Hostels no Chile

agosto 25, 2020

Reception Hostal Providencia-

Cada dia mais brasileiros chegam ao Chile e muitos estão escolhendo ficar em hostels, mas ainda existe um preconceito sobre eles. Neste post falaremos sobre os hostels no chile, para quem recomendamos, os preços e os melhores em todo o país.

Hostels no Chile

Jovens empreendedores têm largado seus postos em bancos e outras empresas para construir seu sonho de se transformar em seus próprios chefes. Isso mesmo, a maioria dos donos de hostels são jovens empresários, mas não qualquer jovem.

Jovens que tinham um bom emprego, viajaram muito, e que decidiram construir seu negócio.

E isso é possível ver nos hostels chilenos, que em sua maioria são lindos e vão muito além de um lugar barato para ficar.

Os hosteles estão se adaptando ao gosto dos brasileiros, que procuram quartos para casal com banheiro privativo e um belo café da manhã.

E se você acha que os hostels são só para jovens e para quem viaja sozinho, não se engane, existe hostel de todos os tipos, para todos os bolsos e até para famílias.

Chile, La Casona Hostel, hospedagem em Santiago 3

Hostel no Chile é barato?

Em geral sim o hostel é uma das hospedagens mais baratas para ficar dependendo da cidade que você vai. Mas em algumas regiões do país ainda é mais barato ficar em Residenciales (quarto dentro da casa de alguém) ou campings.

Para viageiros que querem poupar na hospedagem podem achar quartos para 4 até 6 pessoas em beliches. Muitos incluem um pequeno armário para deixar os pertences, banheiro compartilhado, wi-fi e café da manhã.

A economia também vai na possibilidade de usar a cozinha e evitar o gasto com alimentação, algo que muitos brasileiros reclamam no Chile. Como a cozinha é aberta e totalmente equipada para quem quiser usar, também resulta uma boa opção se quer poupar um pouco e não gastar tanto em alimentação nos restaurantes. Geralmente tem supermercados perto.

Kitchen Hostal Providencia

Porque se hospedar em um hostel quando estiver no Chile?

A principal razão é o custo x benefício. Atualmente os hostals não são só para jovens e viajantes solitários. Existe uma quantidade tão grande de opções e estilos que é possível encontrar um bom hostel inclusive se você prefere ficar com sua família em um quarto privativo.

Mas, para os que viajam sozinhos, o fato de que muitos hostals Organizam festas, fazem churrascos e até ensinam a dançar salsa e é uma forma de fazer novos amigos

Andes Hostel Likechile 1

É impossível não fazer novos amigos. Muito se organizam e vão visitando a cidade em turma.

No final do dia é muito comum os papos entre cervejas, piscolas e terremotos, mas não se assuste… terremoto é um drinque refrescante, mas atenção para não ficar com as pernas bambas.

Nossa dica é procurar qual estilo de hostel você gosta, têm desde os chiquérrimos aos mais simples.

Andes Hostel Likechile 12

Como é o café da manhã nos hostels no Chile?

Como nos hotéis, existe muita opção, desde o que não serve café da manhã, como dos que servem (as vezes até melhores do que hotéis). A dica aqui é perguntar e quem sabe verificar nos sites de reserva se colocam as fotos de como é o café da manhã.

Principalmente em regiões mais frequentas por brasileiros os hostals estão acostumados em colocar suco e bolos no café da manhã. Alguns inclusive têm café (de verdade), porque não sei se você sabe, mas o café mais consumido no Chile é o café solúvel.

San Pedro de Atacama, hospedagem, Hotel Amigos 1

Atividades oferecidas pelos hostels no Chile.

É bem normal que os hostals tenham algum parceiro para te recomendar em fazer os passeios (além que sugiro que você procure antes de forma independente para ter uma ideia de valores e recomendações de brasileiros), mas muitos hostals também disponibilizam bicicletas (as vezes de forma gratuita, outras pagas).

Algumas regiões só o fato de ter uma bicicleta disponível pode facilitar a locomoção para lugares, que mesmo turísticos, estão um pouco distantes.

hostal providencia, festa

Hostels no Chile preço e quanto custa.

A melhor forma de ver os preços é acessando o booking, colocando a cidade que você vai e as datas de sua viagem.

Os valores variam muito de cidade para cidade e também em relação à época do ano.

Mas atenção, fique de olho os comentários de quem já se hospedou em determinado local. Por ser um tipo de hospedagem com muitos hóspedes é importante que você fique atento com comentários sobre segurança, limpeza e temperatura da água do chuveiro, por exemplo.

Chile, La Casona Hostel, hospedagem em Santiago 2

Melhores Hostels no Chile

O Chile é muito grande, elencar os melhores hostels de todo o país seria complicado, não só pela quantidade, mas também porque cada região do Chile tem uma característica.

Mas, vamos falar aqui dos melhores hostels do Chile, separando por região.

Hostels em Santiago

Aproveitando as belas construções do século 19, muitos destes hostels estão mais para hotel boutique, por conta de sua bela arquitetura, estilo e design de ar moderno e muito chique.

A maioria está localizado no centro de Santiago do Chile, o que permite uma ótima conectividade de metrô e também ficar perto dos principais pontos turísticos da cidade, o que possibilita visitar a cidade a pé.

3 Hostels em Santiago com linda vista

Plaza de Armas Hostel

Se você quer ficar no centro (centro mesmo), sem perder uma linda vista, te convido a conhecer este hostel que tem uma vista única e espetacular para a Plaza de Armas da cidade. Clique aqui para ver disponibilidade e valores.

Hostel Casaltura

Está bem em frente ao Parque Forestal e tem uma linda vista desde a terraça. Fica em um prédio histórico em Santiago Centro, entre o Mercado Central e o Museu de Bellas Artes. Clique aqui para ver disponibilidade e valores.

Rado Boutique Hostel

No coração do Bairro de Bellavista este hostel é um Hostel Boutique, muitas vezes premiado, com uma linda vista para o Cerro San Cristóbal e para a Cordilheira.

3 melhores Hostels em Santiago

Santiago do Chile está repleto de hostels principalemente nos bairros de Santiago e Providência. A dica aqui, como em qualquer hospedagem é procurar uma boa localização, que seja próximo ao metrô, mas que tenha um ambiente parecido com o seu estilo de viagem. Listaremos algumas opções bem variadas

La Casona Hostel

Em uma casona muito bem conservada, está em uma rua sem saída no Barrio Bellas Artes, próximo a restaurantes e bares deste e do barrio Lastarria. Recomendo para famílias ou casais que queiram algo de sossego, porque é bem tranquilo e não tem festa por aqui.  Clique aqui para ver disponibilidade e valores

Happy House Hostel

Está em uma mansão do século XX no bairro de Providencia. Seu diferencial (além da arquitetura) é uma linda piscina que quebra um galhão nos meses de verão (Dezembro a Março), quando faz muito calor na cidade. Clique aqui para ver disponibilidade e valores

Hostal Forestal

Muito próximo ao Parque Forestal e ao Barrio Lastarria é interessante para quem quer ficar próximo a bares e restaruantes. Clique aqui para ver disponibilidade e valores

3 melhores Hostels em Providencia

Hostel Providencia

Este é o maior hostel da cidade, é realmente enorme, tão grande que até tem elevador. Para viajantes que gostem de  festas e muita gente, sempre tem algo animado acontecendo por aqui. Clique aqui para ver disponibilidade e valores.

Temos um vídeo de lá

Hostal del Cerro

Muito próximo ao Parque de Las Esculturas e consequentemente do shopping Costanera Center, é ótima opção para quem quer ficar próximo ao bairro sem estar no meio do trânsito de Bellavista ou Providencia. Clique aqui para ver disponibilidade e valores

Eco-Hostal Tambo Verde

Para quem quer ficar no burburinho do Barrio Bellavista e Patio Bellavista. Clique aqui para ver disponibilidade e valores

3 melhores Hostels em Viña del Mar e Valparaíso

Principalmente na região de Valparaíso é possível encontrar inúmeros hostels, mas nesta lista vamos escolher um hostel em Valparaíso, outro em Viña del Mar e outro em Concón. São três lugares totalmente diferentes, para estilos diferentes.

La Casa Piola

A cidade de Valparaíso é conhecida pela quantidade de Cerros (morros) e seus grafites. Ficar por aqui é para quem gosta de arte urbana e um ar diferente de uma cidade de praia. Clique aqui para ver disponibilidade e valores.

Hostal Casamar

Ainda que você encontre muitas opções em Viña del Mar é necessário ter cuidado porque alguns estão em Valparaíso. Este hostel fica em Viña, próximadamente 1km da praia. Clique aqui para ver disponibilidade e valores

Hostal Blanca Estela

Concón é uma região ainda pouco conhecida pelos brasileiros. Os que conhecem são pelas Dunas e pôr-do-sol imperdíveis. Mas se você quer ficar por aqui, existe algumas opções de hostel e esta é uma delas a 600 metros da praia. Clique aqui para ver disponibilidade e valores.

3 melhores Hostels no Atacama

Você pode até ficar zonzo com a quantidade de hostels e hospedagens em San Pedro de Atacama, mas, para nós a localização é um dos principais pontos para ficar atento, ainda mais se você não está de carro. Aqui 3 opções: próximos da rua principal

Anka Hostel

Está muito próximo a Calle Caracoles (a principal da cidade), é super lindo e eles fazem lanches para quem sai cedo para os tours e são muito atenciosos. Clique aqui para ver disponibilidade e valores.

Hostal Anpaymi Atacama

Está a 10 minutos caminhando da rua principal. Uma cozinha bem equipada, água quente, banheiros muito limpos e uma boa internet. Clique aqui para ver disponibilidade e valores.

