O que fazer em Santiago do Chile

fevereiro 1, 2024

Plaza de armas, Praça de armas de Santiago do Chile boulevard, LikeChile

O que fazer em Santiago do Chile é umas das perguntas que mais recebemos no nosso blog. Isso porque a cidade tem tanto a oferecer, com passeios de graça e passeio pagos, muitos museus e atividades ao ar livre. Alguns lugares são longe da cidade outros você poderá chegar à pé.

Neste post você encontrará informação valiosa para organizar sua viagem a Santiago do Chile com tudo o que você não pode deixar de ver em na cidade.

Viajando para o Chile e ainda não sabe onde se hospedar?

Aproveite o desconto de 15% em um hotel de luxo localizado no barrio de Lastarria, a passos do metrô e pertinho do Cerro San Cristóbal.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel LucianoK, clique aqui e aproveite.

Dicas gerais de Santiago do Chile

Uma dica importante é que Santiago é uma cidade relativamente pequena e conta com um ótimo serviço de transporte que é o metrô que te leva até os principais pontos turísticos.

Mas para quem deseja fazer um tour a pé por Santiago, saiba que aqui as atrações turísticas ficam bem próximas umas das outras e vale muito caminhar pela cidade, onde poderá tirar fotos inesquecíveis.

Temos posts detalhados também sobre o clima, vinícolas, onde dormir,  comer e comprar. Clique para ver mais.

O que fazer em Santiago

Tem muitas atividades que não pode deixar de fazer em Santiago, que nós consideramos imperdíveis, a maioria de graça e outras que deverá pagar.

Então, primeiro vamos te contar o que fazer em Santiago do Chile sem gastar nada:

Atrações gratuitas para curtir em Santiago do Chile

Você pode conhecer a cidade de Santiago do Chile fazendo apenas passeios grátis.

Nosso top 5 dos passeios gratuitos da cidade e que você pode fazer tranquilamente caminhando ou usando o metrô

  • Visitar o Palácio La Moneda
  • Ver a troca de guardas
  • Subir até o topo do Cerro Santa Lucía
  • Percorrer o Cerro San Cristóbal
  • Visitar bairros emblemáticos do centro de Santiago como: Centro Histórico, Paris-Londres, Lastarria, etc.

Abaixo os posts com mais detalhes destes e outros passeios gratuitos e imperdíveis de Santiago do Chile

City tour gratuitos em Santiago do Chile

Você pode visitar vários bairros da cidade de Santiago de forma de independente, mas muitas prefeituras fazem tours grátis por diversos bairros da cidade, de forma guiada.

É uma ótima oportunidade para quem prefere andar acompanhado com um guia, conhecer mais a cidade (principalmente na parte histórica).

Os tours acontecem de segunda a domingo (cada tour tem um dia) às 10h e é necessário fazer uma pré-incrição porque as vagas são limitadas, clique aqui para saber mais.

Aqui algumas das opções:

Museus gratuitos em Santiago do Chile

Outra opção de passeio gratuito é visitar museus na cidade. Não são todos, mas muitos tem entrada totalmente grátis. Atenção apenas que os museus costumam fechar às segundas.

Aqui uma lista para você conferir:

Instagram LikeChile

Aproveite o desconto que temos neste hotel no Bairro Lastarria.

Um casarão que já foi de uma das famílias mais ricas do Chile, agora é um hotel boutique  que é simplesmente um oásis em Santiago.

Localizado no bairro Lastarrias, perto de bares e restaurantes sem estar no meio do movimento deste bairro bohêmio, é uma ótima opção para quem quer estar perto de tudo e quer aproveitar a noite da cidade.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel Casa Bueras, clique aqui e aproveite.

Museus pagos em Santiago do Chile

Importante dizer que não são todos os museus que são gratuitos na cidade, alguns são pagos (ainda que em sua maioria o valor é pequeno e vale a pena ir conferir). Abaixo alguns deles

Importante lembrar que os museus costumam fechar às segundas.

Atrações pagas para curtir em Santiago do Chile

Existem outros lugares para conhecer na cidade que são pagos, mas que valem a visita. Aqui nosso top 3 de lugares em Santiago, que são pagos mas você tem que colocar no seu roteiro:

  • Sky Costanera
  • Teleférico de Santiago
  • MIM (Museu Interativo Mirador).

Abaixo os posts com mais detalhes destes e outros passeios gratuitos e imperdíveis de Santiago do Chile

Bairros para conhecer em Santiago do Chile

Como falamos acima, alguns bairros são imperdíveis para visitar, principalmente por conta da arquitetura.

Independente do bairro que você vai se hospedar, alguns bairros você deve ir conhecer, mesmo que seja para dar uma passadinha. Aqui os principais:

Atrações para os amantes de futebol

Visitar algum estádio de futebol é algo que todo amante de futebol gosta de fazer quando viaja.

Em Santiago temos alguns dos mais importantes Estádios do país e você deve ir pelo menos no Estádio Nacional e Estádio Monumental.

