Um dos lugares mais visitados pelos brasileiros na região de Santiago do Chile é o Embalse El Yeso, que desde Junho está fechado. Neste post falaremos tudo sobre o assunto e esclareceremos as principais dúvidas.
PORQUE ESTÁ FECHADO?
Depois de um acidente, que aconteceu em Junho.19 e que provocou a morte de duas crianças brasileiras, em um primeiro momento o Embalse foi fechado para a investigação e posteriormente para a análise dos órgãos competentes para possível reabertura ou não.
Em Setembro.19, após muita especulação da reabertura (e muita agência de turismo confirmando a reabertura de lá), saiu no Diário Oficial que o local se manteria fechado por ser um local instável.
Não esqueça que estamos falando de um local no meio da Cordilheira dos Andes, cercado por montanha, pedras, etc e que por lá existe atividade de mineradoras e das Aguas Andinas – fornecedora de águas da cidade, ou seja, sempre muito caminhão e movimentos de terra.
CAJÓN DEL MAIPO ESTÁ FECHADO?
Não, Embalse é que está fechado.
Para exemplificar: Embalse El Yeso seria Copacabana e Cajón Del Maipo seria Rio de Janeiro. Um é o local em especial (Embalse El Yeso) e o outro a região (Cajón del Maipo)
Em Cajón Del Maipo é possível fazer inúmeras atividades, como a visita a Las Melosas (foto acima) e Termas no verão. Então é possível percorrer a região o que está interditado é só o Embalse El Yeso.
QUANDO REABRE?
Não tem data, postaremos aqui quando soubermo se algo.
Atenção: se te falarem que vai reabrir, peça um documento oficial, como uma foto do Diário Oficial. Tem um monte de gente enganando turista por aí.
E SE EU TENTAR IR MESMO ASSIM?
Você está sujeito a no mínimo uma multa. Lembre-se que você está em um país sério e que cumpre as regras. Tentar dar jeitinho por aqui não é possível
Sem dizer que você pode estar arriscando a sua vida e a de outras pessoas.
Se você quer ver algo muito parecido com o Embalse El Yeso, sugiro o tour para Portillo (clique aqui). Também temos uma lista de outros passeios para fazer em todo o Chile. Clique aqui para ver os imperdíveis