Cartão BIP (Tarjeta BIP): sem ele você não anda de ônibus em Santiago a
Registrate >
julho 19, 2016

Cartão BIP (Tarjeta BIP)

Autor:

Tarjeta Bip

Uma das formas mais econômicas para se locomover no Santiago do Chile é usar a Tarjeta BIP.

Parecido como o Bilhete Único usado em São Paulo, serve para pagar o metrô e o ônibus, tendo  como principal vantagem a integração gratuita entre os dois sistemas.

Para quem quer curtir a noite de Santiago, ter a Tarjeta BIP é essencial, isso porque o metrô fecha por volta das 23hs e  a única forma de se pagar o ônibus é com este cartão, já que, independente da hora, o motorista não aceitará pagamento em dinheiro.

Já quem pretende curtir vários pontos da cidade de dia, a Tarjeta pode ser de grande valia, pois há a possibilidade de pegar até 3 ônibus, pagando apenas um, ou então pegar um metrô e dois ônibus. Uma economia e tanto.

Tarjeta Bip

Agora uma dica valiosa, se você vai com várias pessoas e só vão usar metro, compre apenas 1 cartão para que todos usem (não existe problemas nisso). Agora, se vocês vão usar metro+ônibus aconselhamos que compre um cartão para cada um para aproveitar a gratuidade nas conexões entre um meio de transporte e outro.

Vale lembrar que o metrô de Santiago tem tarifa diferenciada dependendo do horário, são chamadas de Punta (pico), Valle (normal) e Baja (baixa). No caso dos ônibus a tarifa é única.

Abaixo os valores atuais em cada um dos horários e considerando cada possibilidade de integração:

Tarjeta Bip

Tarjeta Bip

Tarjeta Bip

(informação de Julho de 2016, para verificar se está atualizada, clique aqui)

Tarjeta Bip

Onde comprar e recarregar seu BIP? São vários os pontos na cidade, mas particularmente prefiro recarregar no metrô (onde também comprei o cartão)

Quanto custa? Só o cartão tem o valor de CH$ 1.550

Quer saber quais as estações de metrô e o que tem perto de cada uma delas? Veja este post.

Dê uma olhada no vídeo que falo um pouco mais da Tarjeta Bip, logo abaixo

Todas as dicas para Santiago

 

ABAIXO NOSSOS VÍDEOS E POSTS RELACIONADOS A ESTE ASSUNTO

 

-Neste vídeo nossas dicas sobre a Tarjeta BIP:

-Vídeo de brasileiros que já estiveram no Chile:

>> Metro de Santiago do Chile

>> Metrô Valparaíso – Viña del Mar

>> Santiago do Chile em 3 dias

>> Grupo de whatsapp LikeChile

>>Cupon de descontos grátis, para usar na sua viagem ao Chile.

>> Dicas exclusivas LikeChile

Botão_Hotel no ChileBotão_Hostel no ChileBotão_Apartamento no Chile

Botão_Restaurante no ChileBotão_Balada no ChileBotão_Compras no Chile

Botão_Tours no ChileBotão_Rent a car no ChileBotão_Escola de idiomas no Chile

1



Booking.com

<< Próximo Post                                                                                                   Post Anterior >>

Comentarios

69 respostas para “Cartão BIP (Tarjeta BIP)”

  1. Juliana disse:

    Vou para o Chile na próxima semana. Vamos ficar 3 dias em Santiago e depois conhecer outras cidades, então acho que não vale a pena comprar o cartão BIP. Pretendo usar bastante o metrô, já que o tempo vai ser curto. Tu comentaste que à noite o ônibus só aceita o cartão BIP, mas e de dia? Posso pagar ônibus com dinheiro? Gracias!

  2. joao disse:

    Quanto custa esta Tarjeta Bip ?
    Tem um club metro que da descontos em vales lugares e ingressos, posso me cadastrar aqui do Brasil, sem o numero de RUT ?

    • admin disse:

      Oi Joao, obrigado por tuas perguntas. A Tarjeta Bip tem um custo de $1300 pesos ou um pouco mais de 4 reais.
      Estou fazendo as consultas com club Metro, logo que tiver as respostas deles passo a informaçao completa pra você.

      • joao disse:

        Ok, no aguardo,mas 1 duvida, 2 pessoas podem usar a mesma tarjeta, juntas no mesmo dia, pagando 2 passsagens,ou existe alguma limitacao?

        • admin disse:

          Oi Joao, infelizmente todos os campos do cadastro são obrigatórios, incluindo o RUT.
          A outra pergunta, sim, duas pessoas podem usar a mesma Tarjeta no mesmo dia e no mesmo horario pagando as duas passagens integralmente. Atenção apenas a utilização de metrô + ônibus, neste caso, voce “perde” o desconto em uma das tarifas. Ex: 1 pessoa por Tarjeta paga 1 metrô integral + 1 ônibus c/ desconto… 2 pessoas c/ 1 Tarjeta pagam 2 metrôs integrais + 1 ônibus com desconto + 1 ônibus integral.

  3. Roberta disse:

    Olá, meu marido e eu vamos passar uma semana no Chile, e gostaria de saber como faça para fazer esse cartão (BIP), sem o número do RU. Ou melhor, tem como fazer esse cartão sem o número RU?
    Obrigada.

    • David Gormaz disse:

      Olá Roberta,
      Não é necessário o RUT para compra do BIP. Você pode comprar a Tarjeta BIP em qualquer estação do Metrô.
      Abs.
      David

  4. Roberta disse:

    Muito obrigada!

  5. Flávio disse:

    E quando eu uso o cartão todo e ele esgota? Tenho que comprar outro ou posso recarregá-lo? Estamos chegando em Santiago dia 23 de maio e ficamos até dia 30. Na expectativa de ver um pouquinho de neve que seja.
    Obrigado pelas dicas.

    • David Gormaz disse:

      Oi Flavio tá com muita sorte porque caiu bastantante neve ante ontem. O pode recargar o cartão nas estações do metro.
      Abs obrigado vc.
      David

  6. Ricardo disse:

    Olá.
    Chegarei em Santiago no dia 11 de agosto e ficarei até o dia 24, quando irei para Mendoza, retornando dia 27 para Santiago e voltando para o Brasil em 1 de Setembro.
    Estarei eu, minha mulher e minha filha.
    Acha que devo comprar um cartão para cada? Terei que recarregar os cartões todos os dias? Existe alguma forma de comprar a tarjeta BIP com uma carga maior?
    Obrigado.

    • David Gormaz disse:

      Olá Ricardo,

      aconselho comprar um cartão para todos, você pode colocar o quanto quiser de carga e isso fará que você não tenha que carregá-lo todos os dias.

      Abs.,
      David.

  7. Ronaldo disse:

    Olá, se eu for usar apenas o metrô você aconselha o Cartão BIP? Eles têm bilhetes individuais, como em São Paulo, ou funciona apenas com cartão com créditos pré-carregados??? Agradeço pela ajuda! Embarco no dia 13 de julho. Abraços!

    • David Gormaz disse:

      Olá Ronaldo,

      o cartão BIP facilita mas não é indispensável se você for utilizar o metrô. No metrô você pode comprar o bilhete individual. Apenas um detalhe, os preços mudam dependendo do horário de utilização, então é bom dar uma olhada no metrô qual o melhor horário ($$) para utilizar o serviço.

      OBS: a mudança da tarifa, de acordo com o horário, é válido tanto para o BIP como para o bilhete individual.

      att.,
      David.

      • Ronaldo disse:

        Grato pela dica David! Como iremos ficar uma semana e utilizaremos todos os dias, acho que realmente o cartão BIP facilita bastante. Abraços!

  8. Caroline disse:

    Olá David, estou lendo as dicas e não entendi muito bem, eu vou com minha familia pra santiago, estaremos em 5 pessoas e vamos ficar 4 dias. Pretendemos andar de metro e onibus,
    em como comprar 2 cartões bip e todo mundo usar?
    Qual a desvantagem disso? O que você indica/

    Obrigada

    • David Gormaz disse:

      Olá Caroline,

      em Santiago há possibilidade integração entre metrô e onibus pagando menos, ou seja, se você usa um e logo após o outro você ganha um desconto (semelhante ao que acontece em SP).

      Comprar um cartão para mais de uma pessoa é vantagem se você for utilizar só metrô (porque neste caso você não há desconto com integração, pois não está utilizando ônibus). Agora, se for utilizar ônibus, aconselho que cada um tenha seu cartão para não perder o desconto com a integração (com um cartão só, só na primeira passada haverá o desconto)

      Para quem vai andar de onibus é necessário ter cartão…eles não recebem em dinheiro.

      Outra vantagem é a praticidade, você carrega o cartão e não precisa ficar entrando sempre em fila para comprar bilhete do metrô.

      Abs.
      David.

  9. karina disse:

    Oi David, amo muito o seu blog e é o melhor sobre viajem para o chile!!! Não sei se é exigir demais mais preciso de sua ajuda. Vou no Final do ano para Santiago, nunca fui para lá mais sempre ouço falar de lindas praias e no inverno a neve maravilhosa. Queria a sua ajuda sobre o que fazer em 10 dias em Santiago sendo que vou passar o Ano Novo em santiago também!!! Estou meio perdida sobre como me organizar pois gostaria de curtir os shoppings, a praia, a neve, e no ano novo eu realmente não sei para onde ir ou onde passar entende?? Preciso urgente da sua ajuda. Se não for um incômodo é claro!
    Obrigada pela atenção.
    Karina.

    • David Gormaz disse:

      Olá Karina,

      um bom começo é começar a por no papel tudo o que pretende fazer e ir vendo nas dicas do blog coisas específicas destes lugares.

      Para te dar um note sugiro que veja o post:http://likechile.com/blog/dicas/santiago-do-chile-em-3-dias/

      Ele te dará um norte e simplificará coisas que você poderá fazer em Santiago.

      Sugiro que passe alguns dias (2 ou 3) em Valparaíso e Viña, pois no verão as cidades bombam. Como estará lotado (férias escolares) sugiro que cote hospedagem com nossos parceiros: http://likechile.com/ondedormir/

      10 dias é bastante tempo, então você conseguirá aproveitar bastante. Vejas com nossos parceiros, alguns tours que você pode se programar em fazer no final do ano: http://likechile.com/tours/

      O Valle Nevado tem atividades no verão (veja o post sobre o assunto) e já fizemos um post sobre a virada do ano em Santiago. Dê uma “revirada” no site…

      Obrigado pelo elogio.

      Abs.
      David.

  10. willyam lyma disse:

    Olá! gostaria de saber se compensa adquirir o cartão BIP? vou ficar 4dias em Santiago, mas pretendo andar de ônibus e metro.obrigado

  11. willyam lyma disse:

    Mais umas perguntas, é possível conhecer Viña del mar y Valparaíso no mesmo dia??? obrigado.

  12. willyam lyma disse:

    Muito obrigado, vou no dia 07 de novembro por isso estou verificando todas as dicas do seu blog, eu assisti o vídeo como chegar ao Parque Arauco, ao Costanera, muito fácil.obrigado

  13. liliane valverde disse:

    Vou passar 5 dias em Santiago, pretendo usar bastante metro e ônibus, vc tem ideia de qual o valor q eu poderia carregar? Obrigada Liliane

    • David Gormaz disse:

      Olá Liliane,

      isso dependerá de quanto você utilizará e os horários (o metrô cobra valores diferentes dependendo do horário).

      Abs.,
      David.,

  14. David Medina disse:

    Gostaria de saber se eu colocar um valor no cartao bip e pegar o metro em horarios com preços diferenciados esses valores serão descontados do cartão sem problema?

  15. Olga J.Sou disse:

    Boa noite!
    Poderia esclarecer como vou a Pomaire?
    Se for no período da manhã, que passeio seria melhor no período da tarde?
    Gostaria de aproveitar bem meus 4 dias em Santiago!!
    Muito obrigada!!
    Olga

  16. Cleide disse:

    Olá, David! Adorei o blog, dicas fantásticas e muito úteis.
    Estarei em Santiago por quase dois meses, mas estaremos fazendo um curso e nossa folga será apenas nos domingos.
    Encontraremos shopping e supermercados aberto aos domingo? Outra pergunta. Do centro de Santiago, podemos ir de metrô para Viña del Mar e Valparaíso?
    Um abraço!!!!

    • David Gormaz disse:

      Olá Cleide,

      shoppings e supermercados abrem aos domingos e não há metrô que vá para Viña ou Valparaíso, você pode ir de tour, aluguar um carro ou ir de ônibus (destes de viagem).

      Como você vai ficar 2 meses, acredito que o LikeChile Descontos vai ser muito útil pra você. Além de tour, você terá descontos em restaurantes, hoteis em outros lugares que não só Santiago e aluguel de carro, tudo isso podendo usar dentro de 3 meses… dá uma olhada no http://www.likechile.com/descontos

      Siga-nos tb nas redes sociais (Instagram e Facebook), damos dicas por lá também.

      Abs.,
      David.

  17. Victor disse:

    Olá David,
    em relação a internet 3g, como faço? estou querendo levar meu cel principlamente por causa do gps. ja vi que encontro a operadora Claro no shopping Costanera. minha ideia é comprar um chip pré-pago para usar a internet na rua. É uma boa ideia?

  18. Marcela disse:

    Olá!
    Essa tarjeta tem validade? Pergunto porque vou agora em janeiro, mas pretendo voltar em agosto.

  19. Daniela disse:

    Olá David,
    estou indo ao Chile em março com o meu esposo e vamos ficar apenas 4 dias e meio em Santiago. Como somos apaixonados por vinho queremos aproveitar e focar a nossa viagem para conhecer os vinhedos da região de Casablanca e Colchagua. Como não vamos ter mto tempo pretendo alugar um carro para chegar até os vinhedos, assim gostaria de saber de vc se é viável ir de carro aos bares e restaurantes de santiago a noite? Existem, estacionamentos de acesso fácil? E em relação `segurança? Gostaria tb de algumas dicas sobre quais lugares devemos visitar. Muito obrigada. Abs

    • David Gormaz disse:

      Olá Daniela,

      se querem focar em Vinhos sugiro que também vá a Santa Cruz (já fizemos alguns posts sobre as vinicolas de lá, só dar uma procurada no blog). Quanto a se locomover de carro em Santiago a única questão é que aqui quem bebe não pode dirigir (são bem rigorosos), então nestes casos é melhor pegar um taxi. Se não forem beber, os principais pontos turisticos com bares e restaurantes tem estacionamento perto (o que sugiro), até porque a maioria das ruas por aqui se cobra por estacinar.

      Para dicas de segurança e lugares para visitar, dê uma olhada no blog, temos vários posts sobre o assunto. Para começar sugiro: http://likechile.com/blog/dicas/santiago-do-chile-em-3-dias/

      Minha sugestão: entrem no LikeChile Descontos (www.likechile.com/descontos) e façam a conta do melhor custo benefício de alugar um carro ou fazer tour. Digo porque vocês tem pouco tempo em Santiago e fazer tours pode render mais a viagem.

      Abs.,
      David.

  20. Douglas disse:

    Olá David,
    ótimos posts sobre o Chile, vou passar 10 dias por lá em Agosto próximo.
    Você poderia me dizer qual o custo atual do Cartão Bip?

    Tenho outras dúvidas, estou pensando em esquiar em uns 3 dias. Dois dias para praticar em algum lugar mais barato e o terceiro dia no Vale Nevado. Você aconselha ficar hospedado num hotel nas montanhas? Sabe me dizer quanto os taxistas cobram de cada trajeto ida e volta do centro para a montanha? Há onibus que fazem o trajeto?

    Obrigado!

    • David Gormaz disse:

      Olá Douglas,

      veja se no link no post você encontra a informação do custo do cartão bip. Te aconselho a ver o custo benefício de ficar nas montanhas x ir todos os dias para lá de tour (não sei o custo de táxi e não há transporte público para lá)

      Temos um hostel parceiro em Farellones, dê uma olhada em http://likechile.com/dondedormir/hostal-chilextremo/

      Temos parceiro de tour de neve (http://likechile.com/tours/chilextremo/), consulte o pessoal para ver o custo apenas do translado. Normalmente os tours de neve incluem no valor a roupa e ingressos.

