Viajar de moto para o Atacama é um dos maiores desejos de muitos motociclistas. Tanto isso é verdade que são muitos os brasileiros que estão desbravando a estrada para conhecer a pequena cidade de San Pedro de Atacama e seus inúmeros segredos.
Para desvendar mitos e segredos, fizemos uma live com o Guga Dias, autor do Blog O diário de Motocicleta, um experiente nesta viagem, aqui um resumo do que falamos.
Índice
- Viagem de moto para o Atacama
- Quanto demora uma viagem de moto para o Atacama?
- Como se planejar uma viagem de moto para o Atacama?
- Melhor época para viajar de moto para o Atacama
- Os motociclistas sofrem com o mal de altitude no Atacama?
- Quantos dias são precisos para ficar em San Pedro de Atacama?
- Quanto custa uma viagem de moto para o Atacama?
- Como são as estradas para viajar de moto no Chile?
- Maiores perrengues na viagem de moto para o Atacama.
- Dicas para viajar de moto para o Atacama
- O que conhecer no Deserto do Atacama?
- Notícias e novidades do Chile
Viagem de moto para o Atacama
Em uma live de mais de 1 hora, Guga Dias do Diário de Motocicleta deu muitas dicas sobre viagem de moto para o Atacama.
No post deixaremos listado as principais, mas no vídeo abaixo você pode assistir de forma completa
Quanto demora uma viagem de moto para o Atacama?
Desde São Paulo a San Pedro de Atacama são 6 dias, com um dia de descanso.
Como se planejar uma viagem de moto para o Atacama?
Deve pensar nas diferenças climáticas, tanto na roupa que deve usar, quanto a melhor época para fazer a viagem.
Uma escolha incorreta pode dar com que a estrada fique fechada por neve ou por chuvas intensas, conhecidas como o inverno altiplanico, com perigosos riscos de enchentes e desabamentos.
– Quando acontece a temporada de chuvas no deserto de Atacama?
Normalmente as chuvas aconteciam no mês de Janeiro, mas com a mudança climática, cada vez mais, estão acontecendo no mês de fevereiro, o que não só fecha as estradas, se não também alga a própria cidade de San Pedro, transformando as ruas em verdadeiros rios, devido a intensidade da precipitação e a pouca capacidade do deserto para sugar a agua, devido a composição do solo e a escassez de arvores.
Abaixo te deixamos os posts de cada mês do ano pensado para a região
Melhor época para viajar de moto para o Atacama
Tirando os meses em que pode acontecer o fenômeno climático do inverno altiplanico, qualquer mês do ano é ideal.
Nossa dica é considerar, quando têm feriados no Chile, já que muitos chilenos se organizam para visitar San Pedro de Atacama, o que pode aumentar o valor da hospedagem e também provocar escassez de vagas. Então reserve com antecedência sua hospedagem.
– Como é a temperatura em San Pedro do Atacama?
Tem temperaturas que variam entre graus negativos durante a noite para agradáveis 25 graus durante o dia, o que varia também de acordo a época do ano. Lembre que um dos passeios imperdíveis perto de San Pedro de Atacama são os Gêiseres de Tatio, espetáculo que acontece no amanhecer, e que facilmente pode pegar 15 graus negativos.
Na tabela abaixo você encontra as temperaturas médias de todo o ano, mês a mês, no Deserto do Atacama, quando você costuma chover nesta região e sugestões de roupas para levar em cada período.
Atenção: muitos passeios podem sair de madrugada e são em altitude e por isso as temperaturas podem ser muito menores do que a tabela acima. Vá preparado para pegar temperaturas negativas em passeios no deserto.
– Como se vestir para o Deserto do Atacama?
A dica é se vestir em capas, ou seja, camadas de roupa, para se adaptar as mudanças de temperatura ao longo do dia e luvas, considerando que pode ventar e esfriar muito durante a noite. E não escassa de roupa de banho para aproveitar as águas termais e lagoas da região.
Os motociclistas sofrem com o mal de altitude no Atacama?
Não necessariamente, já que o corpo vai se adaptando durante o trajeto em moto.
Quantos dias são precisos para ficar em San Pedro de Atacama?
No mínimo 4 dias, para poder aproveitar os passeios, e conseguir se aclimatar caso, tenha algum problema com a altitude. Muitos passeios são de dia inteiro e são um pouco cansativos, devido as distancias, então o melhor é reservar algum dia para descansar.
Quanto custa uma viagem de moto para o Atacama?
