Top 5 souvenir ou lembrancinhas para trazer do Chile

fevereiro 18, 2023

que souvenir trazer do Chile

O Chile é conhecido por seus maravilhosos vinhos e frutos do mar, mas existem diversos outros produtos que eu recomendo levar para o Brasil.

Além de serem algo que realmente representa o país, alguns deles servem para dar de presente, substituindo as lembrancinhas tradicionais (camiseta / chaveiro).

Abaixo o Top 5 souvenir ou lembrancinhas do Chile.

Viajando para o Chile e ainda não sabe onde se hospedar?

Aproveite o desconto de 15% em um hotel de luxo localizado no barrio de Lastarria, a passos do metrô e pertinho do Cerro San Cristóbal.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel LucianoK, clique aqui e aproveite.

Top 5 – Docinhos chilenos

Bem diferente dos docinhos brasileiros, os dulces chilenos são algo típico e delicioso.

Existem vários tipos como: os empolvados, chilenitos, entre outros. Alguns lembram o bem-casados, disputadíssimos em casamentos brasileiros. O segredo está na massa e no recheio principalmente de doce de leite.

Recomendo a marca Água de piedra, antes de comprar para levar para o Brasil, sugiro que você compre a versão surtido, nela tem um de cada tipo de doce. Assim você poderá provar todos e levar do que você mais gostar.

– Onde comprar: Se você for para algum lugar no Chile, que tenha que passar em algum pedágio (de Santiago à Vinã del Mar, por exemplo), provavelmente verá várias pessoas vendendo os famosos dulces de Curacavi. Para os que não forem passar por algum pedágio, dá para comprar dulces chilenos também nos supermercados (normalmente estão na sessão de pães).

– Quanto custa: vai depender qual você escolher, mas aproximadamente CH$ 2.500 o pacote

– Dica: prefira levar para o Brasil dentro de sua bagagem de mão, os doces são bem delicados e na mala despachada pode esfarelar todo.

Top 4 – Aji Pebre Chileno

É um molho de pimenta muito característico do Chile. Acompanham perfeitamente as empanadas, sopaipillas, choripan, comidas típicas do Chile. A pimenta arde um pouco, mas deixa um sabor gostoso que levanta os sabores das comidas. Eu recomendo a marca JB.

Só atenção, existem duas versões, a Aji e a Aji Pebre. Não se confunda na hora de pegar. Escolha o Aji Pebre porque é mais saboroso.

– Onde encontrar: em qualquer supermercado do lado dos ketchups ou mostardas.

– Quanto custa: desde CH$ 1.500 com 240gr (eu particularmente gosto da marca JB)

Top 3 – Merkén: pimenta defumada chilena

Merkén é uma pimenta defumada que você encontra como pimenta propriamente dita ou já em pó, nos supermercados (recomendo este último se você quer levar ao Brasil).

É um condimento que você pode utilizar em muitas preparações e muda muito o sabor de um prato, fica tudo deliciioso com merkén. Aqui em casa usamos em tudo, até no arroz, rs. É realmente uma delícia.

– Onde encontrar: supermercado junto com os temperos

– Quanto custa: depende da quantidade (se vende normalmente por grama, nos típicos saquinhos de tempero), os de 15g saem por CH$ 400 aprox.

– Dica: conserve o merkén em um lugar seco, quem sabe até mesmo na geladeira. Temos relatos de brasileiros que deixaram no armário e o merkén mofou.

Instagram LikeChile

Aproveite o desconto que temos neste hotel no Bairro Lastarria.

Um casarão que já foi de uma das famílias mais ricas do Chile, agora é um hotel boutique  que é simplesmente um oásis em Santiago.

Localizado no bairro Lastarrias, perto de bares e restaurantes sem estar no meio do movimento deste bairro bohêmio, é uma ótima opção para quem quer estar perto de tudo e quer aproveitar a noite da cidade.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel Casa Bueras, clique aqui e aproveite.

Top 2 – Azeite de oliva chileno

No Chile você encontrará uma variedade enorme e a ótimos preços. O que você tem que prestar atenção antes de comprar é se é prensado a frio e o grau de acidez (quanto menor melhor).

Você encontra garrafas de diversos tamanhos e algumas aromatizadas.

– Onde encontrar: supermercado junto com óleo

– Quanto custa: depende da qualidade, mas desde os CH$ 3.000 você já encontra boas opções das garrafinhas pequenas de 250ml.

– Dica: para levar para o Brasil embrulhe a garrafa em plástico bolha, da mesma forma que orientamos fazer com o vinho.

Abaixo algumas dicas para você conseguir escolher bem o azeite de oliva:

Top 1 – Chocolate Sanhe-Nuss

Tentar impressionar um brasileiro com chocolate é coisa de maluco, mas eu já fiz a prova com vários brasileiros que ficaram surpresos com  o sabor do chocolate e das deliciosa amêndoas do recheio.

Mas o sahnenuss têm muitas outras versões tanto em barra como em sorvete.

É definitivamente o souvenir ou lembrancinhas do Chile mais cobiçado e, vai por mim, leve muitas unidades para o Brasil, seus amigos e parentes vão adorar.

Independente de quantas barras levar você vai se arrepender de não ter levado mais.

– Onde comprar: supermercados e bancas de jornal, mas tem uma distribuidora de doces que fica no centro, perto da Calle Bandera, que vende mais barato, falamos sobre ela neste post.

– Quanto custa: o tradicional de amêndoas de 250 gr está por CH$ 4.500 (no supermercado), há opções menores, que acabam sendo mais baratas.

Assista este vídeo, vai ficar com agua na boca.

Outros souvenir ou lembrancinhas do Chile

Os produtos acima são os nossos souvenir ou lembrancinhas do Chile preferidos. Normalmente são eles que levamos para dar de presente ou ´repor o estoque´ de nosso amigos no Brasil, mas, existem outros que vale você conhecer também:

Índio Picaro

Este personagem típico do artesanato chileno pode ser uma boa piada para mostrar a seus amigos ao voltar ao Brasil. Uma “pegadinha” que com certeza além de surpreender os seus amigos será motivo de boas risadas. Não vamos te contar o que é, porque queremos que você se surpreenda também.

– Onde comprar: feirinhas de artesanatos. Veja aqui uma destas feirinhas.

– Quanto custa: varia muito conforme o tamanho e qualidade do talhado.

Top 5 souvenir, viagem ao Chile,Robinson Crusoe, Van Camp´s,Otuna,dulces de Curacavi,Agua de piedra,Aji Pebre JB,Chocolate Sanhe-Nuss, Indio Picaro, dicas, Chile, Likechile, Top 5 lembrancinhas, suveniers, lembrancinhas, sucesso, coisas que você tem que levar de sua viagem, coisas para trazer de sua viagem, presentes inequecíveis, presentinhos do Chile, quanto custa um souvenir no Chile, quanto custa uma lembrancinha em Santiago, Quanto custa um souvenir em Santiago, quanto custa uma lembrancinha no Chile, onde comprar lembrancinha no chile, onde comprar lembrancinhas em Santiago, super 8, merkén, azeite, aceite

Chocolates chilenos

Ainda que seja o mais conhecido, não é só de Sahnenuss que vive o chileno. Por aqui você vai encontrar diversos tipos e marcas de chocolate que você encontra facilmente nos supermercados, como por exemplo:

Super 8

É, como sempre brincamos, um Bis de Itú (a cidade do interior de São Paulo, conhecida por ter tudo grande, rs). Porque é isso mesmo o super 8 (se fala super ocho) lembra o Bis do Brasil mas é bem maior.

Além de ser um chocolate muito mais barato que o Sahne-nuss também é um chocolate de ´dia-a-dia´do chileno, vendem até no semáforo.

– Quanto custa: no supermercado CH$ 400 a unidade de 29g

Trencito

Como o sahnenuss ele também é da Nestlé e tem várias versões: achocolatado, bolinhas, sorvete e até mousse.

– Quanto custa: vai depender da variedade, a barra está por volta dos CH$ 2.000 (de 250g)

Chocolates Costa

Também com muitas versões como o ao leite e com amêndoas (costa nuss), muita gente prefere a versão Costa Rama (que derrete na boca) ou Vizzio (que são amêndoas cobertas com chocolate)

– Quanto custa: desde CH$ 1.000 já é possível comprar a Costa Rama de 80g

Mariscos chilenos em conserva

Que o Chile é muito conhecido pela quantidade de peixes e mariscos isso não é segredo para ninguém. Mas que você pode levá-los para o Brasil é um segredo ainda bem guardado.

Na área de conservas do supermercado você vai encontrar uma variedade de peixes e mariscos

Pode ser uma ótima oportunidade para provar, mas também surpreender aquele amigo ou familiar que adora descobrir novos sabores.

As marcas que eu recomendo são Robinson Crusoe, Van Camp´s ou Otuna. Escolha as opções de conserva em azeite ou água, dependendo de seu gosto.

– O que vale pensar em levar em conserva: locos, macha, chorito, almejas, jibia, surtido de mariscos, atum, salmão, centolla (que tem na versão carne ou patê).

