Deserto do Atacama

janeiro 21, 2024

San Pedro de Atacama, dicas, tours, roteiros, pacotes, programas, como chegar

Muito brasileiros já estão descobrindo a beleza do Deserto de Atacama. Mas será que tudo o que você precisa saber para sua viagem você já leu?

Neste post TUDO o que você precisa saber como: clima, roteiro, melhor época para viajar e segredinhos que ninguém te conta.

Viajando para o Chile e ainda não sabe onde se hospedar?

Aproveite o desconto de 15% em um hotel de luxo localizado no barrio de Lastarria, a passos do metrô e pertinho do Cerro San Cristóbal.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel LucianoK, clique aqui e aproveite.

Deserto do Atacama

O Chile, tem sido premiado como um dos melhores países e destinos de aventura e o deserto de Atacama tem muito a ver com isso.

Conhecido mundialmente por ser o lugar mais seco do mundo, pois quase não chove, o deserto favorece  o estudo dos astros. Mas o deserto é muito mais que isso, suas belezas vão além das estrelas. Vulcão, gêiser, lagunas, salares e paisagens incríveis.

Para muitos o Deserto do Atacama é um paraíso que tem muito a ser desbravado.

Onde fica o Deserto do Atacama?

O Deserto do Atacama está no norte do Chile e tem uma área de mais de 100.000 km² é muito maior do que muitos pensam e abrange muito mais do que os turistas costumam visitar.

O Deserto do Atacama é tão grande que está em várias regiões do país: Atacama, Antofagasta, Tarapacá e Arica y Parinacota

Ainda que a cidade mais conhecida (e que provavelmente será a base de sua viagem) é San Pedro de Atacama, que está na Região de Antofagasta.

O que conhecer no Deserto do Atacama?

Por ser uma área tão grande é impossível conhecer o Deserto do Atacama completo ficando apenas em uma cidade ou região. Por conta disso podemos dividir o deserto em duas grandes áreas: Litoral e Cordilheira.

– Deserto do Atacama: Cordilheira

As cidades mais conhecidas neste setor, sem dúvida nenhuma são Calama e San Pedro de Atacama.

Aqui, além do clima desértico,  a altura faz parte do dia-a-dia e também dos passeios.

– Deserto do Atacama: Litoral

São diversas as cidades entre elas: Caldera (e Bahia Inglesa), Iquique e Antofagasta

Aqui, por conta da proximidade do mar o clima pode ser um pouco mais ameno e as praias são o ponto forte (ainda que não seja o único atrativo)

Em ambos os casos, na Cordilheira ou Litoral, existem lugares lindos para conhecer. Alguns pontos podem ser até similares, mas cada área do deserto tem um toque especial,  e em alguns casos, paisagens totalmente diferentes.

Aqui posts específicos para conhecer um pouco mais:

Instagram LikeChile

Aproveite o desconto que temos neste hotel no Bairro Lastarria.

Um casarão que já foi de uma das famílias mais ricas do Chile, agora é um hotel boutique  que é simplesmente um oásis em Santiago.

Localizado no bairro Lastarrias, perto de bares e restaurantes sem estar no meio do movimento deste bairro bohêmio, é uma ótima opção para quem quer estar perto de tudo e quer aproveitar a noite da cidade.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel Casa Bueras, clique aqui e aproveite.

Como chegar no Deserto de Atacama?

Como comentamos o Deserto do Atacama é imenso, considerando a divisão (para ficar mais didático), entre Cordilheira e Litoral, as cidades e formas de chegar seriam

– Deserto do Atacama: Cordilheira

Desde Santiago do Chile você pode chegar na cidade de San Pedro de Atacama de ônibus, carro ou avião.

  • De ônibus: Desde Santiago terá que pegar um ônibus até a cidade de Calama (21 hs. de viagem aprox) e de lá, pegar outro ônibus até San Pedro de Atacama (1:30 hs de viagem aprox.)

