Quais são os documentos para viajar ao Chile? Parece uma pergunta fácil, mas saiba que tem muitos brasileiros que estão planejando a viagem para o Chile, que muitas vezes ficam fora do avião, por não ter os documentos necessários para viajar, seja porque estão vencidos ou porque simplesmente apresentam documentos que não são válidos para viajar ao Chile.
Neste post vamos revisar quais os documentos para viajar ao Chile e outras informações indispensáveis antes de começar a viagem.
Índice
- Quais são os documentos necessário para viajar para o Chile?
- Preciso de visto para viajar para o Chile?
- Preciso ter vacina da febre amarela para viajar para o Chile?
- Preciso ter vacina Covid -19 para viajar para o Chile?
- Preciso de seguro viagem para entrar no Chile?
- Porque meu RG precisa ter menos de 10 anos se ele não tem validade?
- Meu RG tem mais de 10 anos, vou conseguir viajar para o Chile?
- RG emergencial
- Posso viajar com meu RG Digital?
- Preciso de passagem ida e volta para viajar para o Chile?
- Dicas para quem viaja para o Chile
- Telefones e endereço do Consulado do Brasil no Chile
- Quais produtos são proibidos para levar na mala ao Chile?
- Produtos controlados para entrar no Chile
- Posso levar remédios para o Chile?
- Formulário de imigração do Chile
- Vou em família, quantos formulários de imigração preciso preencher?
- Não tenho nada de origem animal ou vegetal, preciso fazer a declaração?
- Documentos adicionais para quem viaja de carro para o Chile
- Dicas para quem viaja de carro para o Chile
- Como são as tomadas no Chile?
Quais são os documentos necessário para viajar para o Chile?
Para viajar para o Chile todos os turistas devem apresentar:
- Passaporte válido por seis meses a partir da chegada ao Chile ✅, OU carteira de identidade (RG) ✅ emitida pelas Secretarias de Segurança dos Estados e DF, com data de emissão inferior a dez anos
- Comprovante de disponibilidade financeira: ainda que não seja um documento em sí – e que ainda que seja regra não costuma ser solicitado para brasileiros – é a comprovação (dinheiro, extrato bancário, limite cartão de crédito) de que você tem disponível um mínimo diário, por pessoa, de U$ 46 para gastos na viagem.
- Formulário de Imigração (falaremos em detalhes mais abaixo neste post)
Preciso de visto para viajar para o Chile?
Turistas brasileiros não precisam de visto para entrar no Chile e podem ficar durante 90 dias no país.
Se sua intenção é entrar com visto de trabalho sugiro que entre em contato com o Consulado chileno mais próximo de sua cidade para verificar as regras no seu caso específico.
Preciso ter vacina da febre amarela para viajar para o Chile?
Não, vacina da febre amarela não é exigida.
Preciso ter vacina Covid -19 para viajar para o Chile?
Não, a vacina Covid-19 não é exigida atualmente para entrar no Chile
Preciso de seguro viagem para entrar no Chile?
Não, o seguro viagem não é obrigatório para entrar no país, contudo é importante que você viaje com seguro, já que no Chile não existe saúde grátis.
Explico: o conceito de hospital público é bem diferente do Brasil 🛑 No Chile até em hospital público há necessidade de pagar a consulta/atendimento. Os valores são menores que as Clínicas (que para o Brasil seria um hospital privado), mas sempre é preciso pagar
Para quem já viajou e não precisou provavelmente não deve achar que é realmente necessário, mas para quem já precisou ir ao médico no exterior e estava sem o seguro sabe bem a diferença que o seguro faz.
Temos vários posts sobre o assunto aqui no blog, um deles falando sobre Seguros que incluem atenção Covid-19 e até seguro viagem grátis Clique aqui para ver👆
Porque meu RG precisa ter menos de 10 anos se ele não tem validade?
Esta regra é brasileira, não chilena. Para que tem dúvida sobre a questão do RG, neste link a informação oficial da Polícia Federal
IMPORTANTE: RG militar não serve para viajar ao Chile.⛔️
Meu RG tem mais de 10 anos, vou conseguir viajar para o Chile?
Como comentamos acima, esta é uma regra brasileira e de acordo com a recomendação contida na página da Polícia Federal.
