Um dos segredos mais bem guardados da Patagônia as Capillas de Mármol são um dos imperdíveis para quem visita a região da Carretera Austral.
Nós estávamos hospedados no Hotel Loberias Del Sur e de lá são mais de 5 horas de viagem até o Santuário de la Naturaleza Capilla de Marmol, o monumento nacional chileno mais visitado na região.
A viagem foi corrida, mas do que esperamos, já que poderíamos ter parado para tirar fotos em muitos locais no caminho que é lindíssimo.
Acontece que, quando fomos a Carretera Austral, estava sendo asfaltada e um belo pedaço do caminho estava sofrendo cortes, ou seja, das 13h às 17h não se podia passar por um trecho, então a solução foi sair cedo e evitar paradas para chegar neste pedaço antes das 13h.
Uma das dicas inclusive, para quem está indo de forma independente é ficar de olho neste tipo de situação. A Carretera Austral não é 100% asfaltada e muitos trechos, estão em obras para isso. Por este motivo é comum ter trechos que realmente fecham devido o uso de explosivos para a ampliação da estrada.
Como fizemos este tour com o pessoal do Hotel Loberias Del Sur, não tivemos problemas neste sentido, porque eles, além de serem expertos nesta região, também fizeram a reserva no hotel próximo às Capillas de Marmol para não termos que ir e voltar no mesmo dia. Este passeio foi um dos que fizemos durante nossa uma semana de viagem pela Carretera Austral (clique aqui para ver mais).
Voltando ao caminho. São 5 horas de viagem em boa parte da Carretera Austral asfaltada. Nossa primeira parada foi em Coyhaique para abastecer (encha o tanque) porque não são todas as cidades pelo caminho que têm posto de gasolina.
Nossa segunda parada foi no Parque Nacional Cerro Castillo para tirar fotos da estrada em zig-zag e aproveitar para tomar um chocolate quente antes de seguir viagem.
Este ponto da estrada, que é asfaltada é o mais difícil da viagem. O caminho é sinuoso, merece cuidado e atenção. No inverno é lotado de neve (este é o ponto mais alto desta região) e não recomendo para quem não tem experiência, melhor ir de tour.
Vimos carros desbarrancados durante o trajeto. Mesmo sem neve (viajamos para lá em Outubro), as curvas e qualquer área de asfalto molhado, somado à imprudência de motoristas é fácil que acidentes aconteçam.
Depois deste ponto a Carretera Austral é de rípio. Muito boa por sinal, praticamente sem buracos, mas que exigem que você diminua a velocidade. Inclusive atenção, as pedras utilizadas no caminho são normalmente as que se implodiram, ou seja, uma ou outra pode ser uma pedra bem afiada, então, se você for por conta é importante ir com pneu reserva. Não vimos muitos carros parados na estrada para trocar pneu, mas já ouvimos de muitas pessoas que forma inúmeras vezes para a Carretara Austral que tiveram este problema.
Se você for alugar um carro é importante informar que você passará pela Carretera Austral para que te aluguem um carro ideal para este tipo de viagem (normalmente uma 4 x 4)
Dois pontos que valem a parada para tirar fotos são: Bosque Morto e Lago General Carrera.
O Bosque Morto foi ocasionado pela erupção do vulcão Hudson em 1971. É impactante ver a quantidade de árvores mortas neste lugar.
O Lago General Carrera é o maior lago do Chile o segundo maior a América do Sul é aí inclusive que estão as Capillas de Marmol.
Para conhecer as Capillas de Mármol você tem que chegar até o Puerto Rio Tranquilo. Uma cidadezinha bem pequena mas bonitinha. Vale inclusive um passeio pelas ruas e pela praça princiapal.
Atenção que por aqui tem posto de gasolina. Encha o tanque porque depois só em Cochrane (cidade à 2h30, aprox, pra frente) ou voltando para Coyhaique.
Você terá que contratar um barquinho, não será difícil encontrar, são vários lugares que vendem este tour aí no porto mesmo. No nosso caso o valor do barquinho já estava incluído no pacote.
Nós fomos com o Lucas, todos devidamente equipados com coletes salva-vidas e prontos para o barco. No nosso caso o dia estava bem lindo, ensolarado, ideal para este passeio. Mas nós levamos um cobertor para o Lucas (além do casaco quentinho que estava usando), o vento é bem gelado e é melhor ir preparado para o vento forte.
São alguns minutos de navegação para chegar no Santuário Capilla de Marmol. Muita gente conhece como Capillas de Mármol, com s, mas o correto é no singular. Isso porque o santuário é composto por Cavernas, uma Capilla (capela) e uma Catedral.
As primeiras a aparecer são as cavernas e as formações inusitadas, como cabeça de cachorro, múmia, etc. Tivemos a oportunidade de entrar por um pequeno túnel, impressionante.
Logo mais para frente está a Capilla e a Catedral. Você sabia que já celebraram um casamento aqui¿ Pois é. Nós não casamos, mas ficamos impressionados com as formações.
A cor da água, a luz do sol e as formações rochosas fazem do cenário um lugar único. Muitos se espantam que aqui ainda não é um Patrimonio Natural da Humanidade (que deveria ser, porque é belíssimo e único)
Quado ir para as Capillas de Mármol
O ideal para fazer este passeio é em um dia ensolarado e sem muito vento (para os barcos poderem navegar). Infelizmente a Patagônia é imprevisível, você pode ter as quatro estações em um único dia. Então é importante se hospedar na região por pelo menos uma noite, assim, se você não conseguir fazer o passeio no primeiro dia, tenta no outro.
Não faça este passeio como bate e volta. Realmente vale o investimento de ficar por lá, como plano B em caso de não conseguir fazer o passeio.
Se puder ficar mais dias, pelo menos mais 2 noites (o que recomendo), você pode aproveitar para conhecer a Caleta Tortel e a Villa O´higgins (final da Carretera Austral atualmente). Infelizmente não tivemos oportunidade de ir para lá.
Reserve hotéis na região com antecedência. É comum ver gente que ficou sem hospedagem. Tudo lota por lá. Já o barco você consegue facilmente contratar na hora.
Haa, e é bom perguntar se o lago está muito cheio, o ideal do passeio é o barco conseguir entrar na caverna (é impressionante), e em dias que chovem muito tem tanta água que não dá para entrar.
Veja aqui o roteiro que fizemos de 7 dias na Carretera Austral (com Capillas de Mármol). Por lá ainda mais dicas que vão te ajudar a conhecer bem a região.
E aqui o vídeo que fizemos