Das opções acho que é a pior, atualmente existem promoções em empresas low-coast, como Sky Airline por exemplo, que a passagem de avião acaba compensando. Viajar de ônibus para o deserto é muito cansativo.

  • De avião: Desde Santiago até a cidade de Calama (2 hs. de viagem) Chegando em Calama terá que pegar ônibus até San Pedro de Atacama (1:30 hs de viagem aprox.)

É a opção mais rápida e a menos cansativa. Para baratear ainda mais sua viagem, leve pouca bagagem. Atualmente as passagens aéreas são baratas considerando Santiago-Calama, mas o que acaba deixando mais caro é ir com mala.

O aeroporto de Santiago tem local para deixar malas guardadas, ainda que pode ser interessante você combinar para deixar parte da sua bagagem em algum hotel/hostel e ficar alguns dias na capital chilena (Santiago)

– Deserto do Atacama: Litoral

Desde Santiago do Chile você pode chegar na cidade de Caldera (Bahia Inglesa) de ônibus, carro ou avião.

  • De ônibus: Desde Santiago existem ônibus direto para o terminal de Caldera (14 hs. de viagem aprox)

Pode ser uma ótima opção para viajar de noite, economizando uma noite de hospedagem, você pode pegar o ônibus no final da tarde em Santiago para chegar pela manhã em Caldera

  • De avião: Desde Santiago até a cidade de Copiapó (1h20 de viagem). Chegando no aeroporto de Copiapó é possível pegar transfers ou táxis até a cidade de Caldera ou Bahia Inglesa (20 minutos aprox)

Roteiro Deserto do Atacama, roteiro de viagem Deserto do Atacama,, viagem para o Deserto do Atacama, dicas para Deserto do Atacama, lagunas antiplânicas no Deserto do Atacama, Valle de la luna Deserto do Atacama, Valle Del arcoiris Deserto do Atacama, salar de tara Deserto do Atacama, geyser del tatio Deserto do Atacama, laguna cejar Deserto do Atacama vulcão lascar Deserto do Atacama, roteiro 7 dias Deserto do Atacama, roteiro 5 dias Deserto do Atacama, roteiro 3 dias Deserto do Atacama, dúvidas Deserto do Atacama, dicas Deserto do Atacama, como chegar Deserto do Atacama, clima Deserto do Atacama, quando visitar Deserto do Atacama, viagem para o Chile, Roteiro Deserto de Atacama, roteiro de viagem Deserto de Atacama,, viagem para o Deserto de Atacama, dicas para Deserto de Atacama, lagunas antiplânicas no Deserto de Atacama, Valle de la luna Deserto de Atacama, Valle Del arcoiris Deserto de Atacama, salar de tara Deserto de Atacama, geyser del tatio Deserto de Atacama, laguna cejar Deserto de Atacama vulcão lascar Deserto de Atacama, roteiro 7 dias Deserto de Atacama, roteiro 5 dias Deserto de Atacama, roteiro 3 dias Deserto de Atacama, dúvidas Deserto de Atacama, dicas Deserto de Atacama, como chegar Deserto de Atacama, clima Deserto de Atacama, quando visitar Deserto de Atacama, viagem para o Chile, Roteiro Atacama, roteiro de viagem Atacama,, viagem para o Atacama, dicas para Atacama, lagunas antiplânicas no Atacama, Valle de la luna Atacama, Valle Del arcoiris Atacama, salar de tara Atacama, geyser del tatio Atacama, laguna cejar Atacama vulcão lascar Atacama, roteiro 7 dias Atacama, roteiro 5 dias Atacama, roteiro 3 dias Atacama, dúvidas Atacama, dicas Atacama, como chegar Atacama, clima Atacama, quando visitar Atacama, viagem para o Chile

Deserto de Atacama de carro

Se você é daqueles que quer chegar logo no seu destino final, a viagem de carro pode ser perigosa. A estrada é muito boa, mas é uma reta só. O que pode ser um perigo com risco de tédio e se dormir no volante, já que a paisagem é ária por boa parte do caminho e um pouco monótona.

Ir de carro, na nossa opinião, só é interessante para quem quer ir parando em outras cidades e conhecendo praias e outros atrativos no caminho, por isso a ideia é demorar dias para chegar até San Pedro de Atacama.

Recomendamos as seguintes cidades como parada:  La Serena (com alguns dias em Valle del Elqui), Caldera ou Bahia Inglesa, Antofagasta e por fim San Pedro de Atacama.

Neste caminho você vai encontrar lindas praias (que ainda que com água mais gelada do que os brasileiros estão acostumados), tem uma beleza incomparável.

Qual a melhor época para ir ao Deserto do Atacama?

Você pode viajar para o Atacama praticamente todo o ano, mas os meses que sugiro que NÃO vá para a região de San Pedro de Atacama são Janeiro e Fevereiro.

Mesmo sendo o deserto mais árido do mundo pode chover bastante nestes meses devido o inverno boliviano (de Dezembro a Março).

Não é que vai chover todos os dias, mas quando chove, chove muito e alguns passeios acabam sendo prejudicados.

Mas como o Chile não é só o Deserto do Atacama, preparamos um post a melhor época para viajar para Santiago do Chile, Patagônia, Pucón, Puerto Varas, etc, clique aqui para ler e aproveitar ainda mais seu tempo no país

Passeios Atacama

Quando é a baixa temporada no Deserto do Atacama?

No Deserto praticamente não tem baixa temporada, a cidade de San Pedro de Atacama está sempre lotada de gente, durante todo o ano.

Mas atenção, FEVEREIRO é o mês que os chilenos tiram férias então pode ser um mês para se evitar se você quer economizar. A partir de Março os principais destinos do país começam a ficar mais baratos.

Como é o clima no Deserto do Atacama

Esqueça tudo o que já ouviu falar de estações do ano, por aqui o clima é desértico, ou seja, chove pouco, o frio predomina do final da tarde ao início da manhã e o sol é potente durante todo o dia.

Aqui as dicas mês a mês em detalhes sobre o clima, que roupa levar, passeios que deve fazer, etc.

Qual a temperatura no Deserto do Atacama?

Na tabela abaixo você encontra as temperaturas médias de todo o ano, mês a mês, no Deserto do Atacama, quando você costuma chover nesta região e sugestões de roupas para levar em cada período.

Atenção: muitos passeios podem sair de madrugada e são em altitude e por isso as temperaturas podem ser muito menores do que a tabela acima. Vá preparado para pegar temperaturas negativas em passeios no deserto.

Que roupa levar ao deserto de Atacama, clima no deserto de Atacama, San Pedro de Atacama Chile

Quando é verão no Deserto do Atacama?

Como no Brasil as estações do ano no Chile são as seguintes:

– Outono: de 21 de março a 21 de junho
– Inverno: de 21 de junho a 23 de setembro
– Primavera: de 23 de setembro a 21 de dezembro
– Verão: de 21 de dezembro a 21 de março (época mais chuvosa no Deserto)

Tem neve no Atacama?

Sim, mas dificilmente você verá neve na cidade de San Pedro de Atacama e nas cidades litorâneas

Para ter neve é preciso, entre outras coisas, que chova e esteja frio é possível que você veja neve no deserto no verão (quando mais chove na região) ou no inverno (quando a temperatura está muito baixa)

Clima no Deserto de Atacama (e dicas de roupas)

Que roupa levar para o Deserto do Atacama?

Independente do mês que você vai um constante do deserto é ter frio e calor no mesmo dia. Por isso fazer a mala para viajar para o Atacama é algo que parece complicado mas não é.

O segredo? Leve de tudo um pouco. Roupa para frio, roupa para calor.

Evite roupas brancas (elas não ficarão brancas por muito tempo) e salto alto é dispensável por aqui.

Por conta da variação da temperatura durante o dia, se vestir em capas é muito importante. No vídeo abaixo te contamos o que é se vestir em capas ou como ´cebola´

Aqui uma lista do que não pode faltar na sua mala para o Deserto do Atacama:

1 calça jeans para cada 7 dias de viagem

1 calça de trekking (se tiver aquelas que viram bermuda é ótimo)

1 bermuda/shorts

1 camiseta de manga curta para cada 2 dias de viagem

1 camiseta de manga larga para cada 2 dias de viagem

1 roupa íntima para cada dia da viagem

1 meia para cada 2 dias de viagem

1 meia de lã ou meia calça

2 trajes de banho + canga ou toalha de praia para se secar + chinelo

1 casaco leve (estilo corta vento)

1 casaco mais grosso que suporte bem o frio (viajo sempre com um no avião para não ocupar muito espaço na mala)

Veja a diferença dos casacos abaixo:

1 tênis

1 sapato de trekking

1 pijama

1 vestido

Cachecol, luva e acessórios para o frio

Óculos de sol, boné e lenços que protejam do vento e sol

Normalmente não conto a roupa que estou usando, estas são as roupas da mala.

Se você achar que o que você tem de frio não é suficiente para suportar a temperatura baixa do deserto, aproveite para ficar alguns dias na capital chilena (Santiago do Chile) e compre casacos e roupas apropriadas nos brechós da cidade.

Abaixo algumas dicas que podem te ajudar:

Fazendo sua necessarie e farmacinha para a viagem ao Chile

1 Desodorante

1 Hidratante para todo o corpo

1 filtro solar + protetor labial

1 escova de dentes / pasta de dente / fio dental

1 shampoo e condicionador

1 pente ou escova

1 cortador de unha + lixa de unha + alicate de unha

1 gilette

1 perfume (eu viajo sem)

1 kit de maquiagem se você não vive sem (1 corretivo + 1 base +1 lápis + pincéis)

Se seu nariz costuma sofrer com clima seco, sugiro que veja na farmácia de confiança o produto que você pode usar (estilo rinosoro)

Para os estilosos podem variar nas cores dos batons e sombras (não exagere)

Aqui o vídeo que fizemos explicando como fazer sua mala para o Deserto de Atacama

Grupo Telegram LikeChile

Melhor levar ou comprar roupa no Chile?

As roupas de frio no Chile são bem econômicas e variadas nos shoppings, então caso você sinta frio você pode encontrar facilmente. Recomendamos comprar roupa de frio de tecidos leves mas que esquentam, assim não vai parecer um esquimó caminhando pela rua.

Recomendo que você fique alguns dias em Santiago do Chile para dar uma passadinha nos brechós e lojas de marca (outlets) para dar uma olhada nos preços de roupa da estação e ver se encontra algo que valha à pena. Se está procurando roupa que não seja de marca, sugiro passar no Patronato.

Neste playlist tudo sobre Outlets, Brechós, Shoppings e preços

Quantos dias preciso para conhecer o Deserto do Atacama?

Para responder esta pergunta é preciso primeiro definir que parte do Deserto você vai conhecer.

Na nossa opinião para San Pedro do Atacama precisa de pelo menos 7 dias (e mesmo assim pode ser pouco dependendo do seu roteiro), mas menos que de 7 dias você não conhecerá o principal de lá.

Já a cidade de Caldera, você precisa de pelo menos 5 dias e também deixará de fora muitos atrativos.

San Pedro de Atacama, dicas, tours, roteiros, pacotes, programas, como chegar,deserto de atacama,

Deserto do Atacama com criança

Ir ou não com criança para o Deserto do Atacama dependerá de vários fatores. Entre eles:

  • a idade da criança e se ela está acostumada a viajar;
  • passeios que você quer fazer
  • a forma que  vocês vão fazer este passeio
  • tempo de viagem.

Nós fomos com nosso filho Lucas para o Atacama quando ele tinha 3 anos. Nosso objetivo foi conhecer o Deserto Florido e aproveitar a parte litoral do deserto, veja mais aqui.

Lucas já está acostumado a viajar, ele viaja desde os 3 meses pelo Chile, mas as vezes ainda enjoa nas viagens.

Fizemos um roteiro mais leve, intercalando dias de tour (com agência) e dias sem tour (onde ficamos na cidade ou eram passeios independentes, sem tanto esquema fixo).

Também fizemos alguns passeios de forma privada para termos mais tempo de paradas e espaços para o Lucas brincar e se divertir (como por exemplo escorregar nas dunas do Deserto).

O roteiro teria sido diferente sem ele, com certeza teríamos conhecido outros locais que não pudemos ir…muitas vezes as agências não levam crianças em seus tours, principalmente quando são com trekking ou tenham altitude.

Então, mesmo que você possa ir com criança para o Deserto, fique ciente que muitos tours você não poderá fazer.

Viajando grávida para o Deserto do Atacama

O primeiro que você deve fazer é consultar o seu médico…ainda que não exista restrição das cias aéreas para todos os meses de gravidez, é importante verificar caso a caso.

Estando tudo ok, a pergunta para você é:

  • Você pesquisou bem sobre o Deserto do Atacama e está ciente do clima da região?
  • Sabe que muitos passeios são de altitude e, até quem não está grávida costuma ficar com falta de ar?
  • Viu que muitos passeios exigem algo de esforço físico, ainda que sejam caminhadas?

Se você disse sim a tudo é importante saber:

  • Para o clima é importante viajar com roupas adequadas. A mudança de temperatura pode ser muito grande em um mesmo dia. Algumas grávidas podem sofrer com os pés e mão inchadas. O Sol é forte, se proteger é fundamental.
  • Muitos sofrem com o mal de altitude e acabam tomando o chá de coca para amenizar. Acredito que grávidas não podem tomar este tipo de chá…então esteja preparada para combater os sintomas de outra forma (consulte seu médico).
  • Como nos caso das crianças algumas agências podem não aceitar que grávidas façam alguns tours, pode ser uma opção tentar fazer passeios privados.

Como muitos viajam para San Pedro de Atacama é importante comentar que na cidade não existe hospital, apenas posto de saúde. Caso precise de atenção médica especializada é provável que tenha que ir até Calama (cidade maior e mais próxima, mas que não está tão perto assim).

Alguns outros impedimentos: grávidas não podem entrar em águas termais (você não poderá entrar na Terma Puritama, por exemplo) e as estradas não são todas asfaltadas, é comum buracos e tremedeira durante todo o caminho.

Enfim, o Deserto do Atacama não é um destino impossível…mas também não é fácil. Cada grávida, dependendo do seu estágio e como se sente na fase da gravidez poderá decidir se é realmente um local para ir neste momento ou não.

O que fazer no Deserto do Atacama?

São vários os tours pelo deserto, ainda que as cidades de San Pedro de Atacama, Caldera e Bahia Inglesa tenham também seus encantos.

Alguns exemplos de passeios por aqui.

Roteiro para o Deserto do Atacama

Para fazer o roteiro primeiro você deve definir qual a região vai visitar. Abaixo algumas opções que você pode mesclar para fazer o seu roteiro.

Onde se hospedar no Deserto do Atacama?

As cidades turísticas de San Pedro de Atacama, Caldera e Bahia Inglesa estão repletas de ofertas de hospedagem, você pode escolher:

  • HOSTEL: Se seu perfil é aventureiro, qualquer hostel pode ser uma boa escolha.
  • HOTEL: já para quem gosta de hotéis sofisticados não faltará opção.
  • AIRBNB: Por ser um cidade voltada ao turismo, existem algumas opções de hospedagem, algumas simples e outras com mais conforto.  Neste link você ganha um crédito 👆🎁 para gastar na sua primeira reserva, pra já ir economizando.

