De viagem para o Chile e quer conhecer o Deserto de Atacama? Neste post montamos um roteiro de 7 dias que você conhecerá muita coisa, como: a cidade, Lagunas Antiplânicas, Valle de La Luna, Valle Del Arcoiris, Salar de Tara, Geyser del Tatio, Laguna Cejar, subir ao Vulcão Lascar e outras coisas mais.
Tem menos tempo? Não importa, você pode adaptar o roteiro para o tempo que você tem (pode virar um roteiro de 5 dias, um roteiro de 3 dias e por aí vai), mas tenho quase certeza que você vai preferir aumentar seus dias na cidade para conhecer todos os lugares.
Dicas sobre o Deserto do Atacama
Se você está com dúvidas gerais sobre o Atacama (dicas, como chegar, clima, quando visitar, etc.), sugiro que antes de ver este post dê uma olhada nos posts abaixo, com dicas gerais que vão te ajudar a entender melhor quando viajar para lá.
Quantos dias preciso para conhecer o Deserto do Atacama?
Nossa sugestão é que você fique pelo menos 7 dias pra conhecer uma parte da região. Nestes dias você vai fazer os principais tours de forma tranquila, sem muita correria, o que é importante para ir se acostumando com o clima e altitude.
Roteiro de viagem para o Deserto do Atacama
Pensamos em um roteiro para quem tem poucos dias na região (sim, 7 dias é pouco, mas dá para conhecer o principal da cidade) e também a climatização. Por ser uma região com passeios em altitude é melhor começar devagar.
Roteiro Atacama: DIA 1 – conhecendo a cidade e arredores.
Sugerimos que no primeiro dia você aproveite para conhecer o que tem mais perto, para você ir se familiarizando com o clima e altitude.
Pela manhã conheça o Pukará de Quitor, uma belíssima construção de pedras, a 3 km da cidade que você pode ir tranquilamente de bicicleta. O valor da entrada é de CH$ 5.000 por pessoa.
Um pouco mais longe (10km da cidade) está a Aldea de Tulor, um dos sítios arqueológicos mais antigos no norte do Chile. Dá até para ir de bicicleta, mas se você não é chegado em bike ou não está acostumado em andar pode valer mais a pena contratar um tour. Inclusive, de tour, normalmente eles fazem estes dois locais em 3h30 aproximadamente, o que pode valer a pena (custo x benefício)
O valor da entrada na Aldea de Tulor também é de CH$ 5.000 por pessoa.
Aproveite sua tarde para conhecer a cidade de San Pedro, sua ferinha, igreja, etc. A cidade é bem pequena então não vai te cansar muito.
Normalmente às 16h saem tours para o Valle de La Luna, se você conseguir fazer tudo de forma rápida e estiver com gás, pode aproveitar. Nós não gostamos muito de correr nas viagens, então preferimos deixar para outro dia mais tranquilo.
Roteiro Atacama: DIA 2 – Lagunas Altiplánicas
Normalmente um tour de dia inteiro, é um combo que passa pelo povoado de Socaire, chega nas Lagunas Antiplânicas, continua até o Salar De Talar, Piedras Rojas.
O roteiro continua pelo Salar de Atacama (o terceiro maior do mundo) onde você encontrará os flamingos e passam também pelo povoado de Toconao.
Sugiro que faça este dia de tour, verifique se a agência que você está contratando faz exatamente estes lugares. Vale o tour por serem locais mais distantes e quem vai por conta (carro alugado) dificilmente faz tudo isso em um dia
Você gastará para entrar em alguns locais. Ticket custa CH$ 2.500 por pessoa no Salar de Atacama e CH$ 3.000 por pessoa nas Lagunas Atiplânicas
Roteiro Atacama: DIA 3 – Valle Del Arcoiris + Valle de La Luna
Outro dia, agora dividido em 2 tours.
Reserve a manhã para conhecer o Valle Del Arcoiris, normalmente este passeio (das 8h ás 13h aprox), também te leva para Yervas Buenas para petroglifos mais importantes da região.
É necessário pagar CH$ 3.000 por pessoa para entrar no parque
De tarde (tem que ser de tarde se não, não tem graça), vá para o Valle de La Luna. O tour normalmente começa às 16h e vai até o por do sol, passam também pelas Tres marias e Piedra Del Coyote (disputadíssima para fotos) o final do dia, claro é em um mirador natural e contemple.
Temos um post especial para o Valle de La Luna, clique aqui para ler.
É necessário pagar CH$ 3.000 por pessoa para entrar no parque.
Roteiro Atacama: DIA 4 – Salar de Tara
Tour de dia inteiro que podem passar por vários lugares, mas os mais importantes são os Monjes de Pacana (enormes pedras solitárias no meio do deserto) e o Salar de Tara, para alguns o lugar mais bonito de San Pedro de Atacama
Roteiro Atacama: DIA 5 – Geiser del Tatio + Laguna Cejar
Prepare-se para levantar bem cedo, o tour normalmente começa às 4h da madrugada para ir ao Geiser Del Tatio.
Depois de lá eles passam pelo povoado de Machuca conhecido pelos espetinhos de llama.
Temos um post especial sobre o Geiser Del Tatio, clique aqui para ler.
Ticket para entrar no Geiser é de CH$ 10.000 por pessoa.
De tarde o objetivo é relaxar na Laguna Cejar, conhecida por você não conseguir afundar pela quantidade de sal existente (similar ao Mar Morto) é aproximandamente 1 hora de relax e um atardecer merecido depois de um dia intenso.
Atenção, já é possível banhar-se na Laguna, saiba o motivo clicando aqui
Você pagará para entrar na Laguna Cejar (Ticket custa CH$ 15.000 por pessoa) e na Laguna Tebinquinche (CH$ 2.000 por pessoa)
Roteiro Atacama: DIA 6 – Dia ´livre´
Eu particularmente não gosto de voltar morto de cansado de uma viagem, então gosto de ter um dia mais tranquilo sem muitas atividades, ou atividade que não tenha que acordar tão cedo, porque já reparou como acordamos cedo quando viajamos¿
Termas de Puritana é uma boa opção pois o tour pode ser feito de tarde, lá pelas 14h.
Para quem quer aproveitar todo segundo da viagem também tem opções menos convencionais, como praticar Sandboard no Valle de La Muerte, voo de balão, algum trekking, etc.
Este dia de ´descanso´é importante para quem quer fazer o tour do dia 7.
Roteiro Atacama: DIA 7 – Subida ao Vulcão Lascar + tour astronômico
O único vulcão ativo do norte do Chile não pode estar fora do seu roteiro, mas prepare-se para acordar cedo (mormalmente às 6h), e andar umas 3 ou 4 horas dependendo do seu preparo físico.
Este tour dura até aproximadamente às 17h.
Aproveite sua noite, se tiver pique claro, para fazer algum tour astronômico na região, região inclusive que é conhecida pelo céu. Não é coincidência que o Projeto Alma está por lá.
Completíssimo é o que podemos chamar este post. Realmente com esse roteiro você conhecerá o melhor de Atacama e se tem menos tempo pela cidade pode aproveitar para aumentar seus dias na cidade ou readequar este roteiro para os dias que você tem, com os tours que são mais sua cara.
Quer saber mais detalhes de alguns destes passeios? Abaixo você encontra informação
Roteiro para o Atacama de 1, 2 ou 3 dias
O que fazer no Atacama em 1 dias?
Antes de começar, não recomendo. A não ser que você está de passagem pela cidade e tem apenas 1 dia na região, pegar um avião para ficar só 24hs no deserto vai te sair caro, porque você vai querer voltar.
Mas, como a realidade de cada um é diferente, o que nós faríamos se só tivéssemos 1 dia em San Pedro de Atacama?
-Se você chega no Atacama neste mesmo dia (ou seja, tem menos que 24hs na cidade):
ao chegar conheça a cidade de San Pedro e vá até o Pukará de Quitor. De tarde faça o tour Valle de La Luna + Valle de la Muerte para ver um lindo pôr do sol
-Se você já acorda em San Pedro de Atacama:
Neste caso você consegue pegar passeios que saem bem cedo e são de dia inteiro, com por exemplo as Lagunas Altiplánicas e se conseguir uma agência que faça no final do dia a Laguna Cejar para aproveitar o pôr do sol por lá.
O que fazer no Atacama em 2 dias?
Se você chega pela manhã, aproveite para conhecer a cidade de San Pedro e Pukará de Quitor. De tarde o tour para o Valle de La Luna + Valle de La Muerte para ver um lindo pôr do sol.
No segundo dia as Lagunas Altiplánicas e se conseguir uma agência que faça no final do dia a Laguna Cejar para aproveitar o pôr do sol por lá.
O que fazer no Atacama em 3 dias?
Se você chega pela manhã, aproveite para conhecer a cidade de San Pedro e Pukará de Quitor. De tarde o tour para o Valle de La Luna + Valle de La Muerte para ver um lindo pôr do sol.
No segundo dia as Lagunas Altiplánicas e se conseguir uma agência que faça no final do dia a Laguna Cejar para aproveitar o pôr do sol por lá.
No terceiro dia uma linda opção é conhecer o Geiser Del Tatio, um passeio que sai bem cedo pela manhã e que pode combinar bem com as Termas de Puritana para relaxar de tarde.
Dicas para quem tem pouco tempo no Deserto do Atacama
Ainda que pareça pouco provável, ficar poucos dias no Atacama pode sair mais caro que ficar mais tempo. Isso porque não são todos os tours tradicionais (e consequentemente mais baratos) que mesclam este lugares que comentamos.
Para aproveitar o deserto em pouco tempo pode ser, inclusive melhor, no sentido de conhecer mais coisas, se você faz tours privados ou em agências mais personalizadas (e consequentemente mais caras). Algumas delas elaboram as refeições no local do tour e no final você pode ficar mais tempo, ou em momentos diferentes, de quem visita o local em tours massivos.
Quer aproveitar ainda mais suas noites no deserto? Aproveite para fazer um tour astronômico, e se for possível, evite dias de lua cheia.
Fases da Lua, clima e como fazer a mala para o Deserto de Atacama
A dica pode variar dependendo do mês de sua viagem. Pensando nisso fizemos um post para cada mês do ano com detalhes das fases da Lua, clima, temperatura e um check list para você fazer a sua mala.
Clique no mês que você viaja para saber mais.
Notícias e novidades do Chile
Se você gosta de viajar informado e quer saber tudo o que está acontecendo no país, então não perca nossas lives.
Abaixo uma delas, mas no nosso canal de youtube você encontrará outras mais. Aproveite e clique aqui para ativar as notificações e não perder a próxima live do canal.
Aqui uma playlist com vídeos que já fizemos no Deserto do Atacama
Já viu nossa live de segunda (às 18hs no Youtube)? Respondemos as dúvidas que os deixam em todas as nossas redes sociais 🙂
Está com dúvidas dos documentos e requisitos para viajar para o Chile? Veja nosso check-list com passo a passo para não perder a viagem