Valle de Colchagua

agosto 14, 2020

Tour em Santa Cruz, Colchagua Chile a rota dos vinhos, LikeChile, Vinho Chile

Muita gente nos pergunta sobre as vinícolas do Chile e se você é amante de vinho já deve ter ouvido falar, e quem sabe já colocou no seu roteiro, ir conhecero Valle de Colchagua (ou Vale do Colchagua como falam alguns brasileiros)

Valle de Colchagua

Conhecida por ser uma das melhores regiões para os apreciadores de vinho, o Valle de Colchagua deve ser uma parada se você viaja para o sul do Chile, por exemplo. Mas também deve ser uma opção para os que ficam em Santiago.

Muitos conhecem a região como Santa Cruz, nome da cidade e também de uma das vinícolas mais famosas de lá. Mas a região é muito maior que só a cidade ou esta vinícola e cada uma tem sua particularidade

Tour em Santa Cruz, Colchagua Chile a rota dos vinhos, LikeChile, Vinho Chile

Vale do Colchagua distância de Santiago

Antes de mais nada, o Valle de Colchagua está a 180 km de Santiago, são aproximadamente 2h30 de carro em uma estrada muito boa.

Recomendo muito inclusive ir para lá realmente de carro, para poder percorrer bem a região e conhecer as vinícolas que estão distantes uma das outras.

Um bate e volta pode não ser uma boa opção já que você não aproveitará tudo o que tem a região.

Cidade Santa Cruz no Valle de Colchagua

Uma típica cidade de interior, Santa Cruz tem principalmente a praça, a igreja e um lindo museu que você deve conhecer. Falamos em detalhes no post específico da cidade.

Mas, não se engane. As vinícolas estão longe daqui e a principal forma de chegar até elas é de carro.

Vinícolas do Valle de Colchagua

São várias as vinícolas no Valle de Colchagua, cada uma com sua particularidade, abaixo falaremos um pouco de cada uma para você conhecer mais. Falaremos somente aquelas que fazem tour pelo local:

-Apaltagua:  a 12km da cidade de Santa Cruz. Fazem tours pelo local, com duração de 1h a 2h30 dependendo do tour.

Santa Cruz, no Valle de Colchagua

-Lapostolle: com objetivo simples mas ambicioso, a ideia é fazer vinhos mundialmente conhecidos utilizando técnicas francesas de fabricação. Fazem tours regulares e privados.

-Casa Silva: Tour em suas bodegas no estilo colonial e vinhedos centenário.

Santa Cruz, no Valle de Colchagua

-Montes: Uma vinícola projetada segundo os principios do Feng Shui, possui diversos tipos de tours.

-MontGras: São diversos os tipos de tour pela vinícola, que vai desde o tour normal com degustação, até tours que te convidam a colheita e que você faça o seu próprio vinho, etc.

Santa Cruz, no Valle de Colchagua

-Santa Cruz: oferece um passeio que vai além do vinho. Além de seu cartão-postal (um teleférico que te leva ao topo do morro), tem uma vista impressionante, um observatório astronômico, uma área com várias peças relacionadas à Ilha de Páscoa.

-Koyle: Da família Undurrada, atualmente possue 80 hectáreas plantadas. São 3 tours, com diferença apenas na degustação, vão de vinhos mais simples aos premium.

Santa Cruz, no Valle de Colchagua

Viu Manent: Outra vinícola com diversos tipos de tour, inclusive para quem tem um conhecimento um pouco mais avança do no assunto como o ´enólogo por um dia´.

-Neyen: para quem quer conhecer a vinícola existem tours tradicionais com degustação (duração de 1 hora) e um diferente trekking de 5 km, que inclui degustação, com duração de 2h aprox.

Quanto tempo ficar no Valle de Colchagua?

Pelo menos 2 dias (uma noite) para conseguir conhecer boa parte da região. Menos que isso, um bate e volta, não vale a pena.

Abaixo vamos te mostrar os motivos e te contar o roteiro que fizemos.

