Chuva no deserto do Atacama | LEIA Like Chile Blog
Like Chile

As melhores dicas de viagens para o Chile

Chuva no deserto do Atacama

fevereiro 8, 2019

Muita gente assustada com a chuva no deserto do Atacama que decidimos fazer um post sobre o assunto.

Inverno altiplanico, chuvas, tormentas alagamentos em San Pedro de Atacama

Sim, no deserto mais árido do mundo chove, e pode chover muito. Dos meses de Janeiro a Março você pode pegar dias de chuvas por lá, alguns dias podem chover muito e passeios ficarem fechados.

Isso ocorre pelo inverno Altiplânico (ou inverno boliviano). Neste período a umidade da Floresta Amazônica chega até a região causando estragos.

QUANDO CHOVE?

em alguns dias de Janeiro a Março pode chover forte

no inverno chileno (Junho a Setembro) o problema pode ser a nevasca.

San Pedro de Atacama chuvas , alagamentos, invierno altiplanico

CHOVE TODOS OS DIAS DESTES MESES?

Não, alguns dias, principalmente em Fevereiro. Mas a quantidade de dias, quais dias, intensidade das chuvas, etc., dependem dos efeitos da natureza. É bom acompanhar os sites especializados em clima e seguir a previsão. Normalmente com 1 semana de antecedência são mais assertivos.

O QUE ACONTECE QUANDO CHOVE?

Se não chove muito, não acontece nada. Se chove muito você pode encontrar a cidade com ´Alerta Vermelha´ e por isso os passeios podem estar fechados para visitação.

QUAIS PASSEIOS FECHAM?

Tudo depende da intensidade da chuva, pode fechar um ou outro. Mas se a chuva for muito forte, fecha tudo e não tem o que fazer.

O QUE FAZER PARA NÃO SE ESTRESSAR?

Se você pode, marque sua viagem para os meses de Abril, Maio, Outubro e Novembro. Nestes meses a possibilidade de chuva ou nevascas são menores, mas claro, tudo o que depende da natureza é imprevisível.

SE EU NÃO POSSO IR NESTAS DATAS O QUE FAÇO?

Em qualquer época do ano o melhor é fazer passeios com agências de confiança. Na época de chuva então mais ainda.

Se você pegar fortes chuvas vai passar pelo estresse que todo mundo passa por lá (sendo turista ou não), mas a segurança de ter contratado com uma agência séria te ajuda em porque: eles vão desmarcar seu passeio, não vão te enrolar (vão falar a verdade sobre o que está acontecendo) e vão seguir as regras de devolução de dinheiro em caso de cancelamento.

Então é sempre bom, ao contratar, perguntar como é a forma de devolução do dinheiro se o motivo do cancelamento do passeio for a chuva ou nevasca.

O QUE EU FAÇO SE EU PEGAR AS FORTES CHUVAS?

Siga as instruções do pessoal da sua hospedagem e do pessoal da agência de turismo. Eles estão acostumados com a situação e estão sempre em contato com as autoridades competentes.

Não se arrisque, se te avisaram da situação não tente fazer o passeio por conta. Você pode se encontrar com situações como estas acima.

Tudo estará fechado, estradas bloqueadas e você pode se enfrentar com uma situação bem difícil em uma região que nem todo lugar pega celular e corre um sério risco. O deserto não é brincadeira. Respeito sempre à natureza.

Sugiro que você leia também o post que temos sobre o Clima e dicas de roupa no Atacama (clique aqui), por lá você encontrará o detalhado mês a mês, para facilitar.

Quer saber sobre roteiros e passeios no Atacama? Clique aqui

Comentarios

2 respostas para “Chuva no deserto do Atacama”

  1. Rosilane disse:

    Estou planejando conhecer o Deserto do Atacama com uns amigos, temos dias opções de datas, que são as não recomendadas por vocês. Nunca vi uma nevasca, mas de chuvas eu entendo. Então minha dúvida seria. O que causa mais transtornos, as chuvas ou as nevascas no deserto? Estamos bem inclinados a ir no período de junho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *