Deserto do Atacama: o que fazer, roteiro, dicas e pacote a
Registrate >
março 13, 2012

Deserto do Atacama, o que fazer, roteiro, dicas e pacote

Autor:

[Atualizado 2017 ]

Muito brasileiros estão descobrindo as maravilhas do Deserto e San Pedro de Atacama, é claro, por ser uma paisagem totalmente diferente do conhecido no Brasil. Neste post você encontrará nossas dicas sobre lá: clima, como chegar, o que conhecer (com roteiro completo), etc.

San Pedro de Atacama, dicas, tours, roteiros, pacotes, programas, como chegar

Conhecido mundialmente por ser o lugar mais seco do mundo, pois quase não chove, o deserto favorece  o estudo dos astros. São diversos os telescópios espalhados por lá, o mais conhecido é o projeto ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array ), da ESO (Observatório europeu austral), o maior e mais moderno do mundo que trabalha com radiofrequência para observar o universo.

San Pedro de Atacama, dicas, tours, roteiros, pacotes, programas, como chegarproyecto alma

CLIMA

O clima no Deserto de Atacama é diferente de qualquer outra cidade no Chile, então esqueça tudo o que já ouviu falar de estações de ano, por aqui o clima é desértico, ou seja, chove pouco, o frio predomina do final da tarde ao início da manhã e o sol é potente durante todo o dia e o que realmente importa é ficar ligado no inverno boliviano (de Dezembro a Março).

Por ser tão diferente, fizemos um post especialmente sobre o clima de lá (leia o post clicando aqui), nele falamos do clima, damos dicas de que roupa levar e fizemos uma tabela com a média de temperatura durante o ano inteiro e temos um post detalhado, para cada mês  do ano, para você saber detalhes do mês que você for.

San Pedro de Atacama, dicas, tours, roteiros, pacotes, programas, como chegar,deserto de atacama,

QUANDO VISITAR

Teoricamente você pode visitar durante todo o ano, mas eu evitaria ir na época do inverno boliviano (de Dezembro a Março), período que chove muito e é frequente que fechem caminhos e tours não aconteçam.

No Deserto praticamente não tem baixa temporada, a cidade de San Pedro de Atacama está sempre lotada de gente, durante todo o ano.

San Pedro de Atacama, dicas, tours, roteiros, pacotes, programas, como chegar,deserto de atacama,

COMO CHEGAR

Para chegar até aqui é necessário pegar um voo desde Santiago e descer na cidade de Calama e para os mais corajosos um ônibus desde Santiago

De ônibus: Desde Santiago terá que pegar um ônibus até a cidade de Calama (21 hs. de viagem aprox) e de lá, pegar outro ônibus até San Pedro de Atacama (1:30 hs de viagem aprox.)

De avião: Desde Santiago até a cidade de Calama (2 hs. de viagem) Chegando em Calama terá que pegar ônibus até San Pedro de Atacama (1:30 hs de viagem aprox.)

Uma dica importante: como a maioria dos voos chegam cedo ao deserto, sugiro que saia do avião bem abrigado pois o vento é de arrepiar.

Do aeroporto você pode pegar um transfer que te deixe em San Pedro (aproximadamente $ 12.000) ou pegar um táxi até a rodoviária de Calama e de lá pegar um ônibus (aproximadamente $ 3.000). Em ambos os casos o trajeto dura mais ou menos 1h30. O caminho é super tranqüilo, a estrada é impecável.

Chegando à San Pedro o visual muda totalmente, a cidade de arquitetura simples, casas de barro e teto de palha não deixa à desejar por sua gama de hotéis e hostels, alguns deles de altíssimo padrão.

San Pedro de Atacama, dicas, tours, roteiros, pacotes, programas, como chegar,deserto de atacama,

ONDE SE HOSPEDAR

Se seu perfil é aventureiro, qualquer hostel pode ser uma boa escolha, já para quem gosta de hotéis sofisticados não faltará opção. Para quem gosta de Airbnb também existem algumas opções, neste link você ganha um crédito para gastar na sua primeira reserva, pra já ir economizando.

A dica aqui é que você reserve com antecedência e se você gosta de agito, sugiro que prefira as hospedagens próximas à rua principal da cidade. Lá estão os bares e restaurantes de San Pedro.

Infelizmente nem todas as hospedagens próximas à rua principal são boas, elas acabam ganhando pela localização mesmo. Neste caso a dica é conferir as opiniões de outros viajantes para já ir preparado.

San Pedro de Atacama, dicas, tours, roteiros, pacotes, programas, como chegar,deserto de atacama,

ONDE COMER

Por aqui passam turistas do mundo todo que procuram uma experiência ao ar livre e conexão com a natureza. Venha preparado para falar muitas línguas, cruzar com algum brasileiro não costuma ser difícil ainda mais porque a cidade é pequena, são apenas algumas ruas de terra, mas não se engane, atrás dessa aparência rústica você encontrará uma culinária sofisticada e saborosa.

Os principais bares e restaurantes estão na rua principal da cidade.

San Pedro de Atacama, dicas, tours, roteiros, pacotes, programas, como chegar,deserto de atacama,

ONDE COMPRAR

Para que querer apreciar um pouco mais da cultura andina pode fazer compras de roupas e lembrancinhas na feira de artesanatos. Recomendo comprar gorros e cachecol, que são muito coloridos, mas você pode precisar deles em seus passeios, para se proteger do frio e do sol.

Aqui na cidade não são muitas as lojas de roupas, então, tirando o típico que você encontra na feirinha de artesanato, se você precisar comprar roupas de frio, botas de trekking, etc. terá que comprar em Calama ou (o que eu recomendo), ficar uns dias em Santiago para aproveitar comprar roupas nos brechós (clique aqui), outlets (clique aqui) ou shoppings (clique aqui) para pagar mais barato.

San Pedro de Atacama, dicas, tours, roteiros, pacotes, programas, como chegar,deserto de atacama,

ONDE IR

O cartão postal da cidade é a pequena igreja. Linda por dentro e por fora, atente-se ao detalhe no teto feito de cactos. Perto de lá  está o famoso semáforo solar que mede a radiação minuto a minuto.

Em quase todos os hotéis ou hostel você pode pegar uma bicicleta para  visitar atrações que ficam perto do centro, alguns se arriscam a ir de bicicleta até os lugares mais longes, se você não está preparado para esta atividade (que cansa, ainda mais no deserto), sugiro que contrate um tour ou alugue um carro.

San Pedro de Atacama, dicas, tours, roteiros, pacotes, programas, como chegar,deserto de atacama,

Um dos passeios que ficam bem pertinho é o Pukará do Quitor. Você pode chegar a pé ou de bicicleta. A paisagem é maravilhosa, aprecie o deserto e o rio, você será levado a outra época.

Saindo um pouco da cidade estão diversos passeio imperdíveis também, como o Valle de La Luna, El Valle de La Muerte, La Piedra Del Coyote, as Estatuas de Sal, o espetacular pôr-do-sol  em uma colina, os gêiser do Tatio, as lagoas altiplanicas, pequenos povados (e experimentar um churrasquinho de Llama), o Salar de Atacama com seus flamencos e os tours astronômicos feitos durante a noite.

Dica: clique no nome do local para ler o post que fizemos sobre o tour/passeio e ver as fotos incríveis.

San Pedro de Atacama, dicas, tours, roteiros, pacotes, programas, como chegar,deserto de atacama,

QUANTO TEMPO FICAR

Algumas pessoas conseguem visitar os pontos mais conhecidos com viagens de 3 dias, mas minha recomendação é fazê-la em 5 dias ou mais, porque alguns locais não tem tour diário e você pode perder algum.

Para facilitar a sua vida, nós temo um post com um roteiro com o principal da cidade. Clique aqui para ler.

Salar de Atacama Chile, San Pedro de Atacama, dicas, tours, roteiros, pacotes, programas, como chegar,deserto de atacama,

FAZENDO A MALA

No post do clima (que deixamos o link no começo do post), falamos sobre as roupas que você deve levar dependendo da época do ano que você vai. Mas aqui uma dica importante é levar sapatos cômodos e beber muita água, além de sempre usar protetor solar, óculos e boné.

Os dias são quentes e exige roupas leves, calças jeans ou shorts e muito protetor solar, mas as noites são frias e você vai precisar de roupa de frio.

Atacama_mais dicas-w540-h540

DICAS FINAIS

Trocando dinheiro: você encontra casas de câmbio em San Pedro de Atacama, para trocar reais, dólares e euros com facilidade. Mas, se você está planejando passar antes por Santiago, pode ser uma boa trocar em Santiago. A cotação, pelo o que temos visto, costuma ser mais vantajosa em Santiago do que no Atacama.

Fechando passeios: muitos turistas fecham passeios só chegando em San Pedro de Atacama, isso porque no centro da cidade as agências estão uma ao lado da outra. Mas atenção eu sugiro que você feche antes os passeios em agências que você tenha recomendação. Isso porque muitas agências da cidade são só tomadoras de pedido e já vi casos de brasileiros que pegaram tour em uma agência, tiveram a mochila furtada no passeio e depois não conseguiram nenhum retorno da ´agência´ contratada.

Segurança: em um geral a cidade é bem segura (estamos falando da parte turística da cidade), os relatos que temos de brasileiros é principalmente a questão de furtos em passeios (por isso volto a falar da necessidade de fazer passeios com agências sérias). Então atenção com seus pertences.

Seguro viagem: não é obrigatório fazer seguro para viajar para o Atacama, mas recomendo que você faça por qualquer eventualidade. Neste post nossas dicas sobre o assunto, inclusive um seguro que é gratuito.

San Pedro de Atacama é um de meus destinos favoritos e recomendo muito.

Aproveite para fazer parte do nosso grupo de whatsapp, muita gente passando dicas por lá também e nós podemos passar um contato de uma boa agência para você fazer seus passeios no Atacama.

 

ABAIXO NOSSOS VÍDEOS E POSTS RELACIONADOS A ESTE ASSUNTO

 

-Playlist com nossas dicas para viajar ao Chile

-Vídeo de brasileiros que já estiveram no Chile:

>> Gêiser Del Tatio no deserto do Atacama

>> Valle de La Luna e o Valle de La Muerte, em San Pedro de Atacama

>> Lugares para visitar no Chile

>> Grupo de whatsapp LikeChile

>>Cupon de descontos grátis, para usar na sua viagem ao Chile.

>> Dicas exclusivas LikeChile

Botão_Hotel no ChileBotão_Hostel no ChileBotão_Apartamento no Chile

Botão_Restaurante no ChileBotão_Balada no ChileBotão_Compras no Chile

Botão_Tours no ChileBotão_Rent a car no ChileBotão_Escola de idiomas no Chile

1



Booking.com

<< Próximo Post                                                                              Post Anterior >>

Comentarios

26 respostas para “Deserto do Atacama, o que fazer, roteiro, dicas e pacote”

  1. Cinthia disse:

    Fantástico!
    Foi nossa 1a. Viagem no Chile, inquecível!

    Aqui, conto como foi com uma criança. Sim, é possível e vale a pena!
    http://www.chileparacriancas.blogspot.com/2011/09/san-pedro-de-atacama-um-espetacular.html

    Abs
    Cinthia
    @chilecriancas

  2. Helena disse:

    Olá! Estou agora em são Pedro de Atacama e estava a pensar fazer um tour daqui até ao salar e uyuni e dai seguir para Lá paz! É fácil em são Pedro de Atacama encontrar agencias que façam esse trajecto passando por todos os pontos fantásticos?! Sugere alguma?! Obrigada!

