Vinícolas em Santiago do Chile

setembro 24, 2024

melhores vinicolas de Santiago do Chile LikeChile

O Chile é conhecido por seus vinhos e tem várias vinícolas em Santiago do Chile que você pode visitar. Algumas são grandes e muito concorridas e outras são um pouco menores e mais aconchegantes, então decidir qual vinícola conhecer, requer um pouco de estudo para avaliar qual será a melhor opção.

Onde ficam as vinícolas no Chile?

As vinícolas do Chile estão espalhadas de Norte a Sul do país. Desde lugares mais desérticos até lugares mais frios e chuvosos. É bem provável que em alguma região que você vai visitar tenha pelo menos uma vinícola para visitação.

Quantas vinícolas tem no Chile?

Ufff, são muitas, mais de 400 mas nem todas elas estão abertas para visitação. São cerca de 150 que fazem tours, mas nem sempre é só chegar e entrar. As menores você tem que entrar em contato com antecedência para agendar uma visista.

Qual a melhor vinícola do Chile?

Nós particularmente achamos que todas as vinícolas têm seu charme, a questão aqui é saber o seu estilo e qual tipo de vinícola se enquadraria nos seus interesses.

Praticamente todas a vinícolas que são abertas ao público, fazem um tour incluindo um passeio pelas parreiras, área de produção e/ou armazenamento e degustação.

A diferença está no vinho (propriamente dito) e tipo de tour (se mais simples ou mais elaborados para conhecedores).

Se você já é conhecedor do vinho chileno a melhor vinícola para você sem dúvida nenhuma é aquela cujo vinho você mais gosta (aí você aproveita para comprar garrafas a ótimos preços direto do produtor).

Se você não é conhecedor de vinho, uma vinícola que tenha um tour completo (visita às parreiras, produção, armazenamento e degustação) é uma ótima para começar.

Neste post falaremos bastante sobre vinícolas específicas (algumas com vídeo) para você conseguir escolher a melhor vinícola do Chile para você

Instagram LikeChile

Onde ficam as vinícolas em Santiago do Chile?

Podemos dividir em 3 regiões:

Próximas à Santiago: aquelas que você consegue ir facilmente de metrô + táxi ou uber

Mais ou menos próximas: que você pode fazer um roteiro e visitar de carro em 1 dia (Região de Casa Blanca)

Mais distantes: aquelas que o melhor é você ficar pelo menos uma noite na região porque são horas de viagem de carro até lá (Região de Colchagua)

Consideramos as vinícolas próximas à Santiago aquelas que você consegue chegar de metrô + táxi, uber ou ônibus e/ou em tour que você pode ir e voltar no mesmo dia para Santiago.

As principais são estas abaixo (clique na foto para ver detalhes da vinícola) e nós vamos atualizando a cada nova vinícola:

No Valle de Casablanca (que falaremos em detalhe mais abaixo), também é possível fazer tours em várias vinícolas em um mesmo dia, indo e voltando desde Santiago. O ideal aqui é ir de carro ou com agência, porque é complicado chegar de ônibus, táxi ou uber.

Aqui algumas que já fomos (atualizaremos sempre que conhecermos alguma nova)


Todas elas têm tour frequente, não é necessário agendamento prévio (além que recomendo para não perder a viagem).

Para fazer o tour nestas vinícolas recomendo que entre em contato antes para garantir que estarão abertas nos dia que você quiser ir visitar.

A mais famosa, sem dúvida é a Concha y Toro, mas na minha opinião é dos tours mais fracos das que mencionamos acima. É um tour mais simples, sem que se passe pela área de fabricação do vinho. Aqui um resumo para você entender melhor.

Consigo fazer degustação na cidade de Santiago sem ter que ir em uma vinícola?

Ainda que, na nossa opinião, a visita a uma vinícola é muito mais do que só a degustação, existe sim a possibilidade de degustar diversos vinhos sem ter que ir em uma vinícola

Recomendo esta experiência para quem tem pouco tempo na cidade e não vai conseguir ir na vinícola ou os que gostam tanto de vinho que uma degustação nunca é de mais.

Vinícola Concha y Toro

Sobre o tour: existem vários tours, em geral visitam a plantação, fazem uma degustação, vão à área de armazenamento (onde se conta a história do Casillero del Diablo) e, para os que tem um tour premium passam para uma sala de degustação para provar outros vinhos, com queijos, etc.

O que achamos: é um tour ok, mas sem muito detalhes para os amantes de vinho. É ideal para quem quer conhecer a marca e tirar uma foto de um dos pontos turísticos da cidade

Endereço: Rua Virginia Subercaseaux, 210 – Pirque

Como chegar por conta: chegue até a estação Las Mercedes do metrô (linha 4, azul), na saída Concha y Toro poniente você pode pegar um taxi até a vinícola com um custo de aproximadamente CH$ 3.000 (uns R$ 18) e que cabem de 4 pessoas, ou também tem ônibus chamado metrobús (linhas 73, 80 ou 81) com um custo de aproximadamente CH$ 600 por pessoa. O trajeto, no total, são 1h30 aprox.

Vale a pena ir de metrô? Se você tem tempo na cidade, quer visitar só uma vinícola e vai com mais pessoas, sim, vale. Agora, se você está sozinho ou em casal, o custo do táxi + ingresso é praticamente o mesmo que ir de tour, que te pega e te deixa no seu hotel.

Quer ir de tour? Clique aqui

Quer saber, em detalhes, como é o passeio e os valores? Clique aqui

Aqui um vídeo que fizemos por lá:

Vinícola Undurraga

Sobre o tour: o passeio começa visitando o lindo jardim, passando pelas plantações, visita à área de produção, armazenamento, um lindo museu e degustação de vinhos diferenciados (e são 4).  Existe uma opção de fazer um piquenique no jardim.

O que achamos: é um tour lindo, com guias que realmente sabem muito. Na época da colheita é possível ver o pessoal trabalhando na separação da uva.

Endereço: Camino a Melipilla 34, Talagante

Como chegar por conta: desça na Estação Central  do metrô (linha 1 – vermelha) suba até o terminal de ônibus San Borja (está no segundo andar). Pegue o ônibus Talagante, você paga a passagem diretamente para o motorista (CH$ 1.000) e se avisar que está indo na vinícola ele te deixa na porta. O trajeto leva em torno de 40 minutos

Vale a pena ir de metrô? Para nós é uma das mais fáceis de chegar e mais barata também. Se você tem tempo na cidade, quer visitar só uma vinícola, sim, vale. Agora, se quer visitar mais de uma vinícola no mesmo dia pode ser melhor ir de tour e já combinar com a agência qual a outra vinícola que quer visitar.

Quer ir de tour? Clique aqui

Quer saber, em detalhes, como é o passeio e os valores? Clique aqui

Vinícola Santa Rita

Sobre o tour: é das vinícolas mais completas em relação a tipos e formas de visitar. Existe um tour simples, que anda pelas parreiras, passa pela área de produção e engarrafamento, depois vai para a área de armazenamento e degustação. Mas também tem o tour de charrete para conhecer pontos mais afastados e lindos da vinícola, um tour passeando pelos lindos jardins internos e também opção de piquenique. É possível visitar a cafeteria, museu ou restaurante que tem no local

O que achamos: é um tour completo, mas infelizmente poucas pessoas vão até o jardim interno (acho que porque tem um valor diferente) e que é muito bonito.

Endereço: Camino Padre Hurtado Nº 0695, Buin

Como chegar por conta:

de metrô + ônibus: desde a estação Las Mercedes (linha 4), sai o metrobus 81 (Alto Jahuel) com destino a Buin com valor de CH$ 1.400 por pessoa. O tempo pode variar muito, só o ônibus pode levar 1h30 para chegar dependendo do trânsito.

DICA: antes de pegar o ônibus, tenha certeza que você está dentro do ALTO JAHUEL, pois tem outro metrobus 81, com outro nome, que não chega até lá. Na dúvida pergunte ao motorista.

de metrô + coletivo: desde a estação de metro Los Heroes (linha 1) vá ao ponto dos coletivos (esquina da Alameda com Almirante Barroso). De lá saem táxis coletivos com no máximo 4 pessoas. O valor é de CH$ 15.000 (para 1 ou até 4 pessoas) e pode levar 1h para chegar dependendo do trânsito

DICA: avise ao taxista que está indo para vinícola Santa Rita (eles têm convênio). Para a volta vá até a casa de turismo (que está dentro da vinícola) que eles chamaram um táxi coletivo para você voltar.

Vale a pena ir de metrô? É o mais complicadinho para chegar por conta. Não é difícil, mas pode ser demorado. Na minha opinião, se você tem a possibilidade de alugar um carro, pode ser uma opção aproveitar para ir para o Parque Safari e, na volta, passar para visitar esta vinícola. Com waze, não tem erro para chegar

Quer ir de tour? Clique aqui

Quer saber, em detalhes, como é o passeio e os valores? Clique aqui

Como ir nas vinícolas em Santiago do Chile?

A maioria das agências de turismo oferecem tours de meio dia 👆 para visitar as vinícolas que ficam na região de Santiago, alternativa que nós recomendamos, mas, como vimos acima, você também pode ir a uma vinícola por conta, usando o metrô 👆para se aproximar, mas a última parte do trajeto, você terá que completar usando o taxi ou o ônibus.

Rota do vinho em Santiago do Chile

No início do post comentamos que existem muitas vinícolas no Chile (em praticamente quase todas as  regiões do país). Só em Santiago dividimos em 3 regiões, as mais próximas de Santiago (que você pode ir de metrô), as que são mais ou menos próximas (Região de Casablanca) e as mais distantes (Região de Colchagua).

Então, quando te falem que vão te levar para uma Rota do vinho, pergunte quais vinícolas vão visitar.

Para os amantes do vinho a melhor forma de fazer a Rota do Vinho é de carro, por conta própria, visitando as principais vinícolas desta duas regiões. Clique abaixo para ver detalhes de cada região.

Lembrando que a Região de Casablanca, por ser mais próxima à Santiago você pode fazer em 1 dia e a Região de Colchagua fique em pelo menos 1 noite para conseguir aproveitar mais.

Grupo Telegram LikeChile

Quanto custa visitar vinícolas em Santiago do Chile?

Tirando como você vai chegar, o ingresso numa vinícola para fazer o tour básico, custa aproximadamente uns 66 reais, onde, além de conhecer o processo de fabricação do vinho, também poderá experimentar 3 ou 4 rótulos em uma degustação guiada e leva uma taça de brinde.

A maioria das vinícolas conhecidas tem valores bem similares para o tour básico, então, o melhor é não se importar com o valor mas sim o tipo de tour que você quer fazer.

As vinícolas, também tem tours premium, onde além da visita guiada, te oferecem uma harmonização de vinhos premiados, com uma degustação de queijos e frutos secos, aqui os valores são maiores e tudo vai depender de quanto exclusiva você quer que seja sua experiência.

Vale comprar vinho nas vinícolas?

É uma pergunta frequente e com respostas controversas, mas na nossa opinião, se você quer comprar os vinhos mais exclusivos das vinícolas, com certeza vale, além de achar rótulos que nem sempre estão disponíveis no supermercado.

Os vinhos mais básicos é possível que tenha melhores valores e promoções nos supermercados. Mas aqui vai uma dica: entre no site dos supermercados, veja os valores e compare com os valores das lojas da vinícolas quando estiver por lá.

Aqui algumas dicas que podem te ajudar

É possível fazer um passeio de bicicleta nas vinícolas?

Sim, algumas vinícolas oferecem este passeio, mas não são todas. Você terá que verificar disponibilidade e preços diretamente com elas. Sugiro que clique aqui e converse com nosso parceiro, especialista em passeios de bicicleta (inclusive em vinícolas) em Santiago.

Crianças podem entrar na vinícola?

Sim, podem entrar, mas não podem participar da degustação. Como temos um filho pequeno fizemos um post completo com o que achamos sobre levar as crianças nas vinícolas, clique aqui para ler

Qual a melhor época para visitar as vinícolas?

Você pode visitar durante todo o ano. Mas, de Setembro a Março você encontra as parreiras verdinhas (e lindas para tirar fotos).

Em Fevereiro e Março você pode até provar a uva do pé. Nos meses de Março e Abril acontecem as festas das vendímias por aqui.

Nos meses de Maio e Junho (já no Outono) as folhas já vão mudando de cor e o tom alaranjado faz que a visita a uma vinícola seja lindíssima. Ideal para quem quer tirar fotos espetaculares, principalmente no final da tarde.

Em Julho e Agosto as parreiras já estão sem folhas (estamos no inverno) e o visual é bem diferente dos outros meses. Temos um vídeo te mostrando essa diferença, clique aqui para ver. Para estes meses mais frios e que anoitecem mais cedo escolher um tour que inclua o pôr do Sol ou até mesmo um jantar é um diferencial.

Hotel e hospedagem em vinícolas no Chile

Para quem realmente gosta de vinho existem opções de hotéis e hospedagens dentro de vinícolas. É uma ótima ideia para quem quer fazer uma Rota do vinho que inclua pernoitar em determinada região.

Temos uma lista dos melhores lugares para você ficar. Clique aqui para ver.

Quais os melhores passeios pelas vinícolas no Chile?

O melhor passeio é aquele que você gosta e vai depender muito do seu estilo. Para quem não gosta muito de vinho e está começando, a vinícola Concha y Toro cumpre com o papel de ser, além de uma vinícola, um ponto turístico e uma marca muito reconhecida pelos brasileiros.

De qualquer forma atualmente as vinícolas estão ampliando a forma de apresentar seus tours, então você vai ter vinícolas com tours mais tradicionais, mas também aquelas que incluem almoço, jantar ou sunset que são bem interessantes.

A medida que seu gosto pelo vinho é maior, os melhores passeios são os mais detalhados, com tours mais completos.

E para os realmente amantes do vinho o melhor é uma Rota por várias, não 2 nem 3, mas sim várias vinícolas de uma ou mais regiões. O que pode levar a uma experiência ainda mais completa.

Quer saber mais sobre Santiago e o que tem de melhor por aqui? Abaixo algumas dicas imperdíveis.

Dicas sobre vinícolas no Chile

Temos uma playlist completa com as principais dicas, clique abaixo para conferir.