Onde comer em Santiago do Chile.

outubro 24, 2024

onde comer em santiago do Chile, barato quanto custa, melhores restaurantes, jantar likechile

Onde comer em Santiago do Chile, pode ser uma pergunta muito importante, porque saiba, comer no Chile não é barato. E sabendo disso resolvemos juntar em um lugar só todas as dicas que temos sobre o assunto

Onde comer em Santiago do Chile

Existem vários restaurantes que são bem badalados e famosos, até ganhadores de estrela Michelin. Mas existem outros restaurantes que são mais simples, onde pode comer por preços mais em conta, sem perder a qualidade, que são conhecidos como picadas.

Alguns restaurantes são muito turísticos, mas isso não é necessariamente ruim como muitos pensam. Os principais deles têm até garçons brasileiros, que falam português ou até mesmo cardápios feitos para os Brasileiros (o que facilita bastante), esses detalhes podem ser muito importantes para quem tem algum receio de falar espanhol ou não entender os produtos.

Dentro dos restaurantes mais turísticos estão os que tem em sua carta a famosa Centolla, um tipo de caranguejo gigante, típico do Chile, e alguns que oferecem shows com jantar dançante, com uma mostra dos bailes típicos do Chile.

Para te ajudar, selecionamos os principais restaurantes da cidade, para saber mais sobre eles é só clicar no nome do restaurante. Atenção, em alguns destes links você também contra fotos do cardápio para ver os preços.

Mas antes de falar sobre os restaurantes, que tal algumas dicas que também vão te ajudar.

Restaurante turísticos em Santiago do Chile

  • Giratorio: Localizado no topo de um prédio no Bairro Providencia, oferece uma linda vista da cidade y como seu nome diz, o restaurante gira em 360 graus.
  • Bali Hai: É um dos restaurantes que oferecem um jantar show no bairro de Las Condes.
  • Los Buenos Muchachos: Além de oferecer comida típica chilena e um jantar show, existe a possibilidade de dançar com musica ao vivo. Localizado no centro de Santiago, também é uma alternativa.
  • Hard Rock Café: a rede de restaurantes muito conhecida no mundo também está em Santiago, dentro do Shopping Costanera Center.
  • Donde Augusto e El Galeón: São os dois maiores restaurantes do Mercado Central de Santiago, onde poderá experimentar a famosa Centolla e outros peixes e mariscos, mas lembre-se que tem outros restaurantes menores, mais próximos das peixarias.
  • Aqui está Coco: É outro dos restaurantes mais visitados pelos brasileiros. Seu chef o Coco Pacheco, oferece uma ampla gama de produtos de altíssima qualidade.

Instagram LikeChile

Restaurantes de comida típica chilena em Santiago.

  • Juan y Medio: Com um cardápio simples inspirado na comida típica do Chile, tem pratos fartos.
  • Galindo: Localizado no bairro Bellavista, já teve preço de picada, mas continua tendo preços melhores que restaurantes. Comida farta e muito típica chilena.
  • Liguria: Sem dúvida comida gostosa e com um ambiente muito republicano. Facilmente poderá se encontrar com algum artista famoso.
  • Perpetuo: ao lado (literalmente) do Liguria, este restaurante/picada (mais simples) é muito frequentado por quem trabalha em Providencia e servem almoço, estilo menu.
  • Bar Nacional: Aqui poderá achar muitos pratos típicos e algumas bebidas alcoólicas como Cola de Mono, experimente.
  • La Piojera: os clássico de bebida e comida chilena estão por aqui. Além de um ambiente bem típico e o melhor, esta em pleno centro da cidade.

Gosta de coisas de provar coisas típicas. Abaixo alguns posts comidas e bebidas típicas chilenas

Os melhores e mais premiados restaurantes de Santiago:

  • Peumayen:  Uma ótima oportunidade para experimentar comida ancestral, dos povos originários do Chile, com uma proposta muito sofisticada.
  • 99 Restaurante: Com uma proposta orientada a comida local e com pratos do dia, ou seja, não tem cardápio, é um dos 50 melhores do latino América.
  • Ambrosía:  Outro dos melhores 50 restaurantes do latino América, com um espaço acolhedor e comida de origem local.
  • La Mar: Se quer experimentar cebiches, peixes é mariscos, é sensacional.
  • Bocanáriz: Ideal para os amantes do vinho.
  • Mestizo: Comida deliciosa em um entorno natural lindíssimo.
  • Boragó: premiado como um dos 50 melhores restaurantes do mundo.
  • Tanta: comida deliciosa.

Bonus extra: La Piccola Italia, é um dos restaurantes que além de comida italiana, tem comida chilena e que chama a atenção dos brasileiros por oferecer comida gostosa, farta e com um justo preço pela qualidade. Ele tem varias sucursais espalhadas pela cidade.

Restaurantes temáticos e lindos para conhecer

Consideramos restaurantes temáticos aqueles com algum tema em especial ou instagramáveis (lindos para tirar fotos além de ir comer).

Abaixo algumas opções que já fomos, clique para saber mais:

  • Wonderland Café: um restaurante que te transporta para o mundo de Alice no país da maravilhas
  • La Diana: um restaurante lindíssimo para conhecer cada cantinho antes mesmo de sentar para comer.
  • Los Vikingos: com muitos salões, todos muito bem decorados, vale dar uma volta no restaurante antes de escolher uma mesa.
  • Magic Restaurant: é um restaurante temático com inspiração no mundo de Harry Potter

Nossas picadas preferidas

Picadas são restaurantes simples, que normalmente servem menu (entrada + prato principal + suco). Ainda que a maioria seja de comida caseira existem muitos na cidade com comida variada e de diversos países.

Abaixo algumas opções que já fomos, clique para saber mais:

  • New Horizon: é uma picada com comida indiana, uma delícia de lugar com menu na hora do almoço.
  • Siniestra: é uma picada de comida do dia-a-dia com menu que inclui sopa, salada, prato principal e suco natural, pertinho da Calle Bandera (a rua colorida da cidade)
  • Sindicato dos Folkloristas e Guitarristas do Chile: é uma picada, com comida do dia-a-dia estilo menu, com vista para a Plaza de Armas que vale muito ir pelo menos uma vez.
  • Gustarria: uma cafeteria que oferece menu no Bairro Lastarria, além disso oferece café-da-manhã, brunch e café da tarde a ótimos preços em um bairro que você vai com certeza vai passar quando estiver em Santiago

Onde comer centolla em Santiago

Restaurantes especializados em peixes e mariscos são o ideal para você ir provar a centolla que pode ser servida inteira ou apenas dentro de algum tipo de preparação.

Além do bolso – principalmente se você vai comer inteira – é necessário se programar, recomendo que entre em contato com o restaurante para verificar se terá centolla disponível no dia de sua visita, caso você queira comer uma inteira.

Aqui alguns restaurantes:

  • Donde Augusto e El Galeón: São os dois maiores restaurantes do Mercado Central de Santiago, onde poderá experimentar a famosa Centolla e outros peixes e mariscos, mas lembre-se que tem outros restaurantes menores, mais próximos das peixarias. Ainda que estes restaurantes sejam muito conhecidos pelas centollas (eles costumam ter alguns exemplares rodando em uma vitrine) infelizmente o Mercado Central não é um lugar que temos recomendado a visita tanto pela região como o ambiente. Na nossa opinião o mercado está bem abandonado.
  • Aqui está Coco: É outro dos restaurantes mais visitados pelos brasileiros. Seu chef o Coco Pacheco, oferece uma ampla gama de produtos de altíssima qualidade.
  • Squella: localizado no bairro Yungay servem centollas inteiras ou dentro de outras preparações, como chupes.
  • La Calma: localizado no bairro de Vitacura, próximo ao Parque Bicentenário, tem opções de centolla inteira no cardápio
  • La Tasca de Altamar: localizado em Las Condes tem opção de entradinha de centolla servida com maionese ou manteiga (não vimos no cardápio opção dela inteira)
  • Oceans Pacific: com duas unidades, uma no centro de Santiago e outra em Vitacura tem a vantagem de ter opção da centolla inteira, dentro de preparações ou no Jardim de Marisco uma degustação de mariscos frescos que inclui outro imperdível: o loco.

Procurando lugar para comer pescados? Aqui algumas opções que você pode gostar

  • Selfish: no estilo fish and chips, este local é no estilo fast food (e por isso mais barato), onde você encontra diversas opções de peixes fritos com acompanhamento. Bem grande e saboroso, é ótima opção para quem quer comer peixe mas sem gastar tanto.

