Vinícola Cousiño Macul

julho 22, 2020

vinícola cousino macul 2

Visitar vinícolas no Chile tem sido um passeio imperdível tanto para os amantes do vinho quanto para os que gostam de apreciar a natureza. Mas que tal visitar a  Vinícola Cousiño Macul, com linda história e tradição e que está pertinho de Santiago.

A vinícola Cousiño Macul é uma das 3 mais antigas do Chile e devido à proximidade do metrô dá para chegar facilmente desde a cidade de Santiago, tardando um pouco mas de meia hora.

Vinícola Cousiño Macul

Das vinícolas mais tradicionais do Chile, a Vinícola Cousiño Macul foi fundada em 1856 e está na mesma família até hoje. Já se passaram 7 gerações mas a missão deles continua a mesma, produzir vinhos de qualidade mundial.

E o tour pela vinícola mostra muito isso: Tradição. Do início ao fim é possível ver uma história única, que em poucas vinícolas você verá. Um passeio que vai além do vinho.

vinícola cousino macul 3

Tour  na Cousiño Macul: como é e qual o preço

Antes de começar é importante dizer que uma parte da vinícola é aberta ao público. Você pode visitar mesmo que não faça o tour. Vai conhecer a (gigante) entrada da vinícola e a loja. Mas claro, para conhecer a parte interna da vinícola, plantação, bodega etc., só fazendo o tour mesmo. O que recomendo muito.

Já fizemos alguns tour por lá. Em linhas gerais os  tours passam pela plantação (viñedos), as lindas adegas subterrâneas do século XIX e um museu onde poderá conhecer como eram fabricados os vinhos no século passado e também como são feitos hoje. Durante o tour é feita a degustação.

E a diferença entre eles é, quase sempre, a degustação. Falaremos em detalhes mais abaixo

Um roteiro diferente é percorrer a vinícola de bicicleta, que adoramos

Mas e aí, vamos falar sobre a diferença dos tours?

Tour tradicional da vinícola Cousiño Macul

É o tour mais simples, que passa pela plantação (viñedos),  adegas subterrâneas e um museu. A degustação é de 3 vinhos

Preço: CH$ 15.000

Duração: 1h30 minutos

Os tours em português são de segunda a sexta às 10h15, 13:15,16h30. Existem outros horários em espanho e inglês.

Passaporte, 5 dias em Santiago, o que fazer em Santiago, tours por santiago, roteiro santiago 5 dia

Tour Isidora Goyenechea da vinícola Cousiño Macul

Um tour voltado à homenagem de Isigora Goyenechea (grande empresária chilena, nascida em 1835 e dona da vinícola), além disso passa por todos os lugares do tour tradicional e a degustação é de 4 vinhos da linha Isidora

Preço: CH$ 20.000

É necessário reservar com antecedência.

vinícola cousino macul 4

Tour Premium da vinícola Cousiño Macul

Além de tudo o que oferece o tour tradicional (inclusive a degustação), ao finalizar você entra em uma sala para apreciar outras 3 taças de vinho, desta vez acompanha uma táboa de queijos e frutos secos.

Preço: CH$ 25.000

Duração:  1h45

Os tours em português são de segunda a sexta às 10h15, 13:15. Existem outros horários em espanho e inglês.

vinícola cousino macul 1

Tour de bicicleta da vinícola Cousiño Macul

O nome do tour é Jardín de Macul e durante o trajeto em bicicleta que acontece por entre as parreiras são feitas paradas, uma delas para degustação. Depois você conhecerá a bodega e museu como nos outros tours.

No total são 7 taças de vinho premium mais a táboa de queijos e frutos secos.

Este tour é só para maiores de 15 anos e em dias de chuva não acontecem.

Preço: CH$ 65.000

Duração: 3 horas

Tour na Cousiño Macul: Qual tour fazer?

Tudo vai depender de quanto conhecedor (e amante), você é dos vinhos da vinícola. Se não conhece muito de vinhos, o tradicional te dará uma base. Se gosta de vinhos e quer provar algo mais, vale fazer alguma com degustação adicional (com harmonização).

O tour em bicicleta é lindíssimo, recomendo muito para quem quer gastar um pouco mais para ter um tour diferente dos mais turísticos.

Tour vinicola no Chile, Cousiño Macul,vinho, passeio na vinicola Cousiño macul no Chile

Como ir para a vinícola Cousiño Macul

São poucas as agências que mencionam a Cousiño Macul (não sei o motivo, porque o tour é bem bonito), então você tem duas opções, ir por conta própria (transporte público) ou contratar algum tour privado (um carro apenas para você), que vale para as pessoas que querem fazer mais de uma vinícola por dia.

Se você quer ver quais são as agências que recomendamos, clique aqui.

Como ir por conta para a Cousiño Macul.

-Alugar um carro: recomendo para os que querem conhecer mais de uma vinícola na cidade. Mas atenção, o motorista não poderá degustar (temos lei seca aqui no Chile)

-Ir de transporte público: abaixo os detalhes

Vinícola Cousiño Macul como chegar de metrô

Para chegar até a vinícola eu aproveitei o transporte publico. Peguei o metrô e desci na estação Quilín. Saindo esperei passar o ônibus D17.

Lembre que os ônibus de Santiago só aceitam o cartão BIP como forma de pagamento (confira o link).

Já dentro do ônibus  você começa a não acreditar que está na cidade de Santiago, a paisagem muda em apenas 3 quarteirões . O trajeto até a vinícola dura uns 10 a 15 minutos.  Fique atento, do lado esquerdo do ônibus vai aparecer uma grande parede com o nome da vinícola Cousiño Macul – Crillón. Para não ter erro peça para te avisarem quando estiver chegando.

Dica: a entrada da vinícola é lindíssima, mas é meio longinho de onde começam os tours. Dependendo da quantidade de pessoas que vão com você, pode valer à pena pegar um táxi ou uber na Estação Quilín (vai dar uns CH$ 3.000)

Preciso reservar para fazer o tour na Cousiño Macul?

Nós reservamos, principalmente nos tours diferentes e premium o ideal é reservar. Mas, acredito que no tour tradicional até dá para arriscar de ir sem a reserva.

Lembrando que a vinícola funciona de segunda a sábado (domingo e feriados está fechado), mas os tour em português são de segunda a sexta.

Tour vinicola no Chile, Cousiño Macul,vinho, passeio na vinicola Cousiño macul no Chile

Melhor ir por conta ou de tour com agência?

O bom de ir de metrô é o custo menor e a possibilidade de ver Santiago e suas paisagens no percurso. O ruim é que dependendo do horário o metrô fica muito lotado e terá que prestar especial atenção em seus pertences. Se comprar vinhos ou lembranças deverá considerar estas dicas para a volta.

Já para quem quer fazer mais de uma vinícola no dia, o tour com agência é melhor.

Tour vinicola no Chile, Cousiño Macul,vinho, passeio na vinicola Cousiño macul no Chile

Tour na vinícola Cousiño Macul, vale a pena?

O que achamos como um grande diferencial é o atendimento personalizado, com pequenos grupos e tomando todo o tempo necessário para aproveitar ao máximo a experiência dentro da vinícola.

Não é um tour corrido, pelo contrário, é bem tranquilo e você pode aproveitar para tirar lindas fotos antes, durante e depois do tour.

Falando nisso, a foto da vinícola com a cidade de fundo é imbatível, não acha?

Tour vinicola no Chile, Cousiño Macul,vinho, passeio na vinicola Cousiño macul no Chile

Quais as outras vinícolas que estão em Santiago que valem a visita?

Abaixo as vinícolas que já fizemos tours e recomendamos na região de Santiago (todas você pode chegar de metrô + ônibus, táxi ou uber)

Endereço da vinícola Cousiño Macul

Av.Quilín, 7100 Peñalolén, Santiago

Vale comprar vinho na vinícola Cousiño Macul?

É uma pergunta frequente e com respostas controversas, na nossa opinião a loja deles não é das maiores, mas, se você quer comprar os vinhos mais exclusivos das vinícolas, com certeza vale, além de achar rótulos que nem sempre estão disponíveis no supermercado.

Os vinhos mais básicos é possível que tenha melhores valores e promoções nos supermercados. Mas aqui vai uma dica: entre no site dos supermercados, veja os valores e compare com os valores das lojas da vinícolas quando estiver por lá.

Aqui algumas dicas que podem te ajudar

Você gosta de vinho e está vindo para Santiago do Chile? Aproveite o CONCURSO que estamos fazendo de um super kit

Manta para piquenique, porta taça, vinho e – se você vier durante o evento – um ticket para degustação na Vendimia do Valle del Maipo que inclui a taça de brinde

Clique aqui ou na foto abaixo para ver como concorrer.

Qual a melhor época para visitar as vinícolas no Chile?

Você pode visitar durante todo o ano. Mas, de Setembro a Março você encontra as parreiras verdinhas (e lindas para tirar fotos).

Em Fevereiro e Março você pode até provar a uva do pé. Nos meses de Março e Abril acontecem as festas das vendímias por aqui (veja programação clicando aqui).

Quer dicas sobre Santiago do Chile?

Clique no que você procura:

Está com dúvidas dos documentos e requisitos para viajar para o Chile? Veja nosso check-list com passo a passo para não perder a viagem