e Argentina (acredito que você deva vir por lá), tem legislações diferentes, cada um com sua regra.

      Uma viagem de carro depende de bastante informação e pesquisa. Infelizmente nunca viajei de carro do Brasil até o Chile não tenho muita experiência no assunto para te ajudar com detalhes.

      Abs.,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posteriores

outubro 18, 2017

Comparte tu Historia.

Contactanos