– Dicas para escolher um bom hotel em San Pedro de Atacama

  • Localização: quanto mais próximo à rua principal (Caracoles), costuma ser mais caro e não necessariamente com melhor qualidade.
  • Reserve com antecedência
  • Prefira hospedagens que ofereçam o café da manhã bem cedo: muitos tours saem bem cedo (o do gêiser sai de madrugada), então se sua hospedagem oferece o café antes, já é um belo adianto mesmo que alguns tours ofereçam o café durante o passeio.
  • Veja se tem bom wi-fi e piscina: o wi-fi pode não ser dos melhores e a piscina pode ser interessante para dias de muito calor. São 2 itens adicionais que podem fazer bem bastante diferença.
  • Atenção à construção: antes de torcer o nariz achando que é ruim, saiba que é o costume na região construções de ADOBE (lama e palha). Pode parecer uma construção simples, mas responde as necessidades do deserto, aproveitando o calor para aquecer durante a noite e ser frescos durante o dia.

Veja algumas opções, nomes e valores de hospedagem em San Pedro de Atacama clicando aqui

– Dicas para escolher um bom hotel em Caldera e Bahia Inglesa

  • Localização: ainda que sejam cidades pequenas, quanto mais próximo da praia melhor
  • Reserve com antecedência
  • Wi-fi: não são todas hospedagens que contam com wi-fi e as que têm (é bem provável) que seja ruim
  • Piscina: pode ser interessante para dias de muito calor.

Veja algumas opções, nomes e valores de hospedagem em Caldera e Bahía Inglesa clicando aqui.

Onde comer em San Pedro de Atacama

Ainda que seja uma cidade bem movimentada e com muitos turistas, praticamente tudo da cidade está na área próxima da rua Caracoles (a principal de San Pedro), os principais restaurantes, cafeterias e sorveterias da cidade estão por aqui.

Se você quer algo mais econômico nesta rua você vai encontra locais para comer, mas o ponto conhecido como o local das picadas (restaurantes mais simples), é na Calle Ignacio Carrera Pinto, próximo do Estádio Municipal

Temos um vídeo te mostrando como chegar neste local e dando mais dicas de alimentação em San Pedro

Quanto custa comer em San Pedro de Atacama

O céu é o limite para quem vai comer no Atacama, isso porque os preços são bem variados e se você não vai já preparado sabendo onde ir pode acabar caindo em lugares com valores bem altos.

Mas vamos começar com o café da manhã. A maioria dos hoteis da cidade já estão com o café da manhã incluído na diária e muitos dos tours  que saem muito cedo também  oferecem um pequeno café (fale com nossos parceiros para saber mais detalhes de cada um dos tours), mas também existem cafeterias com opção de café da manhã que costumam custar desde os CH$ 4.500 (R$ 25 aprox) 

Para o almoço eu recomendo restaurantes no estilo BBB, que aqui chamamos de picadas. Nestes locais que são simples a comida costuma ser do dia-a-dia, no estilo menu que inclui entrada + prato principal. O valor começa desde os CH$ 6.000 (no mais típico frango assado com batata frita) e muitos deste locais não aceitam cartão de crédito. 

Como comentamos acima a rua das picadas (tem uma do lado da outra) está na Calle Ignacio Carrera Pinto, próximo do Estádio Municipal

Para o final do dia recomendo andar pela cidade e aproveitar os Happy Hours .Caso seu intuito for economizar um pouco, se quer algo mais simples como um lanche em um food-truck você vai encontrar a preços que vão desde os CH$ 6.000 (R$ 33 aprox), se prefere algo mais sofisticado pode achar pratos principais que podem chegar aos CH$ 25.000 (R$ 138 aprox).

Quer algo mais exótico? Agumas preparações andinas (como carne de llama, guanaco e/ou avestruz) desde os CH$ 20.000 (CH$ 111 aprox.)

Independente do tipo de viajante que você é recomendo que mescle estes locais e sabores para ter uma experiência mais abrangente do Atacama.

Restaurantes em San Pedro de Atacama

Aqui colocaremos alguns restaurantes que já fomos, outros que já foram recomendados por outros viajantes e locais com cardápio disponível para você conseguir ver preços.

  • Locais BBB: bons, bonitos e ´baratos´

O barato pode depender do bolso do freguês, por isso aqui estamos considerando valores mais baixos do que o praticado na média dos locais de San Pedro de Atacama, ou seja, estes locais costumam ter opções com valores mais economicos na cidade.

Calle Ignacio Carrera Pinto: rua das picadas que falamos anteriormente, são vários os restaurantes um do lado do outro. As opções variam muito, mas os valores costumam ser desde os CH$ 6.000 para o menu (entrada + prato principal)

– Empório Andino: uma cafeteria que serve café da manhã, mas que tem seu ponto alto nas empanadas que giram em torno dos CH$ 3.500 (R$ 20 aprox).

– La Petro Foodtruck: é um carrinho de lanches que abre só no final da tarde (19h30) e tem opções simples mas bem preparadas a partir de CH$ 6.000

 

  • Restaurantes animados (ideal para de noite)

Em San Pedro as festas (baladas), são proibidas, mas isso não quer dizer que você não pode encontrar lugares animados, com boa música e até poder dançar. Aqui algumas opções

– El DiablilloSe você procura um lugar típico, com bons preços e também com preparações exóticas (como carne de llama e guanaco), essa é sua opçõa. As preparações mais exóticas custam CH$ 20.000, mas existem pratos mais simples

 

  • Lanches e pizzas

– La Franchuteria: além das baguetes mais deliciosas da cidade oferecem lanches de salmón defumado e jamón serrano (além da opção vegetariana), com uma qualidade e sabores interessantíssimos a CH$ 9.500 (R$ 53 aprox)

-Pizza Charrua: conhecida como a melhor pizza de San Pedro, também tem opções de massa, veja o cardápio clicando aqui.

 

  • Para ir pelo menos uma vez

– Adobe: é dos restaurantes mais conhecidos e caros de San Pedro. Algumas opções do cardápio são uma mescla de comida e produtos locais com um toque requintado. No site deles o cardápio caso queira ver.

-Jardin Meraki: um oásis no deserto, vale pelo ambiente e pela comida, veja aqui o cardápio.

-Babalu: a sorveteria mais conhecida de San Pedro é também uma experiência para provar sabores típicos do deserto. A bola de sorvete custa CH$ 3.000

Onde trocar dinheiro no Deserto do Atacama?

Quem viaja para o Deserto do Atacama tem que ter algo de dinheiro (peso chileno) para o dia-a-dia.

Isso porque você vai precisar pagar entrada para alguns parques, nem todo lugar aceita cartão de crédito e para compras de baixo valor é melhor pagar em dinheiro para não ter que pagar o IOF para quem usa cartão do Brasil.

Na Rua Toconao estão a maioria das casas de câmbio de San Pedro do Atacama. Por lá é possível trocar reais, pesos argentinos, dólares, etc.

Mas ainda é mais vantajoso trocar em Santiago. Se você não fica pelo menos alguns dias na capital chilena, é melhor trocar dinheiro no aeroporto de Santiago mesmo, antes de pegar seu avião para Calama, isso porque a conversão no Atacama costuma ser bemmmm ruim.

Aqui alguns posts que podem te ajudar:

Chip de celular no Deserto do Atacama

Ainda que a conectividade da região tem melhorado nos últimos tempos, é importante lembrar que estamos no meio do deserto e por isso você não vai encontrar internet 100% nem em hotéis, nem no celular.

Se você quer se manter conectado (dentro do possível), pode aproveitar para comprar um chip de celular e ir incluindo créditos durante a viagem.

Se você passar por Santiago, é melhor pegar por lá mesmo. É mais barato e tem algumas lojas que te dão o chip. Já no aeroporto você pode pagar uns CH$ 10.000 só pelo chip. Em San Pedro você encontra por CH$ 5.000

Para  colocar créditos é só ir nas farmácias e algumas casas de câmbio.