  3. Kelly disse:

    Olá ! Soube que há a possibilidade de chegar à Calama saindo de Santiago via bus , a viagem dura 24 horas. Sabe algo a respeito ? Acha uma viagem perigosa ? Será a paisagem vale a pena ? Agradeço muito se tiver alguma informação que me ajude….. Obrigada!!!

    • David Gormaz disse:

      Olá Kelly,

      é isso mesmo…24h.

      A viagem não é perigosa, as estradas são boas. Chega um ponto que a paisagem é desertica e não muda até Calama. Há algumas paradas, mas podem depender da empresa que você contratar e horários de saída.

      Se você estiver acostumada com viagens longas de ônibus, esta não será um problema. Te aconselho a dar uma olhada no site da LAN, há sempre boas ofertas de avião saindo de Santiago para várias partes do Chile. Quem sabe você dá sorte de pegar uma baratinha.

      Abs.,
      David.

  4. Laislla disse:

    Olá!
    Vocês têm alguma sugestão de hotel para ficar em San Pedro de Atacama? Estou em dúvida entre o Don Sebastian e o Parina Atacama. Como nunca fui a um lugar tão diferente, achei que seria bom ter a opinião de alguém que já conhece.
    Obrigada!

  5. Crys Raviani disse:

    David, tudo bem?!

    Vc sabe se é possível visitar o projeto Alma?

    Abraços

    • David Gormaz disse:

      Olá Crys,

      até onde sabemos o projeto não é aberto para turistas.

      Curta nossa página no Facebook e Instagram, por lá damos dicas quentíssimas do que está acontecendo no Chile.

      Veja também nosso cartão de desconto, com ele você consegue programar a sua viagem e economizar uma graninha (http://www.likechile.com/descontos/)

      Abs.,
      David.

  6. Livia disse:

    Olá, algumas dúvidas!
    Vi que Janeiro e Fevereiro pode chover.
    Marquei minha trip para 25/02 a 04/03 do ano que vem. Devo me preocupar?
    Outra coisa, consigo fazer câmbio de reais para pesos chilenos em San Pedro?
    Ou melhor fazer no aeroporto de Santiago entre as conexões? (tenho duas horas no aeroporto)

    • David Gormaz disse:

      Olá Livia,

      a época de chuva é imprevisivel, não consigo te falar se deve se preocupar ou não, tudo dependerá da quantidade de chuva que você pegar. Se você não der sorte, e pegar muita chuva, alguns pontos turisticos estarão fechados.

      Quanto ao cambio, os aeroportos não costumam ser boas opções, costumam ter cotações mais desfavoráveis…mas pode ser uma opção para trocar um pouco de dinheiro pra se garantir nos transfers de chegada a Calama.

      Para Atacama sugiro que leve dólares, lá é bem turistico (você verá muitos europeus por lá), mas não posso garantir que trocará reais com a facilidade que se troca em Santiago, por exemplo.

      Temos um parceiro que está dando um belo desconto em hospedagem em São Pedro. Um super hotel, diga-se de passagem. Se ainda não tiver fechado nada, sugiro que dê uma olhada no desconto deles (Hotel Tulor) em http://www.likechile.com/descontos.
      http://likechile.com/blog/wp-admin/edit-comments.php#comments-form
      Curta nossa página no Facebook e Instagram, por lá damos dicas quentíssimas do que está acontecendo no Chile.

      Abs.,
      David.

  7. rosa disse:

    Vamos a sa pedro de atacama em agosto. Faremos os passeios e estou preocupada com a altitude em um deles de 4000mts. Tambem sobre roupas, a comprar ou alugar, precos, etc. No caso de nao se dar bem com a altitude, o que fazer, onde ir, o que usar?

    • David Gormaz disse:

      Olá Rosa,

      se tiver uma parada em Santiago aproveite para comprar roupas. Em Atacama você encontrará venda de roupas típicas, não vi local que alugue roupa por lá também não.

      Em relação à altitude, procure sempre uma empresa para fazer os passeios. Eles estarão preparados para te auxiliar…inclusive no hotel, se precisar.

      Conheça nosso cartão de desconto, com ele você consegue programar a sua viagem e economizar uma graninha (http://www.likechile.com/descontos/). Em Atacama um dos melhores hoteis da região está dando um super desconto.

      Curta nossa página no Facebook e Instagram, por lá damos dicas quentíssimas do que está acontecendo no Chile.

      Abs.,
      David.

  8. TELMA NUNES disse:

    Boa Tarde

    Não entendi, estou em SP e vou para ai, como faço pego o voo ate ondeObrigadaon

    • David Gormaz disse:

      Olá Telma,

      segue: ^Para chegar até aqui é necessário pegar um voo desde Santiago e descer na cidade de Calama^. Não exitem voos diretos do Brasil para lá.

      Siga-nos nas redes sociais (Facebook e Instagram), lá damos dicas e informações do que está acontecendo no Chile.

      Conheça também o LikeChile Descontos, uma forma prática, rápida e segura de organizar sua viagem ainda do Brasil.

      Abs.,
      David.

  9. Marcos Azevedo disse:

    Olá,
    Gostaria de saber se da rodoviária de San Pedro ou de Calama consigo facilmente ônibus para outras regiões, como Iquique e também na fronteira com a Bolívia. Vou agora em dezembro, tenho 20 dias para desfrutar da região. Então pensei em me afastar um pouco também. Desde já, agradeço.

    • David Gormaz disse:

      Olá Marcos,

      por serem regiões turísticas acredito que tem ônibus fácil sim. De qualquer forma procure as empresas que fazem o trajeto que deseja para saber a periodicidade e onde você pega o ônibus. Algumas regiões não há rodoviária, você pega o onibus na loja da empresa de ônibus.

      Aproveite para conhecer o LikeChile Descontos, uma forma prática, fácil e segura de planejar sua viagem ainda do Brasil com empresas que confiamos e aprovamos. Acesse o site: http://www.likechile.com/descontos.

      Quer saber o que está acontecendo no Chile e ver fotos incríveis daqui? Siga-nos nas redes sociais (Facebook e Instagram).

      Abs.,
      David.

  10. Julio Fondora disse:

    Nossa!!!!
    Adorei esse site e as informações!!!
    Estou muito empolgado para a viagem que pretendo fazer em setembro quando levarei meus pais e minha noiva para o Atacama!!!!
    Gostaria de saber se há passeios que saem do Atacama e vão para o Uyuni e a Reserva Eduardo Avaroa.
    Obrigado

    • David Gormaz disse:

      Olá Julio, que bom que gostou adoramos ´ouvir´ isso.

      Não esqueça que em Setembro tem festas pátrias e é uma boa oportidade de presenciar a mais tradicional festa chilena. Veja post: http://likechile.com/blog/news/setembro-fiestas-patrias-no-chile/

      Ao Salar de Uyuni você encontra, para a Reserva acredito que também, existem vários passeios que vão para a Bolivia. No centro de San Pedro estão a maioria das agências então é fácil procurar e pesquisar.

      Aproveite os parceiros que temos em hospedagem por lá, um hotel e um hostel que estão com preços especiais para brasileiros. Entra lá no LikeChile Descontos (www.likechile.com/descontos).

      Aproveite muito a viagem!!!

      Abs.,
      David.