Roteiro no Valle de Colchagua

Nós escolhemos ficar na cidade de Santa Cruz por estar mais próximo a tudo, ficamos no incrível Casa Pando. Abaixo o roteiro de 2 dias que fizemos:

Tour em Santa Cruz, Colchagua Chile a rota dos vinhos, LikeChile, Vinho Chile

Roteiro Valle de Colchagua – Dia 1: rota del vino

Saímos bem cedo de Santiago, lá pelas 8h. Fizemos uma parada estratégica no meio do caminho para dar comida para o Lucas, e por isso chegamos às 11h30, mas o ideal para quem não viaja com criança é ir direto para a cidade de Santa Cruz. Você chegará, indo de forma bem tranquila de carro, às 10h30 aproximadamente.

Normalmente o check-in dos hoteis são às 15h e por isso decidimos fazer a Rota del Vino que, em uma mesma estrada estão a Clos Palta (antiga Lapostolle), Las Niñas, Viña Montes, Apaltagua e Vetisquero. Assim mesmo, uma pertinho da outra.

Não paramos em todas elas, porque achamos um pouco cansativo, ainda mais para quem vai com criança.

fuegos de apalta Tour em Santa Cruz, Colchagua Chile a rota dos vinhos, LikeChile, Vinho Chile

Preferimos fazer o tour na Clos Palta (antiga Lapostolle), passamos na Viña Montes para almoçar na nova e renomada Fuegos de Apalta, com pratos abundantes desde os CH$ 17.000 até CH$ 40.000 (mas recomendo que façam o tour desta vinícola também, porque tem um conceito bem diferente das outras).

E nosso final do dia foi na Viña Vetisquero para apreciar o por do sol, com uma bela taça de vinho e uma tábua de queijos. Para chegar na vinícola já é toda uma experiência que deixo você ir para comprovar, sem spoiler.

Viña Ventisquero, vinícola ventisquero Tour em Santa Cruz, Colchagua Chile a rota dos vinhos, LikeChile, Vinho Chile

No verão o por do sol costuma ser às 21h ou 20h30 e durante o inverno já pode ser às 18h. O ideal, em todos os casos é agendar com antecedência para não dar de cara com o portão fechado.

Acredito que estas 3, neste roteiro, são as imperdíveis. Mas claro que se você tiver tempo pode fazer as outras. Ainda mais se você tiver um nível de conhecimento de vinhos.

Roteiro Valle de Colchagua – Dia 2: conhecendo a região.

Nossa ideia inicial era fazer o passeio de balão logo cedo (entre 6h // 6h30). Mas pecamos por não agendar com antecedência e por falta de sorte o passeio não aconteceu justamente nos dias que estivemos por lá. Mas voltaremos para fazer este passeio imperdível.

Então aqui a dica: se você quer fazer o passeio de balão o ideial (além de agendar) é ter ficado a noite por lá, por isso ficar pelo menos uma noite é tão interessante.

Tour em Santa Cruz, Colchagua Chile a rota dos vinhos, LikeChile, Vinho Chile

Depois do café da manhã fomos ao Museu de Colchagua bem na Plaza de Armas da cidade de Santa Cruz, como ficamos em uma pousada que fica na cidade dava até para ter ido à pé.

Este museu é um imperdível. Já conhecíamos mas fomos novamente.

Fenix 2 mineros, Tour em Santa Cruz, Colchagua Chile a rota dos vinhos, LikeChile, Vinho Chile

Por lá você verá mostras das culturas das primeiras civilizações, fósseis de animais e seguindo até a história do século XX e XXI. Exposições ferroviária e a impressionante a exposição que reproduz o resgate dos 33 mineiros da mina San José, o local tenta mostrar ao visitante a sensação dos mineiros dentro do buraco que passaram durante mais de 70 dias.

Aqui um vídeo que mostramos como é o Museu de Colchagua

Depois do museu, paramos para comer em uma picada (restaurantes mais simples) ali mesmo próximo ao centro da cidade e seguimos nosso roteiro com destino à cidade de Lolol, mas não se engane, você fará várias paradas no caminho.

Logo que você começar a subir o morro recomendo que pare em algum mirador. Você poderá ver o deslumbrante Valle. Pare na ida, sim ou sim.

Tour em Santa Cruz, Colchagua Chile a rota dos vinhos, LikeChile, Vinho Chile

Outra parada, um pouco mais cultural é em alguma casa com Chupallas penduradas. Chupallas são os típicos chapéus dos huasos chilenos. O diferente daqui é o tipo de material utilizado para a fabricação de cada um deles. Dependendo da qualidade, pode-se demorar até 10 dias para fazer apenas uma chupalla.

