O que abre e fecha no Natal no Chile

novembro 22, 2023

Natal no Chile

Para quem estiver pensando, ou já comprou seu pacote para passar o final do ano e o Natal no Chile preparamos algumas dicas para você passar esta data especial da melhor maneira

Importante dizer que aqui só falaremos do Natal, se você também vai passar o Reveillon no Chile vale ver o post que temos sobre o assunto clicando aqui.

Viajando para o Chile e ainda não sabe onde se hospedar?

Aproveite o desconto de 15% em um hotel de luxo localizado no barrio de Lastarria, a passos do metrô e pertinho do Cerro San Cristóbal.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel LucianoK, clique aqui e aproveite.

Como é o Natal no Chile?

Esta data, como no Brasil, é muito familiar.

A maioria das famílias se reúne e fazem a ceia em casa (algumas muitas famílias compram a ceia pronta em restaurantes ou supermercados).

Depois da ceia é comum que os adolescentes e jovens adultos passem a noite em baladas e é por isso que você vai encontrar mais festas de Natal que ceias propriamente ditas na cidade (falaremos sobre isso mais abaixo).

Ainda que aqui no Chile também tenhamos o Papai Noel (Viejo Pascuelo) e também exista a troca de presentes, esqueça das casas muito enfeitadas pelo lado de fora com luzes. Aqui no Chile normalmente as casas mais enfeitadas são de estrangeiros que moram no país, os chilenos não costumam enfeitar a casa.

No máximo a árvore de Natal dentro de casa, por fora é pouco provável que veja casas iluminadas para o Natal

É tanto assim que normalmente são nos shoppings que vemos os maiores enfeites de Natal, mas é bem comum que o shopping ´recicle´ e utilize o mesmo enfeite de um ano para outro (coisa as vezes impensável no Brasil que os temas vão mudando de ano em ano).

Veja um exemplo de decoração de Natal no shopping de Santiago do Chile clicando aqui.

Compras de Natal no Chile

Comprar próximo ao Natal é para corajosos, os chilenos são conhecidos por deixar as compras de Natal para a última hora e os shoppings ou locais com muito comércio ficam super lotados.

Importante seguir as regras de segurança, deste post.

Dia 25 por ser um feriado irrenunciável (quando o comércio deve fechar por lei) é importante que você se programe e já deixe tudo organizado (comida, presentes, etc), para não ter para onde ir neste dia.

Instagram LikeChile

Aproveite o desconto que temos neste hotel no Bairro Lastarria.

Um casarão que já foi de uma das famílias mais ricas do Chile, agora é um hotel boutique  que é simplesmente um oásis em Santiago.

Localizado no bairro Lastarrias, perto de bares e restaurantes sem estar no meio do movimento deste bairro bohêmio, é uma ótima opção para quem quer estar perto de tudo e quer aproveitar a noite da cidade.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel Casa Bueras, clique aqui e aproveite.

Trânsito no Natal no Chile

Normalmente no Natal as famílias preferem passar nas suas próprias casas, então, mesmo sendo um feriado longo, o trânsito para quem viaja não é tão pesado.

O transporte público (ônibus e metrô) funcionam normalmente mas com  menos frequência. Para saber o horário de funcionamento do metrô, leia este post.

Já para quem quer pegar um ônibus para visitar o litoral, como Viña del Mar ou Valparaiso, saiba que tem muita demanda, então os preços são um pouco mais caros (aqui no Chile os preços do ônibus para outras cidades não é tabelado e por isso pode variar conforme a demanda) e a disponibilidade de vagas pode escassear.

Curiosidades do Natal no Chile

Aqui no Chile não existe Panetonne, o que comemos por aqui é o Pan de Páscoa (Páscoa aqui significa Natal) e você verá uma variedade de locais que vendem este produto.

O meu preferido é o com Nozes e Amêndoas (não existe versão com chocolate, rs). Vale provar, saiba mais sobre este e outros doces, clicando aqui.

Tem um drinque que se chama cola de mono (rabo de macaco) já que a cor lembra ao capuchinho. É feito com água ardente, leite, café, açucar e outras especiarias, é bem gostoso, bebe frio e com moderação.

Haa, e nada de Papai Noel aqui o nome dele é Viejito Pascuero.

O que fazer no dia 24 e 25 de Dezembro no Chile

Por ser um feriado muito familiar é comum que no dia 24 as agências de viagem liberem seus funcionários mais cedo e como dia 25 é feriado irrenunciável tudo estará fechado.

Então, mais do que pensar no que fazer nestes dias, recomendo que até dia 23 de Dezembro você tenha tudo organizado para estes dois dias para não correr o risco de não ter nem para onde ir para comer.

Em relação a passeios sugiro que você faça o que tiver disponível (entre em contato com nossos parceiros clicando aqui) e evite ir em shoppings no dia 24, a não ser que seja realmente necessário.

Já no dia 25 minha recomendação é aproveitar a tranquilidade da cidade para ir nos parques

Passeios Chile

O que abre e o que fecha no Natal no Chile?

Como falamos dia 25.12 é feriado irrenunciável e por isso muita coisa fecha obrigatoriamente por lei (principalmente o comércio).

Infelizmente até locais mais turísticos como parques, restaurantes, museus, podem abrir ou fechar. Por isso precisamos ter a informação oficial para poder te dizer o que vai abrir ou fechar para este ano.

Abaixo alguns locais que costuma abrir ou fechar neste período. Mas atenção, esse post será atualizado a cada nova informação

O que costuma fechar no dia 25.12 no Chile?

O que costuma abrir no dia 25.12 no Chile?

Importante dizer também que muitos comércios fecham mais cedo no dia 24.12 (por volta das 20hs)

Cartinha de Natal dos Correios

Como no Brasil aqui no Chile também temos cartinhas dos correios no Natal. Conhecido como apadrinhamento, a ideia é você cumprir o desejo de crianças por meio do Correios de Chile.

No site você pode escolher a cartinha preferida e depois ir até uma unidade dos correios aqui no Chile para fazer a entrega do presente e os Correios de Chile se encarregam da entrega antes do Natal.

Festas e ceias de Natal no Chile

Como no Brasil o Natal no Chile é normalmente comemorado em família e em casa.

Cada família faz a sua ceia (na verdade os chilenos costumam comprar a ceia pronta em restaurantes e supermercados) e passam todos juntos.

É normal que muitos restaurantes fechem nesta data e que não tenham jantar no dia 24.

Os restaurantes que ficam abertos no dia 24, têm ceia especial para o Natal, normalmente com preço fechado e é necessário reservar com antecedência.

Se você não quer ir a um restaurante ou foi pego de surpresa e não conseguiu reserva em nenhum lugar, saiba que nos supermercados também vendem comidas especiais de Natal (peru, arroz com passas, etc).

Grupo Telegram LikeChile

Abaixo as que sabemos que vão acontecer em 2023.

  • Mariott Santiago – Jantar de 4 tempos, adultos CH$ 150.000, clique aqui para comprar
  • Renaissance Santiago – Jantar no estilo buffet,  CH$ 105.000 por pessoa. Reservas em reservas@renaissancehotels.cl
  • Hotel Fundador – Jantar no estilo menu que inclui um aperitivo, uma taça de vinho e um refrigerante + entrada, prato principal e sobremesa, clique aqui para mais informações e reservas
  • Hotel Plaza San Francisco: Menú de 5 tempos  CH$ $180.000 por adulto, clique aqui para saber mais
  • The Ritz-Carlton – Jantar no estilo buffet, CH$ 135.000 por pessoa (no dia 25 eles farão um brunch por CH$ 70.000). Reserva em restaurant.reservations@ritzcarlton.com

Se você chegou até aqui possivelmente vai passar alguns dias em Santiago, certo? Então te deixamos algumas dicas que vão te ajudar muito.

Notícias e novidades do Chile

Se você gosta de viajar informado e quer saber tudo o que está acontecendo no país, então não perca nossas lives.

Abaixo uma delas, mas no nosso canal de youtube você encontrará outras mais. Aproveite e clique aqui para ativar as notificações e não perder a próxima live do canal.

Aqui uma playlist com vídeos que já fizemos no Deserto do Atacama