Dicas de segurança para sua viagem

fevereiro 10, 2024

aeropuerto 1-w540-h540

Normalmente a dúvida frequente de quem está de viagem para o Chile é: o que fazer em Santiago, pontos turísticos em Santiago, etc, e aqui no blog você encontrará todas estas dicas.  Mas é importante alertar: não esqueça das dicas de segurança e fique de olho nos golpes no Chile.

Neste post, tudo o que você precisa saber, com os mais sobre assaltos, furtos, manifestações e ´novos´ Golpes no Chile, e claro, o que fazer se acontecer com você.

Viajando para o Chile e ainda não sabe onde se hospedar?

Aproveite o desconto de 15% em um hotel de luxo localizado no barrio de Lastarria, a passos do metrô e pertinho do Cerro San Cristóbal.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel LucianoK, clique aqui e aproveite.

Chile é um país seguro?

Em linhas gerais, sim. Mas é importante dizermos uma coisa: o Chile é um país grande e cada região tem seu grau de segurança (como acontece no Brasil).

Principalmente quando se tratam de regiões turísticas podemos dizer que costuma ser bem seguro e tranquilo para quem viaja para cá. Mas não podemos dizer que o turista está isento de passar por algum perrengue, porque são poucos os lugares no mundo que poderíamos falar isso, principalmente se tratando de golpes no Chile.

Neste post vamos falar bastante sobre o assunto, mas normalmente, quando sabemos de algum caso com turista na grande maioria das vezes são furtos por oportunidade – explico: a gente relaxa e as vezes relaxa tanto que até esquece de alguns cuidados básicos para não passar por situações desagradáveis, como cair num golpe ou sofrer um furto no Chile.

Como são são os furtos e assaltos no Chile

Ainda que costumem acontecer mais na capital: Santiago do Chile, pode acontecer em outras regiões do país. O mais ´comum´são:

  • ´mãos leves´: principalmente em locais cheios, como metrô, ou até mesmo onde costumamos estar mais desatentos, exemplo restaurantes. Você não percebe que está sendo assaltado
  • furto por surpresa: o mais comum são pessoas que estão em moto, pegam celular ou algo que esteja mais fácil (por exemplo em mesas de restaurante), sobem na moto e é quase impossível conseguir ir atrás. Mas, pode acontecer também de você estar em um Cerro (fora do trajeto comum mais movimentado) e aproveitem a oportunidade de um lugar vazio para assaltar.
  • furto em vans de turismo: pode acontecer, principalmente em regiões mais desertas, que ladrões aproveitem que os turistas deixam seus pertences nas vans (que estão estacionadas e vazias), para furtos.
  • golpes no Chile são muito comuns com turistas que usam táxi, abaixo falaremos mais em detalhes.

No Chile os assaltos a mão armada são menos comuns (ainda que estejam aumentando nos últimos anos, principalmente em Santiago).

Vamos passar algumas dicas de segurança para evitar passar por situações desagradáveis que estraguem sua viagem.

taximetro chileno

Como evitar golpe no táxi em Santiago do Chile

Recomendamos que solicite na recepção do hotel. O serviço de rádio táxi também é uma boa, pois terá a segurança do valor antes de sair.

Alguns taxistas inescrupulosos podem ficar dando voltas desnecessárias ou até mesmo tentar te enganar com o troco, principalmente por que as notas no Chile são muito parecidas. Uma dica que sempre usamos é perguntar ao taxista uma ideia de preço até o lugar que você vai, assim você evita surpresas.

Para ter uma ideia de valores, você pode utilizar um aplicativo/site que falamos em outro post, clique aqui para ver.

Nossa sugestão é que use o EasyTaxi, o aplicativo é um aliado pois você tem o registro do motorista, etc.

Taxistas são obrigados a te passem uma notinha impressa do valor da viagem. Uma dica é se atentar à placa do carro (a informação está também no teto do táxi), com isso você pode fazer uma  denúncia se for vítima de um golpe no Chile.

Instagram LikeChile

Aproveite o desconto que temos neste hotel no Bairro Lastarria.

Um casarão que já foi de uma das famílias mais ricas do Chile, agora é um hotel boutique  que é simplesmente um oásis em Santiago.

Localizado no bairro Lastarrias, perto de bares e restaurantes sem estar no meio do movimento deste bairro bohêmio, é uma ótima opção para quem quer estar perto de tudo e quer aproveitar a noite da cidade.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel Casa Bueras, clique aqui e aproveite.

Uber em Santiago do Chile é bom?

Temos um post específico sobre o Uber no Chile, clique aqui para ler.

Ainda que seja uma opção segura, não é isenta de reclamações (como acontece no Brasil). Normalmente a questão com o Uber, que ainda não é legalizado no país, são os cancelamentos de corrida e a falta de amabilidade do motorista.

Mas em relação a segurança são poucos os casos relatados por turista de algum tipo de golpes em carros de aplicativo, mas isso não quer dizer que não exista.

Que tal se hospedar em um castelo no Bairro Bellavista?

Aproveite esta promoção e fique hospedado em um dos melhores hotéis deste bairro bohêmio de Santiago

Além de um lugar lindo, com café da manhã excelente e um atendimento de primeira qualidade, leitores do LikeChile tem 20% de desconto em reservas feitas diretamente no site do hotel.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código LIKECHILE20, no site do hotel Castillo Rojo, clique aqui e aproveite.

Protestos no Chile

Os protestos que aconteciam toda sexta-feira na região da Plaza Baquedano, divisa do bairro de Providencia – BellaVista –  e Santiago Centro – Lastarria), não acontecem mais.