Embora a identidade não tenha prazo de validade por lei, as companhias aéreas, bancos e cartórios podem negar identidades emitidas há mais de 10 anos, por medida de segurança contra fraudes. Havendo dúvida quanto o estado de conservação, quanto à fotografia ou quanto à data de emissão da identidade, a empresa aérea escolhida deve ser consultada com antecedência, evitando transtornos no dia embarque.
Nossa recomendação é que – se seu RG já tem mais de 10 anos – que você faça outro documento para não ter que passar pela possibilidade da cia aérea negar seu embarque.
Se você não tem tempo hábil para fazer outro documento, consulte a empresa com antecedência e – se possível – solicite que a resposta seja enviada por algum email ou documento oficial, para evitar problemas no dia do seu embarque
RG emergencial
Recebemos muitas mensagens de LikeChile Amigos nos informando da possibilidade de emissão do RG Emergencial.
De acordo com nossas pesquisar este documento é emitido para pessoas que estão com problemas com seu RG e têm viagem marcada para Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai ou Venezuela.
De qualquer forma não sabemos se este documento é emitido em todos os Estados Brasileiros, então é importante que você verifique essa informação na sua cidade para não passar por problemas.
Posso viajar com meu RG Digital?
O Novo RG foi divulgado pelo Governo Brasileiro em Fevereiro de 2022 e vem sendo liberadas novidades sobre ele ao poucos.
O principal é que o documento inclui QR Code e será emitida com padrão internacional. Isso significa que terá código MRZ (machine readable zone), como o usado nos passaportes, podendo assim ser usado também como documento de viagem.
Ainda que exista informação em diversos sites de que este documento será aceito para viagens internacionais, até este momento no site da ANAC não existe esta autorização .
Por isso, até este momento, segundo a ANAC os documentos para viajar para o Chile continuam sendo apenas o RG ou Passaporte.
Preciso de passagem ida e volta para viajar para o Chile?
Não, não existe obrigatoriedade de ter passagem de volta para viajar para o Chile. Você pode viajar apenas com a ida.
De qualquer forma é importante saber que ao chegar no Chile os funcionarios da PDI (a Polícia Federal chilena), vão te fazer algumas perguntas e indagar o motivo de você não ter a passagem de volta.
Se seu intuito é viajar para o Chile para ficar mais de 3 meses (período permitido para um turista), o ideal é que faça os trâmites necessários para o visto de residencia ainda no Brasil, antes mesmo de viajar para cá.
Como somos um blog especializado em turismo não temos experiência ou detalhes para o visto de residência no Chile. Verifique informação no Consulado Chileno mais próximo de sua casa.
Dicas para quem viaja para o Chile
– Leve cópias dos documentos pessoais e se envie cópias no seu e-mail para qualquer eventualidade. Você pode, por exemplo, andar na rua com sua carteira de habilitação e deixar no hotel o seu RG. Assim, para qualquer eventualidade você está garantido.
– Tenha os telefones e outros dados para bloqueio imediato dos cartões de crédito, para qualquer eventualidade.
– guarde bem sua via do cartão de entrada/saída (“tarjeta de imigración (control imigratório)”) válido por noventa dias, porque é necessária a apresentação desse documento quando da saída do país, juntamente com o passaporte ou a carteira de identidade (RG). Caso você perca sua tarjeta de imigracíon terá que solicitar a segunda via para sair do Chile, saiba mais clicando aqui.
– Em caso de furto ou extravio do passaporte ou da RG você terá que conseguir uma “Autorização de Retorno ao Brasil” (ARB), que substitui passaporte ou carteira de identidade para a volta ao Brasil. Temos um post com o passo a passo de como fazer esta solicitação (NÃO ADIANTA IR DIRETO NO CONSULADO, ELES NÃO TE AJUDAM, tem que seguir os passos) clique.👆
Como ninguém quer passar por isso, sugiro que leia o post que falamos sobre segurança e contamos quais são os principais golpes praticados por aqui. Leia o post: dicas de segurança na sua viagem ao Chile, clique aqui 👆.
Telefones e endereço do Consulado do Brasil no Chile
O Consulado-Geral do Brasil em Santiago está localizado em Los Militares 6191, no andar térreo, em Las Condes, Santiago .
O horário de funcionamento para o público é das 09:30 às 13:30 horas e das 14:30 às 16:30 horas, de segunda-feira a sexta-feira.
