Santa Cruz e Valle de Colchagua, o paraiso dos vinhos a
Registrate >
abril 9, 2012

Santa Cruz, no Valle de Colchagua

Autor:

[Atualizado 2017 ]

De viagem para o Chile e está procurando o que fazer em Santiago e procurando por pontos turísticos? Se você é um amante do vinho tem que conhecer a cidade de Santa Cruz, no Valle de Colchagua, a capital chilena nos vinhos.

Neste post toda as nossas dicas sobre lá: o que você vai encontrar, vinícolas da cidade, mapa para chegar de forma independente (carro e ônibus), opções de tours e vários vídeos que fizemos de lá.

Santa Cruz, no Valle de Colchagua

Ante de mais nada a cidade de Santa Cruz está no Valle de Colchagua, a pouco mais de 2h30 de carro ao Sul de Santiago.

Conhecida como a capital do vinho (tinto),  você encontra tours para a cidade, mas  se você adora vinho e quer ter uma experiência inesquecível, eu recomendo não só conhecer a cidade, como se hospedar na região.

Santa Cruz, no Valle de Colchagua

VINÍCOLAS DO VALLE DE COLCHAGUA

São várias as vinícolas no Valle de Colchagua, cada uma com sua particularidade, abaixo falaremos um pouco de cada uma para você conhecer mais. Falaremos somente aquelas que fazem tour pelo local:

-Apaltagua:  a 12km da cidade de Santa Cruz. Fazem tours pelo local, com duração de 1h a 2h30 dependendo do tour.

Santa Cruz, no Valle de Colchagua

-Lapostolle: com objetivo simples mas ambicioso, a ideia é fazer vinhos mundialmente conhecidos utilizando técnicas francesas de fabricação. Fazem tours regulares e privados.

-Casa Silva: Tour em suas bodegas no estilo colonial e vinhedos centenário.

Santa Cruz, no Valle de Colchagua

-Montes: Uma vinícola projetada segundo os principios do Feng Shui, possui diversos tipos de tours.

-MontGras: São diversos os tipos de tour pela vinícola, que vai desde o tour normal com degustação, até tours que te convidam a colheita e que você faça o seu próprio vinho, etc.

Santa Cruz, no Valle de Colchagua

-Santa Cruz: oferece um passeio que vai além do vinho. Além de seu cartão-postal (um teleférico que te leva ao topo do morro), tem uma vista impressionante, um observatório astronômico, uma área com várias peças relacionadas à Ilha de Páscoa.

-Koyle: Da família Undurrada, atualmente possue 80 hectáreas plantadas. São 3 tours, com diferença apenas na degustação, vão de vinhos mais simples aos premium.

Santa Cruz, no Valle de Colchagua

Viu Manent: Outra vinícola com diversos tipos de tour, inclusive para quem tem um conhecimento um pouco mais avança do no assunto como o ´enólogo por um dia´.

-Neyen: para quem quer conhecer a vinícola existem tours tradicionais com degustação (duração de 1 hora) e um diferente trekking de 5 km, que inclui degustação, com duração de 2h aprox.

A CIDADE DE SANTA CRUZ

Bem pequena, no estilo uma praça e igreja,  mas não se engane, tem muito para conhecer.

Santa Cruz, no Valle de Colchagua

Logo em frente à praça da cidade está um impressionante museu que conta a história do homem até os dias de hoje. Falo sério, a coleção privada daria inveja a vários museus públicos, com mostras das culturas das primeiras civilizações, fósseis de animais e seguindo até a história do século XX e XXI.

Contam também com exposições ferroviária e a impressionante a exposição que reproduz o resgate dos 33 mineiros da mina San José, o local tenta mostrar ao visitante a sensação dos mineiros dentro do buraco que passaram durante mais de 70 dias.

Santa Cruz, no Valle de Colchagua

No mesmo quarteirão está o Casino da cidade, não é tão pequeno quanto poderia ser (digo pelo tamanho da cidade) e por aqui você encontrará o melhor da vida noturna, inclusive com karaokê.

A cidade tem várias opções de hospedagem, tanto na cidade (próximo a praça) como em locais mais afastados no estilo hotel fazenda, para todos os estilos e bolsos. Se você está procurando um local para relaxar, onde se pode fazer passeios a cavalo e estar realmente no meio a natureza, sugiro que veja este post com um lugar incrível.

