Um dos passeios mais inusitados no Atacama, a Garganta do Diabo (em espanhol, Garganta del Diablo ou Quebrada del Diablo) é um imperdível para quem quer se sentir imerso na paisagem do deserto sem ter que ir muito longe de San Pedro de Atacama.
Neste post falaremos sobre este tour que fizemos de bicicleta, se vale visitar, como ir e claro, como foi nossa experiência (com vídeo para você conferir tudo).
Índice
- Garganta del Diablo
- Onde fica a Garganta do Diabo no Chile
- Como chegar na Garganta del Diablo no Atacama
- Melhor forma de conhecer a Garganta do Diabo
- Nossa experiência no tour de bicicleta na Garganta del Diablo
- Garganta do Diabo, vale a pena?
- Como se vestir para o passeio para a Garganta del Diablo
- Deserto de Atacama
- O que fazer no Deserto de Atacama
- Informações e dicas do Deserto de Atacama
Garganta del Diablo
Também conhecida como Quebrada del Diablo é um canyon que você pode visitar a pé ou de bicicleta.
Localizado no meio do deserto é um passeio interessante para quem quer realmente se sentir no meio do deserto, ver uma paisagem incrível e que os carros não chegam (por isso não costuma ser tão massivo).
Aqui você vai percorrer caminhos estreitos, no meio das montanhas de areia e sal. Também é a possibilidade de ver a mudança na paisagem e um mirante com uma vista linda.
Tudo isso pertinho da cidade de San Pedro de Atacama.
Onde fica a Garganta do Diabo no Chile
A entrada para a Garganta del Diablo está a 6 km (aproximadamente) de San Pedro de Atacama, na mesma direção de Pukará de Quitor
Ainda que esteja próximo da cidade é um passeio que requer algo de preparo físico, já que o trajeto (dentro da Garganta do Diabo), só pode ser feito caminhando ou de bicicleta. Estamos falando de um total de 22kms.
Além disso, para chegar ao mirante, a caminhada é puxada…mas que vale muito a pena para ver a incrível vista.
Como chegar na Garganta del Diablo no Atacama
Você até pode se aproximar de carro, mas a Garganta do Diabo só pode ser percorrida a pé ou de bicicleta.
Para chegar você deve seguir, desde San Pedro de Atacama, por 3,6 kms até chegar no povoado de Catarpe (aí é necessário pagar CH$ 3.000 para ter acesso a o Valle de Catarpe).
Você começará a ver os Canyons (parte mais emocionante do trajeto) depois de mais 2,4 kms…ou seja, já estamos a 6km da cidade de San Pedro de Atacama.
Desde aí não é mais possível entrar com carro e o trajeto deve ser feito a pé ou de bicicleta, por dentro da quebrada.
Estando dentro da quebrada não é possível se perder, porque não tem nenhum desvio…é direto e reto até o caminho começa a abrir-se e é possível ver a trilha para o mirante.
O trajeto para o mirador não é muito longo, são 1.400 metros ida e volta que você deve fazer caminhando. A subida é puxada…não se preocupe, a vista vale a pena.
Voltando do mirante, se pegam novamente as bicicletas e continuam o circuito desta vez mais suave, porque é descida e muito mais agradável até chegar a San Pedro de Atacama novamente.
Melhor forma de conhecer a Garganta do Diabo
Ainda que seja possível fazer caminhando (se você tiver como chegar de carro até onde é possível vai facilitar muito) eu particularmente acho que a ida de bicicleta é excelente.
Ainda que exija algo de condicionamento físico, principalmente se é dos seus primeiros dias na cidade e está se aclimatando, a sensação de andar de bicicleta por dentro do Canyon é impressionante. Você vai notar ainda mais os desníveis e curva.
O passeio também permite algumas paradas então considere que os tempos são já pensando em descansos.
Tempos: de bicicleta são 2 horas já caminhando são 6 horas aproximadamente.
Nossa experiência no tour de bicicleta na Garganta del Diablo
Este passeio foi uma grata surpresa porque não estava dentro do meu roteiro no Deserto do Atacama, mas como a vida nos dá sempre presentes, acabei ficando com um dia livre e fui convidado a fazer este tour.
Fui com agência que estava nos esperando – em San Pedro de Atacama – com as bicicletas, capacetes e casacos refletivo.
A primeira parte do trajeto é tranquila, na verdade já tinha feito o trajeto quando fui a Pukará de Quitor no meu primeiro dia no Atacama.
Passamos pelo controle de acesso e pagamos a entrada (em dinheiro) e seguimos até uma das nossas primeiras paradas a sombra de um Algarrobo gigante às margens do Rio San Pedro…na verdade cruzamos diversas vezes por este rio no caminho, nós praticamente vamos seguindo ele até chegar aqui.
Mas neste ponto temos a oportunidade de nos aproximar e tocar na água…atenção ela não é potável (não é possível bebê-la).
Desde aqui podemos começar a sentir o que realmente é o tour pela Garganta do Diabo, já que neste momento entramos de bicicleta pelo canyon e tivemos a experiência de estar realmente no meio do Deserto do Atacama.
Nosso guia, muito atencioso, fez a gravação durante o trajeto…e isso foi um diferencial para eu aproveitar e realmente curtir o momento do trajeto, mas sem perder nenhum momento das imagens que mostramos no vídeo abaixo.
Quando as pernas pedem um pouco de descanso chega a hora da subida para o mirante. Não vou mentir, no começo penso em desistir, mas as vantagens de fazer um passeio em grupo é que todos se apoiam e se incentivam. Sigo…ainda bem!
Que vista, a chave de ouro que precisava para fechar este tour. Ainda de cima consigo ver outros viajantes que estão fazendo o passeio com sua bicicletas, pequenos, quase imperceptíveis no meio da imensidão do Deserto do Atacama.
A volta é mais tranquila, suave, principalmente porque estamos descendo e quase não temos que fazer força para a bicicleta nos levar.
Passeio emocionante, que termina novamente na cidade de San Pedro de Atacama depois de aproximadamente 22kms inesquecíveis.
Veja aqui como foi.
Garganta do Diabo, vale a pena?
Muito, não sei se para o primeiro dia…porque ainda que não seja um passeio de grande altitude exige um pouco do corpo.
Eu fiz no meu último dia, aproveitando o dia livre, mas pode ser um bom passeio se pensando que no dia seguinte você não terá que fazer grandes esforços (digo por eventuais dores no corpo).
Como se vestir para o passeio para a Garganta del Diablo
Um passeio de bicicleta pelo deserto não exige tanta preparação: bom sapato, calça e camiseta, óculos de sol e boné. Não esqueça o corta vento (casaquinho para o vento).
Mas é importante levar uma mochila com água (você vai precisar), barra de cereal ou algo para comer durante as paradas.
Não esqueça do protetor solar. Como você sairá com a bicicleta desde San Pedro é importante já ir protegido.
Deserto de Atacama
Deserto de Atacama é muito mais do que San Pedro de Atacama.
Por conta disso te deixaremos alguns posts e informações que vão facilitar muito a sua viagem para cá.
O que fazer no Deserto de Atacama
São vários os tours pelo deserto, ainda que as cidades de San Pedro de Atacama, Caldera e Bahia Inglesa tenham também seus encantos.
Alguns exemplos de passeios por aqui.
Informações e dicas do Deserto de Atacama
Além dos posts aqui no blog, temos uma playlist no nosso canal de Youtube com muitos vídeos e dicas do Deserto de Atacama.