– Quanto custa: o mais caro costuma ser a centolla – CH$ 26.000 a versão em água de 180g

Vem ver o vídeo que fizemos comprando lembrancinhas no supermercado. Mostramos estes e outros produtos:

Vinho e Pisco Chileno

Outro produto que quando levamos para presentear faz o maior sucesso é o vinho ou o pisco.

Nem precisamos falar muito de vinho, porque é algo que sempre pensam quando falam no Chile.

Abaixo deixaremos um vídeo com dicas para quem quer saber qual vinho comprar. Mas, se você têm muitos amigos para presentear saiba que existem umas garrafinhas pequenas que são uma graça.

Para quem prefere o pisco, além da versão pura também existe versões já prontas do Pisco Sour, que fazem muito sucesso.

Eu particularmente acho que o pisco puro para fazer o pisco sour em casa é muito mais gostoso.

Inclusive é possível fazer muitos outros drinks típicos chilenos com o pisco. Neste vídeo te contamos mais.

Como falamos acima, os vinhos ainda são os principais atrativos daqui.

Se você tiver dúvida de quantas garrafas pode levar, como escolher o melhor vinho, como comprar e não pagar imposto quando chegar no Brasil, sugiro que leia nossas dicas abaixo:

Você gosta de vinho e está vindo para Santiago do Chile? Aproveite o CONCURSO que estamos fazendo de um super kit

Manta para piquenique, porta taça, vinho e – se você vier durante o evento – um ticket para degustação na Vendimia do Valle del Maipo que inclui a taça de brinde

Clique aqui ou na foto abaixo para ver como concorrer.

Onde comprar souvenir ou lembrancinhas em Santiago do Chile?

Na lista acima escolhemos produtos com a cara do Chile, algo que um chileno residente no exterior, gostaria de ter em casa para matar a saudade da terra natal.

Mas, se você prefere lembrancinhas mais tradicionais como camiseta, chaveiro, etc., é claro que você vai encontrar por aqui.

Temos um post com nossas dicas de Onde comprar lembrancinhas em Santiago do Chile, clique aqui para ver onde fica a nossa feirinha de artesanatos preferida na cidade.

Grupo Telegram LikeChile

Qualquer dos produtos que falamos acima vão ser um presente certo para dar para amigos, familiares ou até mesmo para você.

Mas, se você quer algo para ter na sua estante para mostrar que já veio para o Chile uma ótima opção que vai além da típica camiseta, chaveiro e boné é esta garrafa de pisco ou vinho em formato MOAI

Ela é mais cara, mas depois de beber o conteúdo você vai ficar com uma lindo souvenir em casa
Se você quer dar um presente para um chileno que mora no Chile aqui algumas sugestões:
  • Cachaça
  • Café
  • Camiseta do Brasil
  • Havaiana (aquele com  a bandeira do Brasil)

Se o chileno, que você quer presentear, mora no Brasil aqui algumas sugestões que vão fazer ele chorar de alegria:

  • Vinho (de boa qualidade, que no Brasil costumam ser caríssimos e aqui você encontra desde os CH$ 10.00
  • Pisco (algumas marcas não se encontra no Brasil)
  • Chocolates (Sahne-nuss, negrita ou super8 não é possível encontrar no Brasil e fizeram parte da infancia de muitos chilenos.

Não existe praticamente restrição de produto, você pode levar tudo o que listamos aqui para o Brasil.

A questão no Brasil é o limite de garrafas de bebida alcoólica e o limite de valores de produtos por conta do imposto.

O que comprar no Chile artesanato?

Dependendo da região do país que visite, você poderá comprar artesanatos variados.

Na minha opinião, joias feitas com pedras lápis-lazúli, além de lindíssimos, são uma representação bem típica do Chile já que é encontrado em poucos países do mundo.

Na parte de vestuário, gosto muito dos produtos feitos de lã como ponchos são lindíssimos e, dependendo da região do Brasil que você mora vai conseguir usar com facilidade.

Produtos feitos em cobre também são outras das opções. O Chile é o maior produtor de cobre do mundo.

Agora não podemos esquecer de artesanatos dos povos Mapuche, Rapanui (Ilha de Pascoa) e também de Chiloé que são bem tradicionais.

O que mais vale a pena comprar no Chile?

Já falamos sobre o souvenir ou lembrancinhas do Chile para comprar quando estiver por aqui, existem outros produtos que você também pode aproveitar para, pelo menos, dar uma olhada quando estiver no país.

Abaixo temos dicas especiais para cada um destes itens, em alguns casos temos até os preços e dicas para você comparar estando ainda no Brasil.

No nosso canal do youtube temos várias dicas sobre compras, nesta playlist você encontrará muita coisa. Dê o play.