Neste vídeo falamos um pouco mais sobre o assunto

Agências de viagem no Deserto de Atacama

Ainda que você possa conhecer boa parte da cidade de San Pedro, Caldera e Bahia Inglesa de forma independente e que existam opções para alugar carro na região, contratar uma agência de viagem ainda é a melhor opção para muitos passeios.

Isso porque o deserto merece muito respeito. As estradas, ainda que muito bem conservadas, por muitos pontos não são asfaltados e se você precisar de ajuda não é todo lugar que vai ter sinal de celular.

Você pode ver algumas opções de agências parceiras do LikeChile clicando aqui, mas é importante:

  • feche os passeios com antecedência: muitas empresas fazem atendimento por whatsapp, inclusive com atendimento em português. Tire todas suas dúvidas antes de viajar e veja se o roteio que você quer fazer no papel é possível na prática.
  • não veja só o preço final: algumas agências incluem alimentação no passeio. Então, só compare preços de agências que tenham o mesmo tipo de serviço.
  • agência ou tomadora de pedido? É importante saber se a empresa que você fechar vai te prestar auxilio se você precisar, se vão devolver seu dinheiro caso o tour for cancelado (principalmente quem viaja em época de chuva) ou se são só tomadoras de pedido
  • cuidado nas vans e nos passeios: já vi casos de brasileiros que pegaram tour e tiveram a mochila furtada dentro da van, quando percebeu que a mochila não estava ali já era tarde.

San Pedro de Atacama, atacamo, dicas, tours, roteiros, pacotes, programas, como chegar,deserto de atacama,

Deserto de Atacama é um lugar seguro para viajar?

Em um geral as cidades turísticas do Deserto do Atacama são bem seguras, principalmente Caldera de Bahia Inglesa

Os relatos que temos de brasileiros é principalmente a questão de furtos em passeios em San Pedro do Atacama.

Mas, o interessante aqui é que normalmente os brasileiros ´relaxam´durante a viagem. Por estarem tão seguros que só por virem do Brasil já é a garantia de que é mais esperto que um ladrão, acabam sendo furtados.

San Pedro de Atacama, dicas, tours, roteiros, pacotes, programas, como chegar,deserto de atacama, o que comprar

Quanto custa uma viagem para o Deserto do Atacama?

Como comentamos o Deserto do Atacama é enorme e inclui mais de uma cidade e região. Por isso os custos vão depender principalmente do seu roteiro.

Nos posts específicos de cada cidade você encontrará informação adicional para conseguir fazer os cálculos

Pacotes para o Deserto do Atacama

Você encontra pacotes para o Deserto do Atacama em agências de viagem no Brasil, ainda assim, acredito ser melhor vir por conta e deixar para fechar PACOTES DE PASSEIOS em agências locais.

Isso porque você  pode aproveitar a viagem para o Chile e conhecer o Deserto do Atacama e ainda passar alguns dias em Santiago para fazer compras e trocar dinheiro antes de ir para o deserto.

Também vai poder escolher, em agências locais, opções menos tradicionais dos passeios vendidos no Brasil (que costumam ser os básicos mesmo) e intercalar dias de passeio de dia inteiro, com dias de passeio de meio período para ir descansando.

Não esqueça que os passeios de altitude devem ficar para o final de sua viagem, quando seu corpo já esteja mais habituado. E com isso, você pode fechar seu pacote de passeios de forma mais maleável que os pacotes de viagem bem engessados que vendem no Brasil para o Atacama.

Notícias e novidades do Chile

Se você gosta de viajar informado e quer saber tudo o que está acontecendo no país, então não perca nossas lives.

Abaixo uma delas, mas no nosso canal de youtube você encontrará outras mais. Aproveite e clique aqui para ativar as notificações e não perder a próxima live do canal.

Aqui uma playlist com vídeos que já fizemos no Deserto do Atacama