Protestos no Chile: dicas importantes e o que abre e fecha hoje | Like Chile Blog
Like Chile

As melhores dicas de viagens para o Chile

Protestos no Chile: dicas importantes e o que abre e fecha hoje

novembro 14, 2019

protestos no Chile

Para muitos manifestações que começaram a uma semana, mas neste post vamos esclarecer algumas dúvidas e dar dicas valiosar sobre as manifestações no Chile.

Antes de mais nada, não, as manifestações não começaram no dia 19.10 (sábado), os protestos que são algo bem tipo da vida política do Chile começou bem antes, principalmente pelos estudantes. Mas é importante esclarecer que o chileno em geral protesta muito (a vida política aqui é levada à sério)… isso não é de agora.

protestos no Chile

O que sim começou na sexta, dia 18.10 foi a intensidade das manifestações, o que encheu o copo de água foi o aumento do metrô, mas questões como educação, saúde e previdência são apenas alguns dos pontos que estão sendo questionados.

Para quem já veio para o Chile deve ter visto que o custo de vida por aqui é bem alto, para quem vive aqui sabe a real situação do país, que para muitos é exemplo na América Latina.

O QUE MUDA PARA O TURISTA

Durante todos estes dias de manifestação (veja resumo abaixo), vimos de tudo um pouco e noticiamos muito do que vivemos por aqui nas nossas redes sociais (Stories do Instagram principalmente, clique aqui). Falaremos de cada ponto em específico.

bairro providencia onde se hospedar em Santiago, restaurantes em providencia, casa de cambio em Providencia

ONDE SE HOSPEDAR

Santiago Centro e Providência são pontos de manifestações, mas não são todas as ruas que elas passam.

As grandes manifestações estão concentradas na Alameda (próximo ao Cerro Santa Lucía), Plaza Itália e Av. Providencia. Algumas ruas são cortadas antecipadamente para tentar evitar a proximidade ao Palácio La Moneda e Shopping Costanera Center, mas não temos como prever qual rua terá ou não confusão.

O ideal é seguir nossas dicas para estar seguro.

protestos no Chile

ONDE COMPRAR.

Tanto no Centro como em Providencia temos visto o comércio abrindo de forma normal, bem abastecidos e sem filas para comprar. O que sim podem fechar mais cedo, entre 15h e 16h (ou até antes) dependendo do dia e das manifestações.

Durante a manhã está tudo bem tranquilo por aqui, mostramos nos Stories de Instagram o aeroporto, os supermercados e comércios do centro. Quem viu percebeu a tranquilidade durante a manhã. De tarde, quando começam as movimentações para as manifestações o cenário muda, então é importante evitar o centro da cidade das 15h em diante.

Cerro Santa Lucia, o que fazer em Santiago do Chile

TOURS NOS ARREDORES DE SANTIAGO

Os tours de agências têm saído normalmente por estes dias, o que sim podem variar dependendo de cada dia, já que a questão é atualizada minuto a minuto. Se precisar de uma lista de agências, clique aqui para ver.

EM SANTIAGO – O QUE ABRE E O QUE FECHA HOJE DIA 14.11

>> Aberto

-Cerro Santa Lucía (até às 18h)

-Mercado Central e La Vega Central

-Barrio e Patio Bellavista

-Barrio Lastarria

Os horários de fechamento podem variar dependendo de cada caso e situação da cidade.

.

>> Fechado

-Centro Cultural La Moneda (até novo aviso)

Troca de guardas não está acontecendo (até novo aviso)

>> Sem informação

-Sky Costanera

– Cerro San Cristóbal o teleférico, funicular e zoológico

Museus: veja nos sites ou redes sociais do museu que você que visitar, alguns abrem e outros fecham.

>>Importante

Se você quer saber da abertura ou não de algo em especial, recomendamos que veja as redes sociais do local. Normalmente no Instagram e Facebook informam.

LOCOMOÇÃO

Desde e para o aeroporto tudo está funcionando de forma normal. Veja nossas dicas sobre como chegar até Santiago desde o aeroporto clicando aqui.

Não recomendamos o uso de transporte público (metrô e ônibus), porque está um caos devido a falta de linha do metrô que foram queimadas e não estão funcionando.

Depois das 15h pode começar o caos neste sentido. Com a falta de metrô e muita gente voltando para casa de forma antecipada com ônibus é comum ver muita gente lotando os pontos de ônibus da cidade. Neste caso, fazer as coisas à pé é ideal, tentando evitar as ruas das manifestações (ruas do centro, Alameda e imediações normalmente)

O uso de táxi e uber está normal, mas não esqueça que ele não vai te pegar e nem te deixar em locais que tenha confusão (por questões óbvias), e como as ruas tomadas por gente ou cortadas o trânsito é inevitável.

Alugar carro para ficar em Santiago nunca foi uma boa opçõa. Agora menos ainda.

Aeroporto de Santiago do Chile

AEROPORTO

Tudo normal por lá, tanto voos internacionais como nacionais funcionam com normalidade até o momento.