Santa Cruz, no Valle de Colchagua

Recomendo muito ir de carro e se você for neste estilo independente, te recomendamos ficar de olhos e nariz atentos já na estrada. Nós fomos surpreendidos por um cheiro tão gostoso, que tivemos que parar o carro. Aí descobrimos que estavam secando ameixa, que depois é vendido como fruta seca, muito utilizada no “Mote com huesillos”, bebida tradicional chilena.

ROTEIRO

Nossa recomendação é de um mínimo de 2 dias por aqui, com tudo agendado para não perder as maravilhosas vinícolas. Não esqueça que beber e dirigir no Chile é crime, com pena inclusive de prisão.

No mapa abaixo você verá onde estão as vinícolas que comentamos no post. Assim consegue visualizar a distância entre elas.

Não esqueça que além para chegar até Santa Cruz, saindo de Santiago, são 4 horas de viagem, mais um motivo para pensar em ficar por lá.

– de carro: Santa Cruz está a 179km ao sul de Santiago pela Ruta 5 Sur (estrada pedagiada e ótima), até a cidade de San Fernando. De lá pegue o acesso norte San Fernando, pela via Panamericana Sur.

Santa Cruz, no Valle de Colchagua

Dica importante, guarde os comprovantes do pedágio da Ruta 5 Sur, um deles serve como passe-livre para o pedágio logo na entrada de San Fernando.

Santa Cruz, no Valle de Colchagua

– de ônibus: só vale à pena se fizer os passeios pela região com tour. Se você for de ônibus para Santa Cruz, pode ter dificuldade para chegar nas vinícolas de forma independente. Empresas como Pullman, Expresso Santa Cruz, etc. têm ônibus direto para Santa Cruz. Outra opção é ir até a cidade de San Fernando e de lá pegar um ônibus até Santa Cruz.

– tour: na época de vendimia (Março) é fácil achar tours saindo de Santiago com destino a Santa Cruz. Fora deste período não é tão fácil. Normalmente os tours de Santa Cruz saem da Praça da própria cidade.

 

ABAIXO NOSSOS VÍDEOS E POSTS RELACIONADOS A ESTE ASSUNTO

 

-Playlist com videos em Santa Cruz e Valle de Colchagua:

-Playlist com vídeos nas vinícolas na região de Santiago

>> Vendimia

>> Vinícola Viu Manent, puro estilo do campo chileno.

>> Lugares para visitar no Chile.

>> Grupo de whatsapp LikeChile

>>Cupon de descontos grátis, para usar na sua viagem ao Chile.

>> Dicas exclusivas LikeChile

Botão_Hotel no ChileBotão_Hostel no ChileBotão_Apartamento no Chile

Botão_Restaurante no ChileBotão_Balada no ChileBotão_Compras no Chile

Botão_Tours no ChileBotão_Rent a car no ChileBotão_Escola de idiomas no Chile

1



Booking.com

 

<< Próximo Post                                                                                                        Post Anterior >>

Comentarios

24 respostas para “Santa Cruz, no Valle de Colchagua”

  1. mauricio disse:

    David, compensa esse rolê de ônibus chegando cedo e voltar no mesmo dia? Você faz ideia dos custos de aluguel de veículos por lá?
    Obrigado!

    • David Gormaz disse:

      Olá Mauricio,

      fazer a região de ônibus só vale se for para ficar. Principalmente porque a região não é tão próxima de Santiago e as vinícolas são afastadas do centro da cidade.Para um dia indico um tour ou alugar um carro

      Para ter uma idéia de preço do aluguel de veículo consulte um de nossos parceiros (http://likechile.com/tours/)

      Abs.,
      David

  2. Ana Carolina disse:

    Olá,
    Vocês foram por conta própria de carro ou contrataram alguma empresa pra fazer o tour? Eu adoraria ir em Santa Cruz, principalmente por causa do observatório, mas a empresa que pesquisei só leva na vinheda.
    Você tem alguma dica de empresa que inclua o observatório no passeio?
    Obrigada

  3. Maila disse:

    Estamos pensando em ficar 7 dias em santa cruz. É muito tempo? Tem mais coisa pra fazer?
    Obrigada

    • David Gormaz disse:

      Olá Maila,

      acho muito tempo sim. Em 3 dias você consegue conhecer as vinícolas de Santa Cruz.

