Nem todo mundo que vem para o Chile realmente fica no país. Recebemos muitas perguntas de pessoas que apenas fazem a conexão no Chile com outro destino final ou que seguem para outra cidade no Chile que não o aeroporto de entrada (Santiago)
Neste post vamos falar sobre o assunto e te contar a experiência (real) de viajantes que já tiveram que fazer conexão ou escala no Chile.
Diferença entre conexão e escala
Em linhas gerais conexão é quando você muda de avião e escala quando você não muda
Conexão normalmente é quando você faz sua viagem em partes. Você sai do Brasil em um avião, desce no aeroporto de Santiago e daqui você pega um outro avião para seu destino final.
Se seu destino final for dentro do Chile, esse novo avião você pega no aeroporto nacional, se seu destino final for em outro país você pega no mesmo aeroporto que você chegou (o internacional).
Não se preocupe, o aeroporto nacional e internacional de Santiago, ainda que sejam em prédios diferentes estão conectados com esteiras rolantes, você sai de um e entra em outro com muita facilidade.
Normalmente os voos com conexão são mais baratos que os voos diretos e a grande questão aí é o tempo de espera entre um avião e outro.
Já a escala acontecem principalmente em voos muito longos onde o avião precisa descer para abastecer e o passageiro não sai do avião.
O mais comum que vemos no aeroporto de Santiago, pelo menos com turistas vindos do Brasil, é a conexão.
Como saber se vou fazer uma conexão ou escala?
Para começar só é considerado conexão ou escala se você, no momento de comprar a passagem escolheu sua origem (onde você está) e destino (para onde você vai).
Neste caso apenas a cia aérea poderá te informar se o que você fará é uma escala ou uma conexão. O ideal inclusive é perguntar de forma mais objetiva a eles:
- vou descer ou não do avião?
- quanto tempo ficarei no aeroporto (em caso de conexão) ou na aeronave (caso de escala)?
- minhas malas vão para o destino final ou tenho que pegá-las na esteira?
Se você comprou sua passagem por trechos exemplo: São Paulo – Santiago e Santiago -México sinto informar que você não tem nem escala nem conexão.
Tecnicamente o que você comprou foram duas viagens , pois cada trecho comprado, ainda que na mesma cia aérea, é considerado um trecho único em si só.
No caso do exemplo você tem uma viagem de São Paulo para Santiago e só depois uma de Santiago para o México.
Acho um pouco complicado quem faz a compra desta forma, por trechos, já que qualquer atraso no primeiro voo pode te dar uma dor de cabeça imensa, caso você não consiga embarcar no segundo voo.
Prefira comprar a passagem já para o seu destino final – conexão ou escala – porque no caso de atraso a cia aérea deverá te dar uma solução, já que são eles que fazem o cálculo para que dê tempo de você pegar seu segundo voo.
Quais as regras para quem apenas faz conexão no Chile?
Existem dois tipos de conexão: a nacional e a internacional.
A conexão internacional acontece quando você chega no aeroporto internacional de Santiago, desce do avião e deve pegar um avião com destino a outro país.
Normalmente nestes casos você não entra no Chile, já que para pegar o outro avião você passa pela área interna do próprio aeroporto e segue viagem (normalmente sua bagagem vai direto para o outro avião)
A conexão nacional acontece quando você chega no aeroporto internacional de Santiago, desce do avião e deve pegar um avião com destino a outra cidade dentro do Chile (que não Santiago)
Normalmente nestes casos você faz a entrada no país como qualquer turista, deve passar pela PDI (nossa Polícia Federal) para a presentar os documentos e também pelo SAG (nossa alfândega) para passar pelo Raio X.
Ainda que te digam o contrário no Brasil (digo isso por experiência real de brasileiros que chegaram em Santiago e foram para outra cidade), é muito provável que você tenha que pegar sua mala na esteira, passar pela alfandega e seguir para o aeroporto nacional para fazer o check-in e pegar o outro voo.
Digo isso porque nem toda cidade do Chile tem aeroporto internacional e você (e sua mala), devem ´dar entrada no Chile´ ainda aqui no aeroporto internacional de Santiago
Em caso de dúvida sugiro perguntar sobre a situação da sua mala para os atendentes da cia aérea aqui no aeroporto de Santiago
Abaixo o vídeo que fizemos do aeroporto de Santiago para você já entender como ele é e onde estão as esteiras que conectam o aeroporto internacional e nacional pelo lado de fora
Posso conhecer Santiago no tempo da conexão ou escala?
Na escala não, porque você não sai do avião.
Já na conexão se a sua permitir a saída do aeroporto (ou seja, se você apresentar seus documentos na PDI, passar na alfândega, etc) em teoria você poderia aproveita para conhecer a cidade.
A pergunta que te faço aqui é: quanto tempo é sua conexão?
Digo porque:
- para sair do aeroporto você vai gastar 1 hora.
- Para chegar na cidade de Santiago (se for de táxi ou transfer), são mais 30 minutos aproximadamente para ir de depois mais 30 minutos para voltar – existem outras formas para chegar na cidade mas são mais demoradas, clique aqui para conhecer
- Para pegar seu voo nacional você precisa estar no aeroporto com 2 hora de antecedência, se for internacional 3 horas.
Ou seja, 4 horas (conexão nacional) é o que você precisa só para sair e voltar do aeroporto, sem contar o tempo para conhecer a cidade que (na minha opinião), você precisa de pelo menos 3 horas para valer a pena e conhecer o Centro Histórico.
Em resumo, se sua escala não for maior que 7 horas eu acho que não vale.
No vídeo abaixo falamos um pouco mais sobre este assunto
Onde deixar minha bagagem no aeroporto durante minha escala no Chile
Se você precisa deixar sua mala em algum lugar durante sua conexão ou estadia no país os locais que você pode encontrar custódias (como chamamos no Chile as empresas de guarda volumes):
- Aeroporto de Santiago (terminal internacional): funcionam 24 horas e – quando fomos – tinham valores tabelados por mala (independente do tamanho da mala). Estão localizados no no nível 3
- Terminais de ônibus (mas que infelizmente não trabalham 24 horas, você teria que arriscar se estão abertos ou não), não conseguimos encontrar sites oficiais com informação atualizada; Fizemos alguns reels que podem te ajudar, clique aqui para ver
- Hotéis da cidade (este serviço costuma ser disponibilizado apenas para pessoas que ficarem hospedadas por alguns dias)
- Stasher e Qeepl são empresas que fazem a pesquisa e reserva de locais que disponibilizam guardar volumes por dias ou horas. Normalmente estes locais são hotéis e estão na cidade. Nunca usamos este serviço ou encontramos opção próxima ao aeroporto
Uma excelente opção é a custódia que está no Terminal Alameda (a principal rodoviária de Santiago), isso porque você consegue pegar um ônibus desde o aeroporto para lá (te contamos em detalhes aqui) e o terminal Alameda tem conexão fácil com o metrô da cidade. Temos um vídeo te mostrando mais:
O que fazer em algumas horas de escala pelo Chile
Já falamos aqui do tempo que consideramos indicado para que valha a pena você sair do aeroporto para conhecer a cidade de Santiago. Tendo em vista isso, escolher o que fazer pode depender do seus interesses, estilo e claro, horário na cidade.
Se você tem o horário da manhã disponível pode ser interessante conhecer:
- o Centro Histórico de Santiago (quem sabe começar pela troca de guardas às 10h),
- Plaza de Armas,
- Barrio Paris-Londres
- Cerro Santa Lucía
- Barrio Lastarria (uma ótima parada para almoçar)
- Museu de Bellas Artes, MAC (Museu de Arte Contemporâneo) e Parque Forestal
Se você tem só o horário da tarde disponível pode ser interessante conhecer uma parte do Cerro San Cristóbal fazendo o seguinte roteiro:
- subir o funicular
- ir até a virgem
- pegar o teleférico
- descer e caminhar até o Shopping Costanera Center que tem opções de restaurante e no Sky Costanera você poderá ver o pôr do Sol)
Quer fazer um tour mais elaborado com uma agência de viagem? Entre em contato com nossas parceiras e veja as possibilidades para o tempo que você tem.
Importante: não recomendamos que você faça seu passeio com malas e/ou documentos de sua viagem. Ainda que Santiago seja uma cidade segura, casos como furtos (principalmente batedores de carteira) acontecem principalmente em Santiago e Providencia. Veja nossas dicas de segurança e golpes aplicados em turistas no Chile clicando aqui.
Dica para quem faz conexão no Chile
– Prefira comprar passagens com o mesmo código de reserva, ou seja, entre no site da cia aérea e já escolha o seu destino final.
– Confirme a informação que te passaram no Brasil quando chegar no Chile (exemplo: se no aeroporto do Brasil falaram que sua mala iria direto, ao sair do avião confirme, com um funcionário da cia aérea no aeroporto de Santiago, se a informação é correta).
– Evite taxistas, se algum te abordar dizendo que pode te fazer um tour (ainda mais com suas malas dentro do carro), desconfie. Eu particularmente acho arriscado fazer qualquer tipo de tour com suas malas – ainda que com agências confiáveis – ainda mais arriscado com taxistas chilenos que são conhecido por seus golpes em turistas.
– Não esqueça que Santiago do Chile é uma cidade grande o trânsito aqui é comum. Tentar aproveitar poucas horas achando que vai e volta rápido, sem considerar possíveis horas no trânsito é muito arriscado.
– Tanto na parte interna como externa do aeroporto nacional e internacional de Santiago você encontra restaurantes e locais para comer. Dependendo do tempo que você tem por aqui pode valer a pena ficar em uma Sala VIP
Mais dicas para viajar para o Chile?
Abaixo algumas dicas que podem te ajudar