Cartão BIP (Tarjeta BIP)

janeiro 5, 2024

Tarjeta Bip

Uma das formas mais econômicas para se locomover no Santiago do Chile é usar de transporte público. Mas você sabia que para isso você tem que usar a Tarjeta BIP?  Neste post te contamos.

Além deste post criamos um ESPECIAL de DICAS PARA VIAJAR AO CHILE (clique aqui)  onde encontrará informação muito útil, recomendo visitá-lo depois de ler este post.

Viajando para o Chile e ainda não sabe onde se hospedar?

Aproveite o desconto de 15% em um hotel de luxo localizado no barrio de Lastarria, a passos do metrô e pertinho do Cerro San Cristóbal.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel LucianoK, clique aqui e aproveite.

O que é a tarjeta BIP de Santiago do Chile?

É a forma de pagar ônibus e metrô na cidade, além de ser também com ele que é possível não pagar ou pagar mais barato em alguns casos.

Quando uso a tarjeta BIP?

Para quem quer curtir Santiago de uma forma mais barata, ter a Tarjeta BIP é essencial, isso porque só com ela você conseguirá pagar o metrô e o ônibus, já que no metrô não se vende mais bilhetes individuais e o ônibus não tem cobrador e o motorista não recebe dinheiro.

Como funciona a Tarjeta BIP?

Parecido como o Bilhete Único usado em São Paulo, tem a vantagem a integração gratuita entre os dois sistemas.

Já quem pretende curtir vários pontos da cidade de dia, a Tarjeta pode ser de grande valia, pois há a possibilidade de pegar até 3 ônibus, pagando apenas um, ou então pegar um metrô e dois ônibus. Uma economia e tanto.

Tarjeta Bip

Viajo com mais pessoas, cada uma precisa ter um cartão?

Se você vai com várias pessoas e só vão usar metro, compre apenas 1 cartão para que todos usem (não existe problemas nisso).

Agora, se vocês vão usar metro+ônibus aconselhamos que compre um cartão para cada um para aproveitar a gratuidade nas conexões entre um meio de transporte e outro.

Instagram LikeChile

Aproveite o desconto que temos neste hotel no Bairro Lastarria.

Um casarão que já foi de uma das famílias mais ricas do Chile, agora é um hotel boutique  que é simplesmente um oásis em Santiago.

Localizado no bairro Lastarrias, perto de bares e restaurantes sem estar no meio do movimento deste bairro bohêmio, é uma ótima opção para quem quer estar perto de tudo e quer aproveitar a noite da cidade.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel Casa Bueras, clique aqui e aproveite.

Valor do ônibus e metrô em Santiago

O metrô de Santiago tem tarifa diferenciada dependendo do horário, são chamadas de Punta (pico), Valle (normal) e Baja (baixa). No caso dos ônibus a tarifa é única.

Abaixo os valores atuais em cada um dos horários e considerando cada possibilidade de integração.

  • Só o cartão: CH$ 1.550
  • Valor do metrô: CH$ 640 (baja), CH$ 720(valle), CH$ 800 (punta) – entenda mais clicando aqui
  • Valor do ônibus: CH$ 700
  • Valor da integração (ônibus + metrô)

Clique aqui para ver se os valores acima estão atualizados

Adultos maiores tem desconto?

Ainda que exista uma Tarjeta BIP especial para maiores de 65 anos ou mais, esta está vinculada ao RUT (cédula de identidade chilena) e por isso este benefício não é para turistas, apenas chilenos ou residentes que possuam este documento.

Onde comprar e recarregar seu BIP?

São vários os pontos na cidade, mas particularmente prefiro recarregar no metrô (onde você também compra o cartão)

Dentro das estações você pode carregar nas bilheterias, melhor opção para quem quer pagar em dinheiro e receber troco.

Existem opções de carregar nas máquinas, que, dependendo de cada uma poderá pagar em dinheiro, cartão (inclusive de crédito). Mas atenção, algumas não dão troco.

Posso colocar crédito na BIP usando cartão de crédito?

Sim, algumas máquinas, que estão dentro do metrô, dão a opção de incluir crédito na BIP usando cartão de crédito.

Fique atento porque, como comentamos acima, existem diversas máquinas. Algumas inclusive aceitam dinheiro e dão troco.

Posso comprar a Tarjeta BIP com cartão de débito ou crédito?

Sim, em algumas estações do metrô você encontra máquinas para colocar crédito e também comprar a Tarjeta BIP, fizemos um vídeo mostrando estas máquinas, clique aqui para ver.

Mas atenção, estas máquinas de venda de BIP não estão em todas as estações do metrô, por isso é bom ter dinheiro vivo caso na estação mais próxima de você não tenha esta máquina. Neste caso você terá que comprar sua BIP nos guichês (que só aceitam dinheiro)

Quanto custa a Tarjeta BIP?

Como falamos acima, só o cartão tem o valor de CH$ 1.550

Quer saber quais as estações de metrô e o que tem perto de cada uma delas? Veja este post.

A Tarjeta BIP tem validade?

A Tarjeta Bip é bloqueada se você não a carregar ou usar durante 1 ano.

Para desbloquear é só voltar a  carregar e você recuperará o saldo que eventualmente tinha nela se esta carga for feita antes de dois anos.

Ou seja, se você não carrega e nem usa sua Tarjeta BIP pois dois anos, ao carregar você a desbloqueará mas perderá o saldo que, eventulamente, tinha nela.

Veja este vídeo que fizemos te contando um pouco mais sobre a Tarjeta Bip e como funciona

Se você está viajando para Santiago do Chile aproveite para ver outros posts que vão te ajudar antes, durante e depois de sua viagem.

Também encontra conteúdo exclusivos e mais dicas para viajar ao Chile nesta playlist de nosso Canal de Youtube


Passeios Chile


Grupo Telegram LikeChile