Vinícolas no Chile

Sem dúvida visitar uma vinícola em Santiago do Chile deve estar em seu roteiro.

Elas estão abertas o ano inteiro, mas durante os meses de setembro a abril as parreiras estão verdinhas. Na época de vendimia você poderá participar da colheita e também de festas na principais vinícolas do país.

Tente escolher vinícolas aconchegantes, para que sua experiência seja completa. São tantas e tão varias vinícolas no chile que temos um post especial com todas elas. Veja nos links abaixo

Igrejas em Santiago do Chile

Visitar igrejas nem sempre é um passeio apenas religioso, para quem gosta de história e arquitetura ter a oportunidade de conhecer as diversas igrejas da cidade pode ser um passeio muito interessante para quem tem tempo na cidade.

Infelizmente nem todas estão abertas ao público diariamente, por isso deixaremos abaixo mais detalhes das que já fomos (inclusive tours guiados gratuitos que enriquecem ainda mais a visita) e que recomendamos muito. Vale lembrar que para quem gosta muito deste tipo de atividades Chiloé, no sul do Chile, pode ser um dos destinos ideais para visitar. Moramos por 3 meses por lá e conhecemos as principais igrejas do arquipélago.

Passeios em Santiago do Chile

Diferente das atrações que falamos acima, os passeios são os que você precisará de um pouco mais de tempo para conhecer. Normalmente são passeios de dia inteiro que você pode fazer por conta ou com agência.

Existem vários passeios que você pode fazer saindo desde Santiago para cidades vizinhas, como Valparaiso, Viña del Mar, Cajón del Maipo e com certeza os centros de ski Valle Nevado, Farellones ou Portillo.  Mas existem muitos outros passeios para conhecer, clique aqui para ver uma lista completa.

Todos estes passeios são de dia completo e recomendamos fazê-los com agências certificadas, para viajar seguro e aproveitar ao máximo o tempo. Neste link estão nossas agências parceiras.

Passeios e atrativos para fazer com crianças em Santiago

Se você vai viajar em família, vai querer conhecer alguns locais muito divertidos paara todos. Recomendo muito que conheça o  MIM, Fantasilandia e o Buin Zoo. Além dos que colocamos abaixo.

Você não precisa de agência para ir conhecer estes lugares.

As melhores atividade ao ar livre em Santiago do Chile

Se gosta de vida ao ar livre, é amante de corrida ou adora dar uma passeio de bicicleta, você tem que conhecer os parques da cidade de Santiago.

Importante, aos domingos muitas ruas de Santiago estão fechadas, para veículos, das 9h às 14h. Esse dia é ótimo para andar de bicicleta, patinete ou simplesmente caminhar.

Aqui os principais:

Quero ver neve em Santiago

Neve depende do clima, então para saber se você vai ou não ver neve na época de sua viagem o ideal é acompanhar nossas atualizações nas lives de segundas e quintas no nosso canal de Youtube.

Se você vier para Santiago entre os meses de Junho a Setembro é provável que você pegue algo de neve. As principais locais para ´ver neve´são os Centros de ski próximos à Santiago

Roteiros em Santiago do Chile

Te mostramos as principais atividades para você fazer em Santiago, agora falta montar o seu roteiro.

Nós podemos te ajudar de várias formas, temos um post com dicas de como fazer um roteiro com a sua cara e estilo, temos um serviço de roteiro personalizado e temos roteiro prontos aqui no blog.

Se você gosta de fazer seu próprio roteiro, te convido a ver um post com todos os pontos turísticos de Santiago clicando aqui.

O que tem para fazer em Santiago a noite

Santiago você encontra muitos restaurantes e bares, principalmente no Barrio Bellavista (como por exemplo no conhecido Patio Bellavista), como também nos shoppings Costanera Center e Parque Arauco.

Temos uma lista de restaurantes e bares, com nossa opinião e fotos do cardápio para você ver.

Mas se o que você procura é uma balada ou um bar mais bonito e agitado, temos post contando quais são os nossos preferidos na cidade e para quem indicamos. Clique no post abaixo para saber mais.

O que fazer em um domingo em Santiago?

Ruas mais vazias, já que boa parte do comércio está fechado, é ideal para quem gosta de apreciar a cidade sem muita gente.

Principalmente se você gosta de arquitetura, recomendo muito a visita ao centro de Santiago (principalmente pela manhã), se tiver troca de guardas ainda melhor – veja aqui o calendário.

Aproveite que das 9h às 14h muitas ruas estão fechadas para carros. Quem curte caminhar , andar de bicicleta e até mesmo correr tem muito espaço.

Clique aqui para ver como é Santiago em um domingo e qual é nosso passeio preferido.

Grupo Telegram LikeChile

O que fecha na segunda em Santiago do Chile?

Ainda que não sejam tantas coisas quanto pareça, estes podem fazer diferença  no seu roteiro.

Aqui as principais atrações que fecham de segunda-feira na cidade de Santiago:

-Museus;
Cerro Santa Lucia;
Teleférico;
Funicular na primeira segunda do mês, nas outras segundas abre mais tarde (13h)
Zoológico Nacional
Templo Bahá’í.

Aqui te mostramos, e contamos, um pouco sobre o assunto.

O que fazer em uma segunda em Santiago?

Segunda é dia que alguns locais da cidade estão fechados para manutenção.

Para não ter erro, opte por fazer um tour de dia inteiro, que visite a Cordilheira, com alguma agência. Algumas opções de tours são: Valle Nevado ou Farellones (se no inverno), Portillo, Cajón del Maipo.

Mas porque estes locais?

  • Primeiro porque o trânsito na segunda muitas vezes favorece, se comparado com sextas, sábados e domingos.
  • Estes passeio não incluem visita a museus (que estão fechados na segunda).

Porque com agência?

  • Dependendo da época que você vem pode ser complicado chegar nestes locais.
  • As agências sabem, antecipadamente, a situação da estrada – principalmente no inverno – e se é possível chegar no local com segurança.

Não está na lista vinícolas e o passeio para Valparaíso e Viña del Mar, porque?

  • Normalmente os passeios em vinícolas mais próximas a Santiago são de meio dia. E de segunda sugerimos um passeio de dia inteiro.
  • Em Valparaíso um dos atrativos é o museu do poeta Pablo Neruda, e museus fecham às segundas.

Na nossa consultoria este é dos itens que mais vemos que os viajantes erram ou se atrapalham. A quantidade de pessoas que faz seu roteiro de forma equivocada é bem grande. Quer que a gente te ajude? Clique aqui e saiba como

Passeios Chile

Shoppings para visitar na cidade

Nós temos um post só com dicas para quem quer fazer compras (o que vale a pena comprar, o que comprar, etc), clique aqui para ver

Mas como tem muita gente que gosta de ir a shoppings também para passear, não só para comprar, vamos deixar uma lista dos principais na cidade:

Praias próximas a Santiago do Chile

Viajantes que querem conhecer o gelado Oceano Pacífico podem fazê-lo mesmo estando em Santiago. As praias próximas à cidade estão entre 1h30 – 2h de distância, em estrada boa (mas com pedágio).

Você pode ir com tour, ainda que recomendamos que você vá por conta, mas que fique entre 1 ou 2 noites no local para conhecer mais. Aqui algumas opções:

Cidades próximas a Santiago do Chile

Quer aproveitar que tem vários dias no Chile para conhecer algumas cidades típicas chilenas, além das já tradicionais que comentamos durante este post?

Pode ser para uma passeio de 1 dia ou até mesmo para ficar algumas noites. Abaixo deixaremos algumas opções

Lugares na cidade nem sempre abertos ao público

Alguns locais lindos na cidade nem sempre estão abertos para o público geral.

Deixaremos alguns deles aqui para que você conheça através dos nossos vídeos e, se tiver tempo, se atreva em ir conhecer porque pode ter sorte de ir em um dia que esteja aberto (ou que tenha um segurança que te facilite a entrada) ou apenas ver por fora.

O que fazer em Santiago do Chile nos meses de Dezembro, Janeiro, Fevereiro.

Os meses de Dezembro,  Janeiro e Fevereiro e são meses com calor, então prefira passeios ao ar livre, nos parques e não esqueça do protetor solar e água.

Mesmo que não seja um passeio que muitos façam, existe a possibilidade de conhecer o Valle Nevado no verão, clique para saber se vale à pena.

O que fazer em Santiago do Chile nos meses de Março, Abril e Maio

Os meses de Março, Abril e Maio são meses ainda de calor, mais ameno do que o verão e o destaque são as vinícolas e as festas das vendímias.

Os chilenos costumam tirar férias em Fevereiro e em Março voltam as aulas. Então você pode aproveitar que ainda está calor e passar alguns dias na maior piscina do mundo.

O que fazer em Santiago do Chile nos meses de Junho, Julho e Agosto

Os meses de Junho, Julho e Agosto o principal da cidade neste meses é a neve. Ver a Cordilheira dos Andes nevada e ter a possibilidade de conhecer a neve, não tem preço.

Para nós, ficar hospedado pelo menos um dia na Cordilheira, ou quem sabe no Valle Nevado é um imperdível que vale o valor investido.

O que fazer em Santiago do Chile nos meses de Setembro, Outubro e Novembro.

Setembro é o melhor mês do ano para visitar Santiago, porque ainda pode ter algo de neve e porque você pode participar da principal festa do país, as Fiestas Patrias.

Outubro e Novembro são meses de transição e já os preços e valores dos tours podem começar a baratear porque é uma temporada menos concorrida.

Dicas sobre Santiago do Chile

Procurando mais dicas de Santiago? Aqui uma relação de posts que vão te ajudar.