La Chascona: a casa de Pablo Neruda em Santiago
Like Chile

As melhores dicas de viagens para o Chile

La Chascona

novembro 10, 2018

Se você está vindo para Santiago do Chile já deve saber que um dos lugares para visitar é a casa de Pablo Neruda que está próximo ao Morro San Cristóbal, no Bairro Bellavista. Mas você sabe que a La Chascona é apenas uma das casas dele? Sim, existem outra em Viña del Mar (conhecida como La Sebastiana) e mais uma em Isla Negra.

Neste post vamos falar sobre a casa que está em Santiago,  os motivos para você ir conhecer, o que tem por lá, valores, horário de atendimento e muito mais.

La Chascona, casa de Pablo Neruda, Santiago do Chile, LikeChile 2

La Chascona é terceira casa que o famoso poeta chileno Pablo Neruda teve no Chile e a única na cidade de Santiago.

La Chascona, casa de Pablo Neruda, Santiago do Chile, LikeChile

Construída em 1953 por Neruda para, na época, sua amante Matilde Urrutia, era utilizada para os encontros do casal e seus amigos do Partido Comunista.

La Chascona, casa de Pablo Neruda, Santiago do Chile, LikeChile 3

Chamada de La Chascona (a descabelada, apelido de Matilde), foi utilizada como residência oficial de Neruda apenas em 1955 após se separar da então mulher, Delia Del Carril. Oficializada então o relacionamento com Matilde, Neruda dá seu toque na casa, ampliando e decorando. Pouca luminosidade, muitas escadas, seu gosto pelo mar e as coleções formadas  por presentes de grandes artistas começam a fazer parte do local.

A casa passou por seus dias ruins, em 23 de Setembro de 1973, poucos dias após do golpe militar, Neruda morre em uma clinica em Santiago e a casa é atacada por vândalos. Matilde então se esforça a reparar todos os danos, continuando a morar lá até sua morte em 1985.

La Chascona, casa de Pablo Neruda, Santiago do Chile, LikeChile 1

Atualmente é um museu que conserva várias coleções, obras de pintores chilenos e estrangeiros além de mostrar  cômodos e ambientes íntimos que o poeta criou e viveu.

La Chascona, casa de Pablo Neruda, Santiago do Chile, LikeChile 4

Próxima ao Morro San Cristóbal em uma rua calma no agitado Bairro Bellavista é um passeio incrível para os admiradores de Neruda.

Para os que vão passar um tempo maior no Chile, recomendo também a visita a outras duas casas de Neruda uma em Isla Negra   e outra em Valparaíso (La Sebastiana)

Localização: Fernando Márquez de la Plata 0192, Barrio Bellavista

Como chegar: estação de metrô Baquedano (linha 5 – verde)

Valores e funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 19h (Janeiro e Fevereiro) e até às 18h de Março a Dezembro.  C$ 3.500 por pessoa (estudantes ou terceira idade, com comprovação, pagam C$ 1.500). As visitas são guiadas.

Site: www.fundacionneruda.org/

O que tem perto: Morro San Cristóbal, Patio Bellavista

Aqui um vídeo que passamos por lá:

 

Comentarios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *