Como não pagar IVA no Chile.

agosto 14, 2024

Como não pagar IVA no Chile

Muita gente nos pergunta, ou tem dúvida, sobre como não pagar o IVA (Imposto sobre Valor Agregado), no Chile.

As duvidas tem a ver com o pagamento do hotel, já que é neste item onde é mais factível conseguir a isenção deste imposto.

Não sabe onde se hospedar? Dá uma olhada neste hotel 

O que é o IVA?

Primeiro temos que falar que este imposto está em tudo o que você consome por aqui. Serviços, alimentação, produtos, ou seja, qualquer transação comercial tem o imposto que é de 19% no Chile.

Como não pagar IVA no Chile?

No Chile você pode pedir isenção, ou seja, pode não pagar este imposto apenas no caso de hospedagem ✅. Tudo dependerá do tipo de hospedagem e da forma de pagamento que você escolher.

Começando pela hospedagem, não são todas elas que podem te isentar.  Apenas dão esta opção os estabelecimentos registrados no Serviço de Impostos Internos do Chile ✅.

Normalmente isso acontece em hotéis  e hostales ✅  e você só saberá esta informação perguntando a eles mesmo.

⚠️ Em outro tipo de hospedagem, como Airbnb, recomendamos que você pergunte ao anfitrião, já que vai depender se a hospedagem qualifica segundo as regras do serviço de impostos internos para ter a isenção do IVA

Quais são as formas de pagamento para não pagar o IVA?

Quanto a forma de pagamento, a isenção só é liberada se você pagar sua hospedagem em dólares ✅. Neste caso pagamento via cartão de crédito internacional ✅, emitido no Brasil, é considerado pagamento em dólares. Lembrando que se você pagar com cartão de crédito internacional, não vai pagar o valor do IVA no Chile mas vai pagar o IOF no Brasil.

Instagram LikeChile

Como sei se a minha reserva incluia ou não o IVA?

A dúvida de muitos brasileiros é se o valor da reserva já está ou não com o IVA e nossa resposta é sempre a mesma: pergunte no hotel.

Isso porque os valores divulgados não seguem uma regra. Alguns hotéis anunciam o valor sem IVA (porque estão anunciando em dólares, por exemplo) e outros anunciam com o IVA.

No primeiro caso eles te cobram os 19% na hora e no segundo caso eles te descontam os 19% na hora (se estiverem dentro das duas regras: ser estabelecimento inscrito no SII e você estiver pagando em dólares).

Em algumas páginas de reserva, esta informação está descrita no próprio site.

No final das contas a melhor dica que posso te dar sobre o assunto é você perguntar no lugar de sua hospedagem se o IVA está incluso ou não no valor e se eles podem te isentar do pagamento se você pagar em dólares.

Melhor pagar a hospedagem com dólar ou cartão de crédito?

Sabendo que a forma de não pagar o IVA na sua hospedagem é pagando em dólar ou cartão de crédito uma dúvida pode surgir: qual dos dois é melhor?

E a resposta é depende.

Se você está perguntando qual é mais vantajoso economicamente só fazendo conta mesmo. Isso porque:

– pagando com o cartão de crédito você vai pagar o IOF (imposto brasileiro) e dependerá da taxa de câmbio do seu banco.
-trocando seu real por dólar, aí no Brasil, você também pagará o IOF e dependerá da taxa de câmbio da sua cidade.
– trocando seu real por dólar aqui no Chile, você não paga o IOF (já que é um imposto brasileiro e aqui no Chile não temos imposto para este tipo de transação), mas dependerá da taxa de câmbio do local que você trocar o dinheiro.

Para saber como está a cotação do dólar em várias casas de câmbio (inclusive no aeroporto) aqui no Chile, clique aqui

Agora, se você pergunta em questão a comodidade, eu particularmente acredito que pagar com o cartão de crédito é uma forma mais segura e cômoda, para não ficar andando com muito dinheiro – já que normalmente o valor da hospedagem costuma ser um dos itens mais caros de uma viagem dependendo da quantidade de dias.

Sem contar que, aqui em casa, gostamos de centralizar os gastos no cartão para acumular pontos.

Outras dicas sobre assuntos relacionados


Grupo Telegram LikeChile