A Patagônia Chilena é uma das regiões mais lindas no mundo e com mais atividades para fazer.
Gelos milenares, caudalosos rios, profundas florestas, maravilhosas montanhas e uma flora e fauna única, compõem uma paisagem inesquecível, que você com certeza gostará de ter conhecido em suas viagens.
A conhecida Carretera Austral que percorre estas lindas paisagens e as famosas Torres Del Paine, com certeza devem estar em seu roteiro.
Índice
- Onde fica a Patagônia Chilena.
- Clima na Patagônia chilena.
- Qual é a melhor época para visitar a Patagônia?
- Principais destinos na Patagônia
- Como chegar na Patagônia?
- Onde se hospedar na Patagônia chilena?
- Quanto custa comer na Patagônia?
- Onde comprar na Patagônia?
- O que fazer e quais são os melhores passeios na Patagônia chilena?
- Quantos dias ficar na Patagônia?
- Como fazer a mala e que roupas levar para a Patagônia?
- Dicas importantes para visitar a Patagônia
Onde fica a Patagônia Chilena.
A Patagônia chilena começa na região de Puerto Montt no sul de Chile e vai até Punta Arenas, continuando pelo estreito de Magalhães, o Canal de Beagle e a Tierra del Fuego.
A região é tão extensa, que muitos falam da Patagônia Norte e Patagônia Sul. A patagônia norte então, estaria conformada pela região de Aysén e a patagônia sul iria desde a região de Punta Arenas até a Antártica Chilena.
A região da Patagônia é compartilhada com a Argentina, e seus habitantes tem costumes bem similares, pelo qual é difícil diferenciar entre chilenos e argentinos na região e por incrível que pareça, os gaúchos brasileiros, poderiam perfeitamente se misturar com os patagônicos, já que as vestimentas e as costumes são praticamente as mesmas.
Clima na Patagônia chilena.
O sul do Chile tem um clima frio e chuvoso, sendo mais rigoroso no inverno, o que acontece ao igual que no Brasil, de junho até setembro. Mas a Patagônia, tem suas próprias regras e é bem possível pegar as 4 estações do ano em um dia só.
A temperatura no verão atinge aproximadamente os 14 graus e no inverno os 8, mas muitas vezes pode chegar a graus negativos, pela proximidade a influência fria da Antártica.
Qual é a melhor época para visitar a Patagônia?
Mesmo podendo visitar a patagônia em qualquer época do ano, a melhor época vai de setembro a março, quando as condições climáticas são mais amenas, o que facilitará dias com mais sol e um pouco menos de chuvas. O frio também será um pouco menos rigoroso.
Mas não só tem que ficar de olho no clima e a temperatura da Patagônia, já que por ser um destino muito procurado pelos turistas, a hospedagem pode ser uma dor de cabeça se não se planificar e reservar com antecedência os hotéis ou chalés.
Principais destinos na Patagônia
Como Falamos, a Patagônia do Chile é uma região muito extensa. São mais de mil quilômetros de natureza selvagem, ainda pouco explorado pelo ser humano. Aqui tem grandes reservas de água doce principalmente em geleiras milenares e inúmeros rios, lagos, cachoeiras, cânions, centenas de ilhas virgens e um tipo de vegetação que só se encontra nesta região austral do planeta.
Na Patagônia Norte, o ponto de partida é na região de Coyhaique, onde fica muito mais fácil, para poder chegar nos principais pontos turísticos como são a Carretera Austral o Lago General Carrera, a Laguna San Rafael com seu magnifica geleira, as famosas Capelas de mármore o Cerro Castillo, e, a espetacular ventisquero (geleira) pendurado do Parque Nacional Queulat. E para quem quer fechar com chave de ouro, caminhar pelas passarelas da Caleta Tortel, será o fim da primeira parte da patagônia norte.
Na Patagônia Sul, se localiza na região de Punta Arenas e sem lugar a duvidas é o destino conhecido mundialmente pelas Torres del Paine, por ser esta, a oitava maravilha do mundo natural.
Alguns turistas gostam de reservar alguns dias para conhecer a bela cidade de Punta Arenas e outros preferem ficar hospedados em Puerto Natales, o que os aproxima um pouco mais ao Parque Nacional Torres del Paine.
Mas a região tem inúmeros atrativos, como é o avistamento de aves migratórias, principalmente os Pinguins da Ilha Magdalena, os rios para praticar fly fishing, um trekking pela geleira do Lago Grey ou encarar tanto o circuito W ou O do Parque Nacional Torres del Paine, um trekking pode durar vários dias no meio da natureza.
Para os mais aventureiros, podem fazer um percurso de avião até a cidade mais austral do mundo em Puerto Williams e logo visitar o Cabo de Hornos, o último pedaço de terra antes de continuar um longo caminho até a Antártica, que aliás, você também pode visitar em uma travessia de avião ou barco no estreito de Magalhães.
Por se tratar a patagônia de um destino lotado de fiordes e ilhas, tem muito turismo de cruzeiros, que navegam em passeios pelo dia e também em travessias que podem durar vários dias, na procura das baleias austrais.
Tanto seus lagos como rios, oferecem a possibilidade de praticar rafting ou caiaque, que é outra forma incrível de apreciar a beleza imaculada da região.
Como chegar na Patagônia?
Como falamos a Patagônia é uma região de mais de mil quilômetros de comprimento, então tem quem a percorre em toda sua imensidão, fazendo o percurso pela Carretera Austral, o que terá que combinar com balsa ou ferrie como é conhecido na região, para cruzar os espaços onde o rio ou o mar cortem o caminho.
Para quem quer visitar a Patagônia Norte, e poupar varias horas de estrada, existe o aeroporto de Balmaceda em Coyhaique, na região de Aysén.
Já para quem quer visitar a Patagônia Sul, o aeroporto de Punta Arenas, será o apropriado.
A travessia em ônibus é recomendada para quem esteja muito bem planejado nos horários e hospedagens.
Onde se hospedar na Patagônia chilena?
Na Patagônia Norte, nós recomendamos se hospedar próximo a Puerto Chacabuco, já que é desde esse ponto, onde as empresas de turismo fazem os passeios, no caso que você queira escolher um ponto como base e desde ai se deslocar a os outros pontos de interesse turística da região.
Já para quem deseja percorrer a Carrtera Austral, é claro que poderá escolher as hospedagens na medida que vai preenchendo os trechos do percurso, mas atenção: Nem sempre é fácil conseguir hospedagem. Tem muito turistas principalmente da Europa, que reservam com meses de antecedência e por se tratar de um destino considerado 5 estrelas, a hotelaria e os lodge tem um preço considerável. Mesmo assim pode achar algumas pousadas, mas a dica é, pesquise e reserve com muita antecedência
Para quem queira visitar a Patagônia Sul e não pretenda fazer o circuito W ou O do Parque Nacional Torres del Paine, onde obrigatoriamente terá que se hospedar dentro do parque, as cidades de Punta Arenas ou Puerto Natales são as mais indicadas.
Existem também hotéis 5 estrelas, próximos ao Parque Nacional Torres del Paine, que são uma maravilha.
Ao longo da Carretera Austral, também tem inúmeros campings, para fazer barraquinhas, mas aqui a dica é tenha uma barraca de alta qualidade, que aguente o vento e a chuva intensa.
Quanto custa comer na Patagônia?
Por se tratar de uma região onde abundam os salmões, e mariscos, você terá a possibilidade de experimentá-los a preços insuperáveis.
Se já ouviu falar da centolla, um tipo de caranguejo gigante e muito solicitado nos restaurantes mais chiques no mundo, saiba que a região de Punta Arenas é o local onde você poderá apreciá-la em toda sua grandeza sem pagar demais.
Já para quem gosta de carne, aqui tem muitas fazendas que criam cordeiros e são especialmente gostosos pelas condições climáticas e geográficas da região.
Certamente o custo da alimentação destes produtos é bem mais barato que comer os mesmos em Santiago. Mas como em tudo, a grande diferença vai estar dada, se vai comer em restaurantes sofisticados ou mais simples. O que garantimos é que em um e em outro vai comer farto e gostoso.
Onde comprar na Patagônia?
Em todas as cidades tem feirinhas de artesanato, onde você encontra roupas de lã ou produtos feitos com couro de salmão. Recomendo muito a compra destes produtos, já que no mundo inteiro, são famosos pela qualidade de suas matérias primas.
Se vai ficar na cidade de Punta Arenas, não deixe de visitar a zona Franca, onde poderá achar muitos artigos livres de imposto a ótimos preços, principalmente roupa técnica para praticar esportes como trekking e pesca, além de equipamentos eletrônicos.
O que fazer e quais são os melhores passeios na Patagônia chilena?
A Patagônia chilena, sem dúvida é um paraíso para a pratica de esportes ao ar livre.
Seus lagos e rios são sensacionais para a pratica do caiaque, o rafting e a pesca com mosca. Esportistas do mundo inteiro escolhem a Patagônia, com um dos destinos mais apaixonantes, tanto pela pureza do clima, suas paisagens selvagens e o carinho das pessoas.
Existem vários cruzeiros na Patagônia, que você pode fazer, tanto para visitar as espetaculares geleiras da região como também fazer avistamentos de baleias, golfinhos e pinguins.
Para quem gosta de bike, percorrer a Carretera Austral de bicicleta, pode ser com certeza uma das viagens mais lindas a fazer.
Quantos dias ficar na Patagônia?
Esta é uma viagem que precisa de vários dias, já que são muitos os destinos a conhecer. Se optar pela Patagônia norte, no mínimo vai ter que disponibilizar uns 5 dias e o mesmo acontece na Patagônia sul.
Nossa dica é fica pelo menos 2 dias a mais, do que marcam as atividades que você gostaria de fazer, já que existe a probabilidade de que o clima não ajude e alguns passeios sejam cancelados pelas condições climáticas, então já que vai fazer uma viagem longa, acrescenta esse dias, que são necessários também para recuperar energia.
Como fazer a mala e que roupas levar para a Patagônia?
A Patagônia tem seu próprio clima. É verdade que nos meses de setembro a março, o clima fica mais ameno, mas isso não significa que no mesmo dia, você pode passar por frio, calor, chuva vento e até neve.
Então o que você precisa é ter roupas técnicas, que sejam apropriadas para este tipo de clima. Se vestir em camadas ou capas, ajuda bastante para conseguir usar aquela roupa no momento indicado de acordo a condição climática do momento.
Luvas, tocas e vários pares de meias, são importantes já que são as que mais ficam expostas. Calça e jaquetas impermeáveis, também são importantes.
Mas também roupas mais leves. Lembre-se que vários passeios você faz em cruzeiros ou barcos, que são aquecidos e é bem normal ficar com roupa mais leve.
Sapato de trekking é obrigatório. Vai por mim, você vai molhar várias vezes o calçado e também dependendo do tipo de trilha, é importante ter um sapato confortável e que ao mesmo tempo te proteja das pedras no caminho.
Uma mochila para conseguir guardar aquelas roupas que no momento não esteja usando, farão suas excursões mais cômodas.
E não esqueça da roupa de banho, já que existem termas e piscinas aquecidas.
O bom das roupas técnicas, é que a maioria são leves e ocupam pouco espaço.
Dicas importantes para visitar a Patagônia
- Trocando dinheiro: Se vai viajar com reais ou dólares ao Chile, já tenta trocar tudo o necessário em Santiago. Na medida que vamos viajando pelo Chile, as casas de câmbio são poucas, e os comércios que aceitam esse tipo de moedas, acostumam a dar uma cotação ruim.
- Fechando passeios: O mais importante é contratar agencia experientes e que contem com todas as medidas de segurança. É importante garantir suas vagas com antecedência, já que a procura é muita. Seja flexível, as vezes o clima não ajuda e os passeios são cancelados, por isso é importante dispor de alguns dias a mais e sempre ter um plano b para aproveitar o dia.
- Segurança: Viajar pelo sul do Chile é muito seguro, as pessoas são muito atenciosas e sempre estarão dispostas a dar uma mão, mas s fazer passeios por conta, preste atenção a varias coisas, como a conectividade do celular, que nestas regiões tão remotas, podem não ser tão boas quanto na cidade. Tenha a mão os números de emergência de Carabineros (policia) e bombeiros. Não faça fogueiras, estão proibidas nos parques nacionais.
- Seguro viagem: Garanta o seu. No Chile a saúde publica também é paga e devido a distancia você poderia precisar de atendimento em outras regiões, então os custos podem ser muito elevados. O melhor é fazer seu seguro e perguntar quais centros de saúde eles tem convenio, para assim, não ter problemas depois se escolher algum centro de saúde que não faz parte do convenio.