Tivemos a sorte de parar em uma casa com um artesão atencioso e disposto a nos ensinar um pouco mais de sua atividade.  Procure a Artesania La Lajuela, Cel +569 9754 3384

Tour em Santa Cruz, Colchagua Chile a rota dos vinhos, LikeChile, Vinho Chile

Desta parada seguimos diretamente para a cidade de Lolol, uma cidade que foi destruída quase que completamente no terremoto do ano de 2010. Com algo ainda destruído, a cidade parece estar parada no tempo, quase que um cenário de filme.

Se você ainda não tiver almoçado pode encontrar alguns cafés próximo à praça e igreja da cidade.

Tour em Santa Cruz, Colchagua Chile a rota dos vinhos, LikeChile, Vinho Chile

A melhor forma de conhecer Lolol é parando o carro e andar alguns quarteirões, próximos à igreja. Uma cidadezinha muito tranquila. Fomos em um dia lindo para caminhar e tirar belas fotos.

Aproveite um delicioso café e passar por alguma loja de artesanatos.

Tour em Santa Cruz, Colchagua Chile a rota dos vinhos, LikeChile, Vinho Chile

Pegando a estrada de volta para Santa Cruz paramos por uma lojas que vendem Azeite de Oliva (em Maio algumas delas fazem tours para mostrar o processo de fabricação), e você pode aproveitar a oportunidade para comprar um azeite de palta (abacate) para provar.

vinicola Santa Cruz Chile, LikeChile

Nossa última parada foi na Viña Santa Cruz, que tem tanta coisa para conhecer, como por exemplo o Museu do automóvel,  o restaurante, teleférico, eles fazem tour de bicicleta, picnic e também um tour astronômico.

Para decidir se parar na ida ou na volta da cidade de Lolol (nós paramos na volta) vai depender do que você quer conhecer.

Tour em Santa Cruz, Colchagua Chile a rota dos vinhos, LikeChile, Vinho Chile

Se for fazer o tour completo, que pode durar mais de 4 horas, pode valer a pena incluir o tour que vem com almoço e parar na ida para Lolol. Se você quer fazer o tour astronômico, que acontece de noite, vale a pena parar na volta de Lolol. Agora, se você quer fazer tudo, pode parar na ida e depois na volta pra fazer o tour que corresponda para cada horário.

Esta é uma das vinícolas mais completas da região. Para quem vai com criança, família, casal, etc., sempre tem algum tour pensado em você. No site é possível reservar, o que sugiro para já ter os horários e reservas feitas antes de chegar.

Aqui um vídeo que mostramos  como é o tour por lá

Onde se hospedar no Valle de Colchagua

Existem inúmeras opções para se hospedar na região, desde lugares mais simples como hostel até lugares luxuosos dentro das vinícolas (temos uma lista deles para você ver, clique aqui)

Como nossa viagem era algo rápida, preferimos escolher um local próximo a cidade de Santa Cruz e vimos esta pousada que nos encantou. Para nós, que fomos com criança, o local foi um achado. O Lucas adorou o lugar, a grama, as árvores.

Tour em Santa Cruz, Colchagua Chile a rota dos vinhos, LikeChile, Vinho Chile

Esta viagem não teria sido a mesma se não tivéssemos conhecido a Mariela e Don José, os donos da Casa Pando. Esta pousada, atendida pelos próprios donos, está em Santa Cruz e realmente é um oásis da cidade.

Com uma piscina e árvores frutíferas (comemos nozes, maça e figo do pé) também tem quartos aconchegantes com TV e ar condicionado. E nem vou te contar sobre o café da manhã, com pão e bolos feitos pela Mariela, além de suco, café, etc. Tudo sempre bem servido e com um serviço de primeira.

Tour em Santa Cruz, Colchagua Chile a rota dos vinhos, LikeChile, Vinho Chile

Nos sentimos em casa e recomendo. Se você tiver mais dias disponíveis fique pelo menos mais 1 noite para aproveitar um pouco mais da piscina e do belo papo com os dois. Don José sabe de história como ninguém e sempre está disposto a abrir um de seu vinhos (sim, fabricação própria) para regar esta bela conversa. Se puder incluir na sua estadia um almoço ou jantar feito por eles, recomendo muito. Almoçamos e jantamos com eles e podemos dizer que eles cozinham melhor que muito restaurante.