      Curta nossa página no Facebook e Instagram, por lá damos dicas quentíssimas do que está acontecendo no Chile.

      Veja também nosso cartão de desconto, com ele você consegue programar a sua viagem e economizar uma graninha (http://www.likechile.com/descontos/)

      Abs.,
      David.

  4. Leticia disse:

    Olá David, tudo bem? Estou planejando em ir para o Chile no fim do ano, vamos de carro de Santiago até Santa Cruz e de lá gostariamos de pegar algum ônibus até Pucón, você sabe me informar se isso é possível?
    Obrigada

    • David Gormaz disse:

      Olá Letícia,

      deve ter sim, mas é melhor confirmar nas empresas de onibus (recomendamos TurBus ou Pullman). De qualquer forma meu conselho é vocês continuarem a viagem de carro, as estradas são ótimas até Pucón e no sul tem tanta coisa para conhecer que o carro vai ajudar bastante.

      Não sei dizer o custo/benefício das opções, mas vale pesquisar. Te aconselho ver a promoção de um dos nosso parceiros para locação de carro (www.likechile.com/descontos), o que vai baratear muito, e ler os posts relacionados a região próxima a Pucón (http://likechile.com/blog/category/cruce-lagos-andinos/)

      Quer saber o que está acontecendo no Chile e ver fotos incríveis daqui? Siga-nos nas redes sociais (Facebook e Instagram).

      Abs.,
      David.

  5. Flaviane disse:

    Boa tarde
    eu to querendo ir pro chile na época do inverno pra conhecer as cordilheiras e valle nevado, el colorado.. e também o shopping, bares, lojas de Santiago, qual época é melhor pra ir? e quantos dias seriam necessário? fazer pacote de viagem vale a pena? obrigada

    • David Gormaz disse:

      Olá Flaviane,

      vc pode vir ao Chile em qualquer época do ano, depende do seu estilo de viagem e do que quer ver. Por exemplo, se quer ver neve tem que vir na época de ski (veja no post: http://likechile.com/blog/dicas/o-clima-de-santiago-e-dicas-de-roupas/)

      A quantidade de dias também depende disso, veja aqui no blog os lugares que você quer conhecer e monte sua viagem de acordo com isso.

      Agora, quanto a pacote nós criamos o LikeChile Descontos para que as pessoas tenham a oportunidade de fazer sua viagem de forma independente, mas isso também depende de estilo de viagem de cada um. Entre lá e dê uma olhada http://www.likechile.com/descontos.

      Abs.,
      David.

  6. Ana Carla Lira disse:

    Oi David, queria tirar uma dúvida. Tudo no Chile envolve no mínimo uma boa taça de vinho. E alguns ligares só conseguimos chegar de carro. Como fica a questão de beber e dirigir aí? Especialmente na volta das vinícolas.
    Obrigada.

    • David Gormaz disse:

      Olá Ana,

      funciona como no Brasil, quem bebe não pode dirigir. Se você for beber, nossa sugestão é ir de táxi a restaurantes e bares e ir de tours para vinícolas. No caso de Santa Cruz, você pode ficar na cidade para aproveitar mais as vinícolas.

      Aproveite para conhecer o LikeChile Descontos e veja quais as atividades imperdíveis por aqui.

      Abs.,
      David.

  7. Bruno Plastina disse:

    Boa tarde David, bom farei minha primeira ida ao Chile com minha esposa, tiramos 3 noites para ficar em Santa Cruz! Tirando as vinícolas tradicionais (Santa Cruz e VIU MANENT ) quais outras indicaria para uma visita? E que mais além das vinícolas e museus teremos para aproveitar por lá?
    Abraços
    Bruno

  8. Caio Lima disse:

    Estou pensando em ir a Santa cruz passar uns 2 dias e conhecer algumas vinicolas, pensei em ir de carro pra facilitar o acesso a elas…mas e o problema de beber e dirigir? Falo por questao de fiscalizacao…e nao de impericia ao volante…posso ter peoblemas com isso?

  9. Roni disse:

    Bacana.
    Aproveitando sua atenção.
    Como você faria o roteiro: chegando segunda as 21 hr no aeroporto e partindo no próximo domingo as 6 da manhã?
    Já conheço Santiago e Valle Nevado e concha y toro.
    Gostaria de dividir 1 dia Viña, 1 dia Santa Cruz e 3 dias em Santiago.
    Muito obrigado e saiba que você ajuda muitos brasileiros e aproveitar melhor o seu país.

  10. Rosana disse:

    Ola
    Estarei indo daqui a 15 dias a Santa Cruz. Gostaria de saber se vc conhece um fazenda de Oliveiras que faça degustação de azeites chilenos. O Olivo Bogaris recebe turistas? As vinícolas tem van que buscam nos hoteis em Santa Cruz? Quais sao essas vinícolas? Grata

    • David Gormaz disse:

      Olá Rosana,

      não conheço fazenda de Oliveiras que receba turistas em Santa Cruz. De Santa Cruz saem tours para algumas vinícolas e você encontra aqui no blog informação de algumas delas.

      Abs.,
      David.

      • Rosana disse:

        E tem alguma próxima a Santiago. Conhece alguma que fazenda/produtor de oliveiras?

        • David Gormaz disse:

          Em Casa Blanca, direção a Viña del Mar, existem várias, Rosana. Mas para ser sincero não conheço nenhuma que faça um tour, como acontecem nas vinícolas. Se encontrar alguma e fizer um tour, conte pra gente 😉

  11. LEONARDO disse:

    Olá David, bom dia.

    Estou querendo ir de ônibus de Santiago x Santa Cruz agora em Março e gostaria de saber se consigo táxis no centro de Santa Cruz para visitar as vinícolas.
    Grato.

    • David Gormaz disse:

      Olá Leonardo,

      acredito que taxi não seja a melhor opção te digo que você até pode conseguir um taxista pra te levar até uma vinícola, a questão vai ser conseguir uma táxi para voltar de lá. As vinícolas costumam estar em lugares pouco movimentados. Acredito que, se você não quer locar um carro para ir para lá, a melhor opção seria pegar um tour (coletivo ou particular).

      Temos um parceiro na região de Santa Cruz (hospedagem). Veja com eles se oferecem tours para os hospedes ou outras opções para visitar as vinícolas. Os contatos deles você encontra aqui.

      Abs.,
      David.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • A #Catedral de #SantiagoDoChile  e linda por fora... Imagina como é por dentro. Vc já conchece?🇨🇱🇧🇷👈 Comente aqui👇
  • Como é gostoso me encontrar na rua com os #likechileamigos 🇧🇷🇨🇱 @narja_castro e Wilker .Eles assitiram nossos videos. E vc já conheces nosso canal 🎬youtube.com/likechiletour
Comente qual é seu vídeo favorito👇
  • Já pensou na #ilhadepascoa 🇨🇱😍🇧🇷👈 eu amei. Saiba mais em www.likechile.com/blog
  • Elas já curtiram o @valle_nevado e vc?🌨🌨🇨🇱🇧🇷👈 obrigado @eloaab por compartilhar.
  • Vc sabia q tem um #carrosel na Estación Central de trens 🇨🇱🇧🇷👈 em #SantiagoDoChile  eu achei lindo e vc? Comente aqui👇
  • Curtindo nosso primeiro encontro 🇨🇱😉🇧🇷 com os #likechileamigos  acompanhei eles por um percorrido pelo centro de #SantiagoDoChile mostrando nossa arquitetura, comidas típicas, brechos, galerias, até café com pernas. Vc quer participar? Entre no nosso grupo de Whatsapp +56946966931
  • Pensando em curtir a #neve 🌨🌨🌨🇨🇱🇧🇷👈 veja o legal de ficar em família no @antillancachileoficial #Antillanca saiba mais no 🎬youtube.com/likechiletour 
Gostou? Comente aqui👇
  • A @kamis_viana uma de nossos #likechileamigos nos suurprende com esta linda foto no #desertodeatacama e vcs vai visita-lo ? Comenta aqui 🇨🇱🇧🇷🏜👇
  • O Lucas e os #likechileamigos 🇧🇷curtindo umas #cervejas 🍻🍻🍻 no 🇨🇱 e vc está vindo? Comente aqui👇

Posteriores

abril 25, 2017

Comparte tu Historia.

Contactanos