Hotal Pueblo de Tierra

Não está tanto no centro da cidade (está a 800m da Calle Caracoles, aprox), mas é dos que serve o café da manhã bem cedo, lá pelas 4h30. E olha só, quem faz passeios no Atacama deve saber que sair cedo é quase que uma constante por lá. A piscina pode ser um diferencial nos dias de muito calor. Clique aqui para ver disponibilidade e valores

3 melhores Hostels em Pucón

Não só em Pucón, mas em Villarrica e no caminho até a cidade você pode encontrar diversas opções de hospedagem. Falaremos aqui de hostels, mas, se você está de carro e com mais gente, pode ser interessante pensar em uma Cabaña ou até mesmo Airbnb. Agora, se não está de carro, o melhor é ficar próximo ao centro da cidade (ou que dê para ir à pé).

Lucky’s Hostel

Na cidade de Pucón, próximo a tudo, o diferencial aqui é o atendimento e o café da manhã (boa parte dele feito de forma artesanal). Clique aqui para ver disponibilidade e valores.

Okori Hostel Pucón

Para quem conhece Pucón e o estilo um pouco mais antigo das casas da região vai se surpreender com este hostel lindo por dentro e por fora. Clique aqui para ver disponibilidade e valores.

Hostal Tour

Ainda que não esteja tão no centro da cidade, não está tão longe para chegar nos lugares caminhando. É uma opção para quem quer mais tranquilidade (ainda mais no verão, quando a cidade está lotada). Clique aqui para ver disponibilidade e valores.

3 melhores Hostels em Puerto Varas

Atualmente as opções de hospedagem em Puerto Varas é tão grande que é até difícil escolher apenas 3, mas o que você deve pensar é o seguinte. Se vai de carro você terá mais liberdade para se hospedar em lugares mais exclusivos e com vista para o lago e vulcão Osorno. Para quem está sem carro o melhor é pensar na localização, estando de 10 a 15 minutos caminhando para o centro está bom. Em geral a cidade é fácil de caminhar.

Por aqui você encontra opções de Cabañas, algumas bem perto do lago.

MaPatagônia

Muito perto do Centro da cidade (450m) é opção para quem quer ficar em quarto compartilhado, mas também tem quarto privado. Clique aqui para ver disponibilidade e valores

Casa Azul Hostel

Está a 600 metros do centro da cidade e o diferencial daqui, sem dúvidas é o jardim. Clique aqui para ver disponibilidade e valores

Hostal Compass del Sur

Próximo ao centro, está a 400m que dá para ir caminhando com tranquilidade. Para nós o diferencial de lá foi o café da manhã, muito bem servido. Clique aqui para ver disponibilidade e valores

Hostels na Patagônia

Diferente do que muitos pensam a Patagônia é uma região enorme, seria impossível comparar os hostels de toda essa área. O que sim podemos fazer é dividir a Patagônia em Coyaique (para quem vai conhecer a Carretera Austral, por exemplo), Punta Arenas (uma das principais cidades da região) e Torres del Paine (onde estão muitos atrativos do extremo sul do Chile). Aqui, uma opção para cada uma delas

Hostal Español Coyhaique

A região de Coyaique é muito visitada por conta da Carretera Austral, que, para conhecer inteira você terá que se desbravar por ela e ir ficando em hostels ou residenciales (quartos em casas de família), durante o trajeto. As distâncias entre as cidades é grande, então um bate e volta quase nunca é o ideal. Esta opção é para quem quer ficar na cidade de Coyaique, está bem perto da praça. Clique aqui para ver disponibilidade e valores

Hostal Puerta Roja

Você encontrará muitas opções de hostals e cabanas em Punta Arena. Mas, mesmo que não esteja tão perto da Plaza de Armas (são 10 a 15 minutos caminhando), um dos hostals mais recomendados atualmente na região é este. Além de um café da manhã caprichado a hospitalidade do dono é impressionante. Clique aqui para ver disponibilidade e valores.

Hostals em Torres del Paine

Torres del Paine é muito conhecida pelas belezas naturais e circuitos para passar dias caminhando. Dentro ou próximo da entrada do parque você encontrará opções de hostals, pousadas e hotéis (inclusive de luxo). Quanto aos hostals, não vá com altas expectativas, por aqui é comum ter internet mais ou menos e não ter luz elétrica durante todo o dia. Alguns hostals também não tem cozinha compartilhada (que você pode cozinhar ou usar a geladeira como é de costume).

É importante saber que as distâncias aqui são longas, se estiver de carro não terá grandes problemas, mas se tiver que se locomover de outra forma deve ficar atento onde está a sua hospedagem e quanto custa para chegar até lá.

Então é bom você pensar se, nos seu caso, vale mais à pena ficar em Puerto Natales ou se hospedar em Torres del Paine mesmo. Não colocaremos opções por aqui pois tudo vai depender do seu estilo e se vai fazer os circuitos. Mas antes de contratar leve em consideração estes pontos que falamos.

Clique aqui para ver algumas opções de hospedagem em Torres del Paine.

Clique aqui para ver algumas opções de hospedagem em Puerto Natales.

Onde ficar hospedado no Chile

Precisa de mais dicas para se hospedar no Chile? Abaixo alguns posts que podem te ajudar.

E abaixo uma playlist com muitos vídeos com dicas para quem viaja para este lindo país.

Está com dúvidas dos documentos e requisitos para viajar para o Chile? Veja nosso check-list com passo a passo para não perder a viagem