Varia muito, já que no planejamento deverá considerar além da gasolina, a hospedagem, se vai ficar em hotel de luxo, hotéis 3 estrelas ou em hostels (que são a maioria em San Pedro).
Dependendo das paradas que vai planejar, pode ser que aumente o diminua o tempo na estrada.
As refeições durante o trajeto podem ser mais simples, mas já na cidade de San Pedro por se tratar de um destino turístico, os valores das refeições são um pouco mais caras, mas compensa pela qualidade da gastronomia.
Alguns passeios devem ser feitos com guia, como a subida aos vulcões da região, então vale a pena botar lápis e papel sobre o que você deseja conhecer e o resultado será quanto realmente vai ter que investir para completar seus sonhos.
Mas no mínimo, 6 mil reais para uma viagem que consiga aproveitar sem precisar de se privar de muita coisa, principalmente no referido a passeios e alimentação.
Como são as estradas para viajar de moto no Chile?
As estradas são muito bem conservadas e seguras, não só as rodovias, se não também os caminhos interiores, todos asfaltados e com boa sinalização.
Ao longo da estrada tem vários postos de gasolina com uma infraestrutura perfeita, com praça de alimentação, banheiros, duchas, loja de conveniência, além de espaços recreativos.
Mas é importante saber bem onde ficam, já que algumas estão na estrada e outras, você deve entrar na cidade.
Maiores perrengues na viagem de moto para o Atacama.
Subestimar sua condição física. O corpo precisa se adaptar ao deserto. A falta de oxigênio devido à altura, pode simplesmente te abater. Então a dica é calma, não sai correndo ou fumar.
Para passeios como trekking nos vulcões, evitar levar muito peso, isso considera câmeras, lentes ou qualquer objeto que seja desnecessário.
A mudança na alimentação pode trazer algum desconforto, então vai experimentando comidas diferentes aos poucos.
Evite tomar água da torneira, mesmo que ela seja potável. A água no Chile, vem da cordilheira, então traz muitos minerais que você pode sentir tanto no gosto, como em seu estômago.
Considere sempre se vestir em camadas e não esqueça sua roupa de banho.
Dicas para viajar de moto para o Atacama
Faça e refaça seu roteiro e procure informações com quem já viajou.
Sua motocicleta deve estar em ótimas condições mecânicas e elétricas. Procure mecânicos que possam te auxiliar na viagem caso precise.
Revise que seus documentos (pessoais e da motocicleta) e seguros estejam validos.
Faça um check up de sua condição física. Ouça a seu corpo na estrada, não se exponha de mais.
Em época de pandemia é importante saber quais as regras para entrar no país e informações sobre fronteiras terrestres, clique aqui
No canal do youtube e blog do Guga você vai encontrar muita informação. Abaixo também te deixamos alguns posts relacionados a região que podem te ajudar
O que conhecer no Deserto do Atacama?
Por ser uma área tão grande é impossível conhecer o Deserto do Atacama completo ficando apenas em uma cidade ou região. Por conta disso podemos dividir o deserto em duas grandes áreas: Litoral e Cordilheira.
– Deserto do Atacama: Cordilheira
As cidades mais conhecidas neste setor, sem dúvida nenhuma são Calama e San Pedro de Atacama.
Aqui, além do clima desértico, a altura faz parte do dia-a-dia e também dos passeios.
– Deserto do Atacama: Litoral
São diversas as cidades entre elas: Caldera (e Bahia Inglesa), Iquique e Antofagasta
Aqui, por conta da proximidade do mar o clima pode ser um pouco mais ameno e as praias são o ponto forte (ainda que não seja o único atrativo)
Em ambos os casos, na Cordilheira ou Litoral, existem lugares lindos para conhecer. Alguns pontos podem ser até similares, mas cada área do deserto tem um toque especial, e em alguns casos, paisagens totalmente diferentes.
Aqui posts específicos para conhecer um pouco mais:
Notícias e novidades do Chile
Se você gosta de viajar informado e quer saber tudo o que está acontecendo no país, então não perca nossas lives.
Abaixo uma delas, mas no nosso canal de youtube você encontrará outras mais. Aproveite e clique aqui para ativar as notificações e não perder a próxima live do canal.
Aqui uma playlist com vídeos que já fizemos no Deserto do Atacama
Já viu nossa live de segunda (às 18hs no Youtube)? Respondemos as dúvidas que os deixam em todas as nossas redes sociais 🙂
Está com dúvidas dos documentos e requisitos para viajar para o Chile? Veja nosso check-list com passo a passo para não perder a viagem