Clique aqui para conhecer mais sobre a Casa Pando, que além de hospedagem podem te ajudar dicas e contatos para  tours (eles conhecem tudo por lá)

Casa Pando Tour em Santa Cruz, Colchagua Chile a rota dos vinhos, LikeChile, Vinho Chile

Onde comer no Valle de Colchagua

O que não falta é restaurante bom para provar. Chefs renomados estão montando restaurantes dentro das vinícolas para ensinar sobre harmonização da forma que se merece. Imagine experimentar 8 pratos com 8 vinhos diferentes. Um luxo.

Por isso os principais restaurantes ficam nas próprias vinícolas (e estes também são os mais caros), mas existem opções mais baratas para comer na cidade.

Um exemplo disso é uma picada (restaurante mais simples). Almoçamos na Ojeda, que fica no Centro de Santa Cruz, comemos um belo peixe.

Como o Lucas ainda era pequeno nosso jantar foi basicamente na nossa hospedagem.

O que fazer de noite no Valle de Colchagua

O Casino, que ficam próximo à Praça de Santa Cruz é o lugar para ir de noite. Além de poder jogar, você pode aproveitar o Karaokê ou algum show que esteja acontecendo por lá.

Aqui um vídeo quando fomos para lá antes do Lucas nascer.

Vale a pena comprar vinho no Valle de Colchagua?

Sim. Percebemos que as vinícolas da cidade tem preços bem competitivos com os supermercados de Santiago, em alguns casos a economia pode ser de até 30%. Vale ficar de olho e comprar aqui.

Se você precisa de dicas sobre quantas garrafas levar na mala para o Brasil (clique aqui). Se quer saber como escolher um vinho (clique aqui) e saber mais de outras vinícolas do Valle de Colchagua (clique aqui).

Tour em Santa Cruz, Colchagua Chile a rota dos vinhos, LikeChile, Vinho Chile

Valle de Colchagua com criança, vale a pena?

Vale comentar que desta vez conhecemos o Valle de Colchagua de forma diferente. Ela é muito conhecida pelo vinho, que em muitos momentos não é considerada um passeio ideal para quem tem filhos.

Mas temos que reconhecer que muito está acontecendo por aqui. Claro, o principal ainda são as vinícolas, mas cada uma está definindo um estilo, você não precisará fazer sempre o mesmo tour que explica o mesmo.

Muitas vinícolas menores estão abrindo as portas para um tour mais especializado para quem realmente gosta e aprecia um bom vinho.

Então, sim. O Valle de Colchagua é uma lindo lugar para visitar inclusive com criança. O Lucas amou e nós também.

Tour em Santa Cruz, Colchagua Chile a rota dos vinhos, LikeChile, Vinho Chile

Valle de Colchagua em bicicleta

Enquanto tiveos por lá vimos muitos aventureiros alugar uma bicicleta para fazer o ruta do vinho de bicicleta (o roteiro que fizemos no dia 1). Existem empresas que alugam também bicicletas elétricas.

Acho que é lindo, mas não faria em bicicleta o dia 2 do nosso roteiro. A estrada do dia 1 tem parte de ciclovia e é mais tranquila de percorrer. A do dia 2, além de uma subida enorme, é uma estrada que pode ser mais perigosa para ciclistas.

Tour em Santa Cruz, Colchagua Chile a rota dos vinhos, LikeChile, Vinho Chile

Valle de Colchagua, vale a pena?

Sim, o Valle de Colchagua está abrindo suas portas para todos os tipos de viajantes, inclusive para os que não são amantes de vinho. Fomos em 2015 e voltamos em 2019 e a mudança é nítida.

Como chegar no Valle de Colchagua

– de carro: Santa Cruz está a 179km ao sul de Santiago pela Ruta 5 Sur (estrada pedagiada e ótima), até a cidade de San Fernando. De lá pegue o acesso norte San Fernando, pela via Panamericana Sur. Usando o waze não tem erro

Santa Cruz, no Valle de Colchagua

Dica importante, guarde os comprovantes do pedágio da Ruta 5 Sur, um deles serve como passe-livre para o pedágio logo na entrada de San Fernando.

Santa Cruz, no Valle de Colchagua

– de ônibus: só vale à pena se fizer os passeios pela região com tour. Se você for de ônibus para Santa Cruz, pode ter dificuldade para chegar nas vinícolas de forma independente. Empresas como Pullman, Expresso Santa Cruz, etc. têm ônibus direto para Santa Cruz. Outra opção é ir até a cidade de San Fernando e de lá pegar um ônibus até Santa Cruz.

Passeio de trem no Vale de Colchagua. Trem do vinho

Nunca fizemos, mas o que sabemos é um passeio que não sai frequentemente. A saída é de Santiago mas você não chega diretamente na cidade de Santa Cruz.

Durante o percurso você ouvirá muita música, degustará vinho. Chegará até a cidade de San Fernando e de lá sai um ônibus (que já está incluído no pacote) até a cidade de Santa Cruz, onde você conhecerá o museu e uma vinícola

É um passeio que você deve pesquisar e agendar com antecedência. Porque não é um trem frequente, é um tour, com dias determinados e vagas limitadas

Tour em Santa Cruz, Colchagua Chile a rota dos vinhos, LikeChile, Vinho Chile

Tours no Valle de Colchagua

Muitos nos perguntam sobre tours, que saim de Santiago e que chegem até o Valle de Colchagua. Algumas agências fazem este passeio, mas, para nós, não vale à pena.

Você não vai conseguir conhecer a cidade, museu, casino e vinícolas em tour. Como comentamos o ideal é ficar uma noite por lá.

Mas, se você tem pouco tempo e quer fazer um tour, pode vale mais tentar fazer um tour privado. Assim você escolhe as vinícolas que quer visitar.

Onde fica o Valle de Colchagua

O Valle de Colchagua está fora da cidade de Santiago, são 180km de distância, em direção ao sul do país. Por isso pode ser uma parada interessante para os que alugaram um carro para ir para Pucón, Chillán e Puerto Varas, por exemplo.

Dicas do Valle de Colchagua

Ainda que muitos pensem no Valle de Colchagua como um destino para mantes de vinho, acredito que está mudando um pouco. Claro, ainda é o foco principal, mas cada vinícola está criando uma identidade própria.

Você não verá, como acontece nas vinícolas mais próximas a Santiago, passeios muito parecidos. Cada vinícola aqui tem um foco diferente por isso é bom ir com tempo para fazer os tours em cada uma dessas vinícolas.

Quer saber mais sobre elas? Clique nas fotos abaixo

Crianças podem entrar na vinícola?

Sim, podem entrar, mas não podem participar da degustação. Como temos um filho pequeno fizemos um post completo com o que achamos sobre levar as crianças nas vinícolas, clique aqui para ler

vinicola com criança pode, likechile

Qual a melhor época para visitar as vinícolas?

Você pode visitar durante todo o ano. Mas, de Setembro a Março você encontra as parreiras verdinhas (e lindas para tirar fotos).

Em Fevereiro e Março você pode até provar a uva do pé. Nos meses de Março e Abril acontecem as festas das vendímias por aqui.

 

Quais os melhores passeios pelas vinícolas no Chile?

O melhor passeio é aquele que você gosta e vai depender muito do seu estilo. A medida que seu gosto pelo vinho é maior, os melhores passeios são os mais detalhados, com tours mais completos.

E para os realmente amantes do vinho o melhor é uma Rota por várias, não 2 nem 3, mas sim várias vinícolas de uma ou mais regiões. O que pode levar a uma experiência ainda mais completa.

Quer saber mais sobre Santiago e o que tem de melhor por aqui? Abaixo algumas dicas imperdíveis.

Você gosta de vinho e está vindo para Santiago do Chile? Aproveite o CONCURSO que estamos fazendo de um super kit

Manta para piquenique, porta taça, vinho e – se você vier durante o evento – um ticket para degustação na Vendimia do Valle del Maipo que inclui a taça de brinde

Clique aqui ou na foto abaixo para ver como concorrer.

Dicas sobre vinícolas no Chile

Temos uma playlist completa com as principais dicas, clique abaixo para conferir.

Está com dúvidas dos documentos e requisitos para viajar para o Chile? Veja nosso check-list com passo a passo para não perder a viagem