Muitos restaurantes em um lugar só

Já viajou com muita gente, que cada um queria comer uma coisa, ou viajou por tanto tempo que ficou sem ideia de onde ir comer? Aqui vamos falar de locais (não especificamente dos restaurantes que estão nele), onde é possível encontrar variedade.

Bazar Gourmet: localizado no Shopping Parque Arauco este local tem atualmente 9 restaurantes de comida variada (vietnamita, mexicana, peruana, japonesa, etc), que vale visitar pela variedade e também beleza. Clique aqui para ver o vídeo que fizemos por lá.

MUT – Mercado Urbano Tobalaba – é um recém inaugurado ´shopping´ da cidade que vale muito conhecer. Ainda não está 100% completo, mas o que tem já vale a visita principalmente pela beleza e uma pizzaria com preços imbatíveis

Patio Bellavista: um queridinho do público brasileiro, o local está no bairro Bellavista (perto do Cerro San Cristóbal), grande e com diversidade de restaurantes é uma ótima opção também nos horários de happy hour (por volta das 18h e 19h), para aproveitar as promoções.

Restaurantes vegetarianos e veganos em Santiago

Ainda que muitos restaurantes na cidades tenham opções vegetarianas, são poucos os que são 100% vegetarianos ou veganos.

Abaixo algumas opções que já fomos, clique para saber mais:

  • Veggie Club: é uma cafeteria com lanches deliciosos. Está a passos do Parque Forestal (no centro de Santiago)

Restaurantes nada turísticos que valem a pena conhecer

Colocaremos aqui diversos restaurantes, que são ótimos mas que não entram nas ´categorias´ acima

Abaixo algumas opções que já fomos, clique para saber mais:

  • Kintaro: é um restaurante especializado em Ramen em Santiago.
  • Da Franco: é um típico italiano, feito por italianos em um club italiano.
  • Eladio: um clássico chileno, este restaurante é muito conhecido entre os santiaguinos por ser muito tradicional e especializado em carnes.
  • 68 Ribs: um restaurante com carne defumada que está na Ruta 68 (estrada que conecta Santiago com Viña del Mar, Valparaíso e Casablaca). Uma ótima opção para os amantes de carne em um entorno bem rústico, no estilo Texas

Restaurantes para comer empanadas e lanches em Santiago

Já falamos de comida, mas não podemos esquecer dos lanches e empanadas que são típicos chilenos.

São tantos que temos até post específicos para te mostras os tipos e restaurantes tradicionais.

Cafeterias em Santiago do Chile

Se você quer conhecer cafeterias de Santiago, para tomar seu café da manhã ou ir na hora que o corpo pede um belo café ou um cafezinho, vale a pena ler o post que temos sobre o assunto com muitas dicas e locais para você conhecer, clique aqui para saber mais

Rodízios em Santiago do Chile

Ainda que a gente ia muito em rodízios quando morávamos no Brasil, aqui no Chile não vamos muito porque achamos muito caro e não sei se vale tanto à pena.

Mas, aqui em Santiago você encontrará muitos Tenedores Libres (como chamam os rodízios por aqui). Mas é importante atenção com algumas ´pegadinhas´

A maioria dos tenedores libres tem tempo limitado. Ou seja, você tem um tempo máximo que comer no restaurante (exemplo, ilimitado para comer em 2 horas , 3 horas, etc). Não lembro de ter visto uma regra assim nos rodízios do Brasil
Alguns tenedores libres tem sequencia certa do que você vai comer, ou seja, nem sempre você escolhe o que quer comer. Por exemplo: alguns lugares de sushi eles vão trazendo a sequência dos sushis e você só come o próximo quando acaba o que te entregaram. Por isso nós preferimos os Tenedores Libres no estilo buffet, quando é você que se serve e pega o que quer.
Já vimos tenedores libres de pizza também tem opção de comer de forma ilimitada mas não te dão um pedaço de pizza, te dão a pizza inteira (sério!) e você só recebe o outro sabor quando comer a pizza inteira anterior. No final sai mais barato comprar a pizza que você quer e pagar à parte, já que a ideia do rodízio (já que aqui em Santiago não é barato) é pelo menos comer com variedade.

Com estamos muito acostumados com rodízio no Brasil, acabamos achando estranho estas várias regras que muitos locais aqui no Chile têm. Então antes de entrar em um tenedor libre é bom ver todas as regras.

Vamos deixando abaixo os locais que fomos:

  • Olivo Limon: comida estilo buffet (ou seja, você escolhe o que você quer comer), o forte é a comida peruana, mas existem outras opções como sushi. O fraco, quando fomos, eram os doces. O bom do local – pelo menos quando fomos – é que não tinha limite de tempo, você pode comer tranquilamente. O restaurante é bem grande, não reservamos.
  • Rubaiyat: não é um restaurante rodízio, mas alguns dias no mês fazem o tradicional Tenedor Libre de Feijoada. Ainda que bem gostoso, variado e recomendável, acredito que é ideal para um brasileiro que more por aqui e quer sentir o gostinho do Brasil. Acho que um turista, que está de passagem, pode aproveitar que está no Chile para provar os sabores chilenos (mas, como sei que tem muita gente que sente falta de comida brasileira, esta é uma opção)
  • Pachamama: comida peruana no estilo buffet (você escolhe o que quer comer e pode repetir quantas vezes quiser). A comida é incrível, os doces são muito bons, o atendimento de primeira. Só a localização está um pouco fora da rota turística da cidade. Está em Nuñoa (um bairro pertinho de Providencia)
  • Soya Santiago: um rodizio de sushi no bairro Bellavista. Ideal para quem gosta de sushi e quer aproveitar para provar as preparações típicas aqui no Chile (principalmente com abacate)

Quanto custa comer em Santiago do Chile?

Quanto custa comer ou quanto se gasta, depende muito do tipo de restaurante e se vai incluir sobremesa ou petiscos, vinhos ou drinks que normalmente encarecem um pouco a refeição.

Um PF ou prato feito no Chile, não é difícil, mas aqui o nome é menu, e tem vários restaurantes que oferecem este prato do dia, que normalmente acompanham com salada, refrigerante ou suco e sobremesa. O preço deles você encontrará logo do lado de fora da picada (restaurante mais simples). Normalmente os valores são a partir de CH$ 7.000

Já um restaurante os pratos normalmente estão acima dos CH$ 12.000. Se você pedir um prato principal + sobremesa + vinho a conta não vai pagar menos de 25.000 pesos chilenos por pessoa .

Onde comer barato em Santiago do Chile?

Sempre é bom fazer uma diferença entre alimentação, ou seja, comer dia a dia tem um valor, já ter um panorama como é visitar um restaurante tem outro valor. Independente do bairro que seja.

Para a comida do dia a dia, uma boa escolha escolha sempre foi as praças de alimentação dos shoppings. Aqui a oferta é bem variada e pode achar desde o econômico McDonalds, passando por varias redes de fastfood chilenas onde a comida principal são os lanches saborosos e enormes em sua maioria.

Outra alternativa são as conhecidas Picadas, que seriam os locais BBB (bom, baratos… e alguns bem bonitos). Aqui a proposta é comer o menu do dia ou PF. Tem vários restaurantes e pequenas lanchonetes desse estilo espalhadas pela cidade, principalmente no centro de Santiago e próximos aos bairros mais residências.

Os preços dos fast food e picadas são bem similares, a diferença é que nas picadas você está comendo comida (pratos contundentes).

Como dá para perceber existem alternativas para todos os bolsos. Só inclua este custo na organização da viagem para não ser pego por surpresa, já que comer no dia a dia no Brasil tem muitas opções e com certeza são mais econômicas se comprarmos com o Chile.

Aqui deixamos algumas outras dicas para comer barato em Santiago

Gorjeta no Chile é obrigatório?

Aqui no Chile é gorjeta chama propina e, como no Brasil, são 10% não obrigatórios.

Mas, ainda que não seja obrigatório é de bom tom pagar se o atendimento foi bom.

Importante saber que não existe uma regra se o valor está ou não embutido na conta, cada restaurante trabalha de uma forma.

Então, na dúvida, você terá que perguntar: ´la propina está incluida?´.

Quanto custa viajar para Santiago do Chile?

Fizemos um vídeo com este e outros detalhes especialmente pensado para os viajantes que venham para Santiago do Chile.

Além de passagem, hospedagem, locomoção e alimentação, falamos também dos preços dos passeios imperdíveisp ara fazer na cidade com ou sem agência e os preços em pesos chilenos e reais.

Abaixo o vídeo para conferir.

Grupo Telegram LikeChile

Dicas sobre Santiago do Chile

Procurando mais dicas de Santiago? Aqui uma relação de posts que vão te ajudar.