O centro está cheio de lugares turísticos para você visitar. Um deles é a Praça de Armas de Santiago.
Neste post (com vídeo) te mostramos tudo o que você precisa conhecer por lá. Também te falamos como chegar, damos dicas para você não perder o Ponto Zero e te contamos onde está um dos lugares que se come mais barato na cidade, que sim, está aqui.
Índice
- Onde está a Plaza de Armas
- Plaza de Armas antes e depois
- Horário da Plaza de Armas
- Segurança na Plaza de Armas
- O que tem para ver na Praça de Armas
- Onde comer na Plaza de Armas
- Dê uma volta na Praça de Armas
- Onde se hospedar na Praça de Armas
- Roteiro de city tour no Centro Histórico
- Informações da Plaza de Armas
Onde está a Plaza de Armas
Considerado o centro histórico da cidade de Santiago do Chile, o quarteirão é formado pela Rua Catedral e Compañia de Jesus, próximo ao Paseo Ahumada e Puente.
Plaza de Armas antes e depois
A praça surgiu em 12 de Fevereiro de 1541, com o formato de um tabuleiro de xadrez, com o objetivo de ser o local para construção dos principais edifícios administrativos da época. Por conta da importância do local e do constante movimento de mercadorias surgiram alguns mercados na região.
No centro da praça estava a forca, utiliza para executar os sentenciados e assim mostrar o poder da Justiça Real.
No decorrer dos tempos a praça foi sendo reformulada, sendo então incluídas árvores e flores no local. Entre os anos 1998 e 2000 ocorreu uma renovação da praça tornando-a da forma que é hoje.
Em 2014 a praça passou por uma nova remodelação, veja nosso vídeo mostrando a inauguração.
E em 2019 foi inalgurado o Boulevard que deixou a praça ainda mais charmosa.
Horário da Plaza de Armas
A Praça é aberta, não tem grades que a fechem. Então é possível visitar durante todo o dia.
Além que, não recomendo muito que ande por aqui muito tarde.
Segurança na Plaza de Armas
Você verá muitos policiais por aqui ou à cavalo ou com cachorros. Se quiser, pode pedir para tirar uma foto, normalmente os policiais de rua são muito educados e solicitos.
Durante o dia é possível visitar tranquilamente, durante a noite merece um pouco mais de cuidado. Recomendo inclusive que leia nosso post sobre segurança e golpes praticados em Santiago.
Aqui na Praça o que mais tem é gente vendendo pacote, passeios, etc. NÃO FECHE NADA AÍ se você não conhece a empresa, pode ser GOLPE seguro. Outra coisa é tomar cuidado com ofertas de TOUR GRÁTIS, tem muita gente que fala sobre tours grátis por aqui que NÃO SÃO GRÁTIS.
O que tem para ver na Praça de Armas
Sempre agitada, reúne uma gama de construções antigas, uma mescla de pequenas e grandes lojas e o boulevard com restaurantes e cafeterias bem interessantes para você poder aproveitar a Plaza de Armas como se merece.
Atualmente é utilizada principalmente para atividades culturais, há diariamente uma grande quantidade de pintores, humoristas e cantores no local mostrando o seu trabalho.
É possível ver muita coisa por aqui, tanta coisa que fomos até lá fazer um vídeo com tudo o que tem para conhecer e os segredinhos da Plaza de Armas
Onde comer na Plaza de Armas
Depende muito o tipo de comida que você quer. No boulevard você vai encontrar restaurantes e cafeterias mais elegantes e com possibilidade de comer com vista para a Plaza de Armas, são mais caros, mas pode valer para quem quer almoçar ou tomar um café da tarde com estilo.
Se você quer comer algo mais simples, barato e rápido no Portal Fernandes Concha está cheio de picadas (restaurantes simples de comida barata) e estilo fast food.
Você vai encontrar os lanches mais economicos até pratos do dia-a-dia nos estilo chileno: enormes.
Quer dividir? Não tem problema.
Se você quer saber quanto mais ou menos custa para comer na cidade. Clique aqui que te damos uma ideia.
Dê uma volta na Praça de Armas
Aproveite o momento para apreciar o local, mesmo que fora dos restaurantes, em algum dos bancos distribuidos por toda a praça
Lembre-se você está no centro de Santiago, e aqui está a representação do kilômetro Zero. Fique atento à fonte (da foto abaixo), fixe no chão próximo a ela. Você verá a marcação.
Na Praça você tem que visitar a Catedral, os Correios (entre se estiver aberto, a arquitetura é super bonita), Museu Histórico Nacional (aqui descobriram resquicios incas) e a Prefeitura.
Atente-se ao chão em frente do Museu Histórico, lá você encontrará 3 mapas feitos de ferro que mostram a evolução da cidade. Um deles, com uma visão mais religiosa, mostra o centro histórico a partir da Catedral. Outro, com visão mais administrativa, mostra as ruas principais do centro de Santiago.
Aqui também está o logo da cidade. Uma foto imperdível para quem vem para cá.
Procure também o centro de informação turística, sugiro que você entre para pegar pelo menos um mapa.
No Museu Histórico Nacional era possível subir em torres para ver a praça de cima, em 2019 o museu ficou alguns meses em reforma e não era possível subir na torre. Não temos informações atualizadas de que o acesso foi liberado depois da reabertura do museu em Maio de 2019.
Onde se hospedar na Praça de Armas
Não existem muitas opções de hospedagem na Plaza, mas sim nos arredores. Temos uma lista de lugares para você se hospedar na cidade, clique aqui para ver.
Tem um hostel em um dos prédios, com uma vista linda para a praça. Você pode encontrar por eles no booking.
Roteiro de city tour no Centro Histórico
Conhecer o centro histórico de Santiago é muito fácil e você não precisa de agência. Temos um roteiro montado e com todas as dicas para você conhecer tudo em 1/2 dia de passeio.
E no vídeo abaixo te mostramos uma versão deste city tour e quais os pontos que passamos, incluindo a Plaza de Armas
Informações da Plaza de Armas
Localização: Entre as ruas Catedral e Compañia de Jesus
Como chegar: a melhor forma é de metrô. Estação Plaza de Armas tem uma saída bem na praça
Abaixo te deixamos uma playlist com vídeos sobre Santiago do Chile, e não só isso, poderá descobrir muitas dicas valiosas. Neste link 👉 WWW.YOUTUBE.COM/LIKECHILETOUR você pode se inscrever em nosso Canal de Youtube e ficar por dentro de dicas quentinhas. CLIQUE AGORA!!!✅
Está com dúvidas dos documentos e requisitos para viajar para o Chile? Veja nosso check-list com passo a passo para não perder a viagem