Valle de La Luna

abril 24, 2023

Um clássico para quem viaja para San Pedro de Atacama é visitar o Valle de la Luna e ver um lindo pôr-do-Sol.

Neste post vamos te contar as coisas que você poderá ver neste passeio pelo Valle de la Luna e nossa conclusão se ainda vale fazer este passeio que fomos mais de uma vez em anos diferentes. Será que mudou muito?

Passeios Atacama

Valle de la Luna

Santuário da Natureza em 1982, o Valle de la Luna tem uma das paisagens mais surreais do Deserto do Atacama. São 500 metros de diâmetro de depressão em um solo salino.

Sua formação rochosa delineada pelo vento, clima e tempo é dos locais mais famosos e conhecidos de quem viaja para San Pedro de Atacama. E não é por menos, o Valle de la Luna é considerado o local com maior semelhança da superfície da Lua…e vem daí o seu nome.

Não vá pensando que é um local pequeno, pelo contrário, o parque do Valle de la Luna é imenso e você poderá parar em vários pontos interessantes como por exemplo o setor das Tres Marias, parede de sal e lindos miradores (vamos falar em detalhes no momento de contar como foi o nosso tour).

Altitude do Valle de la Luna

O Valle de la Luna está na mesma altitude da cidade de San Pedro de Atacama.

Por isso é um ótimo passeio para seu primeiro dia na cidade.

Viajando para o Chile e ainda não sabe onde se hospedar?

Aproveite o desconto de 15% em um hotel de luxo localizado no barrio de Lastarria, a passos do metrô e pertinho do Cerro San Cristóbal.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel LucianoK, clique aqui e aproveite.

Onde fica o Valle de la Luna

Localizado na Cordilheira do Sal, pertencente a Reserva Nacional de Los Flamingos, a entrada do parque do Valle de la Luna está localizado a 6 kms de San Pedro de Atacama.

Mas como já comentamos o parque é grande, então já considere que desde o parque até os principais pontos de visitação são vários kms de estrada e também de trilhas.

As trilhas são consideradas de nível fácil, mas não são aptas para quem tem algum tipo de problema de locomoção.

A melhor maneira de chegar no Valle de la Luna

Pela proximidade com San Pedro de Atacama é comum que muitos viajantes visitem o Valle de la Luna de bicicleta, inclusive o parque tem horário diferenciado para quem vai de bike.

Nós só recomendamos ir de bike se você tem bom preparo físico.

Outra opção é ir em tours que saem de San Pedro de Atacama ou até mesmo de carro.

Mas atenção: a estrada não é toda asfaltada, de qualquer forma, tudo é muito bem conservado e existem estacionamentos para parar o carro com segurança enquanto você estiver fazendo as trilhas.

Melhor ir de manhã ou de tarde no Valle de la Luna

O parque abre cedo (às 9h no verão e 8h nos demais meses do ano), mas  também fecha cedo (17h).

Então, ir pela manhã é ideal para quem quer explorar o parque e caminhar com calma, já que a maioria das agências fazem este passeio de tarde para incluir o pôr-do-Sol – que pelo horário não é visto no parque, mas em um mirador fora dele.

Eu particularmente acho que o horário da tarde é excelente para este tour, porque o pôr-do-Sol é imperdível.

Valle de la Luna por conta ou por agência?

Nós fizemos com agência e acredito que o ideal caso você queira conhecer bem o local.

Não digo só pelo fato de chegar e te deixar nos pontos corretos – o parque é fácil de percorrer e para isso você não precisa de guia – a questão é conhecer detalhes do local.

São poucos os viajantes independentes que se atentam a detalhes como a parede de sal ou o rosto de um cavaleiro das cruzadas, que falaremos ao detalhar nossa experiência a seguir.

Instagram LikeChile

Aproveite o desconto que temos neste hotel no Bairro Lastarria.

Um casarão que já foi de uma das famílias mais ricas do Chile, agora é um hotel boutique  que é simplesmente um oásis em Santiago.

Localizado no bairro Lastarrias, perto de bares e restaurantes sem estar no meio do movimento deste bairro bohêmio, é uma ótima opção para quem quer estar perto de tudo e quer aproveitar a noite da cidade.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel Casa Bueras, clique aqui e aproveite.

Precisa reservar o tour para o Valle de La Luna com antecedência?

A maioria das agências vendem este tour, então você encontrará opções com muita facilidade.

Mas claro que nós sempre recomendamos que você já viaje com seus passeios comprados e programados para tentar evitar qualquer  tipo de imprevisto.

Caso queira saber valores de passeios do Deserto do Atacama, clique aqui.

Valor do ingresso para o Valle de la Luna

Atualmente o parque é administrado pela Associação Indígena Valle de la Luna (que é a responsável por conservar o local).

O valor é de:

CH$ 10.000 para adultos;

CH$ 5.000 para crianças entre 12 e 17 anos e adultos maiores

(normalmente este valor não está incluído no valor do passeio).

Aqui deixamos o link oficial do Valle de la Luna  e o site onde é possível comprar as entradas, conferir valores e horários do parque.

Nossa experiência no Valle de la Luna

Não é a primeira vez que vamos para o Valle de la Luna, na verdade nossa primeira vez foi em 2010 e a última em 2022 e os passeios foram bem diferentes.

Em 2010 era pouco frequente que os locais no Deserto do Atacama tivessem algum tipo de estrutura, como banheiros ou trilhas bem demarcadas. Em 2022, pelo contrário, a estrutura melhorou e a preservação com limites-barreiras para apreciar locais que antes eram abertos, também.

Nosso passeio começou às 14h14 desde um ponto de encontro na cidade de San Pedro de Atacama (é comum que os passeios de tarde sejam assim, e os passeios da manhã é que te busquem no hotel).

O trajeto na van foi curto, e logo já estávamos na porta do parque para pagar a entrada (ou apresentar o comprovante caso tenha pago antecipadamente no link)

Nossa primeira parada foi no setor Tres Marias, formações de quartzo e granito rodeadas por sal e areia…em 2010 o acesso a elas era liberado (foto acima), mas um turista acabou derrubando uma delas e por isso, na nossa última visita em 2022 o local estava delimitado para fotos.

Ainda que seja uma trilha pequena, a questão aqui é a fila que se forma para tirar fotos, se der sorte de pegar o lugar vazio você não demorará mais de 15 minutos de caminhada.

Nossa segunda parada foi na Mina Victoria, uma antiga mina de sal comestível que foi fechada. A trilha tem percurso fácil de 30 minutos aproximadamente.

Paramos em uma parede de sal que estala em dias de Sol (mas não em dias nublados) e aqui todos ficam em silêncio absoluto.

O próximo destino foi o Mirador Achaches e formações rochosas impressionantes e um ´paredão´ que parece ter sido esculpido à mão. Alguns conseguem identificar o rosto de um cavaleiro das cruzadas bem no cantinho desta formação.

A última parada dentro do parque é a Duna Mayor (onde vimos o pôr-do-sol na nossa primeira visita em 2010, abaixo).

O trekking que mais cansa no trajeto porque é subida. Ainda que não seja difícil é bom ir com calma, principalmente se este for o seu primeiro dia de tour.

A paisagem daqui é impressionante e neste momento você vai entender porque este é dos locais mais conhecidos no Deserto do Atacama

Já saindo do parque fomos para o Mirador Ckari é daqui que vemos o pôr-do-Sol (isso porque o parque fecha às 17hs).

Aqui então algumas dicas:

  • Se você está indo por conta (carro ou bicicleta), deve considerar que são vários kms para chegar até o mirante.
  • Você deve apresentar o ticket que pagou para entrar no parque Valle de la Muerte para ingressar no mirador Ckari
  • Não esqueça das baixas temperaturas, casaco é indispensável. Quando o Sol for embora você notará na hora a mudança de temperatura

Aqui temos outra mudança da nossa primeira visita ao Valle de la Luna, antes era possível tirar fotos sobre a Pedra do Coyote (foto acima de 2010), atualmente a área é protegida.

E é aqui que você, nos tours, poderá ver o lindo pôr-do-Sol do Deserto de Atacama. Vá preparado porque venta muito.

Depois disso, as agências costumam parar em algum lugar para um piquenique. No nosso caso o coquetel-piquenique foi às 19h50 e logo voltamos para San Pedro de Atacama

Obs: quando fomos em 2022 a Caverna de Sal (foto abaixo), uma caverna que você podia entrar, estava fechada para visitação sem data para reabertura.

Para ver mais imagens e entender um pouco melhor como foi nosso passeio em 2022 assista o vídeo abaixo que tem muitas dicas e imagens incríveis do Valle de la Luna

Clima e temperatura no Valle de la Luna

Como boa parte dos tours no Deserto de Atacama o vento está sempre muito presente.

A diferença aqui é que quase não se tem sombra para se esconder. Então atenção redobrada com o Sol.

Por se um tour que você pode começar cedo ou esperar o pôr-do-Sol, também deve tomar atenção no frio. Um casaquinho é indispensável (de preferência um corta-vento). Não esqueça que este é um passeio que se anda bastante, então um casacão muito grosso pode te atrapalhar se você não tiver onde guardar.

Grupo Telegram LikeChile

Como se vestir para o passeio para o Valle de la Luna

Como este passeio é de meio dia, tudo vai depender do horário que você vai escolher para visitar o Valle de la Luna, também não podemos esquecer que a época do ano também pode influenciar bastante.

Em linhas gerais:

  • Calça confortável ou shorts (não esqueça do protetor solar nas pernas neste caso).
    Camiseta
  • Tênis confortável, de preferência de cano alto ou que esteja habituado a fazer trilhas
  • Boné e óculos de sol
  • Moletom e corta-vento (para as primeiras horas do dia, mas principalmente para o pôr-do-Sol)

Não esqueça que você vai andar bastante, então é importante ter uma mochila ou local para guardar sua blusa para não ficar a tarde inteira segurando ela.

Não esqueça também da água, protetor solar e labial.

Vale a pena ir para o Valle de la Luna?

Vale e muito, eu particularmente acho que é um tour excelente para fazer no seu primeiro dia em San Pedro, ainda mais o tour da tarde.

Você vai ver um visual incrível e vai começar sentindo a energia impressionante do Valle de la Luna

Melhor época ara visitar o Valle de la Luna

O Deserto do Atacama pode ser visitado durante todo o ano, nossa recomendação é evitar os meses de Janeiro e Fevereiro devido ao inverno boliviano, época que pode chover na região e atrapalhar o seu passeio (é comum que as chuvas sejam fortes e alaguem áreas e interditem estradas).

Como chegar no Valle de la Luna

Pela Ruta 23 está a entrada para a Ruta Valle de la Luna que chega até o parque.

Como falamos no post, dentro do parque alguns percursos devem ser feitos de carro ou bicicleta e outros apenas caminhando (trilhas)

O mirador Ckari (onde se vê o pôr-do-Sol, está fora do parque), você deverá voltar para a Ruta 23 e seguir por ela em aproximadamente 5 km – atenção que o mirador não está na Ruta 23, você terá que sair da estrada asfaltada para chegar até ela.

Deserto de Atacama

Deserto de Atacama é muito mais do que San Pedro de Atacama.

Por conta disso te deixaremos alguns posts e informações que vão facilitar muito a sua viagem para cá.

O que fazer no Deserto de Atacama

São vários os tours pelo deserto, ainda que as cidades de San Pedro de Atacama, Caldera e Bahia Inglesa tenham também seus encantos.

Alguns exemplos de passeios por aqui.

Informações e dicas do Deserto de Atacama

Além dos posts aqui no blog, temos uma playlist no nosso canal de Youtube com muitos vídeos e dicas do Deserto de Atacama.