Pode-se contatar o Consulado, ainda, pelo telefone (+56) 22820-5800, pelo fax: (+56) 22441-9197 e pelo e-Mail: cg.santiago@itamaraty.gov.br
O Consulado-Geral do Brasil em Santiago, além dos horários normais de trabalho, mantém um serviço de plantão permanente para atender situações de urgência de cidadãos brasileiros.
Telefone do serviço de plantão do Consulado-Geral do Brasil no Chile: 99334-5103
Quais produtos são proibidos para levar na mala ao Chile?
Não traga na sua bagagem alimentos e produtos de origem vegetal e animal em geral.
As autoridades chilenas são muito exigentes e proíbem a entrada de produtos orgânicos que não cumpram com as regras sanitárias. Temos um post específico com este assunto, clique aqui para ler ✅
Produtos controlados para entrar no Chile
Alguns produtos são permitidos que você entre no chile mas têm uma limitação na quantidade. Abaixo a lista
- 400 unidades de cigarro,
- 500 gr. de tabaco,
- 50 unidades de charuto.
- 2,5 litros de qualquer bebida alcoólica (inclusive vinho) por maiores de 18 anos.
Posso levar remédios para o Chile?
Se você utiliza remédios diariamente já deve estar preocupado se pode ou não levar seu remédio na viagem. E a resposta é: SIM, você pode levar remédios para o Chile.
A quantidade varia muito de acordo com o tempo que você vai ficar.
Remédio de uso eventual: é importante trazer alguns remédios para qualquer eventualidade. Algo para dor de cabeça, estômago, enjoo, febre, resfriado/gripe, alergia e um kit para quem viaja com crianças (sempre consultado seu médico)
Remédio de uso controlado: nossa sugestão é que você traga a receita médica (ou cópia dela), para qualquer eventualidade de ter que comprovar, na entrada no Chile, que você realmente precisa utilizar este medicamento. Mas atenção, a receita brasileira não é aceita para comprar remédio no Chile, para isso você deverá passar por um médico chileno.
Abaixo deixo um vídeo que falamos sobre produtos proibidos e medicamentos
Formulário de imigração do Chile
Independente por qual fronteira que você entra no Chile deverá preencher um formulário de imigração. Em linhas gerais este formulário pede seus dados, seu destino no país e questiona sobre a entrada de dinheiro e produtos.
Ainda que seja algo simples é importante seu preenchimento correto para evitar qualquer tipo de problemas e inclusive multas.
Antes da pandemia (covid-19) este formulário era entregue no avião. Depois da pandemia, para evitar contágios, disponibilizaram este o formulário de imigração do Chile de 3 formas:
- online (validade de 48 horas)
- em pdf editável para PREENCHER, IMPRIMIR e ASSINAR.
- também é possível preencher o formulário chegando no aeroporto ou fronteira terrestre que passar.
Ambos links acima nós pegamos no site oficial do SAG, se quiser conferir, clique aqui.
Abaixo um vídeo que explicamos e mostramos as diferenças destes 3 modelos acima, ensinamos como preenchimento do formulário e respondemos várias dúvidas
Vou em família, quantos formulários de imigração preciso preencher?
O formulário é pessoal, ou seja, cada adulto deve preencher e assinar o sua declaração (formulário de imigração).
A exceção são os menores de 18 anos que devem estar na declaração de 1 (um) adultos responsáveis que o acompanha na viagem.
No vídeo acima (minuto 7:22 para ser mais preciso), mostramos onde exatamente está o local para incluir as crianças.
Não tenho nada de origem animal ou vegetal, preciso fazer a declaração?
Sim, é obrigatório estar com a declaração, ainda que o pessoal da PDI pode não te pedir, se pedirem você deve apresentar.
Recomendamos que sempre você declare SIM, para evitar multas (caso achem alguma coisa na bagagem que você tenha esquecido, um lanche, por exemplo). Aí normalmente nos chegam as seguintes dúvidas:
– Se eu declaro SIM, vou ter, necessariamente que passar pela fiscalização do Raio X? Não necessariamente, no vídeo do aeroporto (abaixo) nós mostramos como ficam as malas despachadas que devem seguir para a fiscalização (vale assistir)
– Se eu declaro NÃO, passo direto pela fiscalização do Raio X? Não necessariamente, a fiscalização pode ser solicitada em qualquer momento que você estiver no aeroporto, a declaração é apenas a título de MULTA caso achem alguma coisa e você tenha declarado que não tinha nada.
