Uma das cidades mais visitadas pelos brasileiros no sul do Chile é Puerto Varas.
Isto por que desde Puerto Varas começa a travessia do Cruce dos lagos andinos em direção a Bariloche na Argentina.
Para ir até Puerto Varas desde Santiago, você poderá pegar um avião até o aeroporto de Puerto Montt, com uma duração de 1:45 hs, mas atenção: se você quer conhecer Chiloé, a ilha que está alí próximo, a melhor opção é chegar no aeroporto Mocopulli e ficar pelo menos 3 dias por lá e só depois ira para Puerto Varas (de carro ou ônibus), passar alguns dias e depois ir para Bariloche.
Em Puerto Varas é comum vender o tour de 1 dia para Chiloé, mas te garanto que você vai conhecer quase nada da ilha e vai ficar mais no ônibus que conhecendo.
Para quem sai de Santiago de ônibus ou carro são 12 horas de estrada, alternativa que recomendo só se tiver um destino intermediário como a bela cidade de Pucón, para ficar 3 dias ou fazer a viagem de noite para poupar na hospedagem.
Dia 1: City Tour
Puerto Varas é uma cidade pequena, mas tem vários cantos para curtir sua beleza.
No centro fica todo o comércio, como restaurantes, cafeterias, casa de câmbios, cassino de jogos, agências de turismo, bancos entre outros.
Do lado da Praça de Armas, tem uma rua coberta chamada Calle Techada, onde acontecem vários eventos, a dica aqui é visitá-la para ver o que está acontecendo.
A postal clássica fica na avenida principal que bordeia o Lago LLanquihue em um pequeno cais, onde também poderá achar o centro de informações turísticas.
Na verdade é uma agrupação de empresas de turismo que vendem seus pacotes, então não é exatamente um posto de informações.
Se quiser pegar um mapa da cidade, recomendamos visitar o centro de informações turísticas da prefeitura que fica a um quarteirão da Praça de Armas
Andar pelo lago de extremo a extremo é lindo. Começando pelo ponto mais próximo ao Cerro Phillippi Poderá apreciar esta bela escultura. Se estiver com pique pode subir o morro ou deixar para a volta.
A distância desde o centro até o fim da praia são 3 quilômetros.
No meio do caminho encontrará este engraçado Museu chamado Pablo Fierro. O ingresso é gratuito, mas se gostar pode deixar uma gorjeta, para ajudar na manutenção do mesmo.
Continuando pela avenida, poderá encontrar restaurantes de vários estilos e valores.
Se a vontade é tomar sol, ficar na praia, ou para os mais corajosos entrar na água, a dica é procurar as praias mais distantes, onde a areia é mais fina, já que por ser de origem vulcânica, tem praias com pedrinhas. Outra dica e usar algum chinelo tipo bamers, para não machucar os pés na hora de entrar na água.
Pode voltar a pé ou pegar um mini ónibus até o centro.
Puerto Varas foi colonizada por imigrantes alemães principalmente, e tem várias casas conservadas daquela época. Tem um roteiro apenas pelas casas coloniais, alternativa que recomendo para quem gosta de arquitetura, fique atento que neste roteiro nós nos encontraremos com várias delas. Como saber? é só ver estas placas de madeira na frente de cada uma delas.
Voltaremos para o começo da praia e subimos uma rua com direção ao Cerro Philippi. O ingresso é liberado e tem até um rapel no topo do morro, além de aproveitar uma trilha bem bonita.
Saindo do morro podemos visitar a estação de trens, que hoje não funciona como estação mas sim para alguns eventos culturais. Recomendamos perguntar por os espetáculos que estarão acontecendo.
Nossa próxima parada é o Cerro Calvario.
aqui está a clássica foto de Puerto Varas: a Igreja Sagrado Coração e ao fundo os vulcões
E já que falamos dela vamos para lá, então é só descer as ruas e chegar até ela.
Alí perto você encontra o shopping da cidade que tem poucas lojas, mas o supermercado é bem abastecido.
Nós fizemos um roteiro a pé pela cidade, veja como foi:
Dia 2: Aventura.
Curtir as atividades ao ar livre e aproveitar a paisagem espetaculares de Puerto Varas devem estar em seu roteiro. O melhor jeito de visitar as diversas atrações é alugando um carro, já que as estradas são de altíssima qualidade e tem vários pontos para tirar fotos.
Veja neste vídeo o que você precisa para alugar um carro no Chile.
Vamos propor diversas atividades e você escolhe aquela que seja seu estilo.
Alternativa 1: Saltos del Petroué e Vulcão Osorno.
Os Saltos del Petrohué são um imperdível devido a cor azul turquesa de suas aguas. Dentro do recinto poderá fazer uma trilha bem curta, mas muito bonita e tirar as fotos dos quedas de agua com o vulcão Osorno no fundo, se o clima permitir, já que em Puerto Varas acostuma chover muito e o clima muda de um momento para outro.
Existem outras atividades como rafting, caiaque, tirolesa que pode contratar com as agencias de turismo.
Se for só a curtir Os Saltos, com uma hora será suficiente.
Retornando a estrada podemos visitar O vulcão Osorno. Ele fica aberto o ano inteiro e a melhor data para fazer esqui é em Julho-Agosto, mas sempre dependerá das condições climáticas, principalmente pelo vento, que dificulta fazer o esporte.
Já para quem que ficar pertinho da neve, pode pegar o teleférico e curtir uma vista impressionante do vulcão e dos lagos ao redor. Se não for fazer esqui, nossa dica é levar um calçado apropriado para não ficar molhado.
Existe ainda a possibilidade de escalar o vulcão com raquete para neve, mas precisa agendar com antecedência.
Assista o vídeo, se gostar compartilhe!!!
Alternativa 2: Rafting ou caiaque
A gente amou fazer rafting no Rio Petrohué, tem partes muito rápidas que deixam sua adrenalina ao topo. Se ficou preocupado pela temperatura da água, as empresas especializadas em raftig disponibilizam roupa de neoprene, que te deixará muito mais confortável e com a mesma atividade não sentirá frio, até tem vários que pulam do bote ou de uma rocha. Quer ver como foi nossa experiência; assista este vídeo.
A aventura é de meio dia e tem dois horários, um de manhã e outro de tarde.
Agora se sua pegada é mais relaxada, fazer caiaque entre os fiordes é simplesmente perfeito.
Não precisa ter um preparo físico muito desenvolvido, mas saiba que vai ter que remar e bastante.
Dia 3: Cidades próximas.
Novamente nossa dica é alugar um carro, mesmo que pode visitar algumas cidades de mini ônibus, mas ficará preso ao horário.
Llanquihue: é a cidade mais próxima de Puerto Varas. Neste post (Llanquihue)te contamos o que tem para conhecer.
Aqui o vídeo que fizemos por lá.
Frutillar: É a cidade que fica na sequencia e se destaca por suas construções, o museu alemão e o Teatro Del Lago. Não perca a oportunidade de experimentar um kuchen de frutos vermelhos.
Puyehue e o centro de ski Antillanca: Na direção oposta, ou seja indo para a cidade de Osorno, estes dois complexos turísticos chamam a atenção. Uma dica importante: Estes complexos ficam no caminho que tem que pegar para ir até Bariloche pela estrada, então pode ser um bem bolado incluir uma noite de hospedagem e continuar a travessia para Argentina com uma parada estratégica.
As Termas de Puyehue é um resort all inclusive, que conta com passes diários para aproveitar as termas ao ar livre e também a gastronomia. Aqui a dica é chegar bem cedo já que o passe diário inclui o café da manhã, almoço e café da tarde.
O Centro de ski Antillnca está aberto o ano inteiro e tem uma das pistas mais interessantes do Chile, tanto para iniciantes quanto para experientes que fazem ski fora de pista. Se o propósito é fazer ski, o recomendado é desde junho até os primeiros dias de outubro (a temporada de neve varia cada ano). Mas se for visitar em outra data, o complexo tem varias atividades como trekking, cavalgadas entre outras.
Voltamos a lembra que muitas empresas oferecem fazer o tour para a Ilha de Chiloé em um bate volta. Nos não recomendamos, por uma razão simples. Você vai ficar 8 horas dentro da van, visitará as presas alguns pontos turísticos e deixará muitos outros que valem a pena conhecer. Chiloé é um destino que está dando o que falar no mundo inteiro e precisa pelo menos 3 dias para visitar com calma e aproveitar realmente o que tem para oferecer. Se ficou empolgado com este destino, veja aqui os post que a gente fez.
Veja o que acharam alguns brasileiros que encontramos no Vulcão Osorno.
Deu pra perceber que Puerto Varas tem muito para conhecer e aproveitar as cidades perto dela, é só se organizar.
Agora, se você quer aproveitar sua vinda até aqui para dar uma esticadinha até Bariloche isso é possível e pode ser feito de forma independente. Neste vídeo te mostramos como é, confira.
Está com dúvidas dos documentos e requisitos para viajar para o Chile? Veja nosso check-list com passo a passo para não perder a viagem