7 coisas que podem surpreender um brasileiro ao chegar no Chile
Like Chile

As melhores dicas de viagens para o Chile

7 coisas que podem surpreender um brasileiro ao chegar no Chile

agosto 7, 2018

[Atualizado 2018]

curiosidades sobre Chile

Alguns hábitos e costumes diferentes fazem a graça em uma viagem (internacional ou não), mas que tal descobrir algumas coisas que podem te surpreender ao chegar no Chile?

Banheira no banheiro. Luxo? Sim, principalmente quando você chega em casa e quer tomar aquele banho gostoso, melhor que banheira não há. Mas no Chile, em quase todos os lugares o banho é sempre na banheira, de chuveiro só que na banheira, em pé mesmo. Pode parecer estranho para alguns mas por aqui é super comum.

curiosidades sobre Chile

Pisar na grama. Para mim nada mais comum, quando você está em um parque ou praça a melhor coisa é pisar na grama, mas em muitos lugares no Brasil há aquela plaquinha ´não pise na grama´, pra mim isso sim que é estranho. Por aqui o acesso é livre e você verá que muitos chilenos aproveitam, e muito, os dias ensolarados nos parques e praças das cidades.

curiosidades sobre Chile

Clima seco. Não importa se no inverno ou no verão, por aqui o clima é mais seco que no Brasil e por isso virar o melhor amigo de uma garrafinha de água é sempre uma dica.

curiosidades sobre Chile

Orientação pela cordilheira. Norte, Sul, Leste e Oeste? Por aqui os chilenos usam muito este tipo de orientação…ouvir e ler nas placas ´Oriente´ e ´Poniente´ é comum como se orientar pela cordilheira. Para alguns pode ser um pouco confuso no começo.

cafe com pernas, curiosidades sobre Chile

Café com pernas. As cafeterias lotam Santiago mas por aqui há um outro tipo de cafeteria. Fique atento que em muitas delas (principalmente no centro da cidade) as atendentes estão de saia (não importa o frio que faça) daí o nome café com pernas.

Palta, abacate curiosidades sobre Chile

Palta. Uma das grandes paixões do chileno, o abacate, é consumido salgado e está em várias preparações principalmente nos lanches. No café da manhã substitui, e como substituir, a manteiga.

frutas, curiosidades sobre Chile

Cores, tamanhos e sabores das frutas. Não perca a oportunidade de ir a uma feira ou um grande mercado na sua viagem ao Chile. Você verá a diferença e se surpreenderá com as frutas, inclusive o preço de algumas delas que são infinitamente mais baratas do que no Brasil. Para saber mais veja o post que já fizemos sobre o assunto.

Cerveja no Chile curiosidades sobre Chile

É proibido consumir bebidas alcoolicas na rua (nem na praia). Realmente, aqui no Chile você não pode comprar uma cerveja e beber nos parques, inclusive na praia. A única forma de consumir bebida alcoolicas na rua é se você estiver em um bar. Para os que se arriscam, podem ser presos.

cachorros de rua, curiosidades sobre Chile

-A quantidade de cachorros de rua em todo o Chile também é ponto de que muitos brasileiros se surpreendem. Sempre bem tratatos é normal você encontrar nas ruas um pote com água e ração e nos parques casinhas de madeira feitas especialmente para eles. No inverno muitos deles estão vestidos com roupinhas especiais para o frio.

patriotismo dos chilenos, curiosidades sobre Chile

-Para os que viajam em Setembro o Patriotismo pode surpreender. Por ser o mês das Fiestas Patrias, praticamente todas as casas e edifícios estão com uma bandeira do Chile hasteada. Mas o que muitos não sabem é que por lei, as bandeiras devem ser colocadas em Setembro. Já houve tempo, inclusive que quem não tinha a bandeira fora de casa era multado. Hoje é difícil a multa acontecer, mesmo a lei existindo, na sua maioria os chilenos colocam a bandeira por tradição.

bombeiros no Chile, curiosidades sobre Chile

Bombeiros são voluntários. Diferente do Brasil que os bombeiros têm salário, por aqui o bombeiro é voluntário. Em caso de emergência ele tem um ´benefício´ para poder sair do trabalho e ficar dias fora, mas nenhum deles recebe salário do governo, nem ajuda de custo, nem nada. Por isso é comum fazerem vaquinhas para poderem comprar equipamentos, etc.

Por do sol no Chile, curiosidades sobre Chile

Pôr do sol. Tanto o nascer do Sol como o pôr do sol têm horários bem diferentes do Brasil. No verão o sol começa a aparecer lá pelas 6h30 e se vai às 21h (sim, nove horas da noite e ainda está claro). Já no inverno o dia é mais curto, o Sol aparece às 7h45 e se vai às 18h.

golpe dos taxistas chilenos, curiosidades sobre Chile

-Taxistas ´espertinhos´. Se tem duas coisas que o Chile é campeão (no mal sentido) é nos taxistas safados e nos trombadinhas espertos. Muitos se surpreendem com isso, mas temos até um post para que você tome cuidado com eles. Todas as dicas e principais golpes você encontra clicando aqui.

