Litoral de los Poetas

fevereiro 24, 2018

1Litoral de los poetas

Várias cidades do litoral central do Chile, muito perto de Santiago, compõem um destino muito procurado pelos brasileiros, mas que ainda não é intensamente desbravado. Neste post falaremos sobre a região que atraiu os maiores poetas chilenos principalmente pelas belezas naturais.

O ideal é fazer esta viagem de carro e com calma, poucos são os tours que fazem o Litoral de Los Poetas de forma mais completa.

2 Litoral de los poetas

A viagem começa pegando a Ruta Del Sol (Ruta 78), com destino a Santo Domingo, balneário a 112 km de Santiago.

Esta estrada é encantadora, ainda mais quando se está em Leyda, onde estão os vinhedos a perder de vista, num ambiente meio interiorano. Irresistível parar (em um lugar seguro), para tirar algumas fotos do lugar.

3 Litoral de los poetas

Rocas de Santo Domingo

Lugar exclusivo do litoral chileno, aqui a beleza vai além do mar. As grandes casas da cidade e seus jardins são praticamente pontos turísticos. De carro ou à pé é obrigatório dar uma volta pela cidade, realmente impressiona.

Se perceber as ruas não tem nomes ´normais´ para ruas, aqui os nomes foram encomendados ao escritor espanhol José María Souviron. O objetivo?, sair do comum…conseguiram.

A praia de areia negra é muito usada para pesca e esportes aquáticos.

A praça de Las Flores e a Piedra Del Sol (que diz a lenda que foi símbolo de adoração), são pontos que merecem a visita.

4 Litoral de los poetas

-San Antônio

Cidade portuária com vários encantos, para quem gosta de animais ou está com crianças é ponto a visitar. Aqui, você verá leões marinhos, pelicanos e gaivotas o tempo todo, numa tranquilidade de dar gosto. Dá até para fazer um agrado aos bichinhos e dar pescados que podem ser comprados no local.

Para quem gosta de peixes e mariscos frescos aqui também é o local. Claro que não dá pra comprar para levar para o Brasil, mas é ótimo passeio para conhecer a variedade de pescados e mariscos chilenos, alguns desconhecidos no Brasil.

Aproveite para provar estes mesmos frutos do mar preparados nos vários restaurantes que tem aqui. Recomendo muito.

Pra quem gosta de uma jogatina ou quer conhecer um cassino, aproveite o que está dentro do shopping da cidade.

Aos finais de semana o porto fica lotado, com ferinha de artesanato e comidinhas…ótima opção para quem está com criança.

O melhor de tudo é que todas estas atrações estão a passos uma da outra e você pode deixar seu carro com segurança no estacionamento do shopping.

Gostou, veja este vídeo para mais dicas

5 Litoral de los poetas

-Cartagena

Já foi uma praia muito badalada no século pasado, tem vários restaurantes próximo a orla, mas o principal atrativo aqui é a casa-museo do poeta Vicente Huidobro, além de apresentar sua vida e obra aqui está também sua tumba (declarada Monumento Nacional), de frente ao mar, tem uma vista privilegiada.

6 Litoral de los poetas

-Isla Negra

Aqui está um dos lugares mais visitados pelos brasileiros que veem principalmente para visitar uma das casas de Pablo Neruda.

Realmente a pequena cidade gira em torno ao poeta, mas aproveite a passagem para dar uma olhada nos artesanatos.

A casa-museo é lindíssima, uma visual incrível, dá para ver e sentir a inspiração de Pablo Neruda e o motivo de seu amor por este lugar. Temos um post especial sobre esta casa-museu, veja mais clicando aqui.

Gostou, veja este vídeo para mais dicas

7 Litoral de los poetas

-Algarrobo

A cidade conta com várias praias, nossa primeira visita foi a praia de Canelo e Canelilo, para chegar lá é preciso passar por um belíssimo bosque. Mas atenção, para quem gosta de praia deserta esqueça, a beleza do lugar foi descoberta a tempos e nos finais de semana ensolarados é lo-ta-da!!!

As praias mais próximas à cidade são aptas a banho e é comum ver veleiros por aqui. Um fim de tarde na praia ou passeando pelo calçadão…ou os dois, rs.

Gostou, veja este vídeo para mais dicas

8 Litoral de los poetas

– Mirasol

Aqui está um dos atrativos mais falados do Chile, a maior piscina do mundo. Dentro de um condomínio San Alfonso del Mar só pode ser visitada por quem tem apartamentos ou está alugando um. O condomínio-resort é tão bonito e tem tanta coisa que nem se repara que está de frente ao mar.

Gostou, veja este vídeo para mais dicas

9 Litoral de los poetas

Nossas dicas para o passeio completo ao Litoral  de los poestas são:

-vá com calma, as estradas são boas, seguras e tem um belo visual;

-escolha uma das cidades para passar a noite, dá para fazer o passeio em um dia, mas o ideal é passar uma noite (quem sabe em San Alfonso Del Mar ), para aproveitar a noite.

-leve casaco e protetor solar. Ambos são indispensáveis para o friozinho da noite e sol forte de dia.

-Inspire-se, o litoral de los poetas já foi local de inspiração de Prêmios Nobel e de muitos turistas!!!

-E o principal de tudo: coma um belo congrio frito com batatas fritas!!!

10 Litoral de los poetas

Como chegar saindo de Santiago:

De carro com direção a Rocas de Santo Domingo: Ruta Del Sol (Ruta 78), saindo em Leyda e daí em direção a Santo Domingo.

De carro com direção a Algarrobo: pela Ruta 68,com direção a Valparaíso, até Casablanca. De lá toma-se a ruta F 90.

De ônibus: várias empresas fazem o trajeto para estas cidades. Deve-se tomar o ônibus no Terminal Alameda.

Está com dúvidas dos documentos e requisitos para viajar para o Chile? Veja nosso check-list com passo a passo para não perder a viagem

Que tal se hospedar em um castelo no Bairro Bellavista?

Aproveite esta promoção e fique hospedado em um dos melhores hotéis deste bairro bohêmio de Santiago

Além de um lugar lindo, com café da manhã excelente e um atendimento de primeira qualidade, leitores do LikeChile tem 20% de desconto em reservas feitas diretamente no site do hotel.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código LIKECHILE20, no site do hotel Castillo Rojo, clique aqui e aproveite.