Para quem passar por lá  verá que uma parte da área está com tapumes, isso porque no local está sendo feito obras do metrô de Santiago.

Importante dizer que esta área continua sendo local de comemoração, então se alguma equipe de futebol ganhar ou algo do tipo acontecer é bem provável que você veja concentração de pessoas no local.

Dicas para evitar golpes no Chile

DICA 1: Carteira e celular devem estar sempre no bolso da frente da calça.

DICA2 : Bolsa e mochila  de preferência sempre na frente e se for possível com um cadeado (já soubemos de casos que o ladrão consegue rasgar o tecido da mochila com um estilete).

DICA 3: evite tumulto, principalmente no metrô (veja abaixo o que aconteceu com a Vivian, integrante do grupo de whatsapp do LikeChile)

´Fui pedir uma orientação de direção num mapa, para uma garota e ela toda solicita se aproximou, e durante a “explicação” ela tentou abrir minha bolsa. Foi no metro e estava com dúvida sobre a troca de linhas. Dei 2 sortes: 1- como perguntei meio alto, uma outra pessoa escutou e percebeu que a informação da larápia estava errada e se intrometeu para concertar. 2- eu estava com a mão em cima do zíper (hábito que tenho justamente por conta desses incidentes) dai ela jogou o casaco por cima da minha bolsa para esconder o zíper, mas não contava minha mão estava ali. Puxei rápido e sai.

DICA 4: mulher sozinha deve desconfiar de ´xaveco´ pois outra forma de furto que está sendo utilizado é o de ´flertar´. Dois homens procuram mulheres sozinhas, começam a xavecá-las, pegam alguma confiança e enquanto um as distrai outro aproveita para pegar objetos em suas bolsas. Alguns deles inclusive se aproximam falando português e oferecem ajuda na viagem, etc.

DICA 5: Correntes, relógios e brincos de ouro deve ser evitados, pois serão alvo de roubo por surpresa. Além do susto, poderá se machucar.

DICA 6: Documentos originais (principalmente o que você usou para viajar) devem ficar bem guardados no hotel.  Por exemplo: se você viajou com seu RG, deixe ele guardado na sua hospedagem e saia na rua (sempre que possível), apenas com a cópia e outro documento original (ex. passaporte, CNH). Isso porque, caso você seja assaltado/furtado, o seu documento original e principal para voltar para o Brasil estará seguro e você evitará perrengues na hora do embarque de volta.

DICA 7: Troca de dinheiro devem ser feita nas casas de câmbio. Você pode ser abordado por pessoas, com a promessa de cotações mais favoráveis, tentando te levar para dentro de um prédio. Isso é um golpe. Veja mais dicas sobre troca de dinheiro neste link

Dica 8: Assista ao vídeo abaixo com tudo o que você precisa saber (e ver) sobre Golpes no Chile

DICA 9: Compre seus passeios em agências autorizadas. São muitos os que oferecem passeios a valores baixos, mas não possuem seguro viagem nem nenhum tipo de assistência em qualquer eventualidade. Então é melhor pagar um pouco  a mais e ter uma viagem segura.

Se você está procurando passeios, sugiro que clique aqui para ver algumas opções com empresas sérias.

Dica 10: Não caia nos golpes do transfer no aeroporto no Chile. Se você escolheu marcar seu traslado desde o aeroporto até sua hospedagem em Santiago com uma agencia, você pode ser vitima dos taxistas piratas do aeroporto, que se aproximam perguntando a quem você está esperando. Aí eles te oferecem ligar para a agencia, e em um papo furado fazem como que falam com a agencia e que eles informaram que não conseguiriam pegar você e que para evitar o desconforto é melhor pegar um taxi e que eles devolveram o dinheiro. É GOLPE!!!!

Eles vão te levar com um taxista pirata, vão cobrar uma nota, e você vai pagar confiado em que a agencia vai devolver o dinheiro para você… Isso não acontece e já vimos pessoas pagando 500 reais que simplesmente menguem vai te devolver. A dica é, aguarde ao pessoal da agencia e só se comunique com eles desde seu celular. O Aeroporto conta com wifi, então é fácil usar o Whatsapp.

roubo 4-w540-h540

O que fazer se for furtado ou assaltado no Chile?

  1. Procure um policial nas proximidades. Os policias no Chile são muito respeitados e poderão auxiliá-lo. O telefone gratuito dos Carabineros é 133.
  2. Segundo: Faça a denuncia.  Mesmo que a probabilidade de recuperar  seus valores seja pequena é importante fazer a denuncia e bloquear seus cartões do banco.

Se seus documentos foram roubados, entre em contato com o consulado do Brasil mais próximo de seu destino (provavelmente será em Santiago do Chile), com a denúncia em mãos. Temos um post completo com o passo-a-passo para quem perdeu ou roubaram os documentos e precisam deles para voltar ao Brasil, clique aqui para ler.

Se o golpe aconteceu em um táxi aqui o link para realizar sua denuncia  http://www.transportescucha.cl/

Para quem for alugar um carro no Chile é importante verificar se há seguro, pois imprevistos acontecem

De qualquer forma, evite passar um incomodo na viagem e siga nossas dicas de segurança. Tem muita gente que lê o nosso post e não seguem as orientações (muitos, mas muitos mesmo)…e depois já não adianta mais, né?!

Mais dicas para viajar para o Chile?

Se você está viajando para o Chile aproveite para ver outras dicas sobre assuntos variados e que vão te ajudar muito (antes – durante – depois).

Grupo Telegram LikeChile

Também encontra conteúdo exclusivos e mais dicas para viajar ao Chile nesta playlist de nosso Canal de Youtube