Dicas de segurança para sua viagem a
Registrate >
agosto 13, 2014

Dicas de segurança para sua viagem

Autor:

aeropuerto 1-w540-h540

Normalmente a dúvida frequente de quem está de viagem para o Chile é do que fazer em Santiago, pontos turísticos do Chile, etc. Mas não esqueça das dicas de segurança. Aqui, tudo o que você precisa saber, post atualizado com os mais ´novos´ golpes praticados na cidade.

Viajar é uma das experiências mais gostosas que podemos curtir. A gente relaxa e as vezes relaxa tanto que até esquece de alguns cuidados básicos para não passar por situações desagradáveis, como cair num golpe ou sofrer um furto.

No Chile os assaltos a mão armada são pouco frequentes. O que tem são furtos sem violência,  daqueles que você só percebe quando já é tarde demais.

Vamos passar algumas dicas de segurança para evitar passar por situações desagradáveis que estraguem sua viagem.

Carteira e celular devem estar sempre no bolso da frente da calça.

roubo 2-w540-h540

Bolsa e mochila  de preferência sempre na frente e se for possível com um cadeado (já soubemos de casos que o ladrão consegue rasgar o tecido da mochila com um estilete) e evite tumulto, principalmente no metrô.

A Vivian, integrante do grupo de whatsapp do LikeChile, comentou que tentaram abrir a bolsa dela no metrô. Aconteceu o seguinte conforme seu relato: ´Fui pedir uma orientação de direção num mapa, para uma garota e ela toda solicita se aproximou, e durante a “explicação” ela tentou abrir minha bolsa. Foi no metro e estava com dúvida sobre a troca de linhas. Dei 2 sortes: 1- como perguntei meio alto, uma outra pessoa escutou e percebeu que a informação da larápia estava errada e se intrometeu para concertar. 2- eu estava com a mão em cima do zíper (hábito que tenho justamente por conta desses insisdentes) dai ela jogou o casaco por cima da minha bolsa para esconder o zíper, mas não contava minha mão estava ali. Puxei rápido e sai.

Outra forma de furto que está sendo utilizado é o de ´flertar´. Dois homens procuram mulheres sozinhas, começam a xavecá-las, pegam alguma confiança e enquanto um as distrai outro aproveita para pegar objetos em suas bolsas. Alguns deles inclusive se aproximam falando português e oferecem ajuda na viagem, etc.

roubo 5-w540-h540

Correntes, relógios e brincos de ouro deve ser evitados, pois serão alvo de roubo por surpresa. Além do susto, poderá se machucar.

roubo 3-w540-h540

Documentos originais devem ficar bem guardados no hotel. Recomendamos que leve com você apenas uma xerox do RG ou Passaporte.

Roubo-passaporte-w540-h540

Troca de dinheiro devem ser feitos nas casas de câmbio. Você pode ser abordado por pessoas, com a promessa de cotações mais favoráis, tentando te levar para dentro de um prédio. Isso é um golpe. Veja mais dicas sobre troca de dinheiro neste link

centro de santiago 28-w540-h540

Passeios: Compre seus passeios em agências autorizadas. São muitos os que oferecem passeios a valores baixos, mas não possuem seguro viagem nem nenhum tipo de assitência em qualquer eventualide. Então é melhor pagar um pouco  a mais e ter uma viagem segura.

Uma opção é o LikeChile Descontos, além de uma forma econômica e fácil de organizar sua viagem ainda do Brasil, trabalhamos apenas com agências autorizadas, que dão todo o apoio em qualquer eventualidade.

Taxi: recomendamos que solicite na recepção do hotel. O serviço de rádio táxi também é uma boa, pois terá a segurança do valor antes de sair.

Alguns taxistas inescrupulosos podem ficar dando voltas desnecessárias ou até mesmo tentar te enganar com o troco, principalmente por que as notas no Chile são muito parecidas. Uma dica que sempre usamos é perguntar ao taxista uma idéia de preço até o lugar que você vai, assim você evita surpresas.

Para ter uma idéia de valores, consulte o www.taximetro.cl

Nossa sugestão é que use o EasyTaxi, o aplicativo é um aliado pois você tem o registro do motorista, etc.

Outra forma até agora muito segura é o UBER, veja o post que temos sobre eles, clicando aqui.

taximetro chileno

Taxistas são obrigados a te passem uma notinha impressa do valor da viagem. Uma dica é se atentar à placa do carro (a informação está também no teto do táxi), com isso você pode fazer uma  denúncia se for vítima de um golpe. Aqui o link para realizar sua denuncia  http://www.transportescucha.cl/

Veja o vídeo que fizemos sobre UBER e os principais golpes dos taxistas

Se for roubado o que fazer?

roubo 4-w540-h540

Primeiro: Procure um policial nas proximidades. Os policias no Chile são muito respeitados e poderão auxiliá-lo. O telefone grátuito dos Carabineros é 133.

Segundo: Faça a denuncia.  Mesmo que a probabilidade de recuperar  seus valores seja pequena é importante fazer a denuncia e bloquear seus cartões do banco. Na perda de documentos, entre em contato com o consulado do Brasil mais próximo de seu destino (provavelmente será em Santiago do Chile), com a denúncia em mãos.

Para quem for alugar um carro no Chile é importante verificar se há seguro, pois imprevistos acontecem, como aconteceu conosco em Chiloé (veja vídeo abaixo)

Para quem quer saber sobre documentação necessária para dirigir por aqui ou até mesmo quem se arrisca a viajar do Brasil ao Chile de carro, recomendo dar uma olhada no post de Documentos e outras informações para viajar ao Chile, clicando aqui.

Dificilmente acontece assalto a mão armada ou com violência, a maioria é furto de surpresa ou os VÁRIOS casos de táxistas espertinhos. De qualquer forma, evite passar um incomodo na viagem e siga nossas dicas de segurança

Gostou, veja este vídeo para mais dicas

Botão_Hotel no ChileBotão_Hostel no ChileBotão_Apartamento no Chile

Botão_Restaurante no ChileBotão_Balada no ChileBotão_Compras no Chile

Botão_Tours no ChileBotão_Rent a car no ChileBotão_Escola de idiomas no Chile

Imagem1

>> Dicas de compras do vinho no Chile

>> Compra de tênis no Chile, um grande achado

>> LikeChile Descontos

1

2

1 2 3

<< Próximo Post                                                                                                        Post Anterior >>

Comentarios

18 respostas para “Dicas de segurança para sua viagem”

  1. Samira disse:

    Acabei de chegar de Santiago e tenho mais uma dica de segurança : os taxistas são terríveis ! Fiquem espertos ! Tentaram me dar o golpe 2 x da nota de 1.000 pesos. Dois taxistas diferentes ! Eu entregava a nota de 10.000 pesos e eles me diziam q eu havia dado a nota de 1.000 pesos. Começam a discutir feio com vc. Confiram a nota em
    voz alta antes de entregar para o taxista! Fora que muitos adulteram o taxímetro , sempre combine o valor da corrida antes de entrar no taxi. Nunca entre sem combinar! Depois dizem que essas coisas só acontecem no Brasil! Um absurdo fazerem isto com os turistas brasileiros. Usem o metro o max q puderem! Evitem os táxis !

    • David Gormaz disse:

      Obrigado pelo comentário Samira.

      Você fez a denúncia deste taxistas? É sempre bom denunciar para que este tipo de atitude seja punida.

      Abs.,
      David.

      • carol disse:

        Estive em Santiago em junho/2017 e também sofremos esse mesmo golpe da nota de 1.000 pesos. entregamos uma de 20.000 pesos e o taxista trocou por uma de 1.000 alegando que tínhamos lhe dado a de 1.000. Após alguma discussão, ameacei chamar a polícia e com isso o taxista disse que tínhamos entendido errado e puxou mais um maço de notas de 1.000 e disse que só tinha 8.000 pesos de troco. Ainda assim ele insistiu que aceitássemos apenas esse troco, porém lhe disse que nos devolvesse a nota de 20.000 que iriamos no metro trocar. Detalhe, o taxímetro também estava adulterado e a corrida que seria de 2.000 pesos saiu por 4.000. O taxista nos devolveu nossa nota e quando chegamos no metrô descobrimos que o metrô fecharia em 10min (fomos de táxi até a estação do metrô para poder volta ao hotel que era bem longe de onde estávamos). Com a possibilidade de perder o metrô, decidimos não voltar para pagar o taxista. Pegamos o metrô e chegamos em casa. Resultado, queria dar o golpe e por conta da desonestidade acabou levando. Não recomendo pegar táxi em Santiago, prefira o uso do Uber e se acontecer com vocês ameace chamar a polícia, pois eles tem medo.

        • David Gormaz disse:

          Olá Carol,

          acredito que mais do que pagar um golpe, por como você comenta, outro golpe, o melhor é fazer a denúncia como falamos no post. Infelizmente só assim conseguiremos tirar os taxistas oportunistas da rua.

          Agradeço o comentário, ajudará muitos outros viajantes, mas a denúncia ajuda ainda mais 🙂

          Abs.,

          • carol disse:

            Olá David, a nossa intenção não era retribuir o golpe, porém, devido a atitude desonesta do taxista, demoramos demais resolvendo a situação e ao chegar no metrô, o mesmo já se encontrava próximo de seu encerramento. Como o local de nossa estadia era longe não poderíamos perder o transporte e não havia tempo hábil para retornar à superfície e pagar o taxista desonesto. Quanto à denúncia, infelizmente não fizemos por falta de informação mesmo, não sabia a quem direcionar a reclamação e diante da confusão e nervosismo, esquecemos de pegar a placa do táxi em questão. Mas, fica o aprendizado pra próxima.

  2. Fábio disse:

    Olá. Para fazer a troca de dinheiro em casas de câmbio não é necessário apresentar o documento original ou passaporte?

  3. Infelizmente, na nossa última noite usamos o táxi porque Leticia tinha se machucado… No percurso de Bella Vista a Catedral que daria 3mil 4mil pesos no máximo, foi cobrado 9mil pesos e ao que parece o taxista trocou nossas notas alegando que a nota de 10mil era de 1mil pesos. Com ela machucada e a noite ficamos sem saber o que fazer e deixamos pra lá,mas segue o conselho NÃO ACONSELHAMOS NINGUÉM EM HIPÓTESE ALGUMA PEGAR TAXI NO CHILE. O melhor seria termos comprado o chip com internet para pegarmos uber. O uber que pegamos para o aeroporto deu 9mil pesos. Saímos com a impressão de que taxistas chilenos são de fato ladrões

    • Exatamente isso!!! Ficamos nervosas na hora e não percebemos que, na verdade, quem roubou foi o taxista!

      • David Gormaz disse:

        Comentário retirado do nosso Facebook.

        Agradeço a Caroline e Leticia por compartilharem sua experiência com a gente nas nossas redes sociais 🙂

        Não são todos, nem a maioria, mas infelizmente por causa de uns taxistas toda uma categoria é prejudicada (e não é só aqui no Chile, infelizmente parece ser em toda a América Latina). Nesse post falamos sobre isso, inclusive alertando a necessidade de denunciar, sem isso não conseguiremos tirá-los da rua. 🙁

  4. Fui furtada duas vezes. Levaram minha bolsa de dentro da van. Dois dias depois levaram meu celular do bolso do meu casaco dentro do metrô.

  5. Marisa Lopes disse:

    Muito comum e a troca de notas dentro de táxi. Se usar p Uber, não passa por isso. Fiquei 8 dias e não tive problemas

  6. Fui em janeiro e não tive nenhum problema graças a Deus, gostei do.pais e das pessoas.

  7. Gisele Moraes disse:

    Santiago é uma cidade grande, com todas as maravilhas e problemas de uma cidade grande. Dificilmente se tem notícias de roubos violentos, a mão armada, com agressão à vítima, o que rola é a famosa mão leve. Então toda atenção com bolsas, mochilas e até bolsos é necessária, assim como com os celulares… Eu fui roubada no metrô, num piscar de olhos, com a bolsa na minha frente e eu segurando as alças, nem senti!
    O ladrão chileno é, geralmente, batedor de carteira…rsrsrs

  8. Nunca tive problemas em Santiago já fui várias vezes e me senti segura.

  9. Manuella Alves disse:

    Estou indo à Santiago no período de 15 a 20 de setembro. Só depois de comprar as passagens soube que é feriado.
    Só nos dias 18 e 19 é tudo fechado? O que funciona e fazer nesses dias?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posteriores

outubro 18, 2017

Comparte tu Historia.

Contactanos