Doces e sobremesas típicas do Chile

agosto 4, 2023

sdulces chilenos

Que o Chile encanta pelas belezas naturais isso não é novidade. De Norte a Sul os encantos e belezas naturais são enormes. Mas que tal um tour diferente? Nestes post te deixaremos uma lista de doces e sobremesas do Chile.

Típicos da região ou não, separamos os mais consumidos por chilenos e que você tem que experimentar. Aproveite sua estadia para conhecer.

Viajando para o Chile e ainda não sabe onde se hospedar?

Aproveite o desconto de 15% em um hotel de luxo localizado no barrio de Lastarria, a passos do metrô e pertinho do Cerro San Cristóbal.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel LucianoK, clique aqui e aproveite.

Chilenitos

Preparado com hojarascas, estes doces ou sobremesas do Chile é uma espécie de bolacha, é recheado com doce de leite. São vários os tipos: os cobertos com açúcar, os meus favoritos, são conhecidos como Enpolvados

Onde encontrar: em qualquer supermercado se encontra bem fácil. Minha dica é que você procure o pacote surtido, vem vários chilenitos diferentes e assim você consegue provar um de cada

doces chilenos

Arroz con Leche

Para os brasileiros a semelhança com o arroz doce é perceptível. O doce feito com o cozimento do arroz em leite e açúcar faz lembrar o doce brasileiro muito preparado em festa junina.

Onde encontrar: alguns supermercados vendem na área de comida preparada.

doces chilenos

Calzones rotos

Alguns conhecem no Brasil como Cueca Virada, uma massa frita, polvilhado com açúcar. Geralmente servido no inverno, acompanha muito bem um chazinho.

Onde encontrar: é um pouco mais difícil de encontrar, em alguns supermercados vendem.

Nós já fizemos esta receita aqui em casa e mostramos tudo, clique aqui para ver.

doces chilenos

Instagram LikeChile

Aproveite o desconto que temos neste hotel no Bairro Lastarria.

Um casarão que já foi de uma das famílias mais ricas do Chile, agora é um hotel boutique  que é simplesmente um oásis em Santiago.

Localizado no bairro Lastarrias, perto de bares e restaurantes sem estar no meio do movimento deste bairro bohêmio, é uma ótima opção para quem quer estar perto de tudo e quer aproveitar a noite da cidade.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel Casa Bueras, clique aqui e aproveite.

Churros

Não é dos doces ou sobremesas típicas do Chile mas é consumido de forma distinta que no Brasil, apenas a massa com açúcar. Se quiser da forma que consumimos no Brasil peça pelo Churros Rellenos.

Para meu gosto o churros chileno não é tão doce quando o brasileiro (prefiro o do Brasil), mas vale você provar para ver se concorda ou não comigo.

Onde encontrar: principalmente na praia, mas em Santiago já existem lojas de churros espalhadas nas ruas ou shoppings da cidade.

doces chilenos

Torta Tres Leches

Tradicional latino americano, este bolo tem na preparação três tipo leite (leite, creme de leite e leite condensado), por isso o nome. Coberto com merengue, tem a variação chamada quatro leches (quando se agrega mais um tipo de leite na receita, normalmente o doce de leite).

Onde encontrar: em supermercado (o bolo inteiro), restaurantes e docerias (o pedaço). Os do restaurante Como Agua para Chocolate é um dos melhores

doces chilenos

Cuchufli

Massa fininha e macia que derrete na boca com recheio de doce de leite. Alguns são banhados em chocolate. Existe também a opção sem recheio.

Importante saber que existem 2 tipos, normalmente o industrializado (que você encontra nos supermercados) a massa é macia, chega até a parecer que está murcho, mas é assim mesmo.

Os da praia tem uma massa mais crocante, no estilo biju brasileiro. Se tiver que escolher entre os dois estilos este crocante é meu favorito.

doces chilenos

Manjar (dulce de leche)

Tudo bem, sejamos justos, não é exclusividade chilena, mas vale provar. É diferente do brasileiro e argentino.

Onde encontrar: no supermercado, são várias as marcas.

doces chilenos

Kuchen

Originalmente alemão, é muito consumido no Chile, principalmente na “Once´´, algo como o café da tarde brasileiro (só que bem mais tarde).

São vários sabores como de maça, morango, frutas vermelhas e outras frutas. Aliás um parênteses, no Chile quanto mais ao Sul você estiver, mais da culinária alemã você encontrará.

Onde encontrar: nos supermercados (torta inteira), restaurantes e docerias (pedaço), mas os melhores que já provei estão no sul do país em Frutillar.

doces chilenos

Leche Nevada

Outro doce com base de leite, é coberto por merengue que sobre o doce dá a impressão de nuvem (por isso o nome leche nevada)

Onde encontrar: essa é uma sobremesa caseira, dificilmente vai encontrar, pode ser que em algum restaurante com comida típica chilena você encontre

doces chilenos

Leche asada

A primeira impressão é do conhecido pudim de leite, mas o sabor é um tanto quanto distinto, neste doce, por exemplo não há adição de leite condensado.

Onde encontrar: essa é uma sobremesa caseira, é mais comum, pode encontrar em algum restaurante.

doces chilenos

Torta Milhojas

Doce que contem merengue e creme tem seu ponto forte na massa fininha e crocante e polvilhada com açúcar.

Se você gosta de doce bemmmm doce, pode pedir o de doce de leite. Se não gosta de doces muito doces pode pedir algum que intercale doce de leite com creme.

Onde encontrar: supermercados (torta inteira), restaurantes e docerias (pedaço).

doces chilenos

Grupo Telegram LikeChile

Palmeras

Massa peculiar pelo seu formato é normalmente consumida coberta com açúcar.

Onde encontrar: principalmente na praia.

doces chilenos

Pan de Pascua

É o panetone chileno. Uma massa escura, com gengibre, mel e frutas cristalizadas, poderiam ser facilmente confundidas com panetone, mas o sabor é muito diferente.

Onde encontrar: normalmente no Natal, nos supermercados.

doces chilenos

Panqueque

Uma espécie de crepe que pode ser utilizado para preparações doces ou salgadas. O mais comum, enroladinhos com doce de leite.

Onde encontrar: essa é uma sobremesa caseira, mas você encontra em restaurantes.

La torta curicana

Torta Curicana

Típica da cidade de Curicó, o doce pode ter vários sabores, como doce de leite, almendras, nozes, etc.

Onde encontrar: essa é bem difícil de encontrar. Você encontrará mais facilmente na cidade de Curicó.

Tome cuidado, o Chile pode te conquistar pelo estômago. rs

NESTE VIDEO VOCÊ ENCONTRA AS RECEITAS DOS DOCES CHILENOS, CONFIRA 😋👇

Melhores restaurantes para comer em Santiago

E sabendo que o melhor de uma viagem é poder, e saber, conciliar picadas e restaurantes, temos um Ebook, uma seleção de 50 restaurantes, em 5 bairros diferentes, com estilo de comida para todos os gostos e bolsos. Só clicar na foto abaixo para pegar o seu.

Ebook restaurantes em Santiago

Dicas para comer em Santiago

Temos muitos posts sobre alimentação em Santiago, desde preços, como locais.

Abaixo te deixo alguns deles para você já ir conhecendo antes mesmo de viajar para o Chile

Dicas sobre Santiago do Chile

Procurando mais dicas de Santiago? Aqui uma relação de posts que vão te ajudar.