  11. Ana Carolina Grasso disse:

    O deserto do Atacama é maravilhoso, indico de olhos fechados, facilmente um dos lugares mais bonitos do Chile.
    Fui no mes de Outubro e achei o clima bem tranquilo, de dia é quente, a noite esfria mas nao tanto.
    Passeios imperdiveis: Geyser el tatio, lagunas atiplanticas, lagunas escondidas e vale de la muerte.
    A noite indico passear pelo centrinho que é uma graca, muitos restaurantes bons, eu particularmente gostei muito do LA ESTAKA, otimo ceviche de salmon.

    • David Gormaz disse:

      Obrigado pelo comentário Ana Carolina, vai ajudar muito outros viajantes que estão indo para lá.

      Espero que sua ida ao Atacama tenha te dado um gostinho para conhecer outros lindos lugares no Chile. Se aceita uma sugestão, a Ilha de Páscoa é uma ótima pedida 🙂 Eu amo a Ilha. Aqui um dos posts que temos de lá, espero que te anime 🙂

      Abs.,
      David.

  12. Tiago Moura disse:

    Excelente relato e ótimas dicas. Estive no Atacama em novembro de 2013. Ao contrário do que a maioria das pessoas fazem, fui por Antofagasta. Uma cidadezinha no meio do caminho entre Santiago e San Pedro que aparentemente não tem nada (fui visitar um amigo), mas acabou valendo muito a pena. Lá está o Museu do Atacama. O Museu tem um acervo genial, super bem estruturado e te ajuda a entender muito do Atacama antes de você chegar lá. Verdadeira aula. Lá fui também num show de uma banda chamada “Los condones” e foi genial.

    Quanto ao Atacama propriamente dito, fiz os principais passeios e foram todos incríveis. Acabei não fazendo o tour astrônomo e me arrependi demais ouvindo um relato de um cara de Israel quando já estávamos a caminho do Salar de Yuni. No mais tudo vale super a pena. Paisagens que jamais sairão da memória!

    • David Gormaz disse:

      Obrigado pelo comentário Tiago,

      não conheço o Museu do Atacama, já vou deixar anotado pra quando for para aqueles lados. Eu tenho que voltar para o Atacama, fui em uma viagem muito rápida, e também não fiz o tour astronomico (não tive tempo). Espero que volte mais vezes para o Chile para conhecer outros lindo lugares daqui.

      Abs.,
      David.

  13. Renata disse:

    Olá…estive no Atacama em Setembro. É realmente um lugar incrível, a cada curva um cenário supreendente. Todos os passeios são ótimo o Valle de la luna é uma caminhada belíssima onde da pra perceber realmente a aridez do deserto. As Termas de Puritama tbm é maravilhoso pra relaxar com águas a mais de 30 graus. A laguna cejar e as laguna altiplanicas são de uma beleza fora do comum. Os Geyses também dão um show de beleza natural aos pés dos vulcões mas o frio pela manhã é bem cruel, sofri muito com a temperatura de -9 graus. Mas sem dúvida nenhuma valeu a pena. A praça e a Av.caracoles dão um show de gastronomia, ótima comida, boa variedade e ótimos preços, estive em Santiago dias antes do Atacama e a comida não foi tão boa quanto lá. Quem estiver na dúvida de incluir San Pedro de Atacama no roteiro de viagem, nem precisa pensar 2x é um lugar mágico, de uma beleza fora do comum, com um bom atendimento aos turistas. Com certeza voltarei pra lá em breve!

    • David Gormaz disse:

      Obrigado pelo comentário Renata.

      Fico muito feliz que gostou do Atacama é realmente um lugar especial. Esperamos você outras vezes aqui no Chile.

      Abs.,
      David

  14. André Domingues disse:

    Eu fui para San pedro de atacama no mês de outubro desse ano, foi uma viagem incrível, adorei visitar lindos lugares, como o salar de atacama, lagunas altiplanicas, laguna cejar, vale de la luna, recomendo visitar esses lugares, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posteriores

agosto 7, 2017

Comparte tu Historia.

Contactanos