 

Você se surpreendeu com alguma coisa na sua visita ao Chile? Conte aqui pra gente.

 

ABAIXO NOSSOS VÍDEOS E POSTS RELACIONADOS A ESTE ASSUNTO

 

-Playlist com nossas dicas para quem viaja ao Chile (atenção que tem dicas de compras 😉 ):

-Vídeo de brasileiros que já estiveram no Chile:

>> Feira livre no Chile

>> Peso, o dinheiro do Chile

>> Comida e bebida de rua no Chile

>> Grupo de whatsapp LikeChile

>>Cupon de descontos grátis, para usar na sua viagem ao Chile.

>> Dicas exclusivas LikeChile

Botão_Hotel no ChileBotão_Hostel no ChileBotão_Apartamento no Chile

Botão_Restaurante no ChileBotão_Balada no ChileBotão_Compras no Chile

Botão_Tours no ChileBotão_Rent a car no ChileBotão_Escola de idiomas no Chile

1



Booking.com

<< Próximo Post                                                                                                         Post Anterior >>

Comentarios

17 respostas para “7 coisas que podem surpreender um brasileiro ao chegar no Chile”

  1. Leidiane Nóbrega disse:

    O Chile tem seus encantos, belezas e peculiaridades. O que mais me incomodou foi o tempo seco. Atacou minha rinite e tive sangramentos nasais. Dica: Quem tem problemas respiratórios, alergias, rinite, deve ir preparado.( Com seguro viagem)

  2. Ruth disse:

    Você não vê pessoas andando pelas ruas ou nos Taxis com bebida alcoólica, pois no Chile é proibido beber na rua. Achei uma ideia legal, opois assim diminui acidentes e violência.

  3. Ilone disse:

    O Chile é primeiro mundo.
    Povo amigável. Paisagens lindíssimas.
    Tirando os terremotos…ideal prá viver!

  4. Teresinha disse:

    Voce poderia me informar o endereço de alguma feira de frutas, legumes, perto da Lastarria, adoro esses passeios, obrigada

  5. Rosângela Souza disse:

    Sim, pois amei o Chile! Pretendo voltar é uma cidade rica em Cultura, em gastronomia, cafés e educação. Vale a pena cada dia na cidade. Os banheiros espaços são muito bons realmente. Vinhos magníficos(carmen’s) imperdível!!!

  6. Bibiana Fortes disse:

    Descobri de como os chilenos gostam dos brasileiros através da troca de guarda do Palácio. A Banda da guarda tocou dentre outras musicas locais, a Aquarela do Brasil, foi emocionante.

  7. Márcia disse:

    Indo para Val Paraíso vi umas capelinhas de madeira na beira da estrada parecendo um altar.
    Qual o significado? Alguém sabe?

    • David Gormaz disse:

      Olá Márcia,

      se chamam animitas. Normalmente são ´altares´ feitos pelos parentes de pessoas que se acidentaram no local (normalmente pessoas atropeladas quando estão na estrada), assim quem passa ou a própria família coloca velas, flores e quando era uma criança inclusive colocam briquedos, urso de pelúcia, etc.

      Algumas pessoas fazem pedidos para animitas, já que muitas delas são consideradas milagrosas.

      Abs.,

  8. Inez disse:

    Estive em Santiago por 10 dias em Janeiro de 2018,e posso dizer que amei td em especial a arquitetura da cidade que é deslumbrante, as comidas e frutas nem se fala,pretendo voltar um dia!!!!

  9. Denise França disse:

    Fiquei impressionada quando fui atravessar uma rua e os carros pararam para eu passar! Achei que fosse uma coincidência, que nada! Eles param sempre!!! Amei tudo do Chile! Vou voltar, ctz! Fui em maio/18.

  10. José Carlos Romero disse:

    Creio que os assaltantes que agem no metro de Santiago já perceberam a tática de andar com o dinheiro e celular no bolso da frente da calça. Fui furtado dentro do metro por 2 pessoas na chegada da estação, uma pisou forte no meu pé me tirando a atenção e outra levou o dinheiro que estava no bolso da frente, tudo em questão de segundos. Apesar disso não fiquei com raiva do povo chileno, pois assaltos acontecem em qualquer lugar. Só relatei isto para alertar o perigo deseandar de metro no centro de Santiago pq os bandidos conhecem todos os truques. Se puder evitar não ande de metro…caminhar é mais bonito e seguro. Abs

  11. Me surpreendi com a pergunta na hora de pagar: como cancela? Cartao ou efetivo? Significa como pagará, cartão ou dinheiro em espécie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *