Embalse El Yeso com acesso liberado | Like Chile Blog
Like Chile

As melhores dicas de viagens para o Chile

Embalse El Yeso com acesso liberado

março 4, 2020

Embalse El Yeso

Um dos lugares mais visitados pelos brasileiros na região de Santiago do Chile é o Embalse El Yeso, que desde Junho está fechado, teve o acesso reaberto no dia 7.01.20

Neste post falaremos tudo sobre o assunto e esclareceremos as principais dúvidas.

PORQUE ESTAVA FECHADO?

Embalse el yeso está fechado

Depois de um acidente, que aconteceu em Junho.19 e que provocou a morte de duas crianças brasileiras, em um primeiro momento o Embalse foi fechado para a investigação e posteriormente para a análise dos órgãos competentes para possível reabertura ou não.

Em Setembro.19, após muita especulação da reabertura (e muita agência de turismo confirmando a reabertura de lá), saiu no Diário Oficial que o local se manteria fechado por ser um local instável.

E apenas no dia 7 de Janeiro de 2020 foi revogada a resolução de Junho de 2019 (a que interditava o caminho) com o objetivo de restabelecer só e exclusivamente o trânsito de veículos, mas mantém proibido a circulação de pessoas desde o km 21,7 até o km 30,2 da Ruta G-455 (a que leva ao Embalse El Yeso)

clima e temperatura Embalse El Yeso

O QUE QUER DIZER? SÓ CARROS PODEM PASSAR POR LÁ?

Exatamente. A liberação foi de carros, cenas como a foto acima, neste momento não poderão acontecer já que é proibido andar pelo trajeto.

Ainda não sabemos se as agências de turismo vão voltar a passar pelo local, mas o que temos certeza é que a proibição peatonal (de pedestres) está valendo. Piqueniques e andar pelo Embalse neste momento está proibido.

Lembrando que esta restrição é para o Embalse, não para Cajón del Maipo.

Para que entendam melhor, Embalse El Yeso seria Copacabana e Cajón Del Maipo seria Rio de Janeiro. Um é o local em especial (Embalse El Yeso) e o outro a região (Cajón del Maipo)

Las Melosas Cajón del maipo Chile, LikeChile

Em Cajón Del Maipo é possível fazer inúmeras atividades, como a visita a Las Melosas (foto acima) e Termas no verão.  Então é possível percorrer a região que tem muitas belezas naturais

EMBALSE EL YESO É PERIGOSO?

Qualquer lugar que está no meio da Cordilheira merece, pelo menos, respeito. Sim, a área é conhecida por deslizamento de pedras mas não era sinalizado.

Atualmente são mais de 20 placas que avisam da possibilidade de deslizamento. Evitar que se caminhe pelo trecho é uma forma de minimizar que alguma pessoa se machuque, mas não evita que uma pedra atinja algum carro e as pessoas que estão dentro dele se machuquem da mesma forma.

Então, respeito pela Cordilheira e respeitar as regras e sinalizações é preciso.

laguna del Inca Centro de ski Portillo, neve, como chegar, passeios, cuesta los caracoles, paso los libertadores chile

Se você quer ver algo muito parecido com o Embalse El Yeso, sugiro o tour para Portillo (clique aqui). Também temos uma lista de outros passeios para fazer em todo o Chile. Clique aqui para ver os imperdíveis

Tours, passeios e roteiros no Chile

Comentarios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *