Para mim o lugar mais bonito do Deserto do Atacama é Piedras Rojas e um passeio imperdível para quem estiver na região de San Pedro de Atacama.
Neste post vamos te dar dicas para que você não passe por perrengues no dia do seu passeio. E no final um vídeo com todos os detalhes.
Piedras Rojas
Também conhecida como Salar de Aguas Calientes ou Salar de Talar, Piedras Rojas é uma lagoa como poucas no mundo.
A 4.200 metros sobre o nível do mar este lugar é de tirar o fôlego pela beleza e falta de ar também.
A água do local, que pode mudar de tonalidade dependendo do vento, contrasta com a cor vermelha das pedras arredondadas daqui.
Você pode ver muitas fotos deste lugar, mas quando tiver a oportunidade de conhecer ao vivo verá que é muito mais bonita.
Onde fica Piedras Rojas no Chile
Em meio do Deserto do Atacama está a 150km da cidade de San Pedro de Atacama, 2 horas de viagem aproximadamente.
Como ponto de referência está a 80km do Trópico de Capricórnio, 60 km da cidade de Socaire e a 50km das Lagunas Altiplanicas.
Como chegar em Piedras Rojas
Relativamente fácil de chegar, você pode ir em tours ou carro alugado.
Se está indo em tour é bem provável que o passeio faça paradas pelo Trópico de Capricórnio, Caminho dos Incas, cidade de Socaire, Lagunas Altiplánicas e que também inclua o café da manhã e o almoço.
Se você pretende ir de forma independente o ideal é ir de carro alugado com algumas questões para considerar:
- a entrada é vendida na cidade de Socaire (não vendem na entrada do parque), no nosso caso, o guia pegou o dinheiro na van, já que os ingressos são pagos além do passeio, fica a dica para levar dinheiro a vista;
- você pode escolher só a entrada do parque ou o combo com a Laguna Altiplánica (atenção porque é necessário escolher por qual vai passar primeiro se for comprar o combo).
- Não tem internet em Piedras Rojas, inclusive a conectividade é bem ruim no Deserto. Com a empresa de telefonia Entel a internet pegou bem em Socaire, depois não pegou mais.
- Você pode reservar pelo site socairechile.cl sempre com dia e horas marcados, mas deve, sim ou sim, passar pela cidade de Socaire para registrar o seu ingresso.
- Não esqueça de levar bastante água e lanches para o caminho já que existem poucas opções na estrada e as que tem podem estar fechadas dependendo do dia e horário que você passar
Vale a pena ir para Piedras Rojas no Deserto do Atacama
Sim, na minha opinião é o passeio mais bonito do Deserto do Atacama.
Inclusive, na região onde estão as Piedras Rojas estão outros pontos super interessantes e bonitos do deserto, o que faz do passeio ainda mais imperdível.
Um tour obrigatório para quem está em San Pedro de Atacama.
Como se vestir para o passeio para Piedras Rojas no Atacama
Independente da época do ano que você vai, é bem provável que você sinta frio por aqui.
Primeiro porque este passeio normalmente sai bem cedo (porque está distante de San Pedro de Atacama) e segundo porque é alto e venta muitoooo (põe muito nisso), por aqui.
Saber se vestir em capas, com uma camiseta, segunda pele, moletom e casaco grosso (além de luva, gorro e cachecol), são importantes para quem visita Piedras Rojas.
Não esqueça do protetor solar e labial, já que o sol também judia bastante.
E como todos os passeios no deserto a garrafa de água é indispensável.
Nossa experiência em Piedras Rojas no Deserto do Atacama.
Um passeio intenso, puxado e que vale cada segundo e as inúmeras fotos que você vai tirar.
Começa bem cedo pela manhã, lá pelas 6hs saímos de San Pedro de Atacama, no frio da madrugada do deserto.
Ainda que seja um trajeto longo, o tour vai fazendo diversas paradas no caminho.
Primeiro paramos para o café da manhã, lá pelas 7h. No Trópico de Capricórnio, onde podemos observar uma das trilhas do Camino del Inca e claro, aproveitar para tirar lindas fotos pela estrada do deserto.
Depois passamos pela cidade de Socaire para usar o banheiro e também comprar os ingressos para Piedras Rojas e Lagunas Altiplanicas.
Nós fomos primeiro para Piedras Rojas (que está mais distante) e foi bom, porque não tinha praticamente ninguém. Com algo de estrutura e banheiro o que assusta por aqui é o vento.
Venta muito e é muito frio. Mas a beleza do lugar é surpreendente. Acredito que é uma paisagem difícil de encontrar em outro lugar do mundo.
Chegamos em um momento com a água mais amarelada, mas o guia nos avisou que o vento se encarregaria de mudar a tonalidade da água e foi assim mesmo, logo estava numa tonalidade turquesa impressionante que, com as pedras vermelhas e o vulcão de fundo, faz do lugar um dos mais bonitos que já visitei.
Saímos de lá direto para as Lagunas Altiplanicas (teremos post só deste lugar) e uma parada para o almoço para depois voltar para San Pedro do Atacama no final do dia.
Te deixo um vídeo com tudo o que vivemos por lá
Deserto de Atacama
Deserto de Atacama é muito mais do que San Pedro de Atacama.
Por conta disso te deixaremos alguns posts e informações que vão facilitar muito a sua viagem para cá.
O que fazer no Deserto de Atacama
São vários os tours pelo deserto, ainda que as cidades de San Pedro de Atacama, Caldera e Bahia Inglesa tenham também seus encantos.
Alguns exemplos de passeios por aqui.
Informações e dicas do Deserto de Atacama
Além dos posts aqui no blog, temos uma playlist no nosso canal de Youtube com muitos vídeos e dicas do Deserto de Atacama.