      Logo mais teremos promoção de inverno no LikeChile Descontos (www.likechile.com/descontos), fique de olho.

      Abs.,
      David.

  21. tom disse:

    Adorei seu site.

    Minha dúvida é se qdo compro o cartão vip a própria pessoa que vende já pode recarregar. Ah! a recarga tem que ser no cartão ou pode ser em dinheiro chileno?
    grato

  22. Bruna disse:

    Vou para o Chile em Julho e pensei em pegar ônibus no aeroporto para chegar até uma estação de metrô e dali seguir até o hostel. Tem como comprar um Cartão Bip dentro do Aeroporto, ou os onibus que saem de lá (Turbus e Centropuerto) aceitam dinheiro?

  23. Milena Bonin disse:

    Olá, gostariade saber se vc tem alguma dica para pegar o transporte do aeroporto ate providencia, pois não achei em nenhum post essas. Obrigada

  24. Marina disse:

    Gostaria de saber se tem como fazer o cartão BIp já no aeroporto? Obrigada!!

  25. Kleber RG disse:

    Olá! Por gentileza, como posso pagar pelo catão BIP? Com meu cartão de crédito emitido no Brasil? Em dólares? Ou somente com Pesos Chilenos?
    Grato! Parabéns pelas dicas do Blog!

  26. Andreza disse:

    Bom dia, tem dicas de agências que eu já possa efetuar compras ou reservas direto do Brasil para fazer passeios?

  27. Ana disse:

    olá,
    Gostaria de saber se tem como eu sair do aeroporto de Santiago direto para Valparaiso de ônibus?
    Estava pesquisando na net e vi que posso pegar um onibus e depois o metrô, essa é a melhor opção?

    Grata,
    Ana

  28. Dennis Ghiraldelli disse:

    Olá David,

    Estou devorando seu site. Eu e minha esposa estamos indo 2ª feira dia 11 para Santiago.
    Entre os dias que ficaremos em Santiago iremos utilizar bastante ônibus e metrô (sempre prefiro transporte coletivo).
    Gostaria de tirar uma dúvida: Por exemplo, em algumas situações iremos pegar metrô e depois ônibus. Como somos em dois é melhor comprar 2 cartões BIP e aí cada um pagará só uma passagem, certo?
    Mas se eu comprar só um BIP, consigo passar eu e minha esposa, tanto no Metro e depois no busão?

    Bom, toda forma, iria gastar mais né. Acho o melhor fazer 2 cartões BIP.

    Vou aproveitar e perguntar outra dúvida:
    – O TurBus linha Santiago (alameda) – Aeroporto começa a funcionar a partir das 5h ou das 6h da manhã?
    Meu voo de volta ao Brasil está marcado para as 7h05 da manhã. O que você recomenda para eu ir de Providencia para Aeroporto: somente táxi, táxi especial (van), Metrô+TurBus…

    Valeu cara… basicamente pesquisei quase tudo pra minha viagem pelo site!!! farei 12 dias, sendo 5 Santiago (com Valpo e Viña), 3 dias Lagos Andinos, 3 dias Mendoza.

    • David Gormaz disse:

      Olá Dennis, obrigado pel comentário.

      Sim, o melhor é comprar 2 cartões se vcs forem usar ônibus também. Qto a volta o melhor pra evitar atrasos na volta pra o Brasil é algum transfer (compartilhado mesmo), nós não temos parceiros atualmente nessa categoria mas no próprio aeroporto, quando chegar no Chile, vc verá várias opções saindo do Raio-X e já pode aproveitar para pegar panfletos, telefones e mais infos com eles.

      Aproveite para conhecer o LikeChile Descontos, para vcs que estão indo para mais cidades pode ser interessante. Já deixam a viagem agendada ainda do Brasil com valor mais baixo para quem faz parte do grupo.

      E não esqueça de mandar algumas fotos pra gente no nosso facebook ou instagram.

      Boa viagem pra vcs.

      Abs.,
      David.

  29. Lygia disse:

    Olá David boa noite!

    Muitas perguntas ????

    Sabe me dizer o valor dos transportes públicos em Santiago como ônibus e o metro?

    E em Valparaiso e Viña também gostaria de saber o valor dos trólebus e ônibus, não pretendo usar o metro de superfície de Valpo para Viña.

    E sabe se lá existe um cartão como em Santiago para usarmos?

    E se existir um cartão de conducao para Valpo e Viña, um só é válida para as duas cidades?

    Vc disse que o Bip posso usar um só para mais de uma pessoa, e o que eu comprar em Viña? TBM posso usar para mais de uma pessoa?

    Contudo, vc disse que em Santiago o bip vale a pena um só para mais pessoas se for usar só metro certo? Mas se usar ônibus TBM vale a pena cada um ter o seu?

    Desculpe tantas perguntas mas vou dia 3/2/16 e estou ainda perdida com essas informações. Se puder me ajudar….muito obrigada!!!

    E parabéns pelo post!!!!

    • David Gormaz disse:

      Olá Lygia,

      no post vc encontra um link para acessar os valores do metrô. Se vc for usar ônibus e metrô o melhor é que cada um tenha seu cartão, se for só para usar no metrô apenas 1 serve.

      Em Viña e Valpo os valores do onibus dependem do trajeto, para ter uma idéia de preços clique aqui. Por lá vc pode pagar em dinheiro (o BIP não serve). Na verdade dificilmente pego ônibus em Valpo ou Viña, faço tudo a pé e com os funiculares que são bem baratos, no tipo CH$ 200)

      Aqui um compilado de posts, tem muita coisa sobre todas as cidades.

      Vale dar uma olhada no LikeChile Descontos também, clique aqui.

      Abs.,
      David.

  30. andre pinto disse:

    ola David, como funciona a interligação entre as estaçoes, por exemplo pra ir do centro a concha y toro, precisa passar o cartao ou o bilhete de novo na troca de estacoes? e qual o melhor caminho saindo da estacao santa lucia ate las mercedes? obrigado

    • David Gormaz disse:

      A baldeação do metrô funciona como no Brasil, André. É feito na estação, sem necessidade de passar o bilhete novamente. Se você sair da estação e quiser entrar novamente aí sim, terá que pagar mais uma vez.

      Aqui o post que falamos do metrô, nele vc encontra o mapa para se habituar com as estações.

      Abs.,
      David.

  31. Lucas disse:

    Olá David!
    vamos em quatro pessoas para santiago no final do mês.
    acho que não vamos utilizar ônibus, Mas vai que precisa (noite).
    Posso comprar apenas uma tarjeta para todos usarem???
    Obrigado

    • David Gormaz disse:

      Olá Lucas,

      no post e no vídeo explicamos direitinho o assunto da intergração, vale dar uma lida e olhada nas infos pois pode fazer difeença no orçamento. Ônibus em Santiago não aceitam dinheiro, só pagamento via Tarjeta BIP, se para você o valor da integração não é importante, pode ter 1 cartão apenas.

      Abs.,
      David.

  32. MARCELO BAPTISTA disse:

    Parabéns David!!!

    Seu site foi muito útil, estou com meu roteiro pronto para 4 dias em Santiago e utilizei todas suas informações para montar um roteiro passo a passo e me organizar….

    • David Gormaz disse:

      Que legal Marcelo, fico feliz pelo blog estar te ajudando.

      Estamos querendo montar um post com ajuda de nossos leitores. A ideia é receber de vocês seus roteiros, assim conseguimos ajudar mais viajantes com opções para todos os estilos. Se puder nos ajudar, aqui está a publicação no nosso facebook com as infos para enviar seu roteiro.

      Abs.,
      David.

  33. Claudia Gosik disse:

    Eu usei o cartão BIP no metrô… E na minha opinião o metrô é uma atração à parte com seus azulejos decorados nas estações do Centro. 😘

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posteriores

dezembro 11, 2017

Comparte tu Historia.

Contactanos