– Se eu declaro SIM, posso passar com meus produtos sem problemas? Não, os produtos proibidos são descartados independente se você colocou sim ou não na declaração. A questão aqui é se declarou sim você não paga multa, se declarou não você não paga.
– Se eu declaro SIM, e só estou com a bagagem de mão ou minha mala despachada não está com etiqueta vermelha (mostramos isso no vídeo do aeroporto abaixo), tenho que passar pela fiscalização do Raio X? Não, você passa pelo SAG direto (o fiscal poderá ou não te pedir o papel) e você passa direto.
– Se eu declaro SIM, e não tenho nada na minha bagagem, acontece alguma coisa? Não, se você declara sim e eventualmente é questionado do motivo de ter colocado SIM e não ter nada, pode dizer que ficou na dúvida se algum dos produtos que leva poderia ser considerado proibido e preferiu declarar para evitar qualquer problema. Na prática, normalmente os fiscais só olham se você colocou sim ou não na declaração quando acham alguma coisa.
Documentos adicionais para quem viaja de carro para o Chile
A entrada no Chile de veículos particulares com placa estrangeira é feita mediante regime simplificado de admissão temporária (“Admisión Temporal”). Para entrar no Chile de carro é necessário (além de tudo o que já falamos acima):
- CNH: não é necessário ter permissão internacional para dirigir no Chile como turista.
- Documento do veículo: independente se é carro ou moto deve estar em seu nome
Se o veículo não estiver em seu nome é necessário ter uma autorização – de cartório – do dono do veículo, mesmo que ele viaje com você.
Se o veículo estiver no seu nome mas esteja financiado não tem problema algum. Neste caso não é necessário nenhum tipo de autorização de quem financia.
A apostilamento não é obrigatório para entrar no Chile, mas pode se interessante para quem viaja muito porque, diferente da autorização simples de cartório, o apostilamento não tem data de validade e pode usar em várias oportunidades.
- SOAPEX: é o seguro internacional para o veículo.
- Título de Importación Temporal de Vehículos (T.I.T.V): é uma declaração com todas as informações do veículo.
Você pode preencher o T.I.T.V na fronteira (um formulário em papel) , mas desde Fevereiro de 2023 é possível fazer a Solicitud de permiso para el ingreso temporal de vehículos, de forma online (importante dizer que se for fazer o formato online de forma antecipada é recomendado que imprima o comprovante pois a internet na fronteira pode ser instável ou inexistente
Caso queira verificar as informações atualizadas e oficiais sobre este assunto, veja o site do Serviço Nacional de Aduanas do Chile clique aqui 👆
Você viaja para o Chile de avião, mas estando aqui pretende alugar um carro? Temos um outro post com informações da documentação que você precisará para isso.
Temos um vídeo, inclusive, com uma família que já fez essa viagem de carro pode ajudar bastante.
Dicas para quem viaja de carro para o Chile
É sempre bom revisar o funcionamento de acessórios do veículo. Em alguns caso é obrigatório de correntes (lembre-se que você estará passando pelos Andes, onde é alto, frio e nem sempre há lugares para ficar, supermercados, etc)
Lembre-se que para chegar ao Chile você passará por outro(s) país(es), então é necessário verificar se há necessidade de algum documento ou seguro específico.
Por conta do clima, não é raro o fechamento das fronteiras, principalmente no inverno. Pode-se consultar se o a fronteira terrestre está funcionando, nos canais oficiais das Pasos Fronterizos Chilenos👆.
Aqui alguns outros posts que podem ajudar nesta viagem
Como são as tomadas no Chile?
No Chile a voltagem é 220 V é as tomadas e plugues são de 3 pinos retos, diferentes do Brasil.
Sugiro que compre um adaptador antes de viajar
Falamos mais sobre o uso de aparelhos eletrônicos no Chile clique aqui👆.
Neste vídeo todas as nossas dicas sobre tomada e voltagem
Aproveite para ver mais dicas para viajar para o Chile nos posts abaixo e também encontra conteúdo exclusivos e mais dicas para viajar ao Chile nesta playlist de nosso Canal de Youtube