La Chascona

janeiro 3, 2021

La Chascona, casa de Pablo Neruda, Santiago do Chile, LikeChile 2

Se você está vindo para Santiago do Chile já deve saber que um dos lugares para visitar é a casa-museu de Pablo Neruda que está próximo ao Cerro San Cristóbal, no Bairro Bellavista.

Neste post vamos falar sobre a casa que está em Santiago,  os motivos para você ir conhecer, o que tem por lá, valores, horário de atendimento e muito mais.

Passeios Chile

Casas Museu de Pablo Neruda

São 3 as casas de Pablo Neruda que você pode visitar no Chile.

A La Chascona é apenas uma das casas dele, Existem outra em Viña del Mar (conhecida como La Sebastiana) e mais uma em Isla Negra.

La Chascona, casa de Pablo Neruda, Santiago do Chile, LikeChile

La Chascona a casa museu de Pablo Neruda em Santiago do Chile

La Chascona é terceira casa que o famoso poeta chileno Pablo Neruda teve no Chile e a única na cidade de Santiago.

Construída em 1953 por Neruda para, na época, sua amante Matilde Urrutia, era utilizada para os encontros do casal e seus amigos do Partido Comunista.

La Chascona, casa de Pablo Neruda, Santiago do Chile, LikeChile 3

Chamada de La Chascona (a descabelada, apelido de Matilde), foi utilizada como residência oficial de Neruda apenas em 1955 após se separar da então mulher, Delia Del Carril. Oficializada então o relacionamento com Matilde, Neruda dá seu toque na casa, ampliando e decorando. Pouca luminosidade, muitas escadas, seu gosto pelo mar e as coleções formadas  por presentes de grandes artistas começam a fazer parte do local.

La Chascona, casa de Pablo Neruda, Santiago do Chile, LikeChile 1

A casa passou por seus dias ruins, em 23 de Setembro de 1973, poucos dias após do golpe militar, Neruda morre em uma clinica em Santiago e a casa é atacada por vândalos. Matilde então se esforça a reparar todos os danos, continuando a morar lá até sua morte em 1985.

Atualmente é um museu que conserva várias coleções, obras de pintores chilenos e estrangeiros além de mostrar  cômodos e ambientes íntimos que o poeta criou e viveu.

La Chascona, casa de Pablo Neruda, Santiago do Chile, LikeChile 4

Próxima ao Morro San Cristóbal em uma rua calma no agitado Bairro Bellavista é um passeio incrível para os admiradores de Neruda.

Para os que vão passar um tempo maior no Chile, recomendo também a visita a outras duas casas de Neruda uma em Isla Negra   e outra em Valparaíso (La Sebastiana).

Localização: Fernando Márquez de la Plata 0192, Barrio Bellavista

Como chegar: estação de metrô Baquedano (linha 5 – verde)

Valores e funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 19h (Janeiro e .Fevereiro) e até às 18h de Março a Dezembro.  CH$ 7.000 por pessoa (estudantes com carteirinha de estudante internacional ou terceira idade, com comprovação, pagam CH$ 2.500). As visitas são guiadas.

Site: clique aqui.

O que tem perto: Morro San Cristóbal, Patio Bellavista

Abaixo te deixamos uma playlist com vídeos sobre Santiago do Chile, e não só isso, poderá descobrir muitas dicas valiosas. Neste link 👉 WWW.YOUTUBE.COM/LIKECHILETOUR você pode se inscrever em nosso Canal de Youtube e ficar por dentro de dicas quentinhas. CLIQUE AGORA!!!✅

Está com dúvidas dos documentos e requisitos para viajar para o Chile? Veja nosso check-list com passo a passo para não perder a viagem