Todos os comércios dentro do aeroporto estão normais, bem abastecidos e funcionando. A casa de câmbio também está normal por lá (veja os horários clicando aqui)

protestos no Chile

MANIFESTAÇÕES

Acontecem em vários pontos da cidade, mas as mais massivas são no Centro, próximo à Plaza Itália, Alameda e Palácio La Moneda e Providencia (Av. Providencia). Mesmo assim, como é de costume, muitas ruas do centro podem ser interditadas para evitar a circulação de carros, o mesmo pode acontecer em alguns pontos em Providência próximos ao Shopping Costanera Center.

Temos dado a notícia de dias de manifestações para você já estar prevenido, mas elas têm acontecido praticamente todos os dias, de forma pacífica em geral. Claro que, saber se a manifestação do dia que você estiver aqui vai ter ou não confusão é tentar prever o imprevisível.

Lembre-se que nossa intenção é manter vocês informados e mostrar o que realmente está acontecendo por aqui (em tempo praticamente real nos Stories).

protestos no Chile

Falando nisso é importante que você acompanhe nossas redes sociais, principalmente os Stories de Instagram, pois é por lá que atualizamos de forma mais rápida a situação do país.

Se você quer participar de uma manifestação, dê preferência de fazer isso com um chileno. Assim você evita entrar em confusão e ter alguém que conhece a cidade e os costumes daqui é importante e um diferencial

SEGURO VIAGEM

Importante para quem vier para o Chile neste momento fazer um seguro viagem. Existem opções de seguros gratuítos, clique aqui para ver.

protestos no Chile

COMO EVITAR UMA MANIFESTAÇÃO

O mais seguro é sair pela manhã, das 9h (quando o comercio começa a abrir) até às 15h a cidade costuma estar tranquila. Sair de tarde, quando as pessoas começam a se juntar para manifestar, você pode encontrar com um protesto.

Vimos protestos inclusive pela manhã, mas eram pequenas na sua maioria.

O ideal neste momento é fazer tours com agências para os arredores de Santiago (que acontecem normalmente), tentar fazer passeios sozinho, neste momento, é se arriscar, não só em relação à manifestação em si, as também de não conseguir locomoção para voltar para sua hospedagem.

Em Santiago, para conhecer os pontos turísticos da cidade o ideal é caminhar pela manhã.

ENCONTREI UMA MANIFESTAÇÃO O QUE FAÇO

Como é impossível prever onde estará a manifestação e ainda mais difícil onde terá confusão, o ideal é saber o que fazer se encontrar com uma delas.

Manifestações passíficas estão cheias, o problema é que a maioria delas pode acabar em confusão e é ela que você tem que evitar.

Se você encontra uma manifestação tem que ter pelo menos, um pano para proteger seu nariz porque é bem comum o uso de gás lacrimogêneo (que irrita bastante). Se na manifestação você ver carros de polícia, principalmente o lança água, o melhor é sair daí, porque a confusão vai começar.

Se você se encontra com uma confusão (pessoas correndo, policiais, fogo, furtos, etc), o ideal é dar meia volta e voltar. Então, sempre tenha com você um mapa, para saber onde está caso tenha que entrar em alguma rua que não conhece.

Nós aqui estamos caminhando quase todos os dias para mostrar para vocês lá no instagram como está a cidade. A diferença é que conhecemos Santiago e se eu tiver que mudar de rua para evitar confusão saberei onde estou. Um turista pode se perder.

RESUMINDO OS FATOS

18.10 – Intensa manifestação com muito quebra quebra e metrôs queimados e que iniciou muita incerteza devido ao furto e incêndio de muitos comércios, principalmente grandes redes de farmácia e mercado.

19.10 – Estado de Emergência (exército na rua) e Toque de recolher foram decretados e no final de semana o metrô não funcionou.

21.10 – o metrô volta a funcionar de forma parcial e ainda temos toque de queda. As manifestações pacíficas tomam cada vez mais força, com muitas famílias nas ruas.

protestos no Chile

25.10 – uma manifestação histórica tomou conta da cidade. Foram mais de 1 milhão de pessoas nas ruas se manifestando pacificamente.

27.10 – Fim do toque de recolher.

28.10 – Fim do Estado de Emergência e troca de gabinete (mudança de vários ministros). Observadores da ONU, bem como outras organizações, mandam pessoal especializado para investigar casos de abuso de policiais civis e militares contra a população.

Os protestos continuam (todos os dias em diferentes pontos do país, não só em Santiago) e estamos diariamente publicando Stories no instagram com informações importantes. Criamos um grupo por lá inclusive para detalhar a situação. Se você quer participar é só pedir enviando uma mensagem pra gente no instagram (clique aqui)

protestos no Chile

Veja detalhes sobre o assunto clique aqui.

Espero que este post ajude a muitas pessoas que estão com dúvidas sobre o que está acontecendo no país. Atualizaremos o post a cada novidade, mas o ideal é que você acompanhe e compartilhe nossas redes sociais (clique aqui). Por lá conseguimos atualizar de forma mais rápida tudo o que está acontecendo por aqui.

Tours, passeios e roteiros no Chile

Comentarios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *