Parque Tricao

novembro 23, 2022

Um dos segredos ainda muito bem guardados pelos chilenos, o Parque Tricao é um paraíso para ser conhecido por todos, independente da idade.

Tenho certeza que você não ouviu sobre ele, ou se ouviu, foi com poucos detalhes. Nós fomos até lá em Novembro de 2022 e aqui vamos te contar tudo.

Viajando para o Chile e ainda não sabe onde se hospedar?

Aproveite o desconto de 15% em um hotel de luxo localizado no barrio de Lastarria, a passos do metrô e pertinho do Cerro San Cristóbal.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel LucianoK, clique aqui e aproveite.

Parque Tricao

Parque Tricao é uma reserva natural privada, de 100 hectares criada pelo empresário Eduardo Fernández León.

Tudo começou em 2007 e desde lá foram muitos investimentos e melhorias. A inauguração foi em 23 de Fevereiro de 2019.

O que tem para fazer no Parque Tricao

Temos que começar dizendo que o parque é enorme, você já tem que ir com tudo programado antes de chegar, porque não dá para ver tudo.

Logo na entrada você encontrará um mapa com todos os senderos (trilhas) para quem gosta de caminhar ou andar de bicicleta e também outros pontos principais do parque.

Aqui vamos dar os detalhes do que conseguimos visitar (porque sim, tivemos que deixar muita coisa de fora).

Jardim Botânico do Parque Tricao

Um espaço lindo, principalmente para quem gosta de plantas e flores. Tem um diferencial que nos encantou: durante todo o trajeto exemplares das plantas estão em vasos, e você pode comprar muitas delas.

São mais de 18 mil plantas e flores que rodeiam este lugar, todas em setores específicos e bem delimitados.

Nosso espaço preferido foi, sem dúvidas, o setor de cactos e a vista linda do lago já nos mostra o quanto o local é grande.

Plaza La Virgen

Um lindo lugar que mistura jogos para crianças, ponte colgantes, pequenos lagos.

Esta é a entrada principal para quem vai pegar a balsa, mas vale dar um tempinho por aqui para comer algo (tem um food truck logo no início) ou parar alguns minutos na praia artificial (uma dela, porque são várias no parque inteiro).

Posso garantir que este foi o lugar preferido do nosso filho Lucas.

Balsa Parque Tricao

A Balsa parte da Plaza la Virgen e chega até o Humedal Giverny.

É um passeio imperdível, que está dentro do ticket da entrada do parque e o caminho é só de ida, já que a volta é para ser feita em duas opções de trilha (uma mais fácil e reta de aproximadamente 30 minutos OU uma pelo bosque – a que nós fizemos – de aproximadamente 45 minutos, muito bem sinalizada)

Trekking no Parque Tricao

Fizemos apenas um, na volta do caminho da balsa. Fomos pelo lado mais longo, porque era o que tinha mais proteção do sol (o dia estava muito quente).

Muito bem sinalizado, este não é apto para quem tem mobilidade reduzida – parece que a do outro lado sim, é.

Com muita sombra, árvores, é de nível fácil (fomos com Lucas de 4 anos).

Considere que são 45 minutos caminhando, uns 2 kms.

Que tal se hospedar em um castelo no Bairro Bellavista?

Aproveite esta promoção e fique hospedado em um dos melhores hotéis deste bairro bohêmio de Santiago

Além de um lugar lindo, com café da manhã excelente e um atendimento de primeira qualidade, leitores do LikeChile tem 20% de desconto em reservas feitas diretamente no site do hotel.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código LIKECHILE20, no site do hotel Castillo Rojo, clique aqui e aproveite.

Aviário Parque Tricao

O ponto alto do passeio é realmente este lugar. O maior aviário da América do Sul, e o segundo do mundo.

São aproximadamente 2 hectares rodeada com malha especial e desenhada para o funcionamento do aviário (para ter uma ideia são 30 metros de altura e 52 metros de largura).

É apta para todas as idades, nosso filho Lucas tem 4 anos e andou muito bem por todo o trajeto e vimos pessoas de cadeira de rodas e mobilidade reduzida (neste caso existe um trajeto especial).

A trilha é muito bem desenhada a ponto de você ir descobrindo o aviário aos poucos. O trajeto divide bem o habitat de aves aquáticas, aves que vivem em média altura e aves que preferem o topo das árvores.

São aproximadamente 800 aves livres (algumas estão em gaiolas grandes), e você tem que ter cuidado pois as aves cruzam, te sobrevoam, algumas se aproximam muito e a maioria nem te dá muita atenção.

Vimos muitos pássaros com ninhos dentro de troncos e nas rochas.

Ficamos 1h30 percorrendo este lugar e fomos descobrindo, aos poucos, os segredos daqui.

Quem pensou na trilha sabia as surpresas que queria te mostrar e o final é impactante, com uma ponte colgante de brilhar os olhos.

Nossa experiência no Parque Tricao

Saímos às 10h de Santiago e levamos praticamente 2 horas para chegar no parque (tivemos que fazer algumas paradas no caminho por conta do Lucas).

Não tínhamos noção da imensidão do lugar, vimos algumas notícias em espanhol sobre o Parque Tricao mas nenhuma contava a real dimensão.

Quando chegamos lá vimos que existiam percursos para amantes de bicicleta, o humedal, muitas trilhas para trekking, kayak e botes, praias e incríveis miradores.

Ou seja, logo de cara vimos que não seria possível ver tudo porque o parque fecha às 18h.

Seguimos o percurso ´lógico´ de conhecer primeiro o Jardim Botânico, para depois ir para a Balsa e depois ir para o aviário que é o único com hora marcada e o nosso era das 15h às 16h. Erramos.

Como chegamos tarde e temos um filho pequeno, acredito que o ideal seria ter sido encurtar o tempo do Jardim Botanico e pegar o último horário da aviário, assim teríamos tempo para ir no humedal.

Dicas do Parque Tricao

O primeiro que vou dizer é que mesmo sendo enorme e com muitos pontos para visitar, praticamente TODOS eles você consegue ir de carro.

Se você tem mobilidade reduzida e não consegue fazer a trilhas, pode perfeitamente chegar a todos os pontos com veículo próprio. O local tem estacionamento para cada ponto importante do parque, não se preocupe.

No caso da balsa, que o trajeto é só de ida, a trilha de volta é de nível fácil (mas não é apta para quem tem mobilidade reduzida), mas vimos uma senhora de cadeira de rodas na balsa – ou seja  fazem exceção pra alguns casos fazendo o trajeto de ida e volta).

O aviário é o único com hora marcada, são blocos de horas, que você pode chegar até o limite…vou explicar: nosso horário era das 15h às 16h, isso quer dizer que nossa entrada no aviário poderia ser feito desde as 15h até às 16h (e realmente chegamos perto das 16h).

Gostei do horário que escolhemos, mesmo com muito calor (que não se nota dentro do aviário por conta da quantidade de árvores), as aves estavam acordadas, comendo, voando, tomando banho… o que é legal porque vimos elas bem ativas.

A única coisa ruim foi que chegamos às 16hs no aviário, ficamos 1h30 andando por ele e saindo às 17h30 tentamos ir no humedal mas já estava fechado. Poderia ter sido melhor pegar o último horário do Aviário (16h30 às 17h30), porque teríamos tido tempo de ir no humedal antes (16h) e fechado nossa visita vendo os pássaros.

Inclusive considere os seguinte tempos

Jardim Botanico: entre 30 e 45 minutos para visitar
Plaza La Virgem: entre 45 minutos e 1 hora (pensando que é um tempo para almoço e diversão das crianças)
Balsa: tem horários (quando fomos saia de 1 em 1 hora) e é por ordem de chegada… o percurso dura uns 15/20 minutos
Humedal: entre 30 e 45 minutos para visitar
Trilha para voltar depois da balsa: entre 30 e 45 minutos dependendo do caminho que escolher.
Aviário: pelo menos 1h, nós ficamos 1h30 porque fomos parando, sentando, etc.

Horários e Preços do Parque Tricao

O parque abre às 9h e fecha às 18h (de março a Dezembro) e 19h (de Janeiro e Fevereiro)

Os preços variam conforme o que você vai visitar e sua idade. Exemplo:

Entrada geral + aviário + jardim botanico = CH$ 11.000 (de 5 a 14 anos ou adultos maiores pagam menos)
Entrada geral = CH$ 6.000 (de 5 a 14 anos ou adultos maiores pagam menos)

Menores de 4 anos não pagam

A entrada geral dá direito a atividades como balsa e kayak.

Não vendem ingresso no local (apenas pela internet) e os ingressos são limitados, inclusive é comum esgotarem principalmente o do aviário.

Para saber mais aqui o site do Parque Tricao

Grupo Telegram LikeChile

Como chegar no Parque Tricao

Parque Tricao está na Avenida Las Brisas, 4,25 km Santo Domingo, Região de Valparaíso

De carro: nós fomos seguindo waze e chegamos lá com facilidade. São 127km em estrada muito boa e asfaltada (boa parte dela é a Autopista del Sol, a mesma que te leva a Isla Negra)

De ônibus: não recomendo. Isso porque não existe transporte público que te deixe no parque e não encontramos nenhum ônibus que sai de Santiago para  Santo Domingo (cidade onde está o parque). O que vimos foi a possibilidade de chegar em San Antônio ou Llo Lleo (via Pullman bus Costa Central) e destas cidade pegar um táxi até o parque. Mas atenção, não vimos táxis próximos ao parque, você teria que ir com algum contato para depois ir te buscar…mas não se esqueça, o parque é enorme, ainda que alguém te deixe na entrada depois são muitos kms dentro do parque para percorrer.

Agência: não conhecemos atualmente nenhum agência que faz este passeio de forma regular.

Instagram LikeChile

Aproveite o desconto que temos neste hotel no Bairro Lastarria.

Um casarão que já foi de uma das famílias mais ricas do Chile, agora é um hotel boutique  que é simplesmente um oásis em Santiago.

Localizado no bairro Lastarrias, perto de bares e restaurantes sem estar no meio do movimento deste bairro bohêmio, é uma ótima opção para quem quer estar perto de tudo e quer aproveitar a noite da cidade.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel Casa Bueras, clique aqui e aproveite.

Quer saber mais sobre Santiago?

Aqui temos tudo o que você precisa saber sobre a cidade e, porque não dizer, de todo o Chile.

Abaixo te deixamos uma playlist com vídeos sobre Santiago do Chile, e não só isso, poderá descobrir muitas dicas valiosas. Neste link 👉 WWW.YOUTUBE.COM/LIKECHILETOUR você pode se inscrever em nosso Canal de Youtube e ficar por dentro de dicas quentinhas. CLIQUE AGORA!!!✅

Notícias e novidades do Chile

Se você gosta de viajar informado e quer saber tudo o que está acontecendo no país, então não perca nossas lives.

Abaixo uma delas, mas no nosso canal de youtube você encontrará outras mais. Aproveite e clique aqui para ativar as notificações e não perder a próxima live do canal.

Já viu nossa live de segunda (às 18hs no Youtube)? Respondemos as dúvidas que os deixam em todas as nossas redes sociais 🙂

Que tal se hospedar em um castelo no Bairro Bellavista?

Está com dúvidas dos documentos e requisitos para viajar para o Chile? Veja nosso check-list com passo a passo para não perder a viagem