Uma de minhas formas favoritas de conhecer uma cidade é caminhando. Nós descobrimos novos cantos de Santiago do Chile com Tours 4 tips (ou tour por gorjetas) e te conto como foi neste post.
É uma proposta interessante essa de pagar o quanto você acha que vale o tour, já que algumas vezes, você cai num tour que você sente que está jogando fora seu dinheiro.
Por isso quisemos avaliar o serviço da Tours 4 Tips e os acompanhamos em seus 2 tours por Santiago.
De manhã fazem um roteiro bem distinto, visitando os mercados e o cemitério da cidade. Já de tarde fazem outro com os pontos turísticos clássicos da cidade.
O ponto de encontro é na porta do Museo de Bellas Artes, tem um metrô do mesmo nome bem pertinho de lá, o que facilita para se aproximar desde qualquer ponto de Santiago.
Se lembram do desenho Onde está Wally? A tours 4 Tips escolheu a roupa do Wally para identificar a seus guias e assim facilitar seu reconhecimento.
Os guias falam um perfeito inglês, mas para os que não se sentem confortáveis com essa língua, também tem guias que fazem o tour em espanhol e português.
Começamos o passeio da manhã conhecendo o Parque Forestal e o Museo de Arte Contemporâneo
O centro de Santiago é super lindo já que mistura construções da colônia, do século 19 e as mais modernas construções. E claro que o Wally para para nos contar um pouco da história.
Paramos também no imperdível é o Mercado Central, onde você encontra os clássicos peixes e mariscos do Chile.
Depois nos aventuramos no mercado de frutas e verduras La Vega, e experimentamos uns sucos e salgadinhos deliciosos. Wally vai te mostrar algumas coisas que você provavelmente nunca viu, nem provou no Brasil. Leve um pouco de dinheiro para comprar algumas destas delicias.
Saindo do mercado pegamos o Metrô e visitamos o cemitério, onde o guia consegue explicar muito sobre a história do Chile e porque os chilenos somos o que somos. Você pagará sua passagem, então, se já tiver a sua Tarjeta BIP leve, se não sabe o que é isso, clique aqui.
O percurso do primeiro tour termina na hora do almoço, então, nada melhor que todos aproveitarem um restaurante (estilo picada, saiba mais clicando aqui), onde você tem a opção de experimentar a comida típica chilena.
Recomendo muito este tour para os que gostam da cultura e se misturar com as pessoas comuns, os trabalhadores do mercado, os cheiros das ervas e as cores das frutas e sem dúvida para quem gosta de política.
De tarde o tour tem uma pegada mais voltada a cidade em si, a percorrer os pontos turísticos imperdíveis de Santiago, como o bairro Lastarria, o museu Gabriela Mistral (GAM) pegar o Metrô e conhecer a lindíssima estação Universidad de Chile, a Calle Nueva York e a Bolsa de Comércio até chegar no Palácio de Governo La Moneda.
Para os chilenos, La Moneda é um ponto muito importante tanto por que foi palco do golpe militar de 1973 quanto por as celebrações das vitórias de nossos esportistas. Não é estranho encontrar algum ministro andando pelas ruas próximas ao palácio.
Finalmente o tour chega na Plaza de Armas e tem um tempo para visitar os prédios históricos como a Catedral de Santiago, os Correios e algumas galerias onde pode experimentar um cachorro quente que no Chile chamamos completo.
Os dois tours valem muito a pena e na verdade tem bem merecido suas gorjetas. Sugerimos algo entre os 5.000 a 10.000 pesos chilenos por pessoa.
Para se empolgar, assista este vídeo que faz um resumo de nossa experiência que está no final do post
Está com dúvidas dos documentos e requisitos para viajar para o Chile? Veja nosso